Mais sobre: 11 coisas para ver e fazer em Amesterdão em setembro
Setembro é um mês de mudanças. Nos primeiros dias do mês, o bom tempo ainda está presente, mas à medida que avança, dá lugar à chegada do frio e, com ele, a cidade fica sem turistas. Aproveitando os últimos dias de sol e temperaturas agradáveis, em setembro são realizados eventos ao ar livre e muitos museus e monumentos abrem as suas portas de uma forma especial.
O décimo primeiro mês do ano é marcado pela festa dos monumentos abertos, pelo festival de teatro e pelas galerias de arte, entre muitas outras coisas que convido-o a descobrir a seguir:
1. Nos dias de mau tempo, refugie-se nos museus
O clima de Amesterdão em setembro é bastante instável, pelo que o mau tempo pode fazer-se sentir, especialmente no final do mês. Para esses dias, não há nada melhor do que refugiar-se e visitar os museus da cidade. Amesterdão alberga mais de 50 museus de diversa natureza, alguns dos quais são mundialmente conhecidos.
Os imperdíveis são o Museu Van Gogh em Amesterdão, o Rijksmuseum e o Museu Stedelijk. Esses três estão localizados juntos, onde é realizado o famoso mercado do museu. Muito conhecido e frequentado pelos moradores locais, ele acontece em setembro e é composto por várias barracas que vendem tecidos, joias e artigos de papelaria muito particulares.
Outro museu imperdível na sua viagem a Amesterdão é a casa-museu de Anne Frank. E se quiser fugir dos mais típicos, recomendo:
- O Museu da Resistência Holandesa em Amesterdão, onde poderá conhecer a vida holandesa durante o período da Segunda Guerra Mundial.
- O Museu The Upside Down de Amesterdão, o maior museu europeu dedicado ao Instagram.
- O Museu Ripley de Amesterdão, que possui uma coleção notável do mundo das raridades naturais, científicas, artísticas e humanas.
- O Museu Moderno Contemporâneo da capital dos Países Baixos, também conhecido como Moco de Amesterdão.
- O Museu Judaico de Amesterdão, onde poderá explorar a história da comunidade judaica na Holanda.
2. Delicie-se com um cruzeiro por Amesterdão
Se quiser tirar as melhores fotos da sua viagem, reserve um cruzeiro pelos canais de Amesterdão em setembro. Não ficará desapontado! Com a luz característica desta época do ano, obterá fotografias que não terão nada a invejar aos cartões postais mais bonitos.
Neste passeio, com duração aproximada de uma hora, conhecerá estes canais declarados Património Mundial pela UNESCO. Além disso, poderá avistar alguns dos locais mais característicos da cidade, como:
- Magere Brug: uma ponte basculante dupla de arquitetura holandesa, típica do século XVII.
- A Casa de Anne Frank: local onde Anne Frank viveu durante a Segunda Guerra Mundial.
- A rica Curva Dourada: um trecho curvo do canal Herengracht, rodeado por edifícios espetaculares dos séculos XVII e XVIII.
- O popular Bairro Vermelho.
Além disso, não perderá nenhum detalhe da arquitetura e da história ao longo do percurso, graças ao audioguia. Não hesite! A experiência não o desapontará.
3. Contemple Amesterdão a partir dos seus miradouros
Como em setembro temos os últimos dias do ano totalmente desanuviados, é um bom momento para ver a cidade de Amsterdã do alto. Existem muitos mirantes para isso, mas recomendo dois que, além disso, são gratuitos.
- O primeiro, considerado o que tem as melhores vistas, é o da biblioteca nacional. Trata-se da maior biblioteca pública do país e, a partir do terraço das suas cafetarias no último andar, temos as melhores vistas de Amesterdão.
- A outra melhor opção é o terraço do Museu de Ciência e Tecnologia NEMO, com acesso gratuito e cadeiras e bancos para desfrutar da vista panorâmica de forma relaxada. Para não perder esta experiência, não hesite em reservar o seu bilhete para o museu de ciências NEMO de Amesterdão.
4. Descubra Bruges com uma excursão a partir de Amesterdão
Setembro, especialmente no início e no meio do mês, quando o tempo ainda está bom, é a altura ideal para fazer uma excursão a Bruges e descobrir esta bela cidade caracterizada pelos seus canais e declarada Património Mundial pela UNESCO em 2000.
