O que ver e fazer em Cracóvia em dezembro

dezembro é um dos meses mais dinâmicos na vida da cidade de Cracóvia, em grande parte devido ao Natal. Eis o que fazer na cidade polaca neste mês do ano.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

O que ver e fazer em Cracóvia em dezembro

Neve em Cracóvia | ©Anna & Michal

Cracóvia é uma cidade que não tem uma estação definida: os seus encantos podem ser apreciados em qualquer altura do ano. No entanto, no inverno, o frio e a queda ocasional de neve podem dificultar a sua exploração com conforto. A boa notícia é que, no inverno, a cidade polaca tem atracções específicas de inverno que valem bem a pena visitar.

Se decidiu viajar em dezembro, não lhe faltarão coisas para fazer em Cracóvia, especialmente porque o Natal se aproxima rapidamente. Por outras palavras, muitas das coisas que não pode fazer (ou que terá mais dificuldade em fazer) em qualquer outra altura do ano. Neste artigo, vou dar-lhe algumas ideias para planear a sua escapadela de inverno à cidade polaca.

1. Mercados de Natal

Visitar os mercados de Natal de Cracóvia| ©victoriauy
Visitar os mercados de Natal de Cracóvia| ©victoriauy

Como sabe, a Praça do Mercado, com 40.000 metros quadrados, é um dos pontos turísticos mais importantes de Cracóvia. Para isso contribui, sem dúvida, a sua dimensão, mas também os monumentos aí situados: a Basílica de Santa Maria e o Mercado dos Panos.

Entre 27 de novembro e 26 de dezembro, tem lugar o extraordinário Mercado de Natal. Durante estas datas, a Praça do Mercado enche-se de bancas de Natal com comida típica, artesanato, presépios tradicionais e muitos outros objectos. Embora a principal atração seja a Praça do Mercado, recomendo que visite também o Mercado Stary Keplarz, um mercado com um foco mais gastronómico e polaco.

E, já agora, pode aproveitar o ambiente natalício para fazer uma visita guiada à Cidade Velha de Cracóvia e descobrir a sua história num ambiente com uma atmosfera diferente das outras épocas do ano.

Reservar uma visita guiada à Cidade Velha de Cracóvia

2. Esquiar em Zakopane em dezembro

A pista de esqui de Zakopane| ©Sende
A pista de esqui de Zakopane| ©Sende

Não é raro que uma visita a Cracóvia em dezembro seja acompanhada de neve, por isso, porque não aproveitá-la? É nessa altura que uma viagem aos arredores da cidade é a melhor opção. Se tivesse de escolher uma, diria imediatamente Zakopane, que se situa a uma hora e um quarto de carro de Cracóvia.

Uma viagem a Zakopane a partir de Cracóvia significa entrar numa pequena cidade de apenas 30.000 habitantes com um ambiente montanhoso natural devido à sua proximidade das Montanhas Tatra. Há inúmeras actividades disponíveis aqui:

  • Passeios de trenó puxado por cães
  • Esqui
  • Snowboarding
  • Banhos termais
  • Passeios de mota de neve

Reservar uma excursão a Zakopane e às termas

3. Experimente a comida de rua polaca

Maczanka krakowska| ©Kasia Pustelny-Szewczyk
Maczanka krakowska| ©Kasia Pustelny-Szewczyk

Para além dos mercados de Natal, Cracóvia está repleta de bancas de comida de rua. Há uma especialidade de Cracóvia que praticamente só é servida nas bancas de comida de rua: a maczanka krakowska ou "hambúrguer polaco".

O que o distingue do hambúrguer convencional é o facto de a carne não ser apenas frita, mas também cozinhada num caldo com natas. É normalmente acompanhado por pepinos e algum molho resultante do processo de cozedura. São comuns em Kazimierz, o bairro judeu, e também na Praça do Mercado. De facto, se visitar Cracóvia no inverno, pode fazê-lo sem grande esforço, uma vez que a Praça do Mercado está cheia na época do Natal.

