10 Coisas para Fazer em Amsterdã em Novembro

Desde dar as boas-vindas ao Natal até beber umas cervejas, Amesterdão em novembro está cheia de possibilidades. Ofereça a si próprio umas merecidas férias na capital holandesa.

Matteo Gramegna

Matteo Gramegna

leitura de 8 minutos

10 Coisas para Fazer em Amsterdã em Novembro

Ponte de Amesterdão | ©Marko Zirdum

novembro é um mês subestimado, mas não há falta de planos para desfrutar dos encantos de Amesterdão. Se viajar com as crianças, escolheu uma boa altura do ano porque os Países Baixos têm um costume único: o Pai Natal local, Sinterklaas, chega à cidade em novembro.

1. Passar uma noite diferente

Museu Van Gogh à noite| ©Michael Shoop
Museu Van Gogh à noite| ©Michael Shoop

Já viu o filme 'Noite no Museu'? Tal como Ben Stiller, em novembro pode passar uma noite nas instituições culturais de Amesterdão. Não verá Theodore Roosevelt ou Átila em carne e osso, mas poderá admirar obras icónicas e outras atracções. O evento tem lugar no primeiro sábado do mês e envolve os principais museus da capital holandesa:

  • NEMO: no seu interior, pode descobrir os segredos do ADN, fazer experiências nos laboratórios ou participar nas exposições interactivas (Oosterdok 2).
  • Nieuwe Kerk: a Igreja Nova de Amesterdão acolhe interessantes exposições de fotografia (De Dam).
  • Museu Van Gogh: a instituição cultural abriga obras como "A Casa Amarela" e "Os Comedores de Batata" (Museumplein 6)
  • Rijksmuseum: no seu interior, pode ver as melhores obras da Idade de Ouro holandesa (Museumstraat 1)
  • Hermitage: a sucursal do famoso museu de São Petersburgo, onde as jóias da arte russa viajam até à capital holandesa (Amstel 51).

Esta lista enumera apenas algumas das instituições culturais de Amesterdão. Para a série completa, recomendo que consulte o sítio Web oficial do evento. Note-se que os museus abrem às 19:00 e fecham às 2:00.

Reservar uma visita privada ao Museu Van Gogh

2. Dar um passeio de bicicleta

As bicicletas são o meio de transporte mais utilizado nos Países Baixos.| ©Anneke Vermeulen
As bicicletas são o meio de transporte mais utilizado nos Países Baixos.| ©Anneke Vermeulen

Quer sentir-se como um habitante local? Então tem de atravessar a cidade numa bicicleta - não há nada mais holandês do que isto! A capital dos Países Baixos tem uma extensa rede de ciclovias que o levarão a todo o lado. novembro é o último mês do ano que permite esta atividade, mas os habitantes locais não saem do selim nem nas noites mais frias. Para saber mais sobre as rotas e informações úteis, consulte o site Biking Amsterdam.

Reservar um passeio de bicicleta em Amesterdão

3. Saia da cidade e participe no Festival Crossing Border

Festival da Passagem da Fronteira| ©Borja
Festival da Passagem da Fronteira| ©Borja

A pouco mais de 30 minutos de comboio de Amesterdão fica Haia, conhecida internacionalmente pelo Tribunal Internacional de Justiça. O que muitos não sabem é que esta cidade de meio milhão de habitantes acolhe uma quermesse única: o :::link|text=Crossing Border Festival|url=https://www.crossingborder.nl/en. Como o nome indica, este evento de novembro transpõe as barreiras culturais, oferecendo um espaço onde a literatura se mistura com a música, o cinema e as artes visuais.

O palco principal situa-se no Teatro Korzo (Prinsestraat 42), mas não é o único. Os espectáculos e as conferências podem ter lugar noutros locais, como o Teatro Real (Koninklijke Schouwburg) ou a Onze Ambassade, a antiga embaixada dos EUA convertida em centro cultural (Lange Voorhout 102). Se tiver mais dias e quiser explorar outros locais à volta de Amesterdão, recomendo a leitura do post sobre excursões a Zaanse Schans.

