Passeios Diurnos em Arrábida e Sesimbra saindo de Lisboa

Lisboa é uma bela cidade, não há dúvida. No entanto, os seus arredores são também uma grande atração turística em Portugal. É por isso que as excursões à Arrábida e a Sesimbra são algo que não pode perder quando estiver na capital portuguesa.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 10 minutos

Passeios Diurnos em Arrábida e Sesimbra saindo de Lisboa

Lisboa, Portugal | ©Rubina Ajdary

Há muitas coisas para ver e fazer em Lisboa durante todo o ano, uma vez que é uma das cidades mais turísticas da Europa. A área metropolitana da cidade é a mais populosa do país e a zona envolvente alberga algumas das mais importantes atracções turísticas do sul de Portugal. Entre elas, o Parque Natural da Arrábida e a pitoresca vila costeira de Sesimbra.

Ambas as cidades são muito importantes para a indústria vinícola portuguesa e destacam-se pela beleza das suas paisagens e pela simpatia das suas gentes. Por isso, convido-o a continuar a ler este post que preparei para si, pois vou contar-lhe tudo o que precisa de saber sobre as melhores excursões a estes dois destinos que ficam a apenas 40 km do centro de Lisboa.

1. Excursão à Arrábida e Sesimbra a partir de Lisboa com prova de vinhos

Prova de vinhos| ©Kelsey Knight
Prova de vinhos| ©Kelsey Knight

A primeira coisa que precisa de saber sobre uma viagem a estes locais a partir de Lisboa é que se trata de uma viagem relativamente curta, uma vez que ambos se encontram a menos de 1 hora de distância por estrada, através de auto-estradas de alta velocidade. No entanto, quanto ao número de participantes neste tipo de plano, deve saber que se trata de um grupo pequeno, mas também não é uma excursão privada, uma vez que normalmente são cerca de 20 pessoas em média.

A principal atração deste itinerário é visitar as quintas de vinho à volta do parque natural da Arrábida, que são uma das zonas mais importantes para a indústria vinícola portuguesa. Isto significa que durante este passeio irá desfrutar de aproximadamente seis provas de vinho em pelo menos duas adegas diferentes. Uma delas na Casa Museu José Maria da Fonseca, que é uma das adegas mais antigas de Portugal.

Tenha em conta que esta é uma visita guiada, pelo que será sempre acompanhado por um especialista que lhe contará todos os pormenores históricos sobre cada um dos locais que visitará ao longo do percurso. Tenha também em atenção que os veículos são normalmente bastante exclusivos e têm sempre ar condicionado.

Pormenores interessantes

  • Preço: O preço de uma excursão como esta é normalmente de cerca de 80 euros por adulto e cerca de 40 euros para crianças entre os 12 e os 4 anos de idade. Os preços são bastante convenientes tendo em conta que este é um dos melhores passeios e excursões a partir de Lisboa.
  • Duração: Em média, este tipo de excursão dura cerca de oito horas. A secção de prova de vinhos dura normalmente cerca de três horas.
  • Meios de transporte: normalmente é um miniautocarro ou também é possível escolher um autocarro que não esteja cheio de pessoas, uma vez que estes são concebidos apenas para grupos de, no máximo, 20 pessoas.
  • Vantagens desta opção: seis provas de vinho mais uma visita turística por 80 euros por pessoa é um preço extremamente convincente. Além disso, o facto de haver um guia é importante para que não se perca nenhum pormenor dos locais visitados.
  • Desvantagens desta opção: o facto de o passeio durar em média cerca de oito horas pode ser um pouco complicado para quem viaja para Lisboa com um horário apertado.

Os melhores passeios e excursões a partir de Lisboa

2. Excursão privada à Arrábida e Sesimbra a partir de Lisboa

Arrábida| ©Hélder Lopes
Arrábida| ©Hélder Lopes

Há sempre quem prefira privacidade e exclusividade na hora de percorrer os destinos turísticos que mais lhe interessam numa viagem. Por esta razão, existem tours privados que também o levam a estes dois destinos sem a necessidade de partilhar o veículo com um grupo relativamente grande de pessoas.

Tenha em conta que este tipo de actividades começa normalmente com um pick-up diretamente no seu alojamento em Lisboa e, a partir daí, inicia-se a condução até à primeira paragem do itinerário. Normalmente, esta paragem é no Parque Natural da Arrábida, onde terá a oportunidade de apreciar as vistas panorâmicas desta região florestal. As praias do Portinho da Arrábida, a Praia da Figueirinha e a Praia de Albarquel são outros locais que poderão fazer parte do percurso, se assim o desejar.

Como se trata de um tour privado, a decisão sobre os locais a visitar é sua. Lembre-se que Sesimbra será sempre uma das paragens deste passeio e terá a oportunidade de apreciar a imensidão do castelo medieval situado no extremo norte desta vila. Além de passear pelas ruas para almoçar por sua conta em alguns restaurantes portugueses.

