Os melhore museus em Amsterdã

Para além dos seus canais, tulipas e moinhos de vento, Amesterdão tem alguns dos museus mais interessantes do mundo.

Isabel Catalán

Isabel Catalán

leitura de 16 minutos

Os melhore museus em Amsterdã

Vista de vários museus de Amesterdão | ©V2F

Quer acrescentar uma atividade cultural à sua viagem? Descubra os 10 melhores museus de Amesterdão para um dia cheio de arte, história e muita diversão.

Museu Van Gogh

Museu Van Gogh| ©Frans Ruiter
Museu Van Gogh| ©Frans Ruiter

O que pensaria Van Gogh se descobrisse que existe um museu dedicado à sua obra na capital do seu país, apesar de só ter vendido um quadro em toda a sua carreira?

Talvez não acreditasse, pois a sorte não lhe sorriu durante a sua vida, mas a verdade é que hoje é um dos artistas mais aclamados pelo público e o Museu Van Gogh é um dos museus mais visitados de Amesterdão.

Apesar de várias das suas obras estarem espalhadas pelo mundo, o Museu Van Gogh possui algumas das mais importantes como "Camponeses Comendo Batatas", "Girassóis", "O Quarto em Arles" ou "A Casa Amarela", entre outras.

O museu tem uma coleção de 1450 obras, incluindo 500 desenhos, 200 pinturas e 750 documentos escritos. Tem também uma exposição de pinturas do século XIX, onde se pode apreciar a relação entre artistas contemporâneos de Van Gogh e a sua obra.

Porque é que eu gosto deste museu

Considero o Museu Van Gogh um local fascinante, pois ao longo do seu primeiro andar podemos conhecer a história do pintor contada tela a tela.

As suas pinturas estão organizadas cronologicamente em cinco períodos, de acordo com as fases da vida de Van Gogh, pelo que se pode ver a sua evolução artística, desde as cenas campestres dos seus primeiros dias até às obras conturbadas dos seus últimos dias.

Recomendo que faça uma visita guiada privada ao Museu Van Gogh em Amesterdão para ver em pormenor a incrível obra do artista holandês.

Pormenores interessantes

  • Localização: Paulus Potterstraat 7. Museumplein.
  • Preço deentrada: 19 euros por pessoa. Grátis para crianças com menos de 18 anos.
  • Quanto tempo precisa para o ver: mínimo 2 horas.
  • Recomendado para... Todos os amantes da arte. O estilo de Van Gogh nunca foi do agrado de todos, mas admirar aqui uma boa parte da sua obra e relacioná-la com as diferentes fases da sua vida muda a visão que muitas pessoas têm dele.

Reservar bilhetes para o Museu Van Gogh

Museu Rijksmuseum

Museu Rijksmuseum| ©Frans Ruiter
Museu Rijksmuseum| ©Frans Ruiter

Considerado o melhor museu da Holanda, o Rijksmuseum é uma das galerias de arte imperdíveis para qualquer viajante que visite o país, pois abriga a mais notável coleção de pinturas da Era de Ouro Holandesa do mundo.

Situado bem no centro de Amesterdão, o Museu do Reino alberga não só telas assinadas por artistas holandeses tão importantes como Rembrandt, Vermeer, Jan Steen e Frans Hals, como também possui um interessante repertório de objectos antigos da cultura holandesa (gravuras, desenhos, fotografias, etc.) e de outras culturas, como a egípcia e a asiática.

Porque é que gosto deste museu

O Rijksmuseum é o maior museu dos Países Baixos e uma das principais atracções turísticas de Amesterdão. Exibe 800 anos de história holandesa, desde o ano 1200 até aos dias de hoje.

Dentro das suas paredes guarda um pedacinho da história e da arte europeias e revela o impacto cultural e político da Idade de Ouro holandesa no continente através de peças que pertenceram às famílias mais ricas da época.

Mas para além desse período, o Rijksmuseum também preserva muitos objectos de grande valor histórico, tais como esculturas, armas, jóias e trajes pertencentes a épocas passadas, por isso este museu é um lugar que eu recomendo a todos os amantes da arte antiga, porque vão passar um grande momento.

