Como visitar a Mina de Sal de Wieliczka sem guias saindo de Cracóvia

A Mina de Sal de Wieliczka é uma visita obrigatória durante uma viagem a Cracóvia. Se quiser visitá-la por conta própria, este post tem algumas informações úteis para o ajudar a planear a sua visita - continue a ler!

Isabel Catalán

Isabel Catalán

leitura de 7 minutos

Como visitar a Mina de Sal de Wieliczka sem guias saindo de Cracóvia

Galerias de minas | © Anna & Michal

A Mina de Sal de Wieliczka é uma das maiores e mais antigas minas de sal do mundo e uma das mais famosas atracções turísticas de Cracóvia. Desde que foi visitada pela primeira vez no século XV, a chamada "catedral subterrânea de sal da Polónia" continua a surpreender visitantes de todo o mundo.

Gostaria de explorar as Minas de Sal de Wieliczka ao seu próprio ritmo? Continue a ler, eu digo-lhe como o pode fazer!

A opção mais cómoda

Passeio Diurno na Mina de Sal Wieliczkasaindo da Cracóvia

Desfrute desta impressionante visita às minas numa excursão com transporte incluído.

Percorrerá todo o Parque Natural, com tempo suficiente para fazer caminhadas e ver as cascatas iluminadas à noite. No regresso, fará uma paragem para compras numa loja outlet.

Desfrute de uma visita guiada num grupo de cerca de 35 pessoas. Será recolhido por um veículo com ar condicionado no seu hotel em Cracóvia e de lá seguirá diretamente para as Minas de Sal de Wieliczka. A excursão dura cerca de 4 horas, durante as quais irá penetrar profundamente na terra para explorar câmaras, corredores, capelas de sal e lagos.

As minas de sal de Wieliczka encontram-se a 135 metros de profundidade, pelo que será sempre acompanhado por um guia especializado que o levará pela cidade subterrânea e lhe contará histórias e curiosidades. Verá lagos subterrâneos e salas decoradas com esculturas tão impressionantes que, em 1978, a UNESCO as declarou Património Mundial.

Recomendado se... não quiser perder esta visita única e preferir poupar tempo e dinheiro reservando uma visita organizada.


Como comprar bilhetes para as Minas de Sal de Wieliczka

Maquinaria utilizada para explorar a mina| ©Milan Boers
Maquinaria utilizada para explorar a mina| ©Milan Boers

Comprar bilhetes online

Como uma das atracções turísticas mais populares perto de Cracóvia, acredito que comprar bilhetes online para a Mina de Sal de Wieliczka é a melhor maneira de garantir o acesso no dia que deseja e evitar as filas intermináveis na bilheteira.

Além disso, a compra dos bilhetes online permite-lhe reservar o seu lugar na visita numa língua diferente do polaco e do inglês. Como já referi, há muito poucos bilhetes disponíveis noutras línguas, pelo que a compra antecipada é um fator importante para obter os seus bilhetes na língua que deseja, se não for fluente em inglês.

Uma vez que todas as visitas às Minas de Sal de Wieliczka têm de ser feitas por dentro com um guia, para não complicar a sua pesquisa de transportes, bilhetes, línguas, etc., recomendo que simplifique as coisas e reserve uma visita guiada às Minas de Sal de Wieliczka, onde tudo já está organizado para que não tenha de se preocupar com nada, apenas com a diversão.

No post Excursões às Minas de Sal a partir de Cracóvia encontrará várias propostas interessantes que aconselho a ver se quiser comprar os bilhetes online. Lembre-se de que, após a reserva online, terá de contactar o fornecedor para confirmar a hora de início da excursão na língua que escolheu.

Comprar bilhetes na bilheteira

Se está a planear uma viagem a Cracóvia e gostaria de visitar a Mina de Sal de Wieliczka por conta própria, a primeira coisa a fazer é verificar o horário de abertura para planear a sua visita e, em seguida, obter os seus bilhetes.

Para visitar as minas de sal de Wieliczka por conta própria , pode obter bilhetes na bilheteira do monumento para visitas em polaco e inglês, mas se quiser fazer esta visita numa língua diferente, terá de os comprar online e com antecedência em relação à data da sua viagem, uma vez que as visitas noutras línguas são raras mas muito procuradas.

Assim que tiver os seus bilhetes, será atribuído a um grupo com o qual irá visitar as minas com um guia e, embora por razões de conservação e segurança não possa visitar as minas completamente sozinho no modo explorador, a experiência é também muito emocionante e irá divertir-se muito durante a excursão.

Reservar uma visita às minas de sal

Como é a visita às minas de sal de Wieliczka?

Anões mineiros de sal| ©Dennis Jarvis
Anões mineiros de sal| ©Dennis Jarvis

A Mina de Sal de Wieliczka é um lugar espantoso - quem poderia imaginar que as entranhas da terra poderiam ser o lar de um lugar assim?

Só de olhar para as fotografias do interior dá vontade de explorar as profundezas da mina como o Indiana Jones, mas aqueles que quiserem explorar as Minas de Sal de Wieliczka ao seu próprio ritmo devem saber que serão sempre acompanhados por um guia profissional do próprio monumento, por razões de conservação e segurança.

Isto pode parecer um pouco desmancha-prazeres, mas nada poderia estar mais longe da verdade. Os guias conhecem muitas histórias e curiosidades sobre as minas que tornam a visita ainda mais divertida.

