Museu de Van Gogh: tudo que você precisa saber para aproveitar

Esta galeria de arte é uma experiência tanto para os amantes da arte como para os fãs do artista. Aqui está tudo o que precisa de saber para tirar o máximo partido da sua visita.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

Museu de Van Gogh: tudo que você precisa saber para aproveitar

Museu Van Gogh | ©Henry Burrows

O Museu Van Gogh é um dos museus mais importantes de Amesterdão e de renome mundial. No seu interior pode apreciar algumas das colecções mais interessantes do artista, para não dizer que é o melhor museu do mundo para conhecer a vida e o percurso artístico de Van Gogh.

Para além da parte artística tem também uma loja de souvenirs e livros se quiser materializar a memória da sua visita, já que não pode tirar fotografias dentro do museu. Continue a ler enquanto explico todas as opções para visitar o museu.

A melhor opção

Bilhetes para o Museu Van Gogh em Amsterdã

A sua entrada direta e sem filas no Museu Van Gogh

Excelente opção se procura uma visita ao Museu Van Gogh ao seu próprio ritmo e sem visita guiada para poder apreciar a beleza artística da galeria.

Com este bilhete para o Museu Van Gogh pode desfrutar de uma visita na qual descobrirá as principais obras de arte deste famoso museu. Terá de selecionar a hora da sua visita e, desta forma, obterá certos privilégios, como evitar filas de espera. Além disso, não perderá nenhuma das obras populares de Van Gogh, graças ao audioguia incluído na sua reserva.

Recomendado se... estiver interessado em conhecer a vida pessoal de Van Gogh e o impacto na sua carreira artística, bem como descobrir outros aspectos que não são claramente visíveis nas obras de arte, graças ao audioguia incluído no seu bilhete.

Quanto custam os bilhetes para o Museu Van Gogh em Amesterdão?

Bilhetes para o museu| ©Carollina_Li
Bilhetes para o museu| ©Carollina_Li

Os bilhetes para o Museu Van Gogh custam atualmente cerca de 22 euros (grátis para crianças com menos de 18 anos, desde que não façam parte de um grupo escolar). Os estudantes também têm um desconto de 10 euros na entrada, mas apenas nos dias de semana.

No entanto, os preços dos bilhetes podem ser mais elevados se coincidirem com uma exposição temporária, uma vez que estas estão sempre incluídas no preço do bilhete. Não estão disponíveis bilhetes separados para o museu principal ou para exposições especiais.

Como comprar os bilhetes?

Os bilhetes só estão disponíveis online, uma vez que não são vendidos no próprio museu. Todos os bilhetes para o Museu Van Gogh são bilhetes com horário marcado, por isso seja pontual e não deixe para a última hora (se chegar meia hora atrasado, não conseguirá entrar).

Os bilhetes estão incluídos num passe turístico?

O Museu Van Gogh é acessível com o cartão de museu holandês Museumkaart e o cartão iAmsterdam, um dos passes turísticos de Amesterdão.

Reservar bilhetes para o Museu Van Gogh

Existem visitas guiadas ao Museu Van Gogh em Amesterdão e valem a pena?

Visita ao Museu Van Gogh em Amesterdão| ©Paul S.
Visita ao Museu Van Gogh em Amesterdão| ©Paul S.

Existem vários tipos de visitas guiadas ao Museu Van Gogh. Estas diferem em termos de duração e de características. Logicamente, quanto mais longa for a visita, mais arte poderá ver e mais pormenorizada será, além de poder responder a perguntas e dúvidas, embora a duração máxima seja normalmente de 3 horas. Em todo o caso, o simples facto de visitar o museu com um guia profissional é suficiente para apreciar melhor as famosas obras do Museu Van Gogh.

Para além das visitas gerais (sem filas de espera e com uma duração de 2,5 horas), existem também visitas específicas:

  • Visitas privadas: Trata-se de uma visita só para si e para o seu grupo, orientada especificamente para a satisfação dos seus interesses. Uma visita privada permite-lhe concentrar-se em determinadas colecções ou obras de Van Gogh durante uma das suas fases.
  • Visitas para crianças e famílias: Trata-se de um tipo de visita orientada para proporcionar uma experiência que pode ser apreciada mesmo por aqueles que não estão familiarizados com a arte.
  • Também tem a opção de comprar uma visita guiada conjunta com o Rijksmuseum. Se estiver a planear visitar este outro grande museu em Amesterdão, com o pacote combinado não perderá nenhum detalhe das duas colecções.

