Melhores aulas de culinária em Bangkok

Conheça a gastronomia de Banguecoque, frequentando uma das melhores aulas de culinária da capital tailandesa.

Nicolas Reffray

Nicolas Reffray

leitura de 10 minutos

Melhores aulas de culinária em Bangkok

Comidas en la mesa |© Alexandra Tran

Se é um amante de comida e está a planear uma viagem a Banguecoque, não pode perder a oportunidade de explorar a cozinha local. A comida tailandesa é mundialmente famosa pela sua deliciosa combinação de sabores doces, salgados, azedos e picantes. E Banguecoque é o local perfeito para provar pratos tailandeses autênticos e experimentar novas texturas.

A comida de rua em Banguecoque é incrivelmente saborosa e acessível, mas também há opções para quem quer desfrutar de um restaurante e aprofundar a cultura gastronómica tailandesa. Fazer uma aula de culinária em Banguecoque é uma das melhores maneiras de levar para casa novas habilidades culinárias para impressionar amigos e familiares. Sem dúvida, esta é uma experiência que está entre as melhores coisas para ver e fazer em Banguecoque.

1. Excursão de meio dia ao mercado de nozes com aula de culinária tailandesa

Mercado das nozes|©yfchen
Mercado das nozes|©yfchen

Se é um amante de comida e quer mergulhar na cultura tailandesa, não pode perder a oportunidade de participar nesta experiência culinária única. Primeiro, visitará o mercado de produtos frescos de On Nut, onde poderá escolher os melhores ingredientes para preparar pratos autênticos e deliciosos.

Após a seleção, aprenderá a cozinhar quatro pratos diferentes, desde o caril verde ao famoso Pad Thai, tudo numa cozinha wok prática. O melhor de tudo é que vai poder comer os pratos tailandeses que acabou de cozinhar!

Não se preocupe se for um principiante na cozinha, esta experiência culinária está aberta a todos os níveis e o ambiente é muito divertido. Aprenderá também sobre a cultura tailandesa e a importância de utilizar ingredientes frescos e locais na cozinha - venha conhecer a cultura culinária tailandesa!

Detalhes de interesse:

  • Preço: a partir de 33 euros por participante.
  • Duração: a experiência dura aproximadamente 4 horas no total.
  • Meios de transporte: a pé a partir do ponto de encontro.
  • Vantagem desta opção: inclui almoço ou jantar, de acordo com o horário da aula.
  • Desvantagem desta opção: não está adaptada a pessoas em cadeira de rodas.

Reservar uma aula de culinária em Banguecoque

2. Aula de culinária tailandesa combinada com passeio de barco, almoço e visita ao mercado

Mercado de Don Wai|©Ian Pennington
Mercado de Don Wai|©Ian Pennington

Para esta atividade, o seu anfitrião irá buscá-lo à estação Bang Wa BTS de manhã e levá-lo-á a si e ao seu grupo ao movimentado Mercado Don Wai, onde poderá provar uma grande variedade de legumes e snacks tailandeses, bem como comprar ingredientes frescos para a sua refeição. O seu guia mostrar-lhe-á também frutas e legumes regionais que não existem noutras partes do mundo.

Em seguida, embarcará num barco para um passeio de 30 minutos no rio. Desfrutará da brisa do rio, das vistas das casas locais e da vegetação luxuriante do rio até à casa ribeirinha tropical do seu guia e anfitrião. Se esta parte o deixar com vontade de mais, recomendo que faça um dos melhores passeios a pé pelo rio Kwai, uma experiência única.

Uma vez em casa, será recebido com uma bebida refrescante antes de passar para o estúdio de cozinha profissional para uma aula prática. Aprenderá a preparar dois pratos tradicionais tailandeses a partir do zero, enquanto o seu anfitrião partilha os seus conhecimentos sobre ervas e especiarias tailandesas. Depois, poderá provar os pratos preparados numa moderna sala de jantar com vista para o rio - esta autêntica experiência culinária não irá desiludir!

Detalhes de interesse:

  • Preço: a partir de 137 euros por pessoa.
  • Duração: a atividade dura cerca de 6 horas no total.
  • Meio de transporte: viajará a bordo de um minibus privado.
  • Vantagem desta opção: poderá comer tudo cozinhado.
  • Desvantagem destaopção: não inclui bebidas alcoólicas.