E se decidir experimentá-lo em Kazimierz, onde as bancas de comida são abundantes, recomendo que aproveite e faça uma visita guiada ao bairro judeu de Cracóvia.

Reservar uma visita gastronómica ao bairro judeu

4. Aqueça-se com os deliciosos chocolates polacos

Visitar o Karmello:| ©Andrea T
Visitar o Karmello:| ©Andrea T

Embora possa não parecer, a Polónia é um país com uma forte tradição de chocolate. Esta tradição vem de um chocolatier alemão que deu o seu nome ao que é atualmente o chocolate mais conhecido do país, o chocolate Wedel, uma marca que existe desde 1851, o que é uma garantia de qualidade.

Em dezembro faz muito frio em Cracóvia, por isso, o que poderia ser melhor do que uma chávena de chocolate e um passeio sem pressa? E se ainda tiver fome de mais sabores, pode sempre fazer um passeio gastronómico. No que diz respeito ao chocolate, aqui estão alguns dos sítios que pode encontrar no centro:

  • Karmello: existem vários estabelecimentos espalhados pela cidade. O mais central está situado em Florianksa.
  • Wedel: muito perto de Florianska encontra-se a famosa loja de chocolates Wedel. A melhor opção se quiser algo mais tradicional.
  • Wawel: também no centro histórico. Uma empresa de alta qualidade que foi premiada várias vezes.

Reserve um passeio gastronómico pelo bairro judeu

5. Mergulhe na vida nocturna na véspera de Ano Novo

Single Scena Music Bar:| ©Tomasz B
Single Scena Music Bar:| ©Tomasz B

Se há um incentivo para passar a véspera de Ano Novo noutro país, é experimentar uma noite tão animada em clubes e ruas desconhecidos. Cracóvia oferece uma grande variedade de vida nocturna. Se precisar de algumas ideias, aqui ficam algumas:

  • Single Scena Music Bar: especialmente adequado se quiser uma véspera de Ano Novo animada mas tranquila. Este bar tem um espaço para bar e mesas, bem como um palco para desfrutar de música ao vivo.
  • Forty Kleparz: perfeito se quiser dançar, mas não lhe apetecer algo demasiado grande e avassalador.
  • Frantic Club: a escolha certa se estiver à procura de uma discoteca grande, com várias salas e ambientes, e muita gente.

E se quiser ver mais discotecas, pode sempre inscrever-se num pub crawl em Cracóvia e continuar a festa.

Ana's Traveller Tip

Beber na rua não é permitido em Cracóvia. Embora nem sempre seja fácil controlar este aspeto, especialmente se estiver habituado à permissividade em Espanha neste ponto, recomendo que se lembre desta regra. Pode poupar-lhe algumas situações incómodas.

6. Patinagem no gelo em dezembro

Patinagem no gelo| ©RichardBH
Patinagem no gelo| ©RichardBH

Não lhe faltarão pistas de patinagem. A mais popular é a que se situa perto da Praça do Mercado, embora existam também outros locais muito adequados para a patinagem no gelo. Eis os mais importantes:

Se optar por este último, pode fazer uma visita guiada a Nowa Huta, um bairro muito especial que foi criado por ordem das autoridades comunistas em 1949 como uma cidade independente. Como se pode imaginar, tem uma história muito interessante.

Informações interessantes sobre as pistas de gelo

  • Horário de funcionamento: normalmente das 09:00 às 21:00, embora possa variar ligeiramente consoante a pista.
  • Preço: a partir de 3 €, um preço muito interessante.

Reservar uma visita guiada a Nowa Huta

7. Descobrir a música judaica

pessoas a tocar instrumentos|©Leo Fellinger
pessoas a tocar instrumentos|©Leo Fellinger

Em dezembro, em Cracóvia, está um frio de rachar e, por isso, as actividades de interior são as preferidas dos turistas e, claro, dos habitantes locais. Por isso, é a altura ideal para fazer aquela coisa que preferia fazer mais tarde porque preferia estar ao ar livre.