Reservar uma excursão a Zaanse Schans

4. Provar algumas cervejas sazonais

Cerveja Texels Bock,| ©José D
Cerveja Texels Bock,| ©José D

Quando o verão dá lugar ao outono, as cervejeiras dos Países Baixos produzem uma cerveja diferente: as herfstbocks, cervejas escuras de fermentação superior. A sua história remonta ao século XIV, quando os holandeses começaram a fabricar a sua própria cerveja escura, inspirada nas cervejas de Hamburgo. As Herfstboks têm um teor alcoólico entre seis e oito graus e adequam-se bem a um copo de Tulipa. Entre as cervejas mais populares encontram-se as seguintes:

  • Texels Bock, de cor rubi e sabor a caramelo. A levedura adicionada dá-lhe uma sensação rica e cremosa na boca.
  • Grolsch Rijke Herfstbok, um produto que está disponível em Amesterdão a partir de setembro. Quando a provar, apreciará o seu aroma a caramelo e notas de canela, sultanas e mirtilos.
  • Hertog Jan Bockbier, com um sabor fresco, doce e ácido. Ao contrário das cervejas bock alemãs, caracteriza-se por uma fermentação superior.
  • AVier Granen Bock da Jopen, uma cerveja de Haarlem. Os mestres cervejeiros obtiveram o seu agradável aroma torrado através da mistura de quatro cereais: centeio, trigo, aveia e cevada.

Se estiver interessado no mundo da cerveja, recomendo que compre o seu bilhete para a Heineken Experience, onde pode aprender tudo sobre o processo de fabrico da cerveja e prová-la também.

Reserve o seu bilhete para a Heineken Experience

5. Cumprimentar a cidade a partir de um ponto de vista panorâmico

Torre de observação do A-DAM| ©Bootuitjes
Torre de observação do A-DAM| ©Bootuitjes

Segundo os turistas e os habitantes locais, a melhor vista de Amesterdão é a da Torre A'DAM, um edifício de 22 andares no norte da cidade. Projetado por Arthur Staal, foi a sede da companhia petrolífera Shell até 2009 e a sua silhueta é facilmente avistada a partir da Estação Central. Aqui poderá desfrutar de vistas de 360º e, se não sofrer de vertigens, poderá andar nos baloiços no telhado. Chamam-se "Over the Edge" e são os mais altos do mundo. A entrada para o miradouro de A'Dam está incluída no "I Amsterdam City Card"

Para mais informações, recomendo a leitura do post sobre os melhores passes turísticos da capital holandesa.

Adquira o seu Amsterdam City Card

6. Participe do maior festival de documentários do mundo

Festival Internacional de Documentários| ©Naval S
Festival Internacional de Documentários| ©Naval S

O Festival Internacional de Cinema Documental (ADFA) atrai um grande número de entusiastas à capital holandesa. O seu objetivo é olhar para a realidade de uma perspetiva diferente, oferecendo filmes com temas socialmente relevantes que reflectem o zeitgeist do mundo de hoje.

As projecções têm lugar em novembro, em vários pontos da cidade. As mais importantes realizam-se habitualmente no Teatro Tuschinski (Reguliersbreestraat 26-34) ou no EYE Film Institute, o museu dedicado à preservação de filmes holandeses e estrangeiros (IJpromenade 1).

7. Dar as boas-vindas ao Pai Natal holandês

Pai Natal holandês| ©Door Berkh
Pai Natal holandês| ©Door Berkh

Se já visitou a capital holandesa durante o inverno, deve ter reparado em bonecos, caixas de sobremesas e lembranças com figuras de um velho de longas barbas brancas, acompanhado por ajudantes de pele escura e bem vestidos. São o Sinterklaas e o Zwarte Piet, ou seja, São Nicolau e os seus ajudantes mouros. Sinterklaas é o Pai Natal holandês e, ao contrário do seu primo da Lapónia, viaja montado num cavalo branco, Ozosnel, e transporta um grande livro com os nomes das crianças que se portaram bem.

Em meados de novembro, Sinterklaas chega à capital neerlandesa num barco a vapor e traz consigo presentes, doces, cartas de chocolate e tangerinas. Neste dia, as crianças vestem-se a rigor, fazem trabalhos manuais e cantam canções tradicionais: os Sinterklaasliedjes. Aproveite a ocasião para provar os biscoitos típicos: pepernoten (com farinha de centeio, mel e anis), speculaas (biscoitos de Natal de cor escura) e kruidnoten (com farinha de trigo, canela, noz-moscada, cravinho, gengibre, cardamomo e pimenta branca).

