Visitar as Termas de Caracala

Na capital italiana é fácil encontrar edifícios com milhares de anos, sendo um deles as Termas de Caracalla. Independentemente da época em que visitar a cidade, estes banhos termais são uma óptima opção, pois encontrará um ambiente fascinante que o transportará no tempo.

Luisa María Lugo

Luisa María Lugo

leitura de 10 minutos

Visitar as Termas de Caracala

Termas de Caracala | © Wikimedia

Entre as construções mais bem preservadas da Roma antiga estão as Termas de Caracalla ou Terme di Caracalla. Ao contrário de muitos outros locais semelhantes encontrados noutras partes do mundo, os de Roma eram um complexo social muito completo.

Embora não fossem os únicos banhos da cidade na antiguidade, eram os mais luxuosos. Hoje é possível entrar nelas, ver as suas diferentes zonas e imaginar o esplendor de que gozavam quando estavam em funcionamento. Se passar cerca de uma semana em Roma, não hesite: uma visita é obrigatória. O que pode ver e fazer neste lugar fantástico? Conto-lhe a seguir!

Percorrer as Termas como se estivesse a viver na Roma antiga

Percorrer as Termas| ©Patrick Denker
Percorrer as Termas| ©Patrick Denker

Com a primeira atividade de que falo, sente-se como um romano antigo que vai às Termas para a sua rotina de higiene pessoal. Os óculos de Realidade Aumentada estão disponíveis no local, se os colocares, vês como o edifício começa a reconstruir-se à frente dos teus olhos.

Aqueles que participaram na conceção das Termas tinham o objetivo de fazer delas uma amostra de como a arquitetura romana pode ser maravilhosa. Por isso, na sua construção e decoração, apresentava as seguintes características:

  • Paredes revestidas de mármore.
  • Pavimentos em mosaico.
  • Esculturas consideradas obras de arte.
  • Sistemas de aquecimento e de abastecimento de água.
  • Drenos que mantinham a água limpa.

Com a realidade aumentada, tem a oportunidade de reviver grande parte desta maravilha arquitetónica. Aponte os óculos para o local pretendido e, em poucos segundos, poderá ver como era na antiguidade, quando as termas eram visitadas por milhares de pessoas por dia. Pode até ver recriações das esculturas.

Reservar uma visita às Termas de Caracalla e ao Monte Aventino

Passeio pelos jardins das instalações

Jardins das Termas de Caracalla| ©Steve Knight
Jardins das Termas de Caracalla| ©Steve Knight

Embora os espaços verdes não sejam os mesmos dos primeiros séculos desta época, continuam a ser locais que merecem ser visitados. Os exteriores das Termas estão muito bem conservados, para que os visitantes possam passear enquanto apreciam as vistas.

As ruínas das Termas são impressionantes, imagine-se como eram na antiguidade. O edifício era muito completo, não só tinha salas onde se podia tomar banho com água fria, morna e quente, mas também uma grande piscina. Nas termas havia até um jardim, pois pretendia-se que fosse um verdadeiro espaço de diversão.

Os jardins estavam rodeados por um grande muro que protegia toda a construção. Cada recanto destas termas está cheio de história. Gosta de lugares ao ar livre? Se sim, aconselho-o a ler o meu guia dos melhores parques de Roma.

Reservar a excursão às Basílicas de Roma

Obtenha um guia áudio para conhecer melhor as Termas

Um quarto nas Termas| ©Larry
Um quarto nas Termas| ©Larry

Como disse antes, estas Termas estão cheias de história e, embora alguns visitantes prefiram percorrê-las sozinhos, talvez seja melhor ter um guia. Um audioguia é vendido dentro do local para quem quiser fazer uma visita completa à antiga construção.