Reservar uma aula de culinária em Banguecoque

3. Aprenda a cozinha tailandesa e visite o mercado de Maliwan

peixe para venda|© v2osk
peixe para venda|© v2osk

Esta excursão oferece uma experiência prática para pequenos grupos, garantindo que pode aprender ao seu próprio ritmo. Durante a excursão, terá a oportunidade de visitar o mercado de Maliwan para comprar alguns ingredientes frescos e aprender sobre os produtos utilizados na cozinha tailandesa. Os mercados em Banguecoque são uma atração por si só, por isso sugiro que considere fazer uma das melhores excursões ao mercado flutuante em Banguecoque.

Depois de ter reunido tudo o que precisa para a aula, o instrutor tailandês local irá ensiná-lo a preparar e cozinhar uma seleção de pratos tradicionais da sua cultura. A experiência é adequada tanto para cozinheiros como para principiantes. O instrutor assegurará que se sinta sempre confortável e confiante.

Esta aula de culinária tailandesa inclui uma porção de arroz e uma bebida de boas-vindas, bem como todos os ingredientes e equipamento necessários para a aula. Receberá também receitas impressas para que possa continuar a praticar em casa e um certificado de participação no final da experiência.

Se procura uma atividade divertida e autêntica que lhe permita aprender sobre a cultura culinária tailandesa, então esta excursão é uma óptima opção para si. E se quiser aprofundar ainda mais, recomendo que faça também uma das melhores excursões gastronómicas em Banguecoque.

Detalhes de interesse:

  • Preço: a partir de 39 euros por participante.
  • Duração: a atividade dura cerca de 4 horas no total.
  • Meios de transporte: por conta própria, felizmente os transportes públicos são acessíveis na zona.
  • Vantagem desta opção: Receberá um certificado de conclusão do curso e poderá comer tudo o que preparou.
  • Desvantagem desta opção: não inclui o transporte de ida e volta para o alojamento.

Reservar uma aula de culinária em Banguecoque

4. Aula de cozinha tailandesa na Tingly Thai Cooking School em Banguecoque

homem a cozinhar com maçarico na mão|© Norbert Braun
homem a cozinhar com maçarico na mão|© Norbert Braun

Esta é uma experiência profissional de cozinha tailandesa na Tingly Thai Cooking School em Banguecoque. Aqui, descobrirá os segredos da cozinha regional com chefes experientes que o guiarão na preparação de um menu completo e delicioso.

Durante a aula, aprenderá a preparar alguns dos pratos mais populares da cozinha tailandesa, como a sopa de camarão Tom Yum Kung, o clássico Pad Thai Kung, o saboroso caril verde com frango e a deliciosa sobremesa Mango Sticky Rice. Além disso, os chefes dar-lhe-ão dicas e truques sobre como preparar estes pratos com sucesso em casa.

Após a aula, poderá desfrutar da sua própria criação culinária num ambiente acolhedor e simpático, enquanto se delicia com os sabores e aromas da comida tailandesa. Portanto, se procura uma experiência gastronómica única em Banguecoque, a aula de culinária tailandesa na Tingly Thai Cooking School é definitivamente para si.

Detalhes de interesse:

  • Preço: a partir de 36 euros por pessoa.
  • Duração: aproximadamente 3 horas e 30 minutos no total.
  • Meio de transporte: a recolha e a entrega no seu alojamento não estão incluídas.
  • Vantagem desta opção: o ambiente da aula é o de uma escola profissional.
  • Desvantagemdesta opção: não recomendado para mulheres grávidas, pessoas com problemas cardíacos e problemas de coluna.

Reservar uma aula de culinária em Banguecoque

5. Aula de cozinha tailandesa com o Chef LeeZ Thai

prato de comida na mesa|©Louis Hansel
prato de comida na mesa|©Louis Hansel

Há uma grande variedade de aulas de culinária disponíveis em Banguecoque, no entanto, o famoso Chef LeeZ continua a ser uma das escolhas mais populares desde há vários anos. A chef tem uma vasta experiência de ensino, o que se reflecte na qualidade dos seus cursos.