Acompanhado por um guia profissional, irá descobrir esta cidade conhecida pelo apelido de «Veneza do Norte» e contemplar alguns dos seus principais pontos de interesse e locais mais característicos, tais como:
- A Praça Mayor.
- O Hospital de São João.
- O campanário de Belfort.
- A Praça de Burg.
- A Igreja de Nossa Senhora.
- O Cais do Rosário.
- O Parque Minnewater.
Uma excursão de 12 horas, que inclui transporte de ida e volta, e na qual também poderá desfrutar de uma degustação de chocolates. Lembre-se: a Bélgica é o país do chocolate.
5. Aproveite os últimos dias de bom tempo para passear pelos seus parques
Os últimos resquícios do verão e do bom tempo são vividos nos primeiros dias de setembro. É o momento ideal para passear e desfrutar dos inúmeros espaços verdes de Amesterdão. Em julho e agosto, os parques ficam lotados, mas em setembro é possível apreciá-los com mais tranquilidade e ainda com temperaturas agradáveis.
O mais conhecido é o Vondelpark, que oferece agradáveis passeios, áreas gramadas para piqueniques, teatros e concertos ao ar livre que só acontecem no verão. Outros parques da cidade são o Rembrandtpark, o Oosterpark e o Museumplein.
6. Aproveite o fim de semana dos monumentos abertos
O principal evento da cidade holandesa em setembro acontece no segundo fim de semana do mês e é o fim de semana dos monumentos abertos. Durante esse período, edifícios e monumentos que são inacessíveis durante o resto do ano abrem as suas portas. Esta festa é celebrada em todo o país, mas é em Amesterdão que se pode aproveitar mais, devido à grande quantidade de edifícios e locais emblemáticos.
Vários palácios privados com os seus espetaculares jardins às margens dos canais, castelos e fábricas antigas são alguns exemplos dos locais de interesse que podem ser visitados neste fim de semana.
Além de ver o interior de alguns edifícios que normalmente não estão abertos ao público, são realizados eventos e passeios exclusivos que só podem ser feitos nestas datas. Se a sua visita a Amesterdão coincidir com este fim de semana, não perca a oportunidade de conhecer os segredos da cidade.
7. Visite o mercado de flores no momento perfeito
O mercado das flores é uma das visitas obrigatórias em Amesterdão. Desde 1862, este mercado é o favorito dos habitantes de Amesterdão para comprar as flores e plantas tão típicas do país. Na verdade, uma das melhores lembranças e presentes que pode comprar em Amesterdão é um bulbo de tulipa. Em setembro começa a época de plantio desta planta e, por isso, o mercado fica repleto de infinitas variedades de tulipas.
Se quiser uma destas flores como lembrança ou para oferecer, é o momento ideal para as comprar e plantar, para que floresçam na primavera, como recomendam os especialistas na matéria. Visitar o mercado das flores é um verdadeiro festival para a vista e o olfato.
8. Vá ao teatro e desfrute da cultura nas ruas
Ir ao teatro em Amesterdão é um conselho que posso dar durante todo o ano, mas especialmente no mês de setembro. Neste mês, celebra-se o festival holandês de teatro e a cidade enche-se de espetáculos de artes cénicas nos inúmeros teatros de Amesterdão. Esta festa do teatro também sai para a rua e em algumas praças, como a praça Amstelveld, são oferecidos espetáculos gratuitos de dança, música e representações teatrais.
Paralelamente, em setembro, são celebrados outros festivais, como o festival da Franja ou o Klassiek op het Amstelveld. Ambos são gratuitos e ao ar livre e apresentam um programa repleto de música, sobretudo clássica, com artistas consagrados e emergentes, grupos musicais, coros e orquestras que animam as ruas e praças de Amesterdão.
9. Pratique turismo e desporto no mês de setembro em Amesterdão
Setembro também é um mês de eventos desportivos. Dois dos mais importantes da cidade acontecem neste mês. O primeiro deles é o Amsterdam City Swim. Uma corrida de natação que reúne cerca de 3000 nadadores que participam para arrecadar fundos para associações de pessoas afetadas por doenças neurológicas. A corrida acontece nos canais centrais de Amsterdã e é sempre um espetáculo ver os nadadores percorrerem os canais que normalmente só são percorridos por barcos.