Estou a falar de um concerto de música judaica. Já alguma vez foi a um? Especificamente, em Cracóvia, é possível ouvir a chamada música klezmer, um tipo de música instrumental que as comunidades judaicas da Europa de Leste costumavam tocar em casamentos e celebrações diversas.

Este tipo de música é extremamente bonito e inebriante, sendo perfeito para animar uma tarde na cidade, uma vez que as actuações costumam acontecer por volta das 16h30. O melhor de tudo é que as actuações têm lugar numa casa tradicional polaca, pelo que o cenário o fará recuar no tempo.

8. Visitar as Minas de Sal de Wieliczka

Corredor das Minas de Sal de Wieliczka|©Juan Pedro Gómez-51
Corredor das Minas de Sal de Wieliczka|©Juan Pedro Gómez-51

As Minas de Sal de Wieliczka são, sem dúvida, um dos lugares mais especiais de Cracóvia. São uma atração que pode ser visitada em qualquer altura do ano, uma vez que a temperatura no interior se mantém constante (cerca de 17 graus Celsius), mas o lado bom da época de inverno é que há menos pessoas e pode visitá-las mais à vontade.

Tenha em atenção que durante a sua visita entrará num local subterrâneo com mais de 800 anos de história que tem um total de 20 câmaras subterrâneas que atingem uma profundidade de 135 metros. No interior, encontrará esculturas esculpidas pelos antigos mineiros e cavidades incríveis. Não se esqueça que este lugar espetacular foi declarado Património da Humanidade.

Seria um crime ir a Cracóvia e não fazer uma paragem nestas minas únicas.

Reservar uma viagem às minas de sal

9. Ver Cracóvia sob a neve em dezembro

inverno em Cracóvia| ©Roman Boyko
inverno em Cracóvia| ©Roman Boyko

Não se deve ficar surpreendido se se deparar com um nevão de inverno em Cracóvia. O que, por outro lado, não seria mau, dado que Cracóvia é uma cidade particularmente bonita coberta de neve. Se isso acontecer, dirija-se à Colina de Wawel, onde poderá observar os telhados cobertos de neve e a cidade de ambos os lados do Vístula.

Poderá também ser uma boa altura para visitar o Castelo de Wawel e, se viajar para Cracóvia com crianças, para visitar o Dragão de Wawel, uma escultura na colina que representa um dragão lendário que se pensa ter vivido numa caverna na colina.

Marcar uma visita ao Castelo de Wawell

10. Apostar no Festival da Montanha de Cracóvia

Pessoas a filmar no Festival da Montanha.| ©KrakowWiki
Pessoas a filmar no Festival da Montanha.| ©KrakowWiki

Entre 3 e 5 de dezembro, Cracóvia acolhe o Festival da Montanha, um evento cinematográfico que reúne centenas de montanhistas e alpinistas, bem como artistas plásticos e realizadores de documentários.

É um dos maiores eventos audiovisuais da Polónia e, se estiver interessado em escalada, desportos de montanha e cinema, é um plano interessante. Além disso, não se preocupe muito com a língua. Trata-se de um festival internacional, pelo que nem tudo será em polaco. De facto, existe um concurso específico para obras em polaco, por isso, se quiser ter a certeza de que compreende tudo, é melhor assistir a outros concursos em paralelo.

11. Experimente a cultura popular com o concurso de szopka (presépio polaco)

Presépios de Cracóvia| ©Rafael Wagner
Presépios de Cracóvia| ©Rafael Wagner

Os presépios estão normalmente associados aos países europeus mais meridionais (principalmente Espanha e Itália). No entanto, a Polónia, fiel à sua forte tradição católica, também tem os seus próprios presépios. São chamados szopka e diferem dos presépios do sul por representarem elementos arquitectónicos tipicamente polacos.

Estes szopka são, de facto, Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO e visitá-los pode ser uma forma extraordinária de conhecer em primeira mão um dos elementos mais importantes do folclore polaco.

