As 10 Melhores Dicas de Viagem para Amsterdã

Estas dicas específicas de Amesterdão ajudá-lo-ão a tirar o máximo partido da sua visita e a evitar quaisquer contratempos que possam arruinar a sua estadia.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 7 minutos

As 10 Melhores Dicas de Viagem para Amsterdã

Vista de Amesterdão | ©Javier M

Amesterdão é uma cidade encantadora que, por vezes, parece saída de um conto de fadas. No entanto, saber como aproveitá-la é o que vai tornar a sua viagem completa.

A ideia principal por detrás destas dicas é que pode poupar dinheiro, evitar cometer erros, comer bem e aumentar as hipóteses de tudo correr como esperado- ou melhor.

1. Obter um passe turístico

Passe de Amesterdão| ©HappyW
Passe de Amesterdão| ©HappyW

Para além dos custos de alojamento, onde acha que vai gastar a maior parte do seu dinheiro durante a sua estadia em Amesterdão? De certeza que está a pensar nos transportes locais, nos cruzeiros pelos canais, nos bilhetes para os museus, na comida, etc.

É por isso que lhe recomendo que reserve o Amsterdam All Inclusive Pass, com o qual pode poupar dinheiro em todas essas actividades. Inclui:

  • Entrada gratuita na maioria dos melhores museus de Amesterdão.
  • Utilização ilimitada dos transportespúblicos (eléctricos, autocarros e metro).
  • Aluguer gratuito de bicicletas e passeios
  • Cruzeiros pelos canais gratuitos ou com desconto
  • Descontos em muitos restaurantes

Detalhes interessantes

Dependendo da duração da sua estadia, pode obter um cartão válido de 1 a 5 dias. Um cartão de 24 horas custa 59 € e um cartão de 5 dias custa 124 €

Se quiser saber mais sobre este e outros passes turísticos de Amesterdão, recomendo-lhe que leia o artigo sobre Os melhores passes turísticos de Amesterdão.

Reservar o Amsterdam All Inclusive Pass

2. Ir às coffeshops de Amesterdão

Sinal dos coffeeshops| ©Hellotickets
Sinal dos coffeeshops| ©Hellotickets

Um coffeeshop em Amesterdão não é o equivalente a um café, mas significa algo completamente diferente. Sinto que é meu dever informá-lo para que não fique surpreendido.

Tenho a certeza de que já sabe que Amesterdão é um dos poucos lugares do mundo onde se pode comprar e consumir legalmente marijuana para uso pessoal. Isto não acontece nas ruas, mas sim nos coffeeshops onde se podem ver vários tipos de erva, haxixe e comestíveis.

Caso queira experimentar esta parte e esteja um pouco hesitante ou inseguro, talvez reservar uma visita guiada a Amesterdão possa esclarecer algumas dúvidas.

Reservar uma visita guiada a Amesterdão

3. Não tire fotografias no Red Light District

Bairro da Luz Vermelha de Amesterdão| ©Julian Pan
Bairro da Luz Vermelha de Amesterdão| ©Julian Pan

A prostituição é legal em Amesterdão e o Red Light District ganha vida assim que a noite cai. Se passear pelo Red Light District à noite, verá prostitutas a espreitar por quase todas as janelas de vidro da zona.

Se visitar o Red Light District de Amesterdão, não fotografe as trabalhadoras do sexo, pois é desrespeitoso para com elas.

Não só é desaprovado, como também pode ter sérios problemas com as autoridades e até pagar uma multa pesada. Também pode reservar bilhetes para o museu Red Light Secrets em Amesterdão para saber mais sobre esta área.

Reservar bilhetes para o Museu dos Segredos da Luz Vermelha

4. Poupar dinheiro ao comer fora em Amesterdão

Camião de comida em Amesterdão| ©Tobias Niepel
Camião de comida em Amesterdão| ©Tobias Niepel

A comida de rua é um salva-vidas para quem procura poupar dinheiro na sua viagem. Encontrará vendedores de rua e carrinhas de comida com alguns dos pratos favoritos dos holandeses, como waffles stroop, kippers, frites, bitterballen, leidse kaas e poffertjes.

** O "Dagschotel"** é como o prato do dia de Amesterdão e aparece na maioria dos menus dos restaurantes. É o prato mais barato da ementa e ajudá-lo-á a poupar alguns euros.

Comer onde os habitantes locais comem é uma das dicas de viagem mais úteis. Os holandeses em Amesterdão passam o tempo naquilo a que chamam "bruin cafés" ou cafés castanhos. Estes assemelham-se a pubs e servem comida autêntica a um preço acessível. De Wetering, In 't Aepjen, Papeneiland e Het Molenpad são alguns dos melhores.

Descubra os buffets

Os buffets de Amesterdão são também uma excelente forma de poupar dinheiro. Servem comida por menos de 20 euros, mas oferecem maioritariamente especialidades chinesas ou asiáticas. Alguns dos bons restaurantes deste género são:

E se quiser mimar-se num determinado dia em Amesterdão a um preço acessível, recomendo que reserve uma mesa no Hard Rock Café. Por 22 euros, pode ter a certeza de que terá vários pratos de comida americana com música ao vivo.

