10 coisas para fazer perto de Stonehenge

Stonehenge pode ser visto como a peça central de uma série de sítios que vale realmente a pena visitar se tiver um dia inteiro para o fazer.

Joaquín Montaño

Joaquín Montaño

leitura de 11 minutos

10 coisas para fazer perto de Stonehenge

Imagem de Stonehenge | © Kyle Stehling

Não há dúvida de que Stonehenge deve estar na lista de sítios a visitar quando se viaja para Londres. No entanto, existem muitas outras atracções nas proximidades que também merecem ser visitadas, desde outros vestígios pré-históricos a vilas e cidades interessantes.

Se tiver tempo livre, recomendo que obtenha um mapa da área em redor de Stonehenge, que foi declarada Património Mundial. Com essa informação, tente chegar a sítios como Salisbury, os vestígios neolíticos de Avebury, Lacock ou Old Sarum, entre outros.

1. Descubra o maior círculo de pedras do mundo em Avebury

Pedras de Avebury| ©Mark Kent
Pedras de Avebury| ©Mark Kent

Stonehenge fica apenas a meia hora de distância desta aldeia Património Mundial. A bela cidade de Avebury é conhecida pelo maior círculo de pedras do mundo, túmulos antigos e outros vestígios do Neolítico e da Idade do Bronze.

Os vestígios estão localizados dentro da cidade e podem ser visitados todos os dias do ano. Para além do círculo de pedra, o maior túmulo neolítico da Grã-Bretanha, a avenida próxima e a Colina de Silbury, a maior colina artificial da Europa, são também de grande interesse. Tudo isto faz com que seja uma comparação digna de alguns dos melhores passeios que pode fazer em Londres.

Se já se fartou de vestígios arqueológicos, Avebury continua a merecer uma visita. Aí pode visitar:

  • A Igreja de St. James, construída em 1000 d.C., na qual pode entrar gratuitamente.
  • Avebury Manor, cujos jardins são um must para aqueles que já desfrutaram dos parques de Londres.

Como chegar a Avebury

A forma mais conveniente de lá chegar é reservar a sua viagem a Avebury com antecedência, uma vez que também poderá visitar outras aldeias fantásticas na área circundante, acompanhado por um guia especializado local, que o ajudará a conhecer o local e lhe poupará muitos problemas na organização.

No entanto, para além de ser acessível de carro (cerca de 2 horas de carro), Avebury tem boas ligações de comboio a partir de Londres. Assim, apanhe um comboio na estação de Paddington (há uma paragem de metro com o mesmo nome e veja como se deslocar no metro de Londres aqui) para Swindon e depois apanhe o autocarro número 49.

Reserve uma viagem para Bath, Avebury e Lacock Village

2. Passeio a pé por Avebury

Colina de Silbury| ©Greg O'Beirne
Colina de Silbury| ©Greg O'Beirne

Se teve a boa ideia de visitar Avebury, deve tentar aproveitar ao máximo os seus encantos. Isto é, em poucas palavras, a mesma coisa que se faz na capital britânica quando se pode visitar alguns dos pontos secretos de Londres para além das atracções mais conhecidas. Desta forma, pode estimar que uma visita ao círculo de pedra e ao museu pode demorar cerca de uma hora e meia. O resto do tempo, pode:

  • Ir ver as mansões que mencionei anteriormente.
  • Descobrir alguns sítios menos conhecidos, mas igualmente interessantes, como o Windmill Hill, um dos locais mais antigos da região. Pensa-se que terá sido construído por volta de 3675 a.C. e era um local de encontro para festas e trocas. Ao longo do tempo, foram construídos no mesmo local elevado vários túmulos dignos de visita.
  • O já referido Silbury Hill, uma colina artificial que é considerada um dos vestígios pré-históricos mais misteriosos do país e que, com 30 metros de altura, é o maior monte construído na Europa.

Getting around Avebury

Na realidade, a melhor maneira de visitar a área em redor de Avebury é a . Embora exista um parque de estacionamento junto ao Silbury Hill, a minha recomendação é que tente chegar lá a pé, tal como acontece com as restantes atracções da cidade.