Os fãs de corrida também têm o seu evento. A corrida Dam tot Damloop reúne cerca de 35 000 corredores que percorrem um trajeto sinuoso de 16 quilómetros desde Amesterdão até ao centro de Zaandam. Se não lhe basta vê-la da barreira, pode juntar-se e combinar turismo com desporto.
10. Faça um passeio pelas galerias de arte da cidade
Amesterdão está repleta de galerias de arte. Muitas delas podem ser visitadas gratuitamente e setembro é uma das melhores épocas para isso. Graças a outro festival (não é à toa que Amesterdão é a capital dos festivais) conhecido como Unseen Amsterdam, um festival de fotografia contemporânea, as galerias de arte ficam repletas de exposições.
É uma atração para muitos fotógrafos internacionais e aproveita-se para fazer palestras e jornadas de fotografia pela cidade. Se é um amante da fotografia, Amesterdão mostra o seu melhor em setembro. Um dos planos mais originais que pode fazer em Amesterdão.
11. Fotografe o pôr do sol e a noite na ponte das 15 pontes
Graças aos céus limpos em alguns dias e aos seus pores do sol, o mês de setembro é um dos mais recomendados para tirar fotos espetaculares nos belos canais da cidade. O ponto mais recomendado para obter uma das fotos mais características e bonitas de Amesterdão fica na esquina das ruas Reguliersgracht e Herengracht.
Neste ponto encontra-se a ponte das 15 pontes. Subindo à ponte de Reguliersgracht, temos várias pontes em arco em três direções diferentes, num total de 15 pontes. O pôr do sol oferece-nos uma foto espetacular deste ponto e, à noite, elas também se iluminam para nos oferecer a fotografia ideal.
As temperaturas em Amesterdão em setembro
Se há uma palavra que define o clima de Amesterdão no mês de setembro, essa palavra é variável.
Neste mês de transição entre o verão e o outono, há dias ensolarados e claros e dias nublados, mais frios e ventosos. As temperaturas máximas baixam em relação aos meses de julho e agosto e ficam em torno de 20 graus, em média. As mínimas diminuem à medida que os dias avançam e se aproximam dos 10 graus.
As chuvas continuam a ser habituais em Amesterdão e é normal que haja 30% dos dias em que a chuva faz a sua aparição. No entanto, em geral, setembro é um bom mês para visitar a cidade dos canais, tendo em conta que mais tarde chega o frio e que permanece até bem entrada a primavera.
Afluência turística em Amesterdão em setembro
Tenha em conta que setembro continua a ser considerado um mês de alta temporada, mas a diferença em relação a junho, julho e agosto é notável. O afluxo turístico diminui muito neste mês, em parte devido à descida das temperaturas e em parte porque as férias de verão terminam para muitas pessoas, pelo que é um mês ideal para desfrutar de tudo o que há para ver e fazer em Amesterdão.
Embora o número de turistas diminua, ainda é possível encontrar filas nos melhores museus de Amesterdão e nos monumentos mais populares, além de dificuldades para encontrar alojamento, especialmente durante a primeira quinzena. Mas esses problemas são muito menos comuns do que nos meses de verão.
Os preços em Amesterdão em setembro
Quanto aos preços, eles caem à medida que a procura dos turistas diminui e o mês avança. Nos primeiros dias do mês, a procura ainda é alta, por isso os preços se mantêm, mas à medida que avançamos, nota-se uma queda nas tarifas de hotéis, alojamentos e voos. No entanto, os preços ainda estão longe do seu mínimo, que ocorre nos meses de inverno, quando a temperatura cai quase tanto quanto o fluxo turístico.
O que levar na mala para visitar Amesterdão em setembro
Como setembro é um mês de clima instável, temos que estar bem preparados e colocar na mala roupas para diferentes situações. Aqui está o que não pode faltar na sua bagagem se viajar para Amesterdão em setembro:
- Roupas leves e até bermudas e camisetas de verão, pois, principalmente se viajar no início do mês, ainda há dias com temperaturas agradáveis.
- Casacos e roupas mais quentes são sempre obrigatórios.
- Calçado confortável para os longos passeios pelas ruas de Amesterdão. Se for impermeável, melhor, para o caso de chover.
- É muito provável que chova, mas, nesses casos, o guarda-chuva não é a melhor opção, pois costuma ventar muito em Amesterdão. O mais recomendável é um impermeável.