As Termas de Caracala eram muito diferentes das outras termas de Roma da época, com várias secções dentro delas. O mais interessante é que estavam dispostas de tal forma que muitas pessoas cumpriam uma rotina de higiene completa. As secções eram as seguintes:

  • Os vestíbulos.
  • Os balneários.
  • O ginásio.
  • O laconicum, era um sudário com uma temperatura elevada para ativar a transpiração.
  • O caldarium (os seus pilares ainda estão de pé), onde se tomava banho com água muito quente e se utilizava um strigilum para eliminar o suor e outras impurezas.
  • Tepidarium, para banhos com água tépida.
  • Frigidarium, aqui existiam quatro piscinas onde se tomavam banhos com água fria para tonificar o corpo.
  • Natatio, uma área ao ar livre com uma piscina olímpica.

Pode dizer-se que as Termas de Caracala eram como clubes de campo, pois, para além das áreas acima referidas, tinham pórticos e bibliotecas. A observação de uma planta das antigas termas dá-nos uma ideia da dimensão das instalações.

Marcar uma visita às Termas de Caracalla e ao Monte Aventino

Ver os mosaicos que ainda se encontram no local

Mosaico das Termas| ©Patrick Denker
Mosaico das Termas| ©Patrick Denker

Embora muitos dos seus elementos incríveis tenham sido levados para outros locais, algumas secções do chão ainda têm os mosaicos originais. Estes são um testemunho de como o edifício era bonito há séculos atrás. Para além disso, existem partes de alguns dos desenhos que aí se encontravam.

As Termas deixaram de funcionar em 537 d.C., altura em que os aquedutos que abasteciam a cidade foram destruídos. Como consequência, as pessoas deixaram de frequentar as termas e, com o passar do tempo, estas foram abandonadas.

Devido ao abandono, o majestoso edifício foi atacado por saqueadores que levaram as suas esculturas e materiais valiosos, como o mármore. É por isso que hoje em dia não se podem ver todos os luxos que as Termas outrora tiveram. Além disso, grande parte do local foi destruído por um terramoto em 847.

Entrar no subsolo das Termas

Subsolo das Termas de Caracalla| ©Carole Raddato
Subsolo das Termas de Caracalla| ©Carole Raddato

Para além da grande construção que era visível a todos os que visitavam as Termas de Caracala, o edifício tinha níveis subterrâneos. Os escravos trabalhavam aí durante todo o dia para assegurar o funcionamento ótimo das termas e das piscinas. Atualmente, estes foram convertidos num museu das Termas.

Nem sempre foram acessíveis aos visitantes, mas há alguns anos abriram as suas portas para os receber. Havia os sistemas hidráulicos, as caldeiras, os fornos e as chaminés. Tudo isto ajudava os romanos que iam às termas todos os dias a desfrutar dos seus banhos.

O espaço foi adaptado para que as pessoas possam entrar e ver os objectos que foram encontrados durante as escavações na zona. Se quiser visitar outros museus subterrâneos em Roma, aqui está um artigo sobre uma comparação de duas das maiores catacumbas de Roma.

Faça a visita guiada por si próprio

Dentro das Termas| ©Serge Baillargeon
Dentro das Termas| ©Serge Baillargeon

Para além da Realidade Aumentada e do áudio-guia, é possível fazer a visita guiada nas Termas sem qualquer um destes auxiliares. Se preferir, pode percorrer as instalações por conta própria, seja sozinho ou acompanhado. Ao longo de todo o percurso, verá sinais que o informam sobre a zona em que se encontra.

Durante a visita, deve ter em conta que se trata de uma visita de sentido único e que a saída é feita por um portão diferente do da entrada. O mapa do percurso do visitante no sítio Web oficial das Termas é muito útil quando se faz a visita por conta própria.

Pense na maravilha arquitetónica que era quando foi construída

Corredores das Termas de Caracala| ©Vyacheslav Argenberg
Corredores das Termas de Caracala| ©Vyacheslav Argenberg

As Termas de Caracala cumpriram todas as suas funções durante vários séculos, entre elas a de demonstrar como eram maravilhosas as construções romanas. Hoje são ruínas, mas mesmo assim, admirar as enormes paredes é surpreendente. Ao percorrer as Termas, lembre-se de tudo o que já foi.

