10 coisas para fazer em Bangkok em março

Está a pensar em viajar para Banguecoque durante o mês de março? Aqui está uma lista de tudo o que pode fazer durante esta altura do ano.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 coisas para fazer em Bangkok em março

vista de la ciudad de Bangkok|©Oleksandr P

março é um mês em que os tailandeses celebram tradições que provavelmente vai gostar de observar. Além disso, as temperaturas ainda não são muito altas, por isso, no início do mês, poderá fazer algumas caminhadas sem ficar demasiado quente. No entanto, à medida que os dias avançam, as temperaturas vão subindo, pelo que vale a pena ter alternativas para se manter fresco.

Algumas das melhores coisas para fazer em Banguecoque em março incluem passeios gastronómicos, visitas aos mercados flutuantes, assistir a concertos e muito mais. A capital da Tailândia é muito animada, pelo que não terá tempo para se aborrecer durante as suas férias aqui.

1. Dia de Makha Bucha

Makha Bucha|©Bob Gala
Makha Bucha|©Bob Gala

Se viajar para Banguecoque no início de março, terá a oportunidade de viver o Dia de Makha Bucha, uma altura em que se presta homenagem a Buda e aos seus ensinamentos. Todos visitam os templos para oferecer comida aos monges budistas numa cerimónia de esmola. Trata-se de um feriado muito importante para todo o país.

A origem desta celebração remonta a muitos anos atrás, quando mais de mil monges se reuniram no dia de lua cheia do terceiro mês, de acordo com o calendário lunar. Aí lhes eram ensinados os princípios do budismo ou "Ovodhapatimokha". Daí o nome Makha, que em tailandês é o terceiro mês do calendário lunar e significa também honrar ou venerar.

A principal cerimónia deste dia é o "Wian Thian", que consiste em dar três voltas ao templo com flores, uma vela e três paus de incenso. Este ritual representa o respeito por Buda, pelos seus ensinamentos e pelas instituições que representam esta religião. Para ver este costume, pode visitar os melhores templos de Banguecoque.

A melhor altura para ver esta celebração é de manhã cedo. Desta forma, poderá ver todos os costumes dos habitantes locais, desde os preparativos até à conclusão das cerimónias, e conhecer de perto a cultura tailandesa!

Reservar uma visita guiada a Banguecoque

2. Faça um passeio gastronómico pela comida de inverno de Banguecoque

khao soi|©peapodpepe
khao soi|©peapodpepe

Uma das vantagens de viajar durante o mês de março para Banguecoque é a possibilidade de experimentar diferentes temperaturas ao longo dos dias. Quando os dias estão muito frios, pode aproveitar a oportunidade para experimentar alguns dos melhores pratos de comida quente da Tailândia.

Uma boa maneira de experimentar diferentes pratos de comida é fazer excursões gastronómicas. Pode pedir ao seu guia que o leve às melhores bancas de comida em Banguecoque para comer as melhores sopas ou massas. Não hesite em fazer todas as perguntas que quiser sobre a preparação dos pratos e até sobre a sua história, pois irá certamente descobrir factos interessantes!

Um prato que não deve perder na sua visita guiada é o khao soi, um delicioso prato tailandês preparado com noodles de caril, leite de coco, frango ou carne de vaca. Também recomendo que experimente o jok, que é uma papa de arroz temperada com cebola e gengibre, normalmente acompanhada de carne de porco.

Embora as excursões gastronómicas possam ser feitas a qualquer hora do dia, se quiser experimentar comida quente, recomendo que vá à noite. Nesta altura do dia, as temperaturas descem muito mais, pelo que experimentar uma tigela de sopa será muito mais reconfortante a esta hora do dia.