Realiza-se na primeira quinta-feira de dezembro na Praça do Mercado e envolve normalmente entre 100 e 200 pessoas. Se quiser descobrir mais planos para o Natal, aqui estão mais informações sobre o que ver e fazer em Cracóvia no Natal.

12. Diga olá ao Mikolajki (São Nicolau polaco)

A visita do Pai Natal| ©Dreen
A visita do Pai Natal| ©Dreen

Se viajar com crianças, vale a pena assistir à celebração do Mikolajki, o São Nicolau polaco, que tem lugar a 6 de dezembro. Na véspera, no dia 5, há celebrações deste dia especial para os mais pequenos. As crianças podem divertir-se a ver o "Pai Natal" tanto na Praça do Mercado como nos centros comerciais. O Mikolajki é muito diferente do Pai Natal.

Todas as bancas oferecem tudo, desde estatuetas de Mikolajki a doces e produtos associados à festa. Entre estes, contam-se os seguintes:

  • Biscoitos em forma de Mikolajki cobertos de açúcar em pó
  • Maçãs vermelhas
  • Laranjas

Qual é o tempo como em Cracóvia em dezembro?

Natal em Cracóvia| ©Brandon Atkinson
Natal em Cracóvia| ©Brandon Atkinson

dezembro em Cracóvia é um mês frio. O clima de inverno apresenta temperaturas elevadas entre 0 e 5 graus Celsius. As temperaturas baixas situam-se entre 0 e 5 graus negativos.

Não são raras as quedas de neve no inverno, bem como as chuvas e os ventos. Recomendo que passe as suas férias de inverno a explorar a cidade, um local onde não terá problemas se estiver bem agasalhado. A história é diferente se quiser explorar os arredores, como Auschwitz. Neste caso, o mau tempo pode arruinar a sua experiência ou torná-la menos satisfatória.

Quantos visitantes vêm a Cracóvia em dezembro?

As ruas de Cracóvia no Natal| ©YougoPL
As ruas de Cracóvia no Natal| ©YougoPL

Cracóvia é, juntamente com Varsóvia, um dos destinos turísticos mais populares da Polónia. No entanto, não se encontram sobrelotações ou multidões. O mês de dezembro inclui, no entanto, a maior parte das festividades natalícias, bem como uma das maiores atracções da cidade: o Mercado de Natal.

É de esperar que a cidade registe um aumento de visitantes durante este mês, mas não de uma forma que prejudique a sua diversão. A época festiva costuma atrair muito turismo interno e, embora possa encontrar mais multidões nos "pontos quentes" (como a Praça do Mercado), poderá visitar todos os encantos de Cracóvia sem grandes problemas.

O que devo levar na mala para a minha viagem a Cracóvia?

Preparar a sua bagagem| ©Ketut Subiyanto
Preparar a sua bagagem| ©Ketut Subiyanto

O que levar na mala para a sua viagem a Cracóvia é determinado pelo tempo em dezembro. Aconselho-o a levar roupa quente, pois poderá enfrentar temperaturas próximas ou abaixo de zero. Eis o que deve levar consigo:

  • Um casaco grosso
  • Coletes térmicos
  • Luvas
  • Cachecóis
  • Gorro

Recomendo também que leve na bagagem uma lista das casas de câmbio no centro de Cracóvia. Ou, em alternativa, guarde-a no seu telemóvel. Como sabe, a Polónia ainda não faz parte da zona euro e a sua moeda é o zloty. Um euro equivale a cerca de 4,50 zlotys. Esta situação pode mudar facilmente. Recomendo que verifique a taxa de câmbio euro-zloty antes de partir.

Quanto ao local para trocar dinheiro, as comissões no aeroporto são muito elevadas. O meu conselho é trocar o essencial para o transporte até lá e, uma vez em Cracóvia, trocar dinheiro nas casas de câmbio que oferecem as melhores taxas.

Reservar uma visita guiada a Cracóvia