11 Coisas para Fazer em Amsterdã em Setembro

setembro é o mês em que se despede o bom tempo e a época alta do turismo. Convido-o a descobrir as melhores actividades e locais para ver e fazer nesta época do ano.

Carlos Bleda

Carlos Bleda

leitura de 10 minutos

11 Coisas para Fazer em Amsterdã em Setembro

Ruas de Amesterdão | ©Matheus Frade

setembro é um mês inconstante. Nos primeiros dias do mês, o bom tempo ainda está presente mas, à medida que avança, dá lugar à chegada do tempo frio e, com ele, a cidade fica livre de turistas. Aproveitando os últimos dias de sol e as temperaturas agradáveis, em setembro há eventos ao ar livre e muitos dos museus e monumentos abrem as suas portas de uma forma especial.

O décimo primeiro mês do ano é marcado pelo festival dos monumentos abertos, pelo festival de teatro e pelas galerias de arte, entre muitas outras coisas que o convido a descobrir a seguir:

1. Nos dias de mau tempo, abrigue-se nos seus museus

Visitar o Rijksmuseum| ©Becky Houtman
Visitar o Rijksmuseum| ©Becky Houtman

O clima de Amesterdão em setembro é bastante variável e o mau tempo pode aparecer, especialmente no final do mês. Nesses dias, nada melhor do que abrigar-se e visitar os museus da cidade. Amesterdão alberga mais de 50 museus de vários tipos, alguns dos quais são mundialmente famosos.

O Museu Van Gogh de Amesterdão, o Rijksmuseum e o Museu Stedelijk são de visita obrigatória. Estes três museus estão também situados um ao lado do outro, onde se realiza o famoso mercado dos museus. Muito popular entre os habitantes locais, tem lugar em setembro e é composto por numerosas bancas que vendem têxteis, jóias e artigos de papelaria muito especiais.

Outro museu imperdível na sua viagem a Amesterdão é o Museu da Casa de Anne Frank. E se quiseres fugir dos mais típicos, recomendo-te:

Reservar bilhetes para museus em Amesterdão

2. Desfrutar de um cruzeiro por Amesterdão

Cruzeiros e canais| ©Chris
Cruzeiros e canais| ©Chris

Se quiser tirar as melhores fotografias da sua viagem, reserve um cruzeiro pelos canais em Amesterdão em setembro e não ficará desiludido! Com a luz caraterística desta época do ano, obterá fotografias tão boas como os mais belos postais.

Neste passeio, que dura cerca de uma hora, ficará a conhecer estes canais, que foram declarados Património Mundial pela UNESCO. Verá também alguns dos locais mais característicos da cidade, tais como:

  • Magere Brug: uma ponte basculante dupla de arquitetura holandesa, típica do século XVII.
  • A Casa de Anne Frank: o local onde Anne Frank viveu durante a Segunda Guerra Mundial.
  • A rica Curva Dourada: um trecho curvo do canal Herengracht, que está rodeado por espectaculares edifícios dos séculos XVII e XVIII.
  • O popular Bairro da Luz Vermelha.

Além disso, não perderá nenhum detalhe da arquitetura e da história ao longo do passeio graças ao guia áudio- não hesite! Não vai ficar desiludido.

Reservar um cruzeiro pelos canais em Amesterdão

3. Ver Amesterdão a partir dos pontos de vista

Museu da Ciência Nemo| ©Gamekeeper
Museu da Ciência Nemo| ©Gamekeeper

Com os últimos dias claros do ano em setembro, é uma boa altura para ver Amesterdão de cima. Há muitos miradouros, mas eu recomendo dois que são gratuitos.

  • O primeiro, e considerado o que tem as melhores vistas, é a Biblioteca Nacional. É a maior biblioteca pública do país e a partir do terraço das suas cafetarias, no último andar, pode obter as melhores vistas de Amesterdão.
  • A outra melhor opção é o terraço do Museu de Ciência e Tecnologia NEMO, que é gratuito e tem cadeiras e bancos para desfrutar da vista panorâmica num ambiente descontraído. Para não perder esta experiência, não hesite em reservar o seu bilhete para o NEMO Science Museum Amsterdam.

Reserve o seu bilhete para o NEMO Science Museum de Amesterdão

4. Descubra Bruges com uma excursão a partir de Amesterdão

Praça principal.| ©mm9360a
Praça principal.| ©mm9360a

setembro, especialmente no início e no meio do mês, quando o tempo ainda está bom, é uma altura ideal para fazer uma viagem a Bruges e descobrir esta bela cidade caracterizada pelos seus canais e declarada Património Mundial pela UNESCO em 2000.

Juntamente com um guia profissional, descobrirá esta cidade conhecida como a "Veneza do Norte" e verá alguns dos seus principais pontos de interesse e locais mais característicos, tais como:

  • A Plaza Mayor.
  • O Hospital de San Juán.
  • O campanário de Belfort.
  • A praça do Burg.
  • A Igreja de Nossa Senhora.
  • Cais do Rosário.
  • Parque Minnewater.