Reservar uma excursão gastronómica a Banguecoque

3. Ir a um concerto sinfónico de Anime

Quarteto sinfónico de anime|©A-Kon Heroes
Quarteto sinfónico de anime|©A-Kon Heroes

Embora o anime seja um estilo de animação japonês, encontrará alguns sítios e actividades relacionados com anime em Banguecoque. A maioria dos tailandeses cresceu a ver anime, como Pokemon, Dragon Ball e muitos outros. A editora discográfica 54 Entertainment organiza todos os anos, em março, concertos de anime na Universidade Mahidol.

Se é um amante de anime, este é o melhor evento para assistir. Normalmente, são convidados compositores de música de séries como One Punch Man, Naruto, Shingeki no Kyojin ou outros anime populares do momento. Poderá ouvir as aberturas e finais mais emblemáticos deste anime.

Para assistir ao concerto, pode vestir-se de forma semi-formal, no entanto, se gostar de fazer cosplay, será muito bem-vindo! Desta forma, podem experimentar parte da cultura japonesa sem ter de sair da Tailândia. A universidade que mencionei acima situa-se em Nakhon Pathom, a 20 minutos do centro de Banguecoque. Pode lá chegar de transportes públicos ou de táxi.

Recomendo que planeie a sua viagem com antecedência. Entre as opções de transfer que podes escolher estão os táxis ou a contratação de um guia local. Normalmente, essa pessoa tem um transporte privado que facilitará a sua viagem de ida e volta.

Informações úteis

  • Preço: Pode encontrar bilhetes a partir de 100 euros. O preço depende do lugar que escolher.
  • Duração: Os horários podem variar.
  • Local: Prince Mahidol Hall, Mahidol University, Phutthamonthon Sai 4 Rd, Salaya, Phutthamonthon District, Nakhon Pathom 73170.

4. Prove a deliciosa manga da Tailândia

Pessoa a cortar mangas|©Ron Lach
Pessoa a cortar mangas|©Ron Lach

março marca a época das mangas em Banguecoque e em toda a Tailândia. Este fruto é muito doce e delicioso. Quando se visita a cidade durante três dias ou mais, não se pode perder a oportunidade de provar este fruto peculiar. Encontrará árvores de manga em diferentes locais, mas também bancas de comida que preparam receitas especiais.

Encontrará uma variedade de mangas e, se desejar, pode comprá-las diretamente nas bancas dos vendedores ambulantes. Os cafés também preparam frequentemente deliciosos doces com este fruto. De facto, muitos turistas têm vontade de o experimentar.

Um dos pratos típicos preparados é uma salada com manga verde. Um prato de arroz feito com leite de coco é muitas vezes comido com uma porção de manga doce e estes pratos deliciosos são imperdíveis! Atreve-se a experimentá-los?

5. Empinar papagaios

papagaio no ar|©Önder Örtel
papagaio no ar|©Önder Örtel

Quando se viaja para Banguecoque durante o mês de março, é comum ver tailandeses a lançar papagaios em vários pontos da cidade. Os locais mais populares para lançar papagaios são os grandes parques, nomeadamente o Parque Lumphini. Outro sítio para os ver é Sanam Luang, mesmo em frente ao Grande Palácio.

Este jogo costumava ser muito popular há muitos anos. No entanto, com o aumento da tecnologia, esta prática tornou-se menos popular entre as crianças e os jovens. Apesar disso, muitas famílias aproveitam esta época fria do ano para sair em família e reviver antigas tradições.

Se viajar com crianças para Banguecoque e estiver à procura de actividades, será uma boa experiência passar um dia num dos parques e lançar papagaios em conjunto. Pode comprá-los em diferentes bancas espalhadas pela cidade. São geralmente muito coloridos e podem ter diferentes formas e tamanhos.

6. Ver as flores a desabrochar em março

pak khlong talat, bangkok|©SEBASTIEN SCHNEIDER
pak khlong talat, bangkok|©SEBASTIEN SCHNEIDER

Apreciar as flores sazonais é uma das melhores coisas a fazer quando se viaja para Banguecoque. Um dos locais preferidos dos habitantes locais e dos turistas é o mercado de flores Pak Khlong Talat, em Banguecoque. Aí pode ver uma bela variedade de plantas, bem como ervas e especiarias que pode comprar.

