Excursões aos Jardins Keukenhof saindo de Amsterdam

Se tiver a sorte de visitar Amesterdão na primavera, não pode perder a explosão de cores e aromas destes jardins únicos.

Isabel Catalán

Isabel Catalán

leitura de 7 minutos

Excursões aos Jardins Keukenhof saindo de Amsterdam

Jardins de Keukenhof | ©Mario Gogh

A apenas meia hora de Amesterdão, entre Hillegom e Lisse, encontra-se um belo pomar que, na primavera, é uma explosão de cores à medida que as flores desabrocham.

Keukenhof, o maior parque de flores do mundo, é uma visão espetacular. Gostaria de o ver?

A opção mais simples: uma visita aos jardins de Keukenhof

Keukenhof num manto de cores| ©Boudewijn Huysmans
Keukenhof num manto de cores| ©Boudewijn Huysmans

Se tiver pouco tempo durante a sua viagem a Amesterdão para explorar outras partes do país, pode reservar uma manhã ou uma tarde das suas férias para uma excursão de meio dia aos Jardins de Keukenhof.

Com uma excursão organizada a Keukenhof não tem de se preocupar em encontrar transporte para lá chegar, pois um autocarro levá-lo-á à entrada deste paraíso floral.

Ao longo do caminho, verá os deslumbrantes prados de flores que decoram a Holanda rural, e o seu guia turístico irá regalá-lo com histórias sobre a Holanda e as suas flores para lhe dar uma visão da estreita ligação do país com a natureza. É uma pequena amostra do que verá no Parque Keukenhof!

O que é que vai ver nesta excursão?

À chegada, será conduzido numa visita guiada ao Parque Keukenhof, ao longo de 15 quilómetros de caminhos entre milhões de tulipas, narcisos, jacintos e açafrões rodeados por belas fontes e lagos.

Como curiosidade, na entrada do parque há um grande mosaico de tulipas que, segundo o guia, muda a cada estação para surpreender os visitantes com um tema novo e diferente. É bonito e surpreendente ver o trabalho laborioso realizado pelos jardineiros para criar este espetáculo efémero!

Compare as melhores excursões a partir de Amesterdão

A opção mais completa: Visita aos jardins de Keukenhof e aos moinhos de vento de Zaanse Schans

Moinhos de vento de Zaanse Schans| ©Moritz Kindler
Moinhos de vento de Zaanse Schans| ©Moritz Kindler

Se tiver tempo livre suficiente durante a sua viagem a Amesterdão para explorar outras partes da Holanda, recomendo uma viagem de um dia aos Jardins de Keukenhof e aos moinhos de vento de Zaanse Schans.

É uma experiência fantástica! Não só terás a oportunidade de ver o maior parque de flores do planeta, mas também de visitar Zaanse Schans, a casa dos moinhos de vento.

Porque é que eu gosto desta excursão

Trata-se de uma atividade muito completa que lhe permitirá explorar dois belos locais da Holanda rural num só dia, a bordo de um autocarro confortável e acompanhado por um guia.

Por um lado, descobrirá um dos mais belos jardins da Europa, com mais de 7 milhões de bolbos de flores e um total de 800 variedades de tulipas. Incrível, não é? Este espetáculo de cores e aromas em Keukenhof é fascinante.

Por outro lado, percorrerá as ruas de Zaanse Schans, uma pequena aldeia nas margens do rio Zaan, famosa pelos seus moinhos de vento, uma coleção de mais de 600 ainda em funcionamento! Prepare a sua máquina fotográfica porque a sua paisagem bucólica parece saída de um conto de fadas e não vai conseguir parar de tirar fotografias.

Sobre a visita a Keukenhof

A tulipa é a flor nacional holandesa e a primavera é a altura ideal para apreciar a floração desta espécie e de outros exemplares pelos quais os Países Baixos são mundialmente famosos.

Este passeio começa logo pela manhã com uma visita ao Parque Keukenhof, o maior jardim de flores do mundo, que é um espetáculo de cores, aromas e formas.

Durante o passeio pelos seus 32 hectares, ouvirá as histórias do guia sobre a origem deste parque que começou como uma pequena horta (Keukenhof significa "a horta"), bem como o cuidado da plantação e todas as variedades de flores que contém.

Sobre a visita a Zaanse Schans

No final da sua visita aos jardins de Keukenhof, regressará ao autocarro para ir a Zaanse Schans, uma pequena aldeia famosa pela sua paisagem bucólica repleta de belos moinhos de vento superfotogénicos. Se é um apaixonado por fotografia, vai gostar muito desta parte da excursão.

Durante a sua visita a Zaanse Schans, fará também uma paragem numa oficina de fabrico de tamancos, onde um mestre fabricante de tamancos lhe mostrará como fazer tamancos. Juntamente com os moinhos de vento e as tulipas, este é um dos ícones da Holanda, pelo que é muito curioso de ver.

Compare as melhores excursões a partir de Amesterdão


Como reservar a excursão a Keukenhof?

Jardins de Keukenhof| ©Nicola Pavan
Jardins de Keukenhof| ©Nicola Pavan

Outrora um simples e extenso pomar no sul da Holanda, Keukenhof é agora um dos locais mais bonitos do país, atraindo milhares de visitantes entre março e maio, quando o parque abre os seus portões aos visitantes. Keukenhof é um lugar especial, um belo mar de flores coloridas que vale a pena ver e fotografar.