Excursão de 12 horas, incluindo o transporte de ida e volta para a cidade e uma prova de chocolate. Não se esqueça: A Bélgica é o país do chocolate.

Reservar uma viagem a Bruges

5. Aproveite os últimos dias de bom tempo para passear pelos parques

O Vondelpark de Amesterdão| ©Franklin Heijnen
O Vondelpark de Amesterdão| ©Franklin Heijnen

Os últimos vestígios de verão e de bom tempo surgem nos primeiros dias de setembro. Esta é a altura ideal para passear e desfrutar dos muitos espaços verdes de Amesterdão. Em julho e agosto, os parques estão cheios até transbordar, mas em setembro pode desfrutá-los num ambiente mais descontraído, mesmo com temperaturas agradáveis.

O mais conhecido é o Vondelpark, que oferece passeios agradáveis, áreas relvadas para piqueniques, teatros e concertos ao ar livre que só se realizam no verão. Outros parques da cidade incluem o Rembrandtpark, o Oosterpark e o Museumplein.

Reservar um passeio de bicicleta por Amesterdão

6. Aproveite o fim de semana dos monumentos abertos

Roemer Visscherstraat| ©Dom J
Roemer Visscherstraat| ©Dom J

O principal evento da cidade holandesa em setembro tem lugar no segundo fim de semana do mês e é o Fim-de-Semana dos Monumentos Abertos. Durante este período, os edifícios e monumentos inacessíveis durante o resto do ano abrem as suas portas. Este feriado é celebrado em todo o país, mas é em Amesterdão que se pode desfrutar mais dele, devido ao seu grande número de edifícios e monumentos.

Várias mansões privadas com os seus espectaculares jardins à beira do canal, castelos e antigas fábricas são alguns exemplos dos locais que se podem visitar durante este fim de semana.

Para além de ver o interior de alguns dos edifícios que normalmente não estão abertos ao público, há eventos e visitas exclusivas que só estão disponíveis nestas datas. Se a sua visita a Amesterdão coincidir com este fim de semana, não perca a oportunidade de conhecer os segredos da cidade.

Reserve o seu Amsterdam Explorer Pass

7. Visite o mercado das flores na altura ideal

Mercado das Flores| ©Laura
Mercado das Flores| ©Laura

O Mercado das Flores é um dos pontos turísticos obrigatórios de Amesterdão. Desde 1862 que este mercado é o local preferido dos habitantes de Amesterdão para comprar as flores e plantas tão típicas do país. De facto, uma das melhores lembranças e presentes que se pode comprar em Amesterdão é um bolbo de tulipa. A época de plantação das tulipas começa em setembro e o mercado está repleto de variedades infinitas de tulipas.

Se quiser uma destas flores como lembrança ou presente, é a altura ideal para as comprar e plantar para que floresçam na primavera, como recomendam os especialistas na matéria. Uma visita ao mercado das flores é uma festa para os olhos e para o nariz.

Reservar uma visita guiada a Roterdão

8. Ir ao teatro e apreciar a cultura de rua

Peça do Festival de Teatro| ©Borja
Peça do Festival de Teatro| ©Borja

Ir ao teatro em Amesterdão é uma dica que lhe posso dar durante todo o ano, mas especialmente no mês de setembro. Este é o mês do Festival de Teatro Holandês e a cidade enche-se de espectáculos de artes performativas nos muitos teatros de Amesterdão. Este festival de teatro também sai à rua, com espectáculos gratuitos de dança, música e teatro em praças como a Praça Amstelveld.

Ao mesmo tempo, outros festivais têm lugar em setembro, como o Festival da Faixa e o Klassiek op het Amstelveld. Ambos os festivais são gratuitos e ao ar livre e apresentam um programa repleto de música, especialmente música clássica, com artistas estabelecidos e emergentes, bandas, coros e orquestras que animam as ruas e praças de Amesterdão.

Reservar uma visita guiada a Amesterdão

9. Desfrute de passeios turísticos e desporto em Amesterdão durante o mês de setembro

Amesterdão City Swim.| ©Ivinst
Amesterdão City Swim.| ©Ivinst

setembro é também um mês de eventos desportivos. Dois dos mais importantes da cidade têm lugar neste mês. O primeiro é o Amsterdam City Swim. Uma corrida de natação que reúne cerca de 3000 nadadores que participam para angariar fundos para associações de pessoas afectadas por doenças neurológicas. A corrida tem lugar nos canais centrais de Amesterdão e é sempre um espetáculo ver os nadadores a nadar nos canais que normalmente só são utilizados por barcos.

Os entusiastas da corrida também têm o seu evento. A corrida Dam tot Damloop reúne cerca de 35.000 corredores que seguem um percurso sinuoso de 16 quilómetros de Amesterdão até ao centro de Zaandam. Se não se pode limitar a assistir à corrida, é possível participar e combinar turismo e desporto.

