Horário de funcionamento da Mina de Sal de Wieliczka

Uma visita à mina de sal de Wieliczka é obrigatória numa viagem a Cracóvia. Tome nota do seu horário de abertura para organizar a sua visita.

Isabel Catalán

Isabel Catalán

leitura de 4 minutos

Horário de funcionamento da Mina de Sal de Wieliczka

Detalhe em relevo do massacre dos inocentes | ©Dennis Jarvis

A Mina de Sal de Wieliczka é uma das mais antigas minas de sal do mundo e uma das mais famosas atracções turísticas de Cracóvia. Se quiser visitá-las durante uma viagem à Polónia, a primeira coisa a fazer é verificar o horário de funcionamento para organizar a sua visita.

Em seguida, compre os seus bilhetes para as Minas de Sal de Wieliczka online com antecedência para garantir o seu lugar para visitar este Património Mundial a mais de 100 metros de profundidade. Se me permite uma dica, é melhor juntar-se a uma excursão às Minas de Sal de Wieliczka a partir de Cracóvia, para não ter problemas em organizar o transporte de e para as Minas de Sal - este local é muito popular e os bilhetes são muito caros!

1. Horário de abertura da Mina de Sal de Wieliczka

Instalações exteriores da mina| ©NH53
Instalações exteriores da mina| ©NH53

A mina de sal de Wieliczka está aberta todos os dias da semana, de segunda a domingo. Os horários de abertura deste monumento são os seguintes:

  • De segunda-feira a domingo: das 9 às 17 horas.

Marque a sua visita às Minas de Sal

2. Horário da visita às minas de sal de Wieliczka

Dentro das minas de sal| ©Andrew Milligan sumo
Dentro das minas de sal| ©Andrew Milligan sumo

Todas as visitas às minas de sal de Wieliczka são efectuadas com um guia em grupos de aproximadamente 30 pessoas.

Embora muitos viajantes queiram visitar este lugar único por conta própria, uma visita guiada às Minas de Sal de Wieliczka é a mais conveniente, dadas as características do monumento.

Não se esqueça de que se trata de um percurso de 135 metros de profundidade ao longo de 3,5 quilómetros de galerias labirínticas e câmaras com lagos subterrâneos, pelo que é sempre mais seguro percorrer as profundezas da terra na semi-obscuridade com um guia que saiba encontrar o caminho de volta e tenha conhecimentos de primeiros socorros e segurança. Especialmente para aqueles que podem ser claustrofóbicos.

Além disso, a experiência com um guia é mais divertida porque eles conhecem muitos factos e histórias interessantes que tornarão a sua visita inesquecível.

Para as visitas guiadas às Minas de Sal de Wieliczka, para além do polaco, existem horários específicos para outras línguas, como o inglês, espanhol, alemão, italiano, russo e francês.

Pode comprar os bilhetes para as visitas em polaco e inglês na bilheteira, mas se preferir fazer a visita numa língua diferente, terá de comprar os bilhetes para a visita guiada às minas de sal de Wieliczka online. Após a reserva online, terá de contactar o fornecedor para confirmar a hora de início da visita na língua escolhida.

Reserve a sua visita às minas de sal

3. Quanto tempo dura a visita às minas de sal de Wieliczka?

Estrutura de escoramento da mina| ©G. Weston
Estrutura de escoramento da mina| ©G. Weston

O passeio no interior das minas de sal de Wieliczka demora cerca de 2 horas e pode ser prolongado até 3 horas se acrescentar uma visita à exposição subterrânea no Museu da Mina de Sal em Cracóvia.

Na verdade, não é uma atividade que consuma muito tempo, porque o passeio é muito emocionante e passa-se muito bem durante a visita. Não é todos os dias que se tem a oportunidade de visitar uma verdadeira mina ativa tão única e artística como esta, que é também uma das mais antigas e maiores do mundo.

Se está a planear uma viagem a Cracóvia, o artigo Quanto tempo duram as visitas às Minas de Sal diz-lhe em pormenor quanto tempo vai precisar para ver o monumento, para que possa planear melhor o resto das actividades do dia.

Dito isto, não há palavras suficientes para descrever este lugar incrível. Tudo nele é alucinante! Felizmente, os guias das minas ajudam-nos a descobrir todos os recantos e tesouros escondidos nas galerias subterrâneas e a desvendar a sua história e o significado da sua ornamentação e arquitetura.

Não é à toa que são conhecidas como "a catedral de sal subterrânea da Polónia". Tem espaços verdadeiramente fascinantes! A Capela de Santa Kinga é, na minha opinião, a joia das Minas de Wieliczka e uma das minhas favoritas, mas há muitas mais. No post O que ver nas Minas de Sal revejo os pontos altos desta fantástica visita.

Reserve a sua visita às Minas de Sal

4. Qual é a melhor altura para visitar as Minas de Sal de Wieliczka?

Capela da Mina de Sal| ©Harald Groven
Capela da Mina de Sal| ©Harald Groven

Na minha opinião, a melhor altura para visitar as Minas de Sal de Wieliczka é de manhã cedo. Assim, você terá o resto do dia para fazer outras coisas interessantes em Cracóvia.

No post O que ver e fazer em Cracóvia encontrará mais ideias para uma fabulosa pausa na cidade - vai adorar!

5. Quando é que as minas de sal de Wieliczka estão fechadas?

Uma reconstrução do trabalho nas minas nos tempos antigos| ©Dennis Jarvis
Uma reconstrução do trabalho nas minas nos tempos antigos| ©Dennis Jarvis

As Minas de Sal de Wieliczka estão abertas todos os dias do ano, exceto a 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de novembro, Véspera de Natal e Dia de Natal. Além disso, as minas fecham no Sábado Santo, às 17 horas, e no dia 31 de dezembro, às 16 horas.

No entanto, se houver uma mudança de planos ou se o monumento tiver de fechar no caso improvável de um acontecimento ou incidente imprevisto, pode verificar antes de viajar, fazendo uma pesquisa rápida no Google.

Finalmente, se estiver a planear uma visita às Minas de Sal de Wieliczka em breve, para tirar o máximo partido desta grande experiência, recomendo a leitura do artigo Dicas para visitar as Minas de Sal de Wieliczka para mais conselhos úteis.

Marque a sua visita às Minas de Sal