Destaco o facto de que uma excursão privada num veículo privado com ar condicionado pode ser uma das melhores coisas para fazer em Lisboa no verão, se quiser explorar a área circundante e, mais uma vez, destaco o facto de esta excursão ser reservada exclusivamente para o seu grupo de acompanhantes.

Detalhes interessantes

  • Preço: como se trata de uma excursão privada, o preço é sempre um pouco mais elevado do que uma excursão partilhada. O preço ronda normalmente os 300 euros no caso de um carro privado, se houver mais participantes, o preço atinge os 400 ou 500 euros e é dividido entre cada um dos passageiros.
  • Duração: este tipo de excursão privada também tem uma duração aproximada de oito horas desde a saída de Lisboa até ao regresso. Não esquecer que, se desejar, pode também visitar as adegas das zonas vinícolas do Parque Natural da Arrábida.
  • Meios de transporte: é quase sempre um carro de três ou quatro lugares, podendo também ser contratado um monovolume para um grupo de mais de seis pessoas.
  • Vantagens desta opção: com este tipo de excursão, tem a possibilidade de dizer ao motorista para o levar aos locais que realmente lhe interessam. Isto desde que se mantenha o trajeto que o leva a Sesimbra.
  • Desvantagens desta opção: Se forem apenas duas pessoas no carro, pode ser uma alternativa dispendiosa. No entanto, também significa menos desgaste físico, o que o ajudará a regressar à cidade para desfrutar dos melhores passeios gastronómicos de Lisboa ao fim da tarde.

Roteiro gastronómico de Lisboa

Como reservar uma excursão à Arrábida e Sesimbra a partir de Lisboa?

Entrada do Castelo de Sesimbra| ©pedrik
Entrada do Castelo de Sesimbra| ©pedrik

Tem várias alternativas para reservar uma excursão à Arrábida e Sesimbra a partir de Lisboa e a melhor de todas será sempre através do método online. Isto porque permite-lhe ver a variação exacta do preço de acordo com as datas disponíveis e também costuma vir com uma confirmação imediata da sua compra.

Com uma reserva online de uma excursão com estas características também costuma ter a possibilidade de cancelar a sua compra gratuitamente se avisar com antecedência suficiente. Além disso, tem a possibilidade de ver as opiniões de outros utilizadores que tiveram a mesma experiência, pelo que pode ter a certeza de que está a investir o seu dinheiro de forma sensata. O mesmo se aplica se estiver à procura de opções sobre como ir de Lisboa para o Porto ou como ir de Lisboa para Fátima.

A opção de comprar o passeio diretamente numa agência de turismo localizada em qualquer um dos bairros de Lisboa é algo que também se aplica. O problema desta alternativa é que não sabe se haverá disponibilidade exatamente para a data da sua viagem, pois está a deixar esta compra para a última hora. Também não saberá se é um plano cómodo, pois não tem forma de o comparar com outras opções.

Duração das viagens para Arrábida e Sesimbra desde Lisboa

Portinho da Arrábida, Portugal| ©Francisco Barrento
Portinho da Arrábida, Portugal| ©Francisco Barrento

Em média, uma viagem de Lisboa para estes dois destinos turísticos demora cerca de seis a sete horas. Esta duração pode chegar a oito horas ou mesmo nove horas, dependendo do trânsito e da quantidade de actividades que fizer.

Exatamente por isso, uma viagem com esta caraterística é recomendada se estiver à procura de planos em Lisboa para uma viagem de cinco dias ou se estiver a pensar em actividades para fazer em Lisboa durante uma visita de quatro dias. Isto deve-se ao facto de ainda ter tempo para passear pela cidade e ainda sobrarem algumas horas para explorar os arredores.

O que é que vou ver neste tipo de passeio?

Portinho da Arrábida, Portugal| ©Ze Maria
Portinho da Arrábida, Portugal| ©Ze Maria

Numa excursão como esta, pode apreciar a paisagem natural que caracteriza a zona sul de Lisboa e toda a área povoada que se desenvolveu durante séculos a sul das margens e foz do rio Tejo. Especificamente no parque natural da Arrábida, verá falésias, montanhas, uma área florestal, alguns fortes e também algumas áreas com uma paisagem costeira espetacular.

Nas paragens relacionadas com a prova de vinhos, pode também admirar a beleza das aldeias típicas portuguesas e pode até visitar construções medievais, como no caso do Castelo de Palmela.

Tenha em mente que, apesar de haver muitas actividades neste tipo de excursões, ainda terá tempo suficiente para chegar ao seu alojamento para descansar por alguns minutos e depois sair para explorar as melhores coisas para ver e fazer em Lisboa à noite. Os seguintes locais são paragens básicas neste tipo de excursão:

Castelo de Palmela

Este castelo, situado logo a seguir ao extremo oriental do parque natural da Arrabiada, é uma fortaleza medieval que costuma fazer parte do itinerário deste tipo de excursão. É normalmente a paragem seguinte à última prova de vinhos do tour, que é sem dúvida uma das melhores provas de vinhos em Lisboa e arredores.