Reserve uma viagem a Bath, Avebury e Lacock Village

3. Passeio por Lacock

Passear em Lacock| ©Ettlz
Passear em Lacock| ©Ettlz

Lacock é uma das aldeias mais pitorescas da região e, na verdade, é protegida pelo National Trust, uma instituição dedicada a garantir que os sítios históricos e naturais de Inglaterra não sejam danificados. É possível que já tenha visto algumas imagens desta aldeia, uma vez que foi um dos locais de filmagem dos filmes de Harry Potter. É, portanto, um bom complemento para uma visita aos sítios relacionados com Harry Potter em Londres.

A aldeia está situada no norte de Wiltshire, relativamente perto de Bath. As suas origens remontam ao século XI, embora a sua importância tenha aumentado dois séculos mais tarde, quando a abadia vizinha foi fundada.

Um passeio pelas suas ruas é a melhor maneira de mergulhar na arquitetura rural típica do sul do país, que mistura fachadas de pedra com fachadas caiadas de branco e de enxaimel. Embora estes passeios por si só sejam suficientes para compensar uma visita à aldeia, pode sempre completar a viagem com uma visita a uma das suas igrejas, como a Igreja de São Cirilo.

Como chegar a Lacock

Se estiver em Bath ou a viajar de Londres, Lacock fica apenas a meia hora de carro, pelo que é fácil lá chegar. Nesse caso, recomendo que deixe o seu carro no parque de estacionamento à entrada da aldeia e visite as suas atracções a pé.

No caso de querer chegar de transportes públicos, encontrará várias possibilidades:

  • ComboioLondres-Chippenham e autocarro para Lacock.
  • Comboiopara Bath e autocarro para Lacock.

Reservar uma viagem a Bath, Avebury e Lacock Village

4. Aprecie a beleza de Bath

Passeio por Bath| ©Pedro Szekely
Passeio por Bath| ©Pedro Szekely

Tal como outras cidades de que já falei, Bath é também Património Mundial da UNESCO. A cidade é mais conhecida pelos seus banhos romanos, construídos há mais de 2000 anos. Para tal, aproveitaram as águas termais presentes na zona.

Embora tenham sido os romanos a começar a utilizar estes banhos, no século XVIII a cidade tornou-se o ponto de encontro da elite londrina que procurava tirar partido das propriedades das águas termais.

Outras atracções que pode visitar na cidade e para as quais existem excursões para Stonehenge e Bath a partir de Londres que combinam ambas as cidades são:

  • Pulteney Bridge.
  • Prior Park.
  • Abadia de Bath.
  • Vários museus interessantes.

Como chegar a Bath

Existe um comboio rápido a partir da estação de Paddington, em Londres, que demora apenas 1 hora e 30 minutos. Em alternativa, existe um comboio regular de Waterloo que demora mais uma hora a chegar a Bath.

A empresa de autocarros National Express tem uma linha regular da Estação Victoria de Londres para Bath, mas a viagem demora 3 horas. No entanto, o preço é significativamente mais baixo.

Finalmente, Bath faz parte de muitas excursões =organizadas a partir de Londres, que pode reservar com antecedência aqui. Esta é a melhor opção se quiser combinar a visita com Stonehenge.

Reservar uma excursão a Stonehenge, Windsor e Bath

5. Não perca Salisbury e a sua impressionante catedral

Visitar a Catedral de Salisbury| ©Antony McCallum
Visitar a Catedral de Salisbury| ©Antony McCallum

Como já deve ter visto no meu artigo sobre como chegar a Stonehenge a partir de Londres, a maioria dos transportes públicos exige um transbordo em Salisbury e está também incluído em algumas das excursões organizadas que partem da capital. Seja qual for a forma de lá chegar, Salisbury é um ótimo local para passar algumas horas a deambular pelas ruas e descobrir alguns dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade.

Embora o passeio pelas ruas desta cidade medieval valha a pena a visita, deve saber que:

  • A grande atração de Salisbury é a sua magnífica Catedral da Santíssima Virgem Maria. Este edifício começou a ser construído no início do século XIII e a Magna Carta inglesa está preservada no seu interior.
  • Também vale a pena parar no Museu de Salisbury, onde parte da exposição está relacionada com Stonehenge, tornando-o o local perfeito para mergulhar na história do monumento.
  • Finalmente, se é fã de pubs rurais, não deve deixar Salisbury sem passar pelo Haunch of Venison. Este pub, inaugurado em 1320, não tem nada a invejar aos que se podem encontrar na vida nocturna de Londres, ao ponto de a sua visita ser recomendada pelo prestigiado National Inventory of Historic Pub Interiors.