As aulas são para pequenos grupos, com capacidade para cerca de oito pessoas, o que garante que cada aluno recebe a atenção individual necessária. A cozinha onde decorrem as aulas é moderna e impecável. Aqui, aprenderá os ingredientes básicos da cozinha tailandesa antes de criar 12 pratos e terminar com uma degustação.

Para além disso, os alunos recebem uma cópia impressa das receitas utilizadas durante as aulas, bem como acesso a receitas e vídeos de instruções online. Como em qualquer escola, a qualidade do professor pode ser um fator determinante, e o Chef LeeZ está à altura das expectativas.

Detalhes de interesse:

  • Preço: as aulas disponíveis para turistas custam cerca de 35 euros por pessoa.
  • Duração: As aulas duram cerca de 3 horas.
  • Meio de transporte: autoguiado, não inclui a recolha e entrega no alojamento.
  • Vantagem desta opção: realiza-se numa escola de prestígio mundial.
  • Desvantagem desta opção: pode haver limitações consoante a data da viagem.

6. Aulas de Cozinha Tailandesa na Escola Baipai

Pratos na mesa|© Hanny Naibaho
Pratos na mesa|© Hanny Naibaho

A experiência de ter uma aula de culinária na Baipai Thai Cooking School é inesquecível em muitos aspectos. O local é bonito e um pouco fora da cidade, num antigo edifício de estilo tradicional tailandês rodeado por belos jardins.

A beleza do local reflecte-se na cozinha, onde os chefes demonstram como cozinhar cada prato antes de os alunos começarem a trabalhar. Para além disso, os chefes estão sempre disponíveis para ajudar em caso de dúvidas.

Nestas aulas, não só aprenderá a confecionar pratos saborosos e deliciosos, como também aprenderá sobre a apresentação, uma vez que a comida tailandesa é um banquete para todos os sentidos.

A escola concentra-se em tornar as aulas divertidas e informativas. Embora a escola esteja localizada longe do centro da cidade, esta pode ser uma oportunidade para conhecer outras regiões, por isso recomendo deixar alguns dos seus dias na cidade para fazer uma das melhores excursões de um dia a partir de Banguecoque.

Detalhes de interesse:

  • Preço: a partir de 50 euros por pessoa.
  • Duração: aproximadamente 4 horas no total.
  • Meio de transporte: o transfer é por conta própria.
  • Vantagem desta opção: pode comer tudo cozinhado.
  • Desvantagem desta opção: o edifício fica longe do centro da cidade.

Reservar uma aula de culinária em Banguecoque

7. Aula de culinária na Bangkok Thai Cooking Academy

demonstração do chefe|©Universidad San Francisco de Quito Fotografías
demonstração do chefe|©Universidad San Francisco de Quito Fotografías

A Bangkok Thai Cookery Academy está localizada perto da estação Bang Chak BTS em Sukhumvit. Esta instituição distingue-se por oferecer aos alunos a oportunidade de escolherem os pratos que gostariam de aprender a cozinhar, ao contrário de outras escolas que têm menus pré-definidos nas suas aulas.

O ensino tem lugar numa cozinha confortável e moderna, pelo que se sentirá à vontade enquanto cozinha um delicioso pad thai. Os chefes da academia são muito experientes e ensinar-lhe-ão uma grande variedade de truques culinários. A academia oferece aulas de duração variável, desde algumas horas até cursos de oito semanas.

Detalhes interessantes:

  • Preço: os preços das aulas começam em 40 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 3 horas no total.
  • Meios de transporte: o transporte fica a cargo do aluno.
  • Vantagem desta opção: flexibilidade nos menus das aulas.
  • Desvantagem desta opção: alguns cursos têm uma duração prolongada, pelo que a sua estadia pode ser limitada.

8. Aulas de cozinha tailandesa na Escola Blue Elephant

Escola de cozinha Blue Elephant|©wendytalker
Escola de cozinha Blue Elephant|©wendytalker

Blue Elephant é uma cadeia de restaurantes presente em várias cidades europeias. Aqui em Banguecoque é um nome reconhecido no mundo da culinária, por isso nada melhor do que ter aulas de culinária tailandesa com os especialistas.