Sesimbra

Sesimbra é uma modesta comunidade costeira situada no extremo ocidental do Parque Natural da Arrábida. Tem várias zonas pitorescas, incluindo o Forte de Santiago de Sesimbra e o castelo com o mesmo nome. O castelo data da época medieval e está situado numa falésia que oferece excelentes vistas sobre o resto da vila. Não esquecer que esta parte do itinerário é normalmente a parte escolhida para desfrutar de um bom e autêntico almoço português.

Santuário do Cristo Rei

Santuário do Cristo Rei| ©Max Avans
Santuário do Cristo Rei| ©Max Avans

No regresso a Lisboa, é habitualmente escolhido o percurso que passa sobre a Ponte 25 de abril. Esta ponte é, por si só, uma verdadeira atração turística da cidade devido à sua semelhança com a famosa Ponte Golden Gate, em São Francisco.

Antes de atravessar o rio Tejo através desta famosa estrutura, há normalmente uma paragem no Santuário Nacional do Cristo Rei. Trata-se de uma bela estátua católica, criada em honra do Sagrado Coração de Jesus e diretamente inspirada no Cristo Redentor, situado no Rio de Janeiro, Brasil.

Dicas para uma excursão à Arrábida e Sesimbra a partir de Lisboa

Sesimbra, Portugal| ©Hugo Jones
Sesimbra, Portugal| ©Hugo Jones

O primeiro conselho que lhe posso dar é que escolha a excursão com base nas suas necessidades. Não vale a pena pagar por uma excursão privada para si se não tiver ninguém para o acompanhar na experiência. Por outro lado, com uma excursão partilhada à Arrábida e a Sesimbra terá o privilégio de viajar com um conhecedor da história dos locais que está a visitar e, ao mesmo tempo, poderá fazer amizade com algumas das pessoas que também estão a participar nesta excursão.

Outro conselho que lhe posso dar é que leve lanches e hidratação suficientes. Isto porque há secções da excursão em que não há paragens e, se nesse momento tiver fome ou sede, será muito desconfortável ter de esperar até à próxima parte do itinerário.

Outra coisa que posso recomendar sobre este tipo de excursão é que não fique sem planos para quando regressar à cidade. A maioria começa de manhã cedo, o que significa que deve estar de volta a Lisboa às 18 horas. Por isso, seria boa ideia reservar uma atividade como uma visita aos melhores locais para ouvir Fado em Lisboa ou um jantar de luxo num restaurante que lhe chame a atenção.

Os melhores sítios para ouvir Fado em Lisboa

Quanto custa uma viagem para a Arrábida e Sesimbra a partir de Lisboa?

Sesimbra, Portugal| ©Marcio Azevedo
Sesimbra, Portugal| ©Marcio Azevedo

Uma excursão desta natureza custa normalmente mais de 60 euros por pessoa. No entanto, o tipo de actividades que estão incluídas no itinerário deve ser tido em conta, uma vez que uma atividade interessante e divertida com uma prova de vinhos pode fazer com que o preço suba para 80 ou mesmo 100 euros por pessoa.

Algo que também é importante notar sobre este tipo de excursão é que os preços podem variar em épocas menos turísticas. Por isso, as excursões aos arredores da capital portuguesa tendem a ser uma das melhores coisas para ver e fazer em outubro em Lisboa, juntamente com os outros meses de outono. Isto porque o número de visitantes diminui drasticamente em comparação com o verão.

Porque é que é aconselhável fazer uma viagem à Arrábida e Sesimbra a partir de Lisboa?

Sesimbra, Portugal| ©Marcio Azevedo
Sesimbra, Portugal| ©Marcio Azevedo

Uma excursão à Arrábida e Sesimbra a partir de Lisboa é uma experiência recomendada para todos os tipos de turistas, porque é uma atividade que permite explorar a beleza de Portugal para além dos destinos turísticos típicos que todos conhecem.

Ao mesmo tempo, uma excursão com estas características é realmente uma experiência muito completa, sabendo que o leva a quatro, cinco ou mesmo seis lugares importantes, tudo por um preço relativamente baixo. Isto significa que é uma otimização do seu tempo, uma vez que lhe permite ver um grande número de atracções da zona a sul da foz do Tejo num único itinerário.

Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada em relação a visitar a Arrábida e Sesimbra por conta própria?

Sesimbra, Portugal| ©Marcio Azevedo
Sesimbra, Portugal| ©Marcio Azevedo

Uma visita guiada é cheia de vantagens se tivermos em conta que somos acompanhados por um profissional no contacto com turistas e que não temos de nos preocupar com a logística do passeio que estamos a fazer.

Acresce o facto de ser uma experiência que acaba por ser económica, se considerarmos a despesa de alugar um carro particular, encher o depósito de combustível e pagar a entrada em muitos dos locais que já estão incluídos numa visita guiada.

No entanto, também tem a alternativa de pagar um transfer privado do seu alojamento em Lisboa para Sesimbra. Desta forma, não terá de passar por alguns dos locais que poderão não ser do seu interesse num período de tempo relativamente curto e chegará a esta bonita e tranquila vila à beira-mar.