Dica de viagem do Joaquim

A partir de Salisbury é muito fácil chegar ao monumento megalítico de Stonehenge. Basta procurar o autocarro turístico de Stonehenge.

Como chegar a Salisbury

  • A estação de comboios de Salisbury está bem ligada a Londres e é fácil chegar a Salisbury. Os comboios partem com muita frequência da estação de Waterloo, na capital, e demoram cerca de uma hora e meia a chegar lá.
  • Outra opção para chegar de Londres a Salisbury é de autocarro, e há um autocarro direto do próprio aeroporto de Heathrow. Se optar por um carro, a viagem demora cerca de 2 horas.
  • Finalmente, a opção mais conveniente é reservar uma excursão organizada de Londres a Stonehenge, como a que permite visitar Stonehenge, Bath e Salisbury no mesmo dia.

Reserve a sua excursão a Stonehenge a partir de Londres

6. Mergulhe no passado em Old Sarum

Fundações da Catedral de Old Sarum| ©tpholland
Fundações da Catedral de Old Sarum| ©tpholland

A apenas 14 quilómetros de Stonehenge, os amantes de história podem visitar a colina de Old Sarum, considerada o local de nascimento da vizinha Salisbury.

Old Sarum foi inicialmente ocupada por grupos de caçadores e mais tarde habitada por alguns dos primeiros agricultores. Foi construída uma fortaleza neste local durante a Idade do Ferro e, com o tempo, testemunhou a passagem de romanos, normandos e saxões. Ao todo, 5000 anos de história humana.

O local, situado na própria colina, faz agora parte do Património Inglês e está aberto ao público para visita. É necessário um bilhete.

Como chegar a Old Sarum

Como fica apenas a cerca de 3 quilómetros de Salisbury, pode ser alcançado a pé a partir da cidade. Basta dirigir-se para norte e aproveitar a oportunidade para ver as margens do rio Avon e partes do Victoria Park e Hudson's Field.

Reserve a sua excursão a Stonehenge a partir de Londres

7. Conheça Amesbury

Em Amesbury| ©Trish Steel
Em Amesbury| ©Trish Steel

A cidade mais próxima geograficamente de Stonehenge é Amesbury, tanto que muitos a incluem entre as coisas a ver quando se aproximam do monumento. Esta pequena cidade foi fundada em 976, embora existam provas de que a zona é habitada há cerca de 10.000 anos.

Amesbury é também conhecida pela sua ligação ao mito do Rei Artur. Foi aqui, num convento, que a Rainha Guinevere se refugiou após a morte do rei em Camlann. Nas proximidades, foi encontrado um dos mais luxuosos cemitérios da Idade do Bronze, onde foram encontrados os restos mortais de dois homens (possivelmente nobres da época) com mais de 100 objectos à sua volta, como brincos de ouro e facas de cobre. Um deles é conhecido pela alcunha de "Rei de Stonehenge".

Passeando pelos arredores da cidade, é possível desfrutar de uma vista única do rio Avon até chegar à joia da coroa de Amesbury: a sua antiga abadia, agora convertida na Igreja de Santa Maria e São Melor. O edifício data do século X e foi o local de enterro de Eleanor de Provence, esposa de Henrique III.

Como chegar a Amesbury

Embora a forma mais conveniente seja juntar-se a uma das excursões de Londres a Stonehenge, também tem a opção de apanhar um dos autocarros da National Express.

Também pode chegar lá facilmente a partir de Salisbury, apanhando um dos autocarros de Salisbury para Stonehenge.

Reserve a sua viagem para Stonehenge a partir de Londres

8. Mergulhe na história em Durrington e Woodhenge

Visitar Woodhenge| ©GothamNurse
Visitar Woodhenge| ©GothamNurse

A apenas 3 quilómetros de Stonehenge encontra-se Woodhenge, um monumento neolítico de madeira datado de cerca de 2500 a.C., que é quase contemporâneo do monumento.