As aulas começam normalmente com uma visita a um mercado matinal, onde os alunos podem aprender sobre os ingredientes frescos que mais tarde serão utilizados para cozinhar. De seguida, os alunos aprendem a preparar deliciosos pratos tailandeses no belo e antigo edifício Blue Elephant.

Com um enfoque na "velha" cozinha tailandesa, nestas aulas aprenderá a cozinhar pratos tradicionais tailandeses, incluindo o Caril Massaman. Embora possa não ser a opção mais económica, a oportunidade de aprender sobre a cozinha tradicional tailandesa com chefes especializados num belo edifício histórico é certamente uma experiência inestimável.

Detalhes de interesse:

  • Preço: a partir de 90 euros por pessoa.
  • Duração: As aulas duram em média 4 horas no total.
  • Meios de transporte: o transfer é por sua conta.
  • Vantagem desta opção: inclui um avental de recordação Blue Elephant.
  • Desvantagem desta opção: não é adequado para crianças.

9. Aulas de cozinha tailandesa vegetariana na escola de May Kaidee

Cozinha de Tara e Freddie|©Tyler Kellen & Tara Alan
Cozinha de Tara e Freddie|©Tyler Kellen & Tara Alan

A escola de culinária de May Kaidee destaca-se por oferecer aulas 100% vegetarianas, ao contrário da maioria das escolas de culinária que só podem acomodar vegetarianos em algumas aulas. Oferece também um elevado nível de especialização para aqueles que desejam concentrar-se na cozinha tailandesa, com aulas que vão desde a confeção de tofu e escultura de fruta até à preparação de alimentos crus.

Com chefes experientes à disposição para orientar os alunos, nestas aulas aprenderá a incorporar os muitos sabores e ingredientes da cozinha tailandesa nos seus pratos. O resultado final é tão delicioso que, mesmo que seja um carnívoro obstinado, não se arrependerá da ausência de carne.

As aulas ensinar-lhe-ão a preparar uma variedade de pratos, desde entradas a sobremesas, e terá também a oportunidade de participar em aulas de dança tailandesa, tornando a experiência numa experiência cultural completa e inesquecível.

Detalhes de interesse:

  • Preço: a partir de 30 euros por participante.
  • Duração: As aulas duram entre 2 e 3 horas no total.
  • Meios de transporte: o transporte para a escola é por conta própria.
  • Vantagem desta opção: ideal para vegetarianos.
  • Desvantagem desta opção: alguns cursos podem durar mais de um dia e, se estiver a viajar, isso pode ser uma limitação.

10. Aprender cozinha tailandesa na escola de Silom

Escola de cozinha tailandesa de Silom|©Born to be Wild
Escola de cozinha tailandesa de Silom|©Born to be Wild

A Silom Thai Cooking School oferece uma experiência culinária de alta qualidade, autêntica e educativa. As aulas começam de manhã cedo para evitar o calor do sol, com uma visita ao mercado local onde pode aprender sobre a cultura tailandesa enquanto faz compras com o seu grupo de produtos frescos para usar mais tarde na aula.

Os professores guiá-lo-ão passo a passo na preparação de um delicioso almoço de cinco pratos. Um dos pontos fortes desta escola é o facto de lhe ensinarem todos os segredos de como fazer uma boa pasta de caril da forma tradicional, num almofariz e pilão, um dos pilares da cozinha tailandesa.

A escola oferece oito cursos diferentes, incluindo um curso intensivo, por isso há opções que se adaptam a qualquer preferência culinária ou nível de habilidade. E dentro destas opções há várias para escolher se estiver apenas de passagem por Banguecoque.

Detalhes de interesse:

  • Preço: a partir de 40 euros por pessoa.
  • Duração: As aulas têm uma duração média de 3 horas.
  • Meio de transporte: o transfer para a escola é por sua conta.
  • Vantagem desta opção: a escola oferece opções vegetarianas.
  • Desvantagem desta opção: pode haver limitações para os utilizadores de cadeiras de rodas.

Reservar uma aula de culinária em Banguecoque