Pormenores interessantes

  • Localização: Jan Luijkenstraat 1, Amesterdão.
  • Entrada: 20 euros por pessoa. As crianças com menos de 18 anos têm entrada gratuita.
  • Quanto tempo é necessário para o ver: pelo menos 3 horas, embora seja necessário um dia inteiro para o visitar.
  • Recomendado para... aqueles que apreciam a arte nos seus aspectos pictóricos e arquitectónicos, pois o majestoso edifício neo-gótico desenhado por Pierre Cuypers que alberga o museu é uma maravilha que não deixa ninguém indiferente.

Reservar uma visita guiada ao Rijksmuseum

Museu Stedelijk

Museu Stedelijk| ©Frans Ruiter
Museu Stedelijk| ©Frans Ruiter

Se gosta de arte moderna, o Museu Stedelijk é uma visita obrigatória durante a sua estadia em Amesterdão. Fundada em 1874, esta galeria de arte alberga uma das principais colecções de arte moderna do mundo e centra-se em movimentos como Bauhaus, Pop-Art, De Stijl (O Estilo), Colorfield, Neo-Impressionismo e Minimalismo.

Com mais de 90.000 obras de arte do século XIX até aos dias de hoje, o Museu Stedelijk é um local de visita obrigatória.Com mais de 90 000 obras de arte do século XIX ao século XXI, este é o mais importante museu de arte e design contemporâneos de Amesterdão e um dos mais proeminentes a nível internacional.

Curiosamente, quando o Museu de Arte Moderna Contemporânea abriu as suas portas, não foi sem controvérsia, uma vez que muitas pessoas não ficaram satisfeitas com a sua escolha de arte. Hoje em dia, no entanto, o Museu Stedelijk tornou-se num dos museus mais divertidos e queridos dos Países Baixos.

Porque é que eu gosto deste museu

Por um lado, gosto do Museu Stedelijk pela sua arquitetura, uma vez que apresenta um forte contraste entre o antigo edifício neo-renascentista e o edifício futurista apelidado de "A Banheira", que é a entrada para o museu através da sua porta principal. Contrasta mesmo com outros museus da vizinhança, como o Museu Van Gogh e o Rijksmuseum. É bastante chamativo.

Por outro lado, pelas colecções de arte que alberga no seu interior. Há peças muito interessantes de Van Gogh, Matisse, Renoir, Newman, Picasso, Warhol, Jackson Pollock e Rauschenberg, entre outros.

Além disso, o Museu de Arte Moderna Contemporânea tem uma coleção de objectos representativos de algumas tendências da arte moderna, como fotografias, esculturas, desenhos, gravuras ou design gráfico.

Pormenores de interesse

  • Localização: Museumplein 10 1071 DJ Amesterdão
  • Taxade entrada: O bilhete de adulto custa 20 euros, o bilhete de estudante custa 10 euros e as crianças com menos de 18 anos têm entrada gratuita.
  • Quanto tempo precisa para o ver: 2 horas.
  • Recomendado para... os interessados em arte contemporânea, tanto na sua vertente arquitetónica como pictórica.

Reservar bilhetes para o museu Stedelijk

Madame Tussauds de Amesterdão

Museu Madame Tussauds, Amesterdão
Museu Madame Tussauds, Amesterdão

O Madame T ussauds pode não estar no topo da sua lista de museus de Amesterdão para visitar, mas é certamente um dos lugares mais agradáveis para visitar durante a sua estadia.

O Madame Tussauds de Amesterdão abriu em 1972, em frente à Praça Dam, mas tem mais de 20 locais na Ásia, Europa, América e Oceânia, sendo os museus de Londres e Nova Iorque os dois mais famosos.

Se viaja com crianças ou adolescentes para a capital holandesa, este é um dos melhores museus em Amesterdão para visitar em família, porque eles vão divertir-se imenso a explorar os diferentes pisos e todas as surpresas que os esperam.

Porque é que eu gosto deste museu

Muitas pessoas perguntam-se se o Madame Tussauds vale tanto a pena e é tão espetacular como dizem e posso garantir-vos que a sua fama é bem merecida.

Não só pela semelhança das suas esculturas de cera com as celebridades que representam, mas também porque é possível interagir com elas nos diferentes cenários e levar para casa um fantástico álbum de fotografias da sua visita.