Woodhenge consistia em seis ovais de postes verticais, rodeados por uma vala e um banco. A estrutura foi construída de forma a estar alinhada com o nascer do sol durante o solstício de verão em Stonehenge. Este monumento de madeira faz hoje parte do Património Mundial de Stonehenge e Avebury, tal como o vizinho Círculo Sul de Durrington Walls.

Está alinhado com o nascer do sol no solstício de inverno (outra das melhores alturas para visitar Stonehenge), pelo que se pensa ter sido complementar ao de Woodhenge. Sabe-se que muitas pessoas vinham a Durrington para as celebrações de inverno, mesmo antes de a estrutura de madeira ter sido erguida.

Como chegar a Durrington e Woodhenge

Ambos os monumentos podem ser visitados muito facilmente a partir de Amesbury ou Stonehenge, sem necessidade de qualquer transporte.

Reserve a sua excursão a Stonehenge a partir de Londres

9. Descubra Castle Combe, a aldeia mais bonita de Inglaterra

Em Castle Combe| ©Saffron Blaze
Em Castle Combe| ©Saffron Blaze

Castle Combe é reconhecida por muitos como a aldeia mais bonita de Inglaterra. É uma vila muito pequena, com apenas 350 habitantes, e a sua tranquilidade só é quebrada pelos visitantes que a vêm visitar.

A vila é constituída por uma única rua principal, mas a beleza dos seus edifícios fará com que queira fotografá-los um a um. A sua localização, no meio de colinas arborizadas, também contribui muito para a sua atmosfera mágica.

Quanto aos locais a visitar durante a vossa visita, alguns dos destaques são:

  • A pequena Igreja de Santo André, com uma história que remonta pelo menos ao século XIII.
  • O White Hart, um pub que está aberto há mais de cinco séculos.
  • A Market Cross, na praça do mercado.
  • A aldeia também possui um hotel de cinco estrelas(Manor House Hotel) com um restaurante com estrela Michelin. O hotel está instalado num edifício do século XIV e os seus jardins cobrem mais de 140 hectares.

Como chegar a Castle Combe

Uma das atracções da cidade é o facto de estar afastada das principais ligações de transportes. Isto, que permitiu que as ruas se mantivessem praticamente inalteradas, significa que não é fácil chegar lá para uma visita.

A melhor maneira de lá chegar, se não tiver carro, é apanhar o comboio de Londres para Chippenham, que fica a cerca de 5 km, ou para Bath, que fica a cerca de 6 km. A partir de ambas as cidades, pode apanhar um táxi ou, se estiver em Chippenham, um autocarro.

Reservar uma viagem para Stonehenge

10. Tempos pré-históricos, medievais e industriais em Devizes

Visitar Devizes| ©Mike Faherty
Visitar Devizes| ©Mike Faherty

É difícil de acreditar que uma cidade tão pequena tenha mais de 500 edifícios classificados de interesse histórico ou artístico. Devizes alberga tudo, desde vestígios neolíticos a edifícios da era industrial e uma camada medieval que pode ser vista ao longo das ruas.

Para começar, Devizes é um dos centros mais importantes para aprender sobre a história de Stonehenge e de outros locais na área, uma vez que alberga o Museu Wiltshire, que exibe todo o tipo de artefactos das várias escavações em Stonehenge e Avebury. Há também artefactos de Bush Barrow.

Fora do museu, uma visita ao Market Place é obrigatória:

  • Passeie pela Praça do Mercado, um espaço em forma de meia-lua onde se realiza todas as quintas-feiras um grande mercado ao ar livre. Da mesma praça, avista-se a fábrica de cerveja da aldeia, coroada por uma torre vitoriana.
  • A Câmara Municipal, de estilo neoclássico, e as várias casas georgianas são também dignas de nota.
  • Nas proximidades, encontra-se uma das obras mais impressionantes do início da era industrial: o Canal Kennet e Avon.

Como chegar a Devizes

Há muitos autocarros de Londres para Devizes. Pode encontrar os horários aqui. Atualmente, não há paragem de comboio na cidade.

Reservar uma viagem para Stonehenge