Os sistemas que levavam a água às Termas, o seu aquecimento e drenagem eram muito sofisticados, pelo que tudo funcionava de forma óptima. Do ponto de vista arquitetónico, o local tinha uma conceção, construção e funcionamento complexos. Hoje em dia, ficamos espantados com o planeamento de todos os pontos.

A disposição dos espaços das termas facilitava a circulação das pessoas e contribuía para o conforto de todos. As ruínas podem fazer esquecer tudo isto, mas convido-o a refletir sobre o quão extraordinária foi a construção e o aspeto deste edifício.

Coma qualquer coisa enquanto aproveita o passeio

Comida de rua| ©Marta Dzedyshko
Comida de rua| ©Marta Dzedyshko

Perto das ruínas das Termas há muitas vezes uma banca onde os visitantes podem comprar refeições ligeiras. Isto é ideal se vai passar algumas horas a explorar este lugar incrível, uma vez que não há muitos restaurantes nas proximidades.

Claro que, se comer nas Termas, não deixe resíduos no chão, pois isso ajuda a manter a área em boas condições. Por outro lado, se quiseres saber onde comer em Roma, noutro artigo vou falar-te sobre os melhores lugares para comer em Roma.

Espectáculos de teatro com as ruínas das Termas ao fundo

Peças de teatro e ópera em Caracalla| ©Katia
Peças de teatro e ópera em Caracalla| ©Katia

Atualmente, as Termas ainda são utilizadas, obviamente não da mesma forma que eram utilizadas há muitos séculos atrás. Por vezes, são planeadas representações teatrais nas Termas, de modo a que as suas grandes muralhas possam ser vistas ao fundo. Sem dúvida, um cenário único.

Quando se viaja para Roma e se visita as Termas de Caracala, é bom informar-se se haverá alguma peça de teatro nos próximos dias. Se estiver previsto um evento deste género, informe-se sobre como pode assistir.

Assistir aos espectáculos de ópera de verão

Ópera nas Termas de Caracala| ©Dan McCune
Ópera nas Termas de Caracala| ©Dan McCune

Durante o verão, as Termas de Caracala são o palco dos espectáculos planeados pelo Teatro dell'Opera di Roma. Desde 2001, os restos do grande edifício têm sido o cenário perfeito para os grandes espectáculos de ópera e ballet da época.

Em várias décadas do século XX, estes espectáculos também tiveram lugar, mas foram interrompidos por várias razões, incluindo a Segunda Guerra Mundial. Mas agora realizam-se continuamente todos os Verões, por isso, se estiver de visita à capital italiana nesta altura, por que não saber mais sobre os espectáculos?

O sítio Web do Teatro dell'Opera di Roma publica todos os espectáculos, incluindo os de Terme. Se quiser saber o que mais fazer em Roma no verão, leia o meu guia.

Qual é o preço da entrada nas Termas de Caracalla?

Começando o passeio nas Termas| ©Carole Raddato
Começando o passeio nas Termas| ©Carole Raddato

Os bilhetes têm um preço a partir de 4 euros, o que lhe é cobrado depende da sua idade e se é um cidadão europeu. Os menores e os estudantes de determinados graus académicos têm acesso gratuito a estes antigos banhos.

É de notar que os bilhetes não incluem visitas guiadas, pelo que também é possível adquirir um guia áudio. Este custa aproximadamente 7 euros, por isso, se comprar um, não se esqueça do seguinte:

  • Perguntar se está disponível em espanhol.
  • Nalgumas ocasiões, tendem a esgotar-se devido ao número de visitantes do local.

Recomendo que, se tiver oportunidade (e não quiser fazer a visita sozinho, ou seja, sem guia), compre um áudio-guia. Apesar de existirem placas informativas, estas não dão muita informação. Além disso, estão demasiado distantes umas das outras.

Onde comprar óculos de realidade aumentada?

Desfrutar da realidade virtual nas Termas| ©DAB
Desfrutar da realidade virtual nas