A coleção atual do Madame Tussauds de Amesterdão inclui figuras da realeza e de políticos (como o Rei e a Rainha dos Países Baixos, Angela Merkel e Barack Obama), actores e cantores (Marilyn Monroe, Lady Gaga, Adele e Daniel Craig), bem como personagens fictícias como os super-heróis da Marvel.

Detalhes interessantes

  • Localização: Dam 20, 1012 NP Amesterdão
  • Preçodo bilhete: 21,50 euros.
  • Quanto tempo precisa para o ver: 1,5 horas
  • Recomendado para... viajantes em família, casais e amigos. Vais divertir-te neste museu e tirar fotografias hiper-realistas com as celebridades mais famosas do planeta!

Reservar bilhetes para o Madame Tussauds

Museu da Ciência NEMO

Museu da Ciência NEMO| ©Gamekeeper - wikipedia
Museu da Ciência NEMO| ©Gamekeeper - wikipedia

Com o lema "Não é permitido tocar", o Museu de Ciência NEMO de Amesterdão é o local perfeito para visitar com toda a família, uma vez que se concentra em visitantes jovens e idosos que descobrem como o mundo à sua volta funciona através de experiências e exposições interactivas.

Localizado muito perto da Estação Central num grande edifício esverdeado em forma de navio, este museu de cinco andares prova que aprender sobre tecnologia e ciência não tem de ser uma chatice.

Porque é que eu gosto deste museu

Além disso, nas suas salas, pode desfrutar de exposições interactivas sobre a mente humana, o magnetismo, a gravidade e outros fenómenos quotidianos com que vivemos e que nos podem surpreender, bem como de diferentes experiências científicas em que pode participar.

O Museu de Ciência NEMO é um espaço concebido para experimentar a ciência e fazer com que os visitantes se sintam, durante algum tempo, verdadeiros investigadores. E devo dizer que é realmente bem sucedido. As crianças vão passar um dia divertido, mas os adultos também vão ficar surpreendidos com o que vão ver.

E do terraço do museu tem-se uma vista sensacional do centro histórico de Amesterdão, por isso não perca a oportunidade de o visitar!

Detalhes interessantes

  • Localização: Oosterdok 2.
  • Preçoda entrada: Os adultos pagam 17,50 euros, as crianças dos 4 aos 17 anos pagam 17,50 euros e as crianças com menos de 4 anos têm entrada gratuita.
  • Quanto tempo precisa para o ver: 2 horas.
  • Recomendado para... famílias que queiram passar um momento diferente e divertido nas suas férias em Amesterdão, enquanto brincam e aprendem sobre ciência e tecnologia.

Reservar bilhetes para o Museu da Ciência NEMO

Museu de Amesterdão

Museu Histórico de Amesterdão| ©Marion Golsteijn - wikipedia
Museu Histórico de Amesterdão| ©Marion Golsteijn - wikipedia

Localizado no centro da capital holandesa, este é o melhor lugar para aprender sobre a história de Amesterdão e a sua importância na Europa.

Uma visita ao Museu de Amesterdão dar-lhe-á uma visão sobre como a cidade nasceu, a sua evolução durante a Idade Média, como se tornou o primeiro porto mundial no século XVI e a sua subsequente transformação na cidade cosmopolita que é hoje.

Porque é que eu gosto deste museu

Penso que é um museu muito interessante para aprender sobre as raízes de Amesterdão. Não só por causa das suas exposições, onde modelos, planos e desenhos apresentam a história da cidade por ordem cronológica, mas também porque mostra os aspectos sociais da vida quotidiana dos holandeses, o seu folclore e a sua religião.

Além disso, o Museu de Amesterdão está localizado num antigo orfanato de estilo classicista, que por si só também merece uma visita, uma vez que é considerado um belo monumento histórico da cidade.

Surpreendentemente, o tema do museu e a estrutura do edifício fundem-se perfeitamente para criar uma experiência de perspetiva histórica muito completa, pelo que recomendo a sua visita.

Pormenores interessantes

  • Localização: Kalverstraat 92 1012 RM Amesterdão
  • Preçoda entrada: 15 euros.
  • Quanto tempo precisa para o ver: 1 hora e 30 minutos.
  • Recomendado para... quem viaja pela primeira vez a Amesterdão e quer conhecer a história da cidade desde as suas origens para a ver com outros olhos durante as suas férias.