Reservar uma visita ao Museu Van Gogh e ao Rijksmuseum

Como chegar ao Museu Van Gogh de Amesterdão

Elétrico de Amesterdão| ©Gary Todd
Elétrico de Amesterdão| ©Gary Todd

Há muitas maneiras de chegar ao Museu Van Gogh. Aqui estão os pormenores de cada uma delas:

  • A forma mais barata de ir de Amesterdão para o Museu Van Gogh é apanhar o elétrico da linha 2 (também pode usar as linhas 5 e 12); demora cerca de 8 minutos e custa entre 1 e 2 euros. Lembre-se que o elétrico é uma das melhores formas de se deslocar em Amesterdão.
  • A maneira mais rápida de ir de Amesterdão para o Museu Van Gogh é de táxi. Custar-lhe-á entre 10 e 13 euros e demorará cerca de 4 minutos a chegar lá a partir do centro.
  • Também tem a opção de ir de autocarro, apanhando o autocarro 347 ou 357. A viagem demora cerca de 10 minutos.
  • E, claro, tem a opção de chegar de carro. O parque de estacionamento mais próximo é o Q-Park, situado por baixo da Museumplein.

O Museu Van Gogh está localizado no coração do Bairro dos Museus de Amesterdão. Isto é uma vantagem, pois depois da sua visita pode visitar o Rijksmuseum. E se lhe apetecer mudar de planos, a popular e inconfundível Heineken Experience também fica perto.

Reserve o Pacote Económico de Amesterdão

Horário de abertura do Museu Van Gogh de Amesterdão

Exterior do Museu Van Gogh| ©Marcelo Campi
Exterior do Museu Van Gogh| ©Marcelo Campi

O horário de abertura do Museu Van Gogh em Amesterdão muda frequentemente, mas normalmente apenas por uma hora ou mais. O museu está aberto diariamente das 9h00 às 17h00, e das 10h00 às 18h00 aos fins-de-semana. Se viajar para Amesterdão no inverno ou no outono (com algumas excepções), é melhor não visitar o museu às segundas-feiras, uma vez que normalmente está fechado.

Durante a época alta (normalmente da Páscoa ao início de novembro), o Museu Van Gogh encerra às 18h00 (22h00 às sextas-feiras). Durante as férias de verão, de meados de julho a princípios de setembro, o Museu Van Gogh está aberto das 9h00 às 19h00, fechando às 21h00 ao sábado e às 22h00 à sexta-feira.

As melhores alturas para visitar o Museu Van Gogh são logo na abertura (tente terminar a visita antes das 11h00) e ao fim da tarde (depois das 15h00). O museu é muito movimentado das 11:00 às 15:00, especialmente aos fins-de-semana e durante os feriados.

Reservar bilhetes para o Museu Van Gogh

Quanto tempo é necessário para visitar o Museu Van Gogh em Amesterdão?

Cartazes no Museu Van Gogh| ©pienw
Cartazes no Museu Van Gogh| ©pienw

O visitante médio leva 1 hora e 15 minutos para explorar devidamente a coleção permanente. Este tempo não inclui a visita a outras áreas do museu, uma vez que o museu tem um café, uma loja de recordações no rés do chão e uma livraria no terceiro andar, que oferecem uma vasta seleção de produtos inspirados na vida e obra de Van Gogh.

Marcar uma visita ao Museu Van Gogh e ao Rijksmuseum

Principais obras a não perder no Museu Van Gogh em Amesterdão

Os Comedores de Batatas| ©Minke Wagenaar
Os Comedores de Batatas| ©Minke Wagenaar

O museu contém a maior coleção de pinturas e desenhos de Van Gogh do mundo. É o museu mais visitado dos Países Baixos. Por isso, não é de admirar que se esteja a perguntar quais são as obras mais importantes e imperdíveis deste museu.

  • Entre estas obras encontram-se Os Comedores de Batatas, a primeira obra-prima do artista, na qual Van Gogh retrata uma família de camponeses holandeses.
  • A segunda obra de interesse é O Quarto, um conjunto de três pinturas que retratam o seu quarto em Arles. Apesar de estarem expostos em três museus diferentes (Museu Van Gogh de Amesterdão, Instituto de Arte de Chicago e Museu d'Orsay de Paris), o quadro aqui exposto é o mais famoso.
  • A terceira obra de interesse é A amendoeira em flor, que representa o presente de Vincent Van Gogh ao seu sobrinho recém-nascido, filho do seu irmão Theo.
  • A quarta obra a visitar é O Campo de Trigo com Corvos, há muito considerado o último quadro de Van Gogh.
  • E, finalmente, uma menção especial deve ser feita aos Girassóis, a obra mais representativa do museu.