Além disso, tenha em conta que o percurso da visita percorre 135 metros de profundidade ao longo de 3,5 quilómetros de galerias labirínticas e câmaras com lagos subterrâneos, pelo que percorrer as profundezas da terra na escuridão com um guia que sabe como encontrar o caminho de volta e tem conhecimentos de primeiros socorros e segurança é sempre reconfortante.

Caso se sinta claustrofóbico numa parte do percurso um pouco mais fechada, existe um protocolo para o acompanhar e ajudar. Não se preocupe, tudo correrá bem e será uma experiência inesquecível!

Reservar uma excursão às Minas de Sal

O que é que vai ver nas Minas de Sal de Wieliczka?

Capela de Santa Kinga| ©G. Weston
Capela de Santa Kinga| ©G. Weston

Ao longo do caminho, verá paisagens impressionantes que irão superar todas as suas expectativas. A visita às Minas de Sal de Wieliczka começa no poço Danilowicza e, a partir daí, descerá do primeiro para o terceiro nível através de diferentes galerias que conduzem a câmaras como a Câmara de Copérnico (um dos primeiros visitantes das minas), a Câmara de Santa Bárbara (padroeira dos mineiros), a Câmara de Kazimierz (um importante rei polaco), a Câmara de Weimar (com um pequeno lago iluminado) ou a Capela da Cruz, entre muitas outras.

De todas elas, a Capela de Santa Kinga é, na minha opinião, a joia das minas de Wieliczka. Só por si, esta câmara vale a pena a visita. É um lugar muito especial, a mais de 100 metros de profundidade, decorado com belos candelabros pendurados no teto, estátuas e relevos sobre a vida de Cristo. É um lugar com uma atmosfera única! Chama mesmo a atenção.

Se quiser saber mais sobre as câmaras das Minas de Sal de Wieliczka e o que pode ver durante a visita turística, não perca o post O que ver nas Minas de Sal.

Reservar uma excursão às Minas de Sal

Qual é a melhor altura para visitar as Minas de Sal de Wieliczka?

Pormenor da decoração da Capela de Santa Kinga| ©Dennis Jarvis
Pormenor da decoração da Capela de Santa Kinga| ©Dennis Jarvis

Na minha opinião, a melhor altura para visitar as Minas de Sal de Wieliczka é de manhã cedo. Dessa forma, você terá o resto do dia para fazer outros planos em Cracóvia que ainda estejam pendentes.

Nesse sentido, recomendo que você leia o post O que ver e o que fazer em Cracóvia, onde encontrará algumas ideias para aproveitar ao máximo uma escapada a essa cidade polonesa.

Reservar uma viagem às Minas de Sal

Quanto tempo leva para visitar as Minas de Sal de Wieliczka?

Altar da Capela de Santa Kinga| ©Dennis Jarvis
Altar da Capela de Santa Kinga| ©Dennis Jarvis

Quer se vá às Minas de Sal de Wieliczka por conta própria ou numa excursão organizada, a visita às Minas de Sal de Wieliczka demora cerca de 2 horas e pode ser prolongada até 3 horas se se acrescentar uma visita à exposição subterrânea no Museu da Mina de Sal em Cracóvia.

Algumas pessoas podem achar que é uma visita longa, mas na verdade não é uma atividade muito exigente, porque o passeio é fascinante e passa-se muito bem durante a visita. Afinal, não é sempre que se tem a oportunidade de entrar numa mina real tão artística como esta, que ainda está ativa e é também uma das mais antigas e maiores do mundo.

Se está a planear uma viagem a Cracóvia, no artigo Quanto tempo duram as visitas às Minas de Sal explico em pormenor quanto tempo vai precisar para ver o monumento, para que possa planear melhor o resto das actividades do dia.

Reservar uma excursão às Minas de Sal

Como chegar à Mina de Sal de Wieliczka?

Teleférico para as minas de sal| ©Dennis Jarvis
Teleférico para as minas de sal| ©Dennis Jarvis

Isto será de grande interesse para si se planeia visitar as Minas de Sal de Wieliczka por conta própria.

O monumento fica a apenas 14 quilómetros de Cracóvia, por isso não vai demorar muito tempo a chegar lá. Dependendo do meio de transporte que escolher, demorará cerca de 30 minutos no máximo.

Sendo um local tão turístico, as Minas de Sal de Wieliczka estão muito bem ligadas a Cracóvia e existem várias opções de transporte para lá chegar por conta própria.

No post Como chegar às minas de sal de Wieliczka a partir de Cracóvia, conto-lhe todas as alternativas disponíveis, embora, como disse antes, se não quiser complicar-se à procura de transportes e bilhetes, calculando rotas e transferências, olhando para paragens, estacionamento e assim por diante, o meu conselho é simplificar as coisas e reservar o seu lugar numa excursão organizada às minas de sal de Wieliczka, onde é recolhido no hotel ou num ponto de encontro na cidade num veículo privado para se dirigir ao monumento. É muito fácil!

Outras dicas para a excursão às Minas de Sal de Wieliczka

Lago da mina de sal| ©Aleksandr Zykov
Lago da mina de sal| ©Aleksandr Zykov

Se você está planejando visitar as Minas de Sal de Wieliczka por conta própria, além dos horários de funcionamento, da reserva de ingressos e da melhor maneira de chegar lá, há outras coisas que você deve saber para aproveitar ao máximo a experiência.

No post Dicas para visitar as minas de sal a partir de Cracóvia encontrará algumas dicas muito úteis que certamente o ajudarão. Não perca!

Reservar uma excursão às minas de sal