Reservar uma visita guiada a Amesterdão

10. Faça um passeio pelas galerias de arte da cidade

Visitar as galerias de arte| ©Maaike Putman
Visitar as galerias de arte| ©Maaike Putman

Amesterdão está repleta de galerias de arte. Muitas delas são de visita gratuita, e setembro é uma das melhores alturas para o fazer. Graças a outro festival (Amesterdão é a capital dos festivais por uma razão) conhecido como Unseen Amsterdam, um festival de fotografia contemporânea, as galerias de arte estão cheias de exposições.

é uma atração para muitos fotógrafos internacionais e é usado como uma oportunidade para palestras e dias de fotografia em toda a cidade. Se é um amante da fotografia, Amesterdão está no seu melhor em setembro. Uma das coisas mais originais para fazer em Amesterdão.

11. Fotografar o pôr do sol e a noite na Ponte das 15 Pontes

Ponte das 15 Pontes| ©Helen C
Ponte das 15 Pontes| ©Helen C

Graças ao céu limpo em alguns dias e ao pôr do sol, setembro é um dos melhores meses para tirar fotografias espectaculares dos belos canais da cidade. O local mais recomendado para obter uma das mais características e belas fotografias de Amesterdão é na esquina da Reguliersgracht com a Herengracht.

É aqui que se situa a Ponte das 15 Pontes. Subindo até à ponte Reguliersgracht, temos várias pontes em arco em três direcções diferentes, num total de 15 pontes. O pôr do sol dá-nos uma fotografia espetacular a partir deste ponto e, à noite, também são iluminadas para nos oferecer a fotografia ideal.

Temperaturas em Amesterdão em setembro

Amesterdão no outono| ©Jan van der Wolf
Amesterdão no outono| ©Jan van der Wolf

Se há uma palavra que define o tempo em Amesterdão em setembro, é mutável. Neste mês de transição entre o verão e o outono, há dias ensolarados e claros e dias mais frescos, ventosos e nublados. As temperaturas máximas são mais baixas do que em julho e agosto e rondam , em média, os 20 graus Celsius. As temperaturas mínimas descem com o passar dos dias e aproximam-se dos 10 graus Celsius.

A chuva é uma ocorrência regular em Amesterdão e não é raro haver 30% de dias com chuva. No entanto, setembro é geralmente um bom mês para visitar a cidade dos canais, uma vez que o tempo frio chega mais tarde e permanece até à primavera.

Reservar a excursão de autocarro turístico pela cidade de Amesterdão

As multidões de turistas em Amesterdão em setembro

Turistas em Amesterdão| ©Marco Verch
Turistas em Amesterdão| ©Marco Verch

Note-se que setembro continua a ser considerado um mês de época alta, mas a diferença em relação a junho, julho e agosto é notável. O número de turistas diminui muito neste mês, em parte devido às temperaturas mais baixas e em parte porque as férias de verão terminaram para muitas pessoas, tornando-o um mês ideal para desfrutar de tudo o que há para ver e fazer em Amesterdão.

Embora o número de turistas tenha diminuído, ainda é possível encontrar filas de espera nos melhores museus de Amesterdão e nos locais mais populares, bem como dificuldades em encontrar alojamento, especialmente durante a primeira quinzena. Mas estes problemas são muito menos comuns do que nos meses de pico do verão.

Reservar uma visita guiada a Amesterdão

Preços de Amesterdão em setembro

Pagar em euros| ©cottonbro
Pagar em euros| ©cottonbro

No que diz respeito aos preços, estes estão a baixar à medida que a procura turística diminui e o mês avança. Nos primeiros dias do mês, a procura continua a ser elevada, pelo que os preços se mantêm inalterados, mas à medida que avançamos no mês, notamos uma descida nos preços dos hotéis, dos alojamentos e dos voos. No entanto, os preços ainda estão longe dos valores mais baixos registados nos meses de inverno, quando a temperatura desce quase tanto como o número de turistas.

Reservar uma visita guiada a Anne Frank no bairro judeu de Amesterdão

O que levar na mala para uma visita a Amesterdão em setembro

Fazer a mala| ©Craig Adderley
Fazer a mala| ©Craig Adderley

Como setembro é um mês de clima variável, precisamos de estar bem preparados e fazer as malas para diferentes cenários. Eis o que não deve faltar na sua bagagem se viajar para Amesterdão em setembro:

  • Roupa leve e até mesmo calções e t-shirts de verão, especialmente se viajar no início do mês, uma vez que ainda está calor lá fora.
  • Os casacos e as roupas mais quentes são sempre indispensáveis.
  • Sapatos confortáveis para os longos dias de passeio pelas ruas de Amesterdão. Se for à prova de água, é melhor para o caso de chover.
  • É muito provável que chova, mas um guarda-chuva não é a melhor opção, pois em Amesterdão venta muito. É preferível usar um mackintosh.

Reservar uma visita guiada ao Red Light District de Amesterdão