10 Passeios Gastronômicos e Pubs em Cracóvia
Cracóvia é um lugar para descobrir a riqueza e a variedade da cozinha polaca. Vou mostrar-lhe as melhores rotas e locais para o fazer.
Cracóvia é, acima de tudo, arte, arquitetura e história. Mas é também um destino interessante em termos de gastronomia. A Polónia é um país com bons produtos agrícolas e, embora a sua cozinha possa ser descrita como totalmente europeia, tem elementos que são curiosos e inesperados para quem está mais habituado à cozinha espanhola.
Visitar Cracóvia pode ser uma forma imbatível de conhecer a gastronomia polaca. Se este é um dos seus planos, este artigo ser-lhe-á útil. Analisei todas as opções gastronómicas da cidade para lhe trazer as mais interessantes e representativas. Queria que elas não só enchessem o seu estômago, mas também que lhe dessem a oportunidade de conhecer melhor o país.
1. Rota gastronómica pelos mercados de Cracóvia
Existem dois mercados excepcionais em Cracóvia: o situado na Praça do Mercado e o Stary Keplarz. O primeiro é muito orientado para o turismo, embora tenha produtos gastronómicos e artesanais polacos interessantes; o segundo tem um foco mais local. Eis o que encontrará em cada uma delas...
Praça do Mercado
Comecemos pelo princípio: o Mercado dos Panos. Está localizado na Praça do Mercado e, com os seus 40.000 metros quadrados, é um dos centros da vida citadina em Cracóvia. É, de facto, um local de visita obrigatória em Cracóvia.
Dentro do Mercado de Panos encontrará uma grande variedade de bancas com produtos típicos polacos. No entanto, tem uma forte orientação turística, pelo que encontrará os produtos mais típicos, como a vodka, doces como bolachas de gengibre e o famoso chocolate Wedel. No entanto, vale bem a pena.
É também uma oportunidade para alargar a sua experiência turística, especialmente porque há muitas coisas para ver e fazer no Mercado de Cracóvia. Para uma experiência mais tradicional, sugiro um salto até ao mercado seguinte.
Mercado de Stary Keplarz
O Mercado Stary Keplarz é um mercado ao ar livre. Fica a apenas 700 metros do centro, pelo que pode ser uma óptima opção para alargar o seu roteiro gastronómico. Neste mercado, como já disse, com foco em produtos típicos, pode encontrar:
- Queijos típicos
- Fruta
- Vegetais
- Cogumelos
Além disso, há também um espaço para artesanato e é também uma oportunidade para comer em Cracóvia, já que há uma grande variedade de restaurantes. Se quiser mais opções de refeições, aqui está mais informação sobre os melhores sítios para comer em Cracóvia. Se o seu plano é comer no Stary Keplarz, perfeito; lembre-se apenas que está aberto às quartas-feiras das 06:00 às 18:00.
Apenas uma dica: estes mercados são especialmente activos e abundantes no Natal, quando as bancas de comida e artesanato também proliferam na área circundante. Não há nada melhor do que passar por lá se estiver de visita a Cracóvia nesta altura do ano. Para outras coisas a fazer nesta altura do ano, aqui estão mais detalhes sobre o que fazer em Cracóvia no Natal.
Informações práticas sobre as excursões
Se estiver interessado nesta atividade, há várias excursões disponíveis. Cada uma delas pode ter variações específicas, mas, no essencial, oferecem o seguinte:
- Visita guiada aos mercados
- Informações sobre os diferentes produtos
- Anedotas e histórias sobre a gastronomia e a cultura polacas
- Degustações de produtos polacos
- Preços a partir de 30 euros.
- Duração: 2 a 4 horas
O ponto de encontro pode variar, mas é geralmente o mesmo que a Praça do Mercado. Há também passeios que podem ir buscá-lo ao seu hotel, mas terá de confirmar este ponto na atividade específica que está interessado em reservar.