Reservar um menu no Hard Rock Café de Amesterdão

5. Evitar as armadilhas turísticas de Amesterdão

Visitar o Rijksmuseum| ©Becky Houtman
Visitar o Rijksmuseum| ©Becky Houtman

Todas as cidades famosas tendem a ter zonas e espaços "armadilhas para turistas". Refiro-me a locais para comer que são caros e de qualidade média, locais que não correspondem às expectativas que prometem e locais que se aproveitam das ilusões dos turistas.

Por exemplo, Amesterdão tem muitos museus falsos. Alguns deles são lojas que se fazem passar por museus. Para citar alguns, há o museu da vodka, o museu do queijo, o museu das tulipas, etc. Em vez de ir a estes sítios, recomendo que visite um museu verdadeiro como o Rijksmuseum ou compre um bilhete para o Museu Van Gogh.

Se quiser garantir uma boa relação qualidade/preço, dirija-se a De Pijp, FoodHallen ou Noord. Também recomendo que evite as lojas de "Tours e bilhetes", que estão em todas as zonas turísticas e são muito caras. Em vez disso, recomendo que compre passes turísticos se estiver à procura de poupança e conforto.

Reservar bilhetes para o Museu Van Gogh

6. Cuidado com os ciclistas

As bicicletas são o meio de transporte mais comum nos Países Baixos.| ©Anneke Vermeulen
As bicicletas são o meio de transporte mais comum nos Países Baixos.| ©Anneke Vermeulen

Uma das primeiras coisas que irá notar em Amesterdão são as estradas dominadas por bicicletas. A cidade está cheia delas e os habitantes locais adoram viajar de bicicleta. Caso não saiba, Amesterdão foi declarada a cidade mais amiga das bicicletas do mundo.

Note que as ciclovias em Amesterdão são normalmente vermelhas. Todas elas estão marcadas com um ícone de bicicleta em cada ponto de entrada, para que a ciclovia não possa ser confundida com uma via para peões. No entanto, muitos turistas não se apercebem deste facto e caminham sobre elas.

Se não quiser ter um acidente, esteja atento a estas faixas. Em algumas zonas, são quase mais perigosas do que as estradas. Mas se se atrever a ser um holandês, pode reservar um passeio de bicicleta por Amesterdão e aprender mais sobre os costumes.

Reservar um passeio de bicicleta em Amesterdão

7. Leve sempre um guarda-chuva consigo

Pessoa com um guarda-chuva| ©Nayara Dinato
Pessoa com um guarda-chuva| ©Nayara Dinato

O clima de Amesterdão é bastante imprevisível e a cidade tem uma média de 200 dias de chuva por ano, o que significa que as hipóteses de ser apanhado pela chuva são bastante elevadas.

Por isso, independentemente do que a aplicação meteorológica disser, tenha sempre à mão um guarda-chuva!

O clima oceânico, influenciado pelo Mar do Norte, é a principal razão para a forte precipitação. No entanto, graças à multiplicidade de museus, galerias, lojas e a um eficiente sistema de transportes públicos, há sempre algo para fazer, independentemente do tempo.

8. Traga uma garrafa e beba água da torneira

Água da torneira| ©Steve Johnson
Água da torneira| ©Steve Johnson

Os Países Baixos são um daqueles países onde a qualidade da água da torneira está regulamentada e é completamente segura para beber e tem um ótimo sabor.

Comprar água engarrafada a toda a hora não é amigo do ambiente. Se pensa que a água engarrafada é mais limpa, deixe-me dizer-lhe que isso depende da forma como é armazenada e transportada. Estas garrafas são feitas de plástico e, se forem mantidas ao sol durante muito tempo, deixam de ser tão seguras.

Além disso, a água engarrafada não é barata em Amesterdão e pode custar até 2,50 euros em algumas zonas turísticas. Raramente terá água grátis nos restaurantes, por isso é uma boa ideia trazer uma garrafa de casa e enchê-la em alguns dos pontos públicos de água potável da cidade.

9. Estacionar longe do centro

Parque de campismo Gasper| ©Nadine S
Parque de campismo Gasper| ©Nadine S

O estacionamento em Amesterdão é caro e pode custar até 10 euros por hora. Por isso, se vier de carro para Amesterdão, recomendo que estacione o seu carro longe do centro da cidade para poupar dinheiro.

Na autoestrada que leva a Amesterdão, preste atenção aos sinais "P + R" porque é aqui que deve estacionar o seu carro. Estacionar aqui custa geralmente 1 euro por dia e, a partir destes pontos, pode facilmente apanhar os transportes públicos de Amesterdão para onde quiser ir.

Se chegar a Amesterdão de autocaravana, ficará feliz por saber que há muitos lugares para estacionar, embora um pouco longe do centro da cidade. Os melhores são o Gasper Camping e o Camping Zeeburg.

10. Leve consigo o seu documento de identificação com fotografia

BI com fotografia| ©Dom J
BI com fotografia| ©Dom J

Não só precisa de um documento de identificação com fotografia se for visitar um museu ou um local importante, como a polícia pode mandá-lo parar na rua e pedir-lhe uma identificação. Isto acontece sobretudo quando as pessoas parecem estar intoxicadas pelo consumo de drogas.

Por vezes, pode ser apenas porque está cansado, devido à sua forma de andar ou porque não dorme à noite. Mas se quiser evitar contratempos, mantenha o seu BI sempre consigo. Se está preocupado com a perda do passaporte, não seria má ideia levar consigo a carta de condução.