O meu conselho é que se quiser incluir os jardins de Keukenhof na sua viagem a Amesterdão, reserve o seu bilhete online o mais cedo possível. Devido ao tempo limitado em que está aberto durante todo o ano, muitas pessoas querem entrar no parque e os bilhetes esgotam-se muito rapidamente.

Compare as melhores excursões a partir de Amesterdão

O que são os Jardins de Keukenhof?

Tulipas em Keukenhof| ©TangChi Lee
Tulipas em Keukenhof| ©TangChi Lee

Com mais de 800.000 visitantes por ano, os jardins de Keukenhof tornaram-se um destino turístico popular todas as Primaveras.

Situado no sul do país, em Lisse, Keukenhof era originalmente a horta da Condessa Jacqueline de Hainaut, um local utilizado para o cultivo de frutas e legumes que mais tarde eram utilizados na cozinha da casa da aristocrata, daí o seu nome significar "a horta". Daí o seu nome significar "a horta".

Mas não se pense que este parque foi sempre como o Éden. As coisas mudaram muito desde então e, em 1949, o presidente da câmara da cidade abriu Keukenhof para mostrar as flores cultivadas pelos produtores locais e ajudar a expandir a indústria.

Hoje em dia, as plantas cultivadas (mais de 7 milhões de bolbos de flores!) já não são utilizadas nas cozinhas, sendo sobretudo exportadas. As tulipas holandesas são mundialmente famosas e, juntamente com outras flores, como jacintos, narcisos, cravos, orquídeas, rosas, lírios e tílias, formam um jardim de 32 hectares que é o maior do mundo.

Compare as melhores excursões a partir de Amesterdão

Como é estruturado o parque Keukenhof?

Os jardins de Keukenhof correm ao longo de 15 quilómetros de caminhos à volta dos quais se encontram vários jardins de diferentes inspirações florais: o jardim inglês, o jardim do chá, o jardim rural japonês, o jardim do Cupido, o jardim Hipster, o jardim Rebelde, o jardim da Saúde e outros.

O Parque Keukenhof está dividido em quatro grandes áreas com o nome da família real holandesa: o pavilhão Oranje-Nassau (com novas exposições florais todas as semanas), o pavilhão Willem Alexander (a maior exposição de lírios do mundo), o pavilhão Koningin Beatrix (a maior exposição de orquídeas do mundo) e o pavilhão Koningin Juliana (onde a história da tulipa está em exibição).

Outra das zonas mais populares dos Jardins de Keukenhof é o grande mosaico de tulipas composto por milhares de flores cujo tema muda todos os anos para surpreender os visitantes com uma nova composição.

Dicas para visitar os Jardins de Keukenhof

Flores nos jardins de Keukenhof| ©Carlos Román Ruíz
Flores nos jardins de Keukenhof| ©Carlos Román Ruíz

Quando é que o Keukenhof abre?

Está aberto desde o final de março até meados de maio. Esta é a altura do ano em que as flores estão em flor e Keukenhof está no seu melhor.

Quando visitar?

Embora este parque disponha de métodos de cultivo avançados, o curso da natureza depende do tempo, pelo que, se visitar demasiado cedo, alguns dos bolbos plantados poderão ainda não estar em flor. Se, por outro lado, a primavera já estiver bem avançada, poderá encontrar mais caules cortados do que gostaria de ver.

A este respeito, como os jardins de Keukenhof estão abertos ao público durante cerca de oito semanas do ano, a minha recomendação é encontrar uma data entre este período para que possa ver o parque no seu melhor.

Qual é o horário de abertura?

Os jardins de Keukenhof estão abertos das 8h às 19h30min. Recomendo que reserve a primeira visita guiada da manhã, para que tenha tempo de passear pelos jardins em paz e sossego, quando estão menos cheios.

O que vestir?

Embora não vá andar pelos 32 hectares que compõem o Parque Keukenhof, vai andar bastante de um sítio para o outro, por isso o meu conselho é usar sapatos e roupas confortáveis.

O que comprar durante a visita?

O Parque Keukenhof tem uma loja de souvenirs típica onde pode comprar algumas recordações da sua visita, mas recomendo que veja primeiro os pavilhões de artesanato onde encontrará artesãos a expor as suas próprias criações com flores. Há alguns designs fantásticos!

É adequado para crianças?

Sem dúvida. Para além de desfrutar dos jardins coloridos, o Parque Keukenhof também tem um parque infantil, um labirinto, uma casa da Miffy e até um zoo para animais de estimação - eles vão divertir-se imenso!

Se gostou desta visita, talvez também lhe interesse

Esta excursão aos Jardins de Keukenhof é uma das muitas actividades que pode fazer durante a sua viagem a Amesterdão, mas são muitas.

Viajar até à capital permite-lhe conhecer no mesmo dia alguns dos locais mais interessantes do interior dos Países Baixos e até cidades da Bélgica, o país vizinho. Não perca o artigo As melhores excursões a partir de Amesterdão e descubra todas as excursões incríveis que pode fazer nas suas férias!

E se é a primeira vez que visita a capital e quer conhecê-la ao pormenor com um guia especializado para não perder nada desta fantástica cidade, recomendo-lhe que dê uma vista de olhos no post As melhores excursões de Amesterdão ou no post Cruzeiros pelos canais de Amesterdão se quiser explorá-la de uma forma diferente, descontraída e com estilo. Vai divertir-se imenso!

Compare as melhores excursões a partir de Amesterdão