2. Uma visita à cozinha polaca e hebraica em Kazimierz
Cracóvia tem sido historicamente uma das cidades com a maior população judaica da Europa. Isto, naturalmente, reflectiu-se na sua oferta gastronómica. Embora existam restaurantes para todos os gostos neste bairro dinâmico. Existem visitas guiadas que lhe darão uma visão do que Kazimierz tem para oferecer em termos de cozinha.
Informações práticas sobre esta atividade
Seguem-se as características gerais das excursões que lhe darão a conhecer a gastronomia de Kazimierz:
- São estruturados sob a forma de visitas e degustações
- Têm um guia especializado
- O número de degustações varia entre 10 e 15 (consoante o passeio).
- Disponível a partir de 70 euros.
- Duração: entre 3 e 5 horas
O bom é que a maioria destes passeios permite o cancelamento gratuito. E já que está no Bairro Judeu, sugiro que aproveite ao máximo e dê uma volta por lá. Precisa de algumas ideias? Aqui está toda a informação sobre o que ver e fazer no Bairro Judeu de Cracóvia.
3. Visita à cozinha caseira polaca
Está interessado em conhecer a cozinha polaca a partir de uma perspetiva caseira? A Polónia tem uma série de pratos muito tradicionais e saborosos. Talvez os mais famosos sejam o goulash polaco, a makrela (cavala fumada) e o pierogi (uma espécie de bolinho de massa recheado com batata e queijo cottage). Experimente algumas das muitas excursões disponíveis.
Informações práticas sobre estas excursões
Há excursões que lhe dão a conhecer a cozinha tradicional do país. O melhor é que têm uma forte componente explicativa, uma vez que foram concebidas para que possa aprender mais sobre a cultura polaca através da sua comida. Muitas vezes, oferecem o seguinte:
- Um passeio pelo centro de Cracóvia
- Paragem para degustar pratos polacos representativos
- Acompanhamento por um guia especializado
- Os pratos, os licores e também as sobremesas estão incluídos.
- Os preços começam em 80 euros.
- Duração: 2 a 4 horas
Aconselho-o a verificar cuidadosamente cada um deles, pois alguns oferecem um serviço de recolha no hotel ou em pontos pré-definidos.
4. Uma opção original: passeio gastronómico de bicicleta
Se quiser uma alternativa dinâmica e envolvente, não há nada melhor do que dar uma volta por Cracóvia de bicicleta. Estes passeios originais levam-no a diferentes locais da cidade, e não apenas ao centro, para provar as melhores especialidades polacas.
No entanto, recomendo que reserve esta excursão especialmente se visitar Cracóvia com bom tempo. No inverno, pode ser surpreendido por uma queda de neve ou temperaturas negativas, o que pode estragar a sua experiência. No entanto, é tudo uma questão de planos sazonais! Aqui pode descobrir o que ver e fazer em Cracóvia no inverno.
Informações práticas sobre passeios gastronómicos de bicicleta
passeios gastronómicos de bicicleta
Se estiver interessado em experimentar este tipo de atividade, eis os serviços que normalmente oferecem:
- Guia de língua inglesa (outras línguas a pedido)
- Passeio por Cracóvia: do centro da cidade aos bairros mais afastados
- Degustações de até 10 pratos
- Bebidas
- Disponível a partir de 50 euros.
- Duração: cerca de 3 horas
Este é um passeio muito interessante. O melhor de tudo é que pode explorar zonas de Cracóvia fora dos circuitos habituais, uma vez que a bicicleta lhe dará mais mobilidade. No entanto, a bicicleta não está incluída na excursão.
5. Prova de vinhos na adega Kresy
Kresy é o nome de uma adega tradicional situada a 20 km de Cracóvia. Um lugar perfeito para aprender sobre a preparação de vinhos e visitar belas vinhas. Para além disso, a experiência cénica é do mais alto nível. Apesar do facto de a Polónia ser basicamente um país plano, o encanto vegetal e floral das suas paisagens é muito notável.