Museu Moderno Contemporâneo de Amesterdão (Moco)

O Moco, ou Museu Moderno Contemporâneo, é um centro de arte de vanguarda situado na Villa Alsberg, na Musemplein de Amesterdão. Alberga uma coleção de obras de arte icónicas de autores modernos que farão da sua visita um momento único, inspirando-o com a sua vasta gama.

Descubra obras de grande impacto social de artistas de renome como Andy Warhol e Keith Haring, mas talvez a coleção mais surpreendente seja a contribuição do museu para o trabalho do artista de rua Banksy.

Já se imaginou a ver os lendários murais "Girls with Balloon" ou "Love is in the air"? Na exposição permanente "Laugh Now" deste museu, que homenageia o grafiteiro anónimo com restos das suas obras resgatadas, isso é possível.

Porque é que eu gosto deste museu

Se gosta de arte moderna, se quer deixar-se levar pela arte, não pode perder este museu que desafia as regras e dá voz aos artistas de rua, bem como aos mestres da arte contemporânea. Reserve os seus bilhetes com antecedência e evite as filas de espera.

Detalhes interessantes

  • Localização: Honthorststraat, 1071 DE.
  • Preço do bilhete: 20 euros.
  • Quanto tempo precisa para o ver: 1 hora.
  • Recomendado para: Aqueles que querem experimentar a arte moderna e a arte de rua. Aprecie a primeira coleção de Banksy num museu e redescubra o trabalho de outros artistas de vanguarda que não o deixarão indiferente.

Casa de Anne Frank

Casa de Anne Frank| ©Unsplash
Casa de Anne Frank| ©Unsplash

A figura de Anne Frank tornou-se um ícone contra o totalitarismo e a irracionalidade da barbárie. Graças ao seu famoso diário, a sua história é conhecida em todo o mundo e todos os anos milhares de pessoas visitam a casa onde ela se refugiou com a família durante a Segunda Guerra Mundial para escapar à perseguição nazi.

A recriação do ambiente do que foi a casa da família Frank durante mais de dois anos transporta-nos para uma época turbulenta. Este museu em Amesterdão dá-nos uma visão da situação da comunidade judaica na Europa nos anos 40 através dos olhos inocentes de uma jovem rapariga.

Porque é que gosto deste museu

Qualquer pessoa que tenha lido "O Diário de Anne Frank" vai querer ver em primeira mão o local onde ocorreram os acontecimentos descritos na história, e aqueles que ainda não o fizeram vão poder conhecer a história comovente desta adolescente que tocou milhões de pessoas em todo o mundo.

A visita à Casa de Anne Frank, o antigo escritório da empresa do seu pai que serviu de esconderijo, é muito bem planeada e guiada. É possível ver todas as divisões da casa e pôr-se na pele da família Frank naqueles tempos difíceis.

Durante a visita, é inevitável ficar com um nó na garganta. Especialmente quando vir os cadernos originais do diário da rapariga e a enorme sensação de vazio no interior do edifício.

O pai de Anne e único sobrevivente da família, Otto Frank, depois de deixar o campo de concentração, regressou e decidiu não reconstruir o esconderijo, mas deixá-lo vazio para representar o vazio que ele próprio sentia pela perda dos seus familiares.

Em suma, recomendo uma visita à casa-museu porque é uma forma de manter viva a memória de Anne Frank e de transmitir o seu legado às gerações futuras, para que o horror que viveram nunca mais se repita.

Pormenores interessantes

  • Localização: Prinsengracht 267.
  • Preçoda entrada: Os adultos pagam 14 euros, as crianças dos 10 aos 17 anos pagam 7 euros e as crianças dos 0 aos 9 anos pagam 1 euro.
  • Quanto tempo precisa para o ver: 1 hora.
  • Recomendado para: Qualquer pessoa que já tenha ouvido falar da comovente história de Anne Frank. Quer tenham lido o seu diário ou não. Uma lição de vida.

Museu Rembrandt

Casa-Museu de Rembrandt| ©Unsplash
Casa-Museu de Rembrandt| ©Unsplash

Nem sempre se tem a oportunidade de visitar o local onde viveu um dos grandes génios da pintura, mas no centro de Amesterdão ainda se encontra a Casa-Museu Rembrandt, um local obrigatório para os amantes da arte.

É uma experiência muito interessante entrar nesta casa do século XVII completamente restaurada. Dar-lhe-á uma ideia de como eram as casas naquela altura e de como o artista, que a comprou em 1639 quando já tinha alcançado o sucesso, trabalhou e viveu lá.

Porque é que eu gosto deste museu

É uma visita altamente recomendada, porque conta a história de Rembrandt como pintor, homem de negócios, colecionador e habitante de Amesterdão em plena Idade de Ouro holandesa.

Se há uma coisa de que gostei, é que os funcionários do museu fizeram um trabalho meticuloso de recriação da casa original com mobiliário, obras de arte e objectos desse período, com base num inventário que foi feito quando Rembrandt estava arruinado por dívidas.

Uma visita ao Museu Rembrandt é uma experiência e tanto, pois é possível percorrer as diferentes divisões em que o artista viveu, como a sala de estar, a cozinha ou o atelier (na minha opinião o espaço mais importante da casa), onde pintou várias das suas obras-primas. É incrível percorrer este lugar!

Mas não é tudo! Outra razão pela qual recomendo a visita a este museu é porque organizam workshops diários sobre a técnica da gravura e como se fazia pintura no tempo de Rembrandt. É muito, muito interessante.

Pormenores interessantes

  • Localização: Jodenbeestraat 4.
  • Preçoda entrada: Os adultos pagam 15 euros, as crianças dos 6 aos 17 anos pagam 6 euros e as crianças com menos de 6 anos têm entrada gratuita.
  • Quanto tempo precisa para a ver: 1 hora e 30 minutos.
  • Recomendado para... os apaixonados por Rembrandt. Esta é uma boa oportunidade para se aproximar da vida e obra de um dos pintores mais inovadores de todos os tempos a partir da sua própria casa. Uma experiência única que não desilude.

Museu da Resistência

Museu da Resistência| ©Jvhertum - wikipedia
Museu da Resistência| ©Jvhertum - wikipedia

Não é que este seja um dos melhores museus de Amesterdão, mas os aficionados por história vão achar que é uma viagem emocionante pela história dos Países Baixos durante a ocupação nazi, contada de forma interactiva e através das histórias pessoais de muitos holandeses que trabalharam e arriscaram as suas vidas para enfraquecer o inimigo durante a Segunda Guerra Mundial.

Porque é que gosto deste museu

O Museu da Resistência fornece aos visitantes uma grande quantidade de informações sobre um dos episódios mais recentes da história do país. Está muito bem documentado e decorado e recomendo que o visite porque conta o que aconteceu de uma forma muito dinâmica através de fotografias, cartas, objectos da época e jornais que o ajudarão a compreender como se deu a invasão e a subsequente resistência.

Além disso, se estiver a visitar Amesterdão com a sua família e quiser ir ao Museu da Resistência com os seus filhos, esta instituição tem uma exposição especial dedicada a eles que conta a história de quatro crianças pequenas e as suas experiências durante a guerra.

A visita não é de forma alguma aborrecida e pode aprender muitas coisas sobre um dos capítulos mais convulsivos da história da Europa.

Pormenores interessantes

  • Localização: Plantage Kerklaan 61, Amesterdão.
  • Preçoda entrada: os adultos pagam 12 euros, as crianças dos 7 aos 17 anos pagam 6,50 euros e as crianças com menos de 7 anos não pagam. As crianças com menos de 7 anos têm entrada gratuita.
  • Quanto tempo precisa para o ver: 1,5 horas.
  • Recomendado para... fãs de história, especialmente aqueles que são apaixonados pela Segunda Guerra Mundial. Recomendo combinar esta visita com a Casa de Anne Frank para uma visão mais completa e pormenorizada do que aconteceu aos holandeses durante esse período.

Museu Amstelkring

A Caridade de São Nicolau, uma das principais obras do museu.| ©Cornelis de Vos - wikipedia
A Caridade de São Nicolau, uma das principais obras do museu.| ©Cornelis de Vos - wikipedia

O Museu Amstelkring é um dos museus mais surpreendentes e mais antigos de Amesterdão. Chama a atenção porque, do lado de fora, parece uma casinha normal do bairro, mas nada indica o que se vai encontrar lá dentro: uma igreja clandestina!

Mas como é possível que houvesse igrejas clandestinas na cidade? Acontece que, após a Reforma de Lutero, Amesterdão tornou-se uma cidade protestante, onde a fé católica não podia ser praticada em público.

Foi nessa altura que surgiram as primeiras igrejas católicas secretas, como a Amstelkring ou a capela Begijnhof, em edifícios comerciais, fazendo lembrar, de certa forma, as catacumbas cristãs romanas que assistiam espiritualmente a população católica fora da vista do público em tempos de perseguição cruel.

Porque é que gosto deste museu

É verdadeiramente espantoso ver como esta igreja-museu, construída há 350 anos, está bem conservada e como o interior do edifício foi adaptado com galerias, aberturas e vigas para o culto religioso, sem tocar na arquitetura da fachada exterior. Nada indicava que ali se praticava uma religião proibida, sob pena de graves consequências para os fiéis.

O acesso à igreja de Nossa Senhora do Sótão faz-se por escadas estreitas e íngremes. Juntamente com o seu belo altar barroco tardio, é a parte mais impressionante do museu. Sabia que esta igreja pode acolher mais de 150 pessoas?

O resto da visita ao Museu de Amstelkring decorre nas outras divisões da casa. Desta forma, para além da igreja escondida no sótão, poderá ver outras divisões como o confessionário, a sua cozinha e algumas outras salas onde estão expostas colecções do património católico.

Este é um dos museus mais surpreendentes e interessantes de Amesterdão que recomendo que descubra devido à singularidade da sua construção e finalidade. A sua incrível história e boa conservação merecem uma visita nas suas férias - vai adorar!

Pormenores interessantes

  • Localização: Oudezijds Voorburgwal 38, 1012 GD Amesterdão
  • Preçoda entrada: Os adultos pagam 14 euros, as crianças dos 5 aos 17 anos pagam 7 euros e as crianças com menos de 5 anos têm entrada gratuita.
  • Quanto tempo precisa para o ver: 1 hora e 30 minutos.
  • Recomendado para... viajantes que queiram entrar numa das poucas igrejas clandestinas que ainda estão preservadas no seu estado original. É de facto uma visita única e especial.

Mais museus e experiências culturais em Amesterdão

Amesterdão é uma cidade animada com uma grande variedade de ofertas culturais que tornam este destino ainda mais interessante. Para além dos grandes museus que são de visita obrigatória, há muitas outras experiências recomendadas que podem ser vividas numa segunda viagem à capital holandesa, que vale bem a pena. Estas são resumidas a seguir:


Que outras atracções ver em Amesterdão?

Se é a primeira vez que viaja à capital holandesa e não sabe por onde começar a sua visita, os museus de Amesterdão são uma boa opção, mas recomendo que também se inspire no artigo O que ver e fazer em Amesterdão, onde descobrirá as suas principais atrações turísticas.

Caso prefira percorrer a cidade na companhia de um guia que lhe mostrará todos os segredos de Amesterdão, não perca o post Os melhores passeios em Amesterdão. É uma forma muito confortável e agradável de explorar a cidade.

Outra das atracções turísticas mais famosas da cidade é o Red Light District de Amesterdão, conhecido pelo seu estilo de vida liberal e origens controversas. Se estiver interessado em conhecer este local peculiar com um guia, consulte o post Amsterdam Red Light District Tours para saber mais.

Finalmente, se ainda não o fez, é sempre uma boa altura para fazer um cruzeiro pelos canais na "Veneza do Norte" e relaxar enquanto aprecia as belas paisagens urbanas. Saiba mais sobre esta experiência em Amsterdam Canal Cruises.

Perguntas Frequentes

  • Em que dia estão fechados os museus de Amesterdão?

    A maior parte dos museus e atracções turísticas de Amesterdão estão fechados à segunda-feira. Além disso, os museus estão abertos até mais tarde aos fins-de-semana.

  • Qual é o melhor museu de Amesterdão?

    Em geral, o Rijksmuseum é considerado o museu mais interessante de Amesterdão. Se é fã de fotografia, não perca o Museu da Espuma. Uma visita ao Museu Van Gogh é sempre uma boa ideia, uma vez que alberga algumas das obras mais emblemáticas do pintor holandês.

  • É possível tirar fotografias no Museu Van Gogh?

    Apenas em áreas designadas, como o átrio de entrada e as photocalls para selfies. Não são permitidas fotografias das obras de arte e das exposições.