Se visitar o mercado, pode comprar especiarias e ervas para usar nos seus cozinhados. Também se pode lá chegar de barco no rio Chao Phraya, pelo que é uma viagem divertida. Certifique-se de que o seu guia tem conhecimentos para o poder levar aos melhores destinos floridos.

Especialmente em março, as cerejeiras selvagens florescem e um dos melhores locais para as ver é a Escola Satree Witthaya 2, na estrada Kaset-Nawamin. Recomendo que faça uma excursão em Banguecoque que inclua este ou outros destinos repletos de flores.

Detalhes de interesse

  • Preço: entrada gratuita.
  • Localização: o mercado de flores situa-se em Khet Phra Nakhon e a escola em Kaset-Nawamin Road.

7. Ir para as praias da ilha de Koh Samed

Koh Samed|©Cory's Travels
Koh Samed|©Cory's Travels

No final de março, as temperaturas podem atingir os 40°C, o que é demasiado quente. Por isso, é a altura ideal para fazer uma viagem de um dia de Banguecoque até à ilha de Koh Samed. Aí encontrará uma variedade de praias onde poderá dar um mergulho refrescante na água salgada e bronzear-se um pouco.

A ilha de Koh Samed é um Parque Nacional que normalmente cobra uma taxa de entrada de 5 euros. Por vezes, os visitantes passam sem pagar esta taxa, uma vez que não há guardas no local. É necessário percorrer cerca de 220 quilómetros desde Banguecoque para lá chegar. No entanto, é a estância balnear mais próxima da capital.

A maioria das praias tem areia branca e águas azul-turquesa. Entre elas estão Sai Kaew Beach, Ao Pai, Ao Phrao e Ao Kio. Para chegar a esta última, terá de caminhar ao longo das rochas das praias mais próximas. Se estiver a viajar com crianças, não recomendo que a visite, pois pode ser mais difícil para elas.

Pormenores interessantes

  • Preço: cerca de 5 euros para entrar na ilha.
  • Duração: Pode ir a qualquer altura.
  • Localização: Ko Samet, Phe, distrito de Mueang Rayong, província de Rayong, Tailândia.

Comprar bilhetes para o barco turístico

8. Visitar os arranha-céus de Banguecoque

Banguecoque, Torre do Elefante|©Marion Perney
Banguecoque, Torre do Elefante|©Marion Perney

Banguecoque, a cidade do turbilhão, é famosa pelos seus muitos arranha-céus. Aí encontrará plataformas de observação que lhe permitem ver toda a cidade a partir de cima. Também pode desfrutar de refeições requintadas num dos restaurantes.

No final de março, quando o calor se torna insuportável, uma visita a um dos arranha-céus da cidade é um bom plano. A maioria deles tem restaurantes ou bares com terraços. Aí, pode relaxar e sentir a brisa fresca da noite, e terá uma vista fantástica!

Esta é definitivamente uma das melhores coisas a fazer durante uma saída nocturna em Banguecoque. Se fores em grupo, podes ir a bares de karaoke e passar uma noite divertida com os amigos. Alguns dos arranha-céus que recomendo visitar são o King Power Mahanakhon, o Baiyoke Sky Tower e o Sky Bar no Lebua Hotel.

Comprar o bilhete para o King Power Mahanakhon

9. Visitar os mercados flutuantes de Banguecoque

Mercado flutuante|©Derek Law
Mercado flutuante|©Derek Law

No início de março, o tempo ainda está fresco e não há muita humidade em Banguecoque. Por isso, é a altura ideal para fazer uma visita aos mercados flutuantes da cidade. Durante os primeiros dias deste mês, não se sente muito calor e os rios não se agitam.

Estes mercados são um símbolo da tradição e da cultura tailandesas, pelo que o meu conselho é que não deixe de os visitar. Entre os mais populares estão o Mercado Flutuante Damnoen Saduak e o Amphawa. Ambos oferecem uma variedade de alimentos e ervas, bem como produtos valiosos para comprar e levar como lembranças.