Informações práticas
Se se atrever a experimentar esta atividade gastronómica, paisagística e cultural, os passeios disponíveis revelarão o seguinte:
- Degustação e degustação de produtos típicos.
- Explicações sobre a cultura e a gastronomia polacas
- Transporte a partir de Cracóvia (quase sempre incluído no preço)
- Disponível a partir de 90 euros.
- Duração: cerca de 3 horas
Recomendo que verifique se a excursão que reservar inclui um guia que fale inglês. Ele explicará o processo de produção do vinho, bem como diferentes aspectos da cultura e da gastronomia polacas. Se não for fluente em inglês, deve certificar-se de que o guia está disponível em espanhol para que não perca nada.
Também pode ser uma boa ideia explorar mais os arredores da cidade. Aqui estão algumas ideias sobre o que ver e fazer nos arredores de Cracóvia.
6. Visita às vinhas de Wieliczka
Se está a planear sair de Cracóvia, recomendo uma visita às vinhas de Wieliczka. Aí poderá desfrutar de uma visita guiada com prova de vinhos, bem como ter a oportunidade de contemplar a paisagem do país. É um ótimo complemento para uma das muitas excursões às Minas de Sal de Wieliczka. De facto, planear ambas as actividades no mesmo dia pode ser ótimo em termos de tempo.
Informações práticas
Quer visitar estas vinhas? Aqui estão todas as informações relevantes que precisa de saber para determinar como será a sua experiência. As excursões que o levarão a esta zona oferecem o seguinte:
- Provas de vinhos locais
- Explicações sobre como os vinhos são feitos
- Transporte a partir de Cracóvia (muito comum)
- Disponível a partir de 90 euros.
- Duração: cerca de 3 horas
7. Tour da cerveja
A Polónia é um país muito apreciador de cerveja. De facto, existem vários tipos de cerveja que se podem provar em quase todo o lado. As mais famosas são:
- Zywiec
- Okocim
- Tyskie
- Warka
- Kasztelan
Como pode ver, um repertório de cervejas que vale bem a pena provar nos melhores locais onde são servidas.
Informações práticas
sobre estas excursões
Existem, naturalmente, excursões para conhecer melhor as cervejas polacas. Normalmente, oferecem o seguinte:
- Visitas a cervejarias seleccionadas
- Seleção de cervejas populares, regionais e artesanais
- Guia de língua inglesa
- Possibilidade de recolha no hotel ou em pontos de encontro predefinidos (dependendo da excursão)
- Disponível a partir de 80 euros.
- Duração: entre 2 e 4 horas
O que eu aconselho a fazer é verificar cuidadosamente se a excursão em que está mais interessado tem guias que falam espanhol. Esta é normalmente a norma, mas vale a pena ter a certeza antes de reservar.
8. Excursão à vodka
Continuamos com as bebidas, desta vez com uma opção adequada para os mais resistentes: a vodka. Embora normalmente se pense que se trata de uma bebida quase exclusivamente russa, a verdade é que a Polónia é um grande produtor deste álcool. Por isso, porque não experimentá-la para uma imersão total na cultura polaca? Há várias excursões disponíveis que lhe mostrarão as melhores marcas.
Informações práticas
Antes de mais, quero dizer-lhe que, apesar do nome, não se trata de excursões em que tudo se baseia em beber vodka. De facto, normalmente incluem snacks, degustações e água. Nem toda a gente tem a mesma resistência ao elevado teor alcoólico desta bebida. Em suma, é isto que este tipo de passeio lhe oferece:
- Passeio pela cidade com degustação de vários tipos de vodka.
- Guia especializado
- Informações sobre as tradições e o folclore polacos
- Aperitivos
- Disponível a partir de 60 euros.
- Duração: cerca de 2 horas
Dependendo da sua escolha, pode ser recolhido no seu hotel ou em pontos de encontro no centro de Cracóvia. Se você está visitando Cracóvia com crianças, este plano pode não se adequar muito bem à sua situação. No entanto, não se preocupe, há muitas coisas para fazer. Você pode descobri-los neste artigo sobre o que ver em Cracóvia com crianças.