8. Levar para casa uma lembrança com um toque especial

Centro de Convenções RAI| ©Solodam J
Centro de Convenções RAI| ©Solodam J

É apaixonado por arte? Então deve visitar Amesterdão em novembro. É neste mês que se realiza a PAN, a mais importante feira de arte, antiguidades e design dos Países Baixos. Este evento cultural foi lançado em 1987 e, desde então, tornou-se um acontecimento imperdível para os amantes de antiguidades, fotografia, arte contemporânea, mobiliário de design e objectos decorativos.

O evento realiza-se no Centro de Convenções RAI, nos arredores da cidade. Chegar ao local do evento é muito fácil, basta apanhar o metro. A paragem Europaplein (linha azul) fica a poucos metros da entrada. Para mais informações sobre mobilidade, recomendo que leia o post sobre Getting around Amsterdam.

9. Descontrair nas pistas de gelo

Pista de gelo da Museumplein| ©R Boed
Pista de gelo da Museumplein| ©R Boed

Com a chegada do tempo frio, a Veneza do Norte abre algumas atracções muito típicas do norte da Europa: as pistas de gelo. A principal delas fica na Museumplein, a grande praça que abriga os principais museus da cidade. Chama-se Ice Amsterdam e o seu retângulo de gelo fica a poucos metros do Rijksmuseum. O circuito está aberto todos os dias das 10:00 às 21:00. Para manter uma superfície lisa e impecável, a pista precisa de ser varrida duas vezes por dia, normalmente entre as 11:30 e as 12:30 e as 17:30 e as 18:30.

Em alternativa, pode dirigir-se ao Park De Meer, um antigo bairro da classe trabalhadora onde nasceu o lendário Johan Cruyff. Aqui pode deslizar sobre a superfície do Jaap Eden, o maior anel de gelo de Amesterdão (Radioweg 64). Se as temperaturas atingirem (pelo menos) -4 graus Celsius, pode experimentar algo muito holandês: patinar nos canais. Neste caso, recomendo que compre uns patins nas lojas de segunda mão.

10. Conheça os mamíferos mais brincalhões

Cruzeiro no Mar de Wadden| ©JJ Thomsom
Cruzeiro no Mar de Wadden| ©JJ Thomsom

Quem disse que as baixas temperaturas não podem ser conciliadas com uma excursão ao ar livre? Se viajar para Amesterdão em novembro e ficar em Amesterdão durante cerca de cinco dias, pode aproveitar a sua estadia prolongada para explorar os arredores.

Uma das excursões mais interessantes levá-lo-á ao Waddensea, um trecho de mar pouco profundo no norte do país. As suas águas frias albergam duas espécies de focas: a foca comum (Phoca vitulina) e a foca cinzenta (Halichoerus grypus).

A maioria das excursões vai buscá-lo a um local central em Amesterdão e acompanha-o até à costa. Uma vez lá, apanhará um barco no mar para conhecer estes simpáticos mamíferos. Como é habitual, pode escolher entre uma viagem de meio dia ou de dia inteiro. Estas viagens diárias incluem frequentemente uma visita a uma aldeia típica, como Twisk, uma das mais belas aldeias da Frísia Ocidental.

Qual é a temperatura em novembro?

Amesterdão no outono| ©Jan van der Wolf
Amesterdão no outono| ©Jan van der Wolf

A mudança de estação e a localização geográfica de Amesterdão influenciam o seu clima. Enquanto no início do mês se pode desfrutar dos efeitos do outono, as últimas semanas do mês são normalmente caracterizadas por temperaturas baixas e céu nublado. Geralmente, a temperatura média diurna ronda os 10°C, enquanto que à noite desce para os 4°C. Ocasionalmente, a sensação térmica pode ser diferente devido ao vento e à chuva frequente. Se viajar nesta altura, não se esqueça de levar um mackintosh.

Vale a pena visitar Amesterdão em novembro?

Exterior da Casa de Anne Frank| ©Daryl Mitchell
Exterior da Casa de Anne Frank| ©Daryl Mitchell

Na minha opinião, o mês de novembro é ideal para um fim de semana prolongado na capital holandesa. Este mês coincide com a época baixa e isso traduz-se em dois benefícios: menos turistas e preços mais acessíveis para todos os alojamentos. Pode também aproveitar para visitar as atracções mais populares da cidade, como o Museu de Cera de Amesterdão e o Museu Anne Frank. Se vir um bom negócio, não hesite nem um segundo!