A viagem de carro para visitar estes mercados demora cerca de três horas, pelo que recomendo que se vá de manhã cedo. Aí pode afastar-se do barulho da cidade e saborear a deliciosa comida tailandesa. Também pode provar alguns dos melhores doces artesanais da Tailândia e comprar alguns para levar para casa como presentes quando as suas férias terminarem.

Para chegar aos mercados flutuantes tem de viajar de barco. Não se esqueça disto, caso enjoe facilmente ou tenha um pouco de medo de fazer esta viagem. Pode tomar comprimidos para o enjoo ou pedir ao seu guia para o abrandar um pouco, por isso não deixe que nada o impeça de se divertir muito em Banguecoque!

Fazer uma visita guiada aos mercados de Banguecoque

10. Beber bebidas refrescantes

cerveja singha|©ivan kropivka
cerveja singha|©ivan kropivka

Se viajar para Banguecoque no final de março, vai certamente sentir as temperaturas a subir lentamente. Para se refrescar, recomendo-lhe que faça uma excursão dedicada à degustação de bebidas típicas tailandesas. O melhor destes passeios é que pode personalizá-los e pedir ao seu guia que o leve aos restaurantes e barracas de comida com as melhores bebidas de Banguecoque.

Entre as bebidas que deve provar está a cerveja Singha. Tem um baixo teor alcoólico, pelo que é ideal para beber durante o dia. A cerveja Chang, por outro lado, tem um teor alcoólico ligeiramente mais elevado e um sabor mais forte. Uma bebida popular entre os turistas é o Thai Iced Tea, que é normalmente vendido em sacos de plástico transparentes.

Se estiver interessado em aprender a preparar Thai Iced Tea ou outros cocktails tailandeses, recomendo que frequente uma aula de culinária em Banguecoque. Um barman profissional poderá ensinar-lhe como criar as melhores bebidas e os aperitivos mais adequados para cada uma delas.

Como é que está o tempo em Banguecoque em março?

VISTA DO TRÂNSITO|©Mini Cooper
VISTA DO TRÂNSITO|©Mini Cooper

março é um mês em que se dá a mudança do clima mais frio para o mais quente de Banguecoque. Por conseguinte, as temperaturas variam entre os 25 °C e os 34 °C. Para alguns, esta é a melhor altura para viajar para Banguecoque, uma vez que poderá experimentar os costumes da cidade em ambos os climas.

No entanto, este clima variável obrigá-lo-á a estar preparado para tudo. A minha recomendação é que leia a previsão meteorológica imediata quando viajar para Banguecoque. É necessário levar um guarda-chuva para o caso de chover e uma camisola para se proteger do frio durante a noite.

Durante o dia e especialmente ao meio-dia, o calor tende a aumentar. Se tenciona sair a esta hora, recomendo que leve um bom protetor solar. Além disso, é melhor usar roupas leves. É também uma boa ideia levar óculos de sol e um chapéu para usar enquanto passeia pelas ruas. Manter-se hidratado vai ajudá-lo muito quando estiver a passear pela cidade.

Quais são as multidões e os preços durante o mês de março em Banguecoque?

Estabelecer-se em Banguecoque|©Nigeta Yuya
Estabelecer-se em Banguecoque|©Nigeta Yuya

Banguecoquetem muitos destinos e atracções imperdíveis que pode desfrutar durante o mês de março, graças ao clima variado que este mês tem para oferecer. Além disso, o fluxo turístico começa a diminuir à medida que a temperatura sobe.

Ao mesmo tempo, os preços dos voos, dos hotéis e até de algumas atracções começam a baixar. Se quiser encontrar melhores ofertas, recomendo que viaje no final de março. No entanto, não te esqueças que a diferença de preços não é assim tão grande em comparação com outros meses do ano.

Reservar uma visita guiada a Banguecoque