Reservar uma visita guiada ao Museu Van Gogh

Dicas para visitar o Museu Van Gogh em Amesterdão

Experimente a arte no Van Gogh| ©Tomasz Baranowski
Experimente a arte no Van Gogh| ©Tomasz Baranowski
  • Reserve os seus bilhetes online com antecedência e evite as típicas filas de espera. As autoridades do museu garantem a entrada aos portadores de bilhetes válidos.
  • Lembre-se que o cartão de museu holandês(Museumkaart) e o cartão iAmsterdam, um dos passes turísticos de Amesterdão, podem ser aceites para entrada.
  • Não se apresse avisitar o museu e evite ir num dia de chuva.
  • Embora a fila em frente ao museu pareça longa, ela move-se rapidamente, por isso seja paciente.
  • O museu proíbe a fotografia e a regra é rigorosamente aplicada. Como recordação da sua visita, pode passar pela loja do museu.
  • Algumas das obras mais famosas de Van Gogh, como a Noite Estrelada, não estão expostas no Museu Van Gogh de Amesterdão. Por isso, faça a sua pesquisa antes de ir à procura de uma obra específica do artista.
  • Não traga bagagem volumosa, uma vez que o museu não dispõe de instalações de armazenamento.
  • Use sapatos confortáveis e leve um guarda-chuva, pois o tempo em Amesterdão é um pouco imprevisível. Aqui estão mais algumas dicas para a sua visita a Amesterdão.

Reservar bilhetes para o Museu Van Gogh

Porquê visitar o Museu Van Gogh em Amesterdão?

Museu Van Gogh, Amesterdão| ©Viator.com
Museu Van Gogh, Amesterdão| ©Viator.com

O Museu Van Gogh, em Amesterdão, alberga cerca de 200 pinturas, 400 desenhos e 700 cartas do artista holandês Vincent van Gogh. O museu possui também uma grande coleção de obras contemporâneas do artista e de obras que influenciaram o seu próprio estilo, incluindo a sua coleção de gravuras japonesas. Inclui igualmente obras de outros artistas contemporâneos, impressionistas e pós-impressionistas.

As obras de Van Gogh estão organizadas cronologicamente em cinco períodos. Cada um deles representa um período diferente da sua vida: Países Baixos, Paris, Arles, Saint-Remy e Auvers-sur-Oise.

As obras de arte expostas mudam frequentemente graças a obras emprestadas. As exposições temporárias são frequentemente de qualidade excecional e estão incluídas nas visitas guiadas.

Reservar uma visita guiada ao Museu Van Gogh

Esta é a loja do Museu Van Gogh em Amesterdão

Dentro da loja do museu| ©Rob Dammers
Dentro da loja do museu| ©Rob Dammers

A loja do Museu Van Gogh está localizada perto da entrada principal e é acessível através do museu. Está aberta todos os dias durante o horário normal de funcionamento e oferece uma coleção de produtos Van Gogh únicos, tais como acessórios de escritório, livros, reproduções de pinturas e uma vasta gama de artigos educativos para crianças.

Nesta loja, pode comprar recordações inspiradas na obra de Vincent van Gogh, mas também produtos únicos criados em colaboração com designers e marcas internacionais. Existe também uma vasta seleção de livros sobre Vincent van Gogh e os seus contemporâneos.

Reserve o Pacote de Poupança Van Gogh com cruzeiro e bilhetes para o Museu Van Gogh

Onde comer perto do Museu Van Gogh em Amesterdão

Comer Bagels no Bagels & Beans| ©ChantelleJaune
Comer Bagels no Bagels & Beans| ©ChantelleJaune

Embora seja verdade que não há nenhum café ou lugar para comer dentro do museu, há vários lugares ao redor dele.

  • A uma curta distância a pé do Museu Van Gogh está o Bagels & Beans, uma cadeia local conhecida pelas suas sanduíches e cafés acessíveis feitos com ingredientes provenientes de quintas orgânicas e sustentáveis, bem como menus que vão desde saladas a pratos mais elaborados.
  • O Sama Sebo é também outro sítio onde pode relaxar e desfrutar de boa comida sem perder muito tempo, uma vez que fica muito perto do museu. Oferecem menus de almoço, mas também se pode pedir à la carte. Um dos seus menus mais famosos é o tradicional Rijsttafel, composto por dezenas de mini acompanhamentos típicos da cozinha local.

Reservar uma visita ao Museu Van Gogh e ao Rijksmuseum