10 coisas para fazer em Cracóvia no Natal
Cracóvia é uma cidade com muitas possibilidades se a visitar no Natal. Vou mostrar-lhe como aproveitar ao máximo essa época do ano.

Feiras de dezembro antes do Natal, Cracóvia | ©YougoPl
O Natal fica especialmente bem em Cracóvia, porque é muito provável que a cidade esteja coberta de neve e, além disso, nesta época do ano, ela é decorada com luzes coloridas, o que nos proporciona algumas imagens muito bonitas. A seguir, vou mostrar-lhe planos para fazer em Cracóvia exclusivos para esta época ou que se encaixam perfeitamente no que se procura numa escapadela natalícia com estas características. Vamos começar!
1. Descubra o Mercado de Natal
Com os seus 40 000 metros quadrados, a praça que alberga o Mercado de Tecidos (também chamada Rynek Glówny) pode orgulhar-se de ser uma das maiores da Europa. Não é por acaso que é uma das visitas que fará se reservar um passeio pelo centro histórico de Cracóvia.
Além disso, se estiver na cidade entre 27 de novembro e 26 de dezembro, verá que este espaço é um dos mais impressionantes que pode ver no Natal. Para isso contribuem as luzes natalinas e também o ambiente animado das dezenas de barracas onde pode comprar doces, tomar um vinho quente ou adquirir artesanato. Imperdível!
2. Compre os seus presentes de Natal
O Natal é a época dos presentes. Se, além disso, é fã de compras, Cracóvia tem muito a oferecer. Vou mostrar-lhe quais são os locais comerciais mais importantes da cidade polaca. Também pode ser uma boa oportunidade para comprar presentes para a sua família. Cracóvia destaca-se especialmente pela sua produção tradicional de produtos em âmbar. E também pelo seu artesanato em madeira. Além disso, comprar um dos seus clássicos presépios, declarados Património Imaterial pela UNESCO, pode ser uma ótima ideia para presente.
Ruas comerciais de Cracóvia
Começo pelas ruas comerciais porque estão quase todas no centro, o que também garante que o seu passeio será embelezado pelas luzes de Natal e pelas melodias musicais. Nada melhor, nesse sentido, do que dar um pulo na Rua Florianska, que liga a Praça do Mercado ao Portão de São Florián.
Centros comerciais
Cracóvia não tem grandes áreas comerciais como outras cidades, mas tem galerias que valem muito a pena. Além disso, elas estão localizadas no centro da cidade, o que facilita a sua visita sem ter que se deslocar no frio do inverno ou fazer conexões de autocarro com nomes de paragens impossíveis de lembrar. Destaco as seguintes:
- Galeria Krakowska: O maior centro comercial de Cracóvia, localizado no centro da cidade.
- Galeria Kazimierz: localizada no bairro com o mesmo nome, ou seja, o Bairro Judeu.
A propósito, se você finalmente decidir visitar Kazimierz, recomendo que pare um pouco para conhecer um dos maiores bairros judeus da Europa. Aqui você pode saber mais sobre o que ver e fazer no Bairro Judeu.
3. Contemple as luzes de Natal
As luzes de Natal inundam Cracóvia desde o final de novembro. Pode apreciá-las simplesmente passeando pelo centro; embora, talvez, a iluminação que mais se destaque seja a da árvore de Natal que pode ser vista na Praça do Mercado.
Também vale a pena, em termos de iluminação, o interessante monumento religioso chamado Palácio do Bispo. Uma residência clerical do século XVII que, no Natal, é iluminada com uma bela árvore de Natal.
A iluminação acontece uma semana antes do início de dezembro. Portanto, será mais um atrativo entre as muitas coisas para ver e fazer em Cracóvia em novembro.
4. Admire a decoração da Basílica de Santa Maria
A Polónia continua a ser, ainda hoje, um dos países mais católicos da Europa. Ou seja, levam o Natal muito, muito a sério. É por isso que as igrejas ficam decoradas durante o Natal, não só no exterior, mas sobretudo no interior. Recomendo que entre na Basílica de Santa Maria para apreciar estas decorações natalinas.
Além disso, se gosta de decorações natalinas em igrejas, pode continuar a sua exploração nas igrejas mais bonitas de Cracóvia. A única coisa que recomendo é que as visite em horários que não coincidam com o culto. As igrejas de Cracóvia costumam estar muito cheias e atitudes que são normais nos países da Europa Ocidental, como passear durante a missa ou relaxar um pouco, podem render olhares desagradáveis na Polónia.
5. Contemple as vistas nevadas da cidade
Cracóvia no inverno pode ser fria e atingir temperaturas de até -10 graus. Um fato que o obrigará a viajar com muitas roupas quentes, mas que também pode proporcionar vistas nevadas que não são nada comuns em Espanha.
Se tiver a sorte de nevar durante a sua estadia, recomendo que contrate uma visita guiada ao Castelo de Wawel. Lá, além de descobrir as maravilhas que este símbolo nacional polaco abriga, poderá admirar vistas panorâmicas fantásticas da colina de Wawel, com o rio Vístula aos seus pés. O que mais se pode pedir?
6. Experimente a gastronomia natalícia da Polónia
No Natal, as vitrines das pastelarias estão repletas de doces natalinos, mas você também não deve deixar de provar algumas especialidades não confeitarias típicas desta época festiva. Aqui estão algumas das mais características.
Comidas natalinas
Existem várias especialidades. Muitas delas podem ser adquiridas em pastelarias ou restaurantes. Para descobrir as melhores opções, consulte os melhores restaurantes de Cracóvia ou, melhor ainda, reserve um tour gastronómico pelo Bairro Judeu. Vai ficar com água na boca!
- Pierogi: São pastéis com diversos recheios (normalmente batata, queijo ou cebola) que são servidos cozidos ou fritos.
- Sopas: O melhor remédio contra o frio. Na Polónia, as sopas são um elemento indispensável da sua gastronomia. Encontrará sopas de praticamente tudo, embora a mais típica seja a conhecida como sopa de beterraba da véspera de Natal.
Doces natalícios
A Polónia é um país muito apreciador de doces, por isso não lhe faltarão opções para provar. Os que mais me chamam a atenção são os seguintes:
- Obwarzanek: Deliciosos rolos de pão com sementes de papoila.
- Chocolate Wedel: A Polónia é um país com uma longa tradição chocolateira. Provavelmente um dos chocolates mais famosos é o Wedel, que leva o nome do criador da marca, um empresário alemão que fundou esta empresa em 1851.
7. Participe no concurso anual de presépios
Os presépios de Cracóvia são considerados Património Imaterial pela UNESCO e, de facto, todos os anos é realizado na cidade um concurso de presépios organizado pelo Museu Histórico da Cidade de Cracóvia. Esta instituição abriga os presépios que podem ser visitados desde o primeiro domingo de dezembro até fevereiro.
Se estiver em Cracóvia na primeira quinta-feira de dezembro, poderá também assistir ao curioso cerimonial que acompanha este concurso de presépios: pela manhã, os participantes reúnem-se no monumento de Adam Mickiewicz para, em seguida, realizarem um cortejo com os presépios pela Praça do Mercado.
Se estiver na cidade nesse dia, tem várias alternativas: pode acompanhar o evento do início ao fim ou parar para ver e fazer coisas na Praça do Mercado e esperar que o desfile apareça. A escolha é sua!
8. Assista a uma ópera ou a um concerto de Chopin
Poucas coisas são mais típicas da época natalícia do que as representações do ballet O Quebra-Nozes de Tchaikovsky. Trata-se de uma tradição muito difundida, sobretudo nos países da Europa Central, do Leste e nos Estados Unidos, pelo que a Polónia não poderia ficar atrás.
Além disso, a pátria de Chopin não poderia deixar de se caracterizar por ter eventos musicais de grande qualidade e com os melhores intérpretes. Sugiro que veja a programação que a Ópera de Cracóvia preparou para o Natal. É quase certo que encontrará apresentações de O Quebra-Nozes.
Se quiser, também pode assistir a um dos muitos concertos de música que há em Cracóvia. Nestas festas, predomina a música clássica, que às vezes é tocada dentro de igrejas ou em locais históricos como o Palácio Bonerowski. Se quiser desfrutar da música e, ao mesmo tempo, conhecer o património arquitetónico da cidade, recomendo reservar ingressos para um concerto de piano de Chopin. Será inesquecível.
9. Contemple a fabricação de bolas de Natal
Uma boa maneira de conhecer o artesanato polaco é visitar a oficina-fábrica ARMAR. Um local situado a 23 km de Cracóvia, onde poderá ver em primeira mão como são feitos os enfeites de Natal. As técnicas utilizadas são muito variadas e incluem o sopro de vidro.
Também terá a oportunidade de participar numa oficina de artesanato, embora isso dependa da sua habilidade com as línguas. Infelizmente, estas oficinas não estão disponíveis em português. Mas se tiveres um mínimo de conhecimento de inglês, italiano, francês, alemão ou russo, não haverá problema. As oficinas têm a duração de 2 horas e podem ser frequentadas de segunda a sexta-feira, às 09:00, 11:00, 13:00 e 15:00 horas.
10. Desfrute de um plano para os mais pequenos: o Dragão de Wawel
O Natal é a época da ilusão por excelência. Portanto, se viajarmos com crianças, pode ser sempre uma boa ideia dar-lhes a conhecer os elementos mágicos, de contos e fábulas que Cracóvia alberga. Um deles é o famoso Dragão de Wawel, uma escultura que a cada cinco minutos cospe fogo pela boca.
A escultura fica perto da Caverna do Dragão, onde há séculos se acreditava que uma dessas criaturas habitava. Além disso, como o famoso Castelo de Wawel fica ao lado, por que não visitá-lo? Aqui deixo todas as informações que você precisa sobre como visitar o castelo, horários e ingressos. E se quiser mais atividades em família, aqui deixo mais informações sobre o que ver em Cracóvia com crianças.
Estes são os planos mais natalícios para fazer em Cracóvia. Decida qual se adapta melhor aos seus gostos ou ao plano que está a pensar e, simplesmente, torne-o realidade. Mas não se esqueça de um bom casaco, luvas e gorro!
A afluência de visitantes a Cracóvia no Natal
Cracóvia não é uma cidade com atrações específicas para a temporada de verão. Embora, sem dúvida, seja mais agradável passear por ela quando o tempo está bom. É por isso que no Natal ela não recebe tantos visitantes quanto no verão, embora o fluxo continue sendo relevante. Principalmente por causa dos mercados de Natal. Portanto, você encontrará visitantes no centro da cidade. No entanto, atrações como Auschwitz e as Minas de Sal estão menos concorridas nesta época do ano.
O tempo em Cracóvia no Natal
O tempo em Cracóvia no Natal é, basicamente, frio e com possibilidade de neve. Na verdade, as temperaturas médias menos frias costumam ficar entre 0 e 5 graus. E as mais frias entre 0 e 5 graus negativos. Portanto, é importante que viaje para Cracóvia bem agasalhado. De qualquer forma, se o clima é um critério importante para si, pode saber mais aqui sobre qual é a melhor época para visitar Cracóvia.
O que levar na mala para visitar Cracóvia no Natal
O que recomendo é, acima de tudo, que esteja equipado com as melhores roupas quentes para enfrentar bem o frio e as possíveis nevadas que podem surpreendê-lo. Portanto, não se esqueça de levar consigo:
- Cachecol
- Casaco
- Camisolas interiores térmicas
- Luvas
E outra coisa que recomendo é que leve consigo, bem preparada, seja num caderno ou anotada no seu telemóvel, uma lista das diferentes casas de câmbio. É que a Polónia não faz parte, por enquanto, da zona euro. A sua moeda é o zloty. Um euro equivale a cerca de 4,5 zlotys. Este valor pode mudar, por isso recomendo que utilize este conversor de moedas para confirmar.
Trocar dinheiro no aeroporto é a pior opção, pois as taxas são mais altas. O recomendável é trocar o mínimo indispensável para chegar à cidade. Uma vez lá, no centro de Cracóvia, encontrará várias casas de câmbio. O melhor é localizá-las antes da sua viagem, para saber quais serão mais vantajosas. Para mais informações úteis, recomendo este artigo com dicas para viajar para Cracóvia.