9. Pubs de leite
É um nome engraçado, não é? Bem, é um tipo de lugar que pode oferecer uma das experiências gastronómicas mais autênticas. Basicamente, porque são antigas cantinas da era comunista, que ofereciam refeições baratas aos trabalhadores. Estes pratos eram muito baseados em legumes e lacticínios (daí o nome curioso).
Apenas duas coisas a registar. Existem autênticos bares de leite, ainda geridos e frequentados por polacos de sangue puro. Uma escolha perfeita se optar pelo verdadeiro, mas tenha em conta a barreira linguística. Depois, há outros bares de leite com uma abordagem mais turística. Poderão entender-se e ler o menu em inglês, mas a experiência pode ser prejudicada por uma certa atmosfera "cool".
Informações práticas
Se lhe apetecer mergulhar na Cracóvia dos milk bars, aconselho-o, antes de mais, a ter em conta algumas informações básicas que podem condicionar a sua visita:
- Normalmente fecham entre as 15:00 e as 19:00, pelo que não são muito adequados para jantar.
- Caracterizam-se pelos seus preços baixos, embora nos restaurantes turísticos possam ser mais elevados.
- O preço médio do menu começa em 6 euros.
- Nos restaurantes tradicionais encontrará um ambiente 100% polaco (ou seja, os menus podem não estar em inglês).
Para que possa fazer uma visita de acordo com o que procura (algo mais polaco ou mais turístico), mostro-lhe alguns tipos de bares de leite que se adequam a cada tipologia:
- Bar Mleczny Centralny: Se quer algo realmente autêntico, este é o seu lugar. Terá de se deslocar ao bairro de Nowa Huta, um bairro da era comunista. Em suma: imersão total. Mas fecha às 19:00, pelo que não será uma opção viável para jantar.
- Milkbar Tomasza: Como se pode ver pelo nome, é um bar de leite claramente direcionado para turistas, pelo que será servido em inglês perfeito. Está localizado no centro histórico e fecha às 20:00.
10. E para a sobremesa... um pouco de doces
A cozinha polaca não se resume a carne, sopa e beterraba. Como se pode ver, a Polónia é também um país muito doce. Se quiser experimentar as suas especialidades mais doces, pode fazê-lo numa das muitas pastelarias que irá encontrar, especialmente no centro da cidade. No entanto, recomendo que visite um dos seus cafés ou lojas especializadas em doces e sobremesas. A sua seleção é impressionante e pode experimentar todos os tipos de doces, não apenas polacos.
Informações práticas
Aqui estão algumas informações que deve saber se decidiu fazer uma excursão de doces em Cracóvia.
- A maioria dos estabelecimentos situa-se no centro da cidade
- São frequentemente cafés, o que os torna ideais para um almoço ou um lanche.
- Estão normalmente abertos das 07:00 da manhã até às 16:00 ou 17:00.
- Os preços são normalmente acessíveis: um café e um doce podem ser apreciados a partir de 4 euros.
Se se sente atraído por esta opção mas não sabe por onde começar, aqui estão alguns dos locais mais populares para provar a pastelaria polaca. São os seguintes:
- Cukiernia: Um lugar para experimentar não só os doces polacos, mas muitos outros - até profiteroles!
- Lajkonik Piekarnia: Especialmente adequado para provar os típicos donuts polacos e o famoso pretzel, também muito comum em Cracóvia.
- Chimney Cake Bakery: Recomendo-o se quiser provar o chamado "bolo de chaminé". Um doce originário da Hungria mas que, tal como outros elementos gastronómicos dessa parte da Europa, é feito em vários países com as suas próprias variações.
Com esta deliciosa sobremesa termino este artigo. Agora está pronto para aproveitar ao máximo as delícias gastronómicas de Cracóvia. Basta escolher o menu, o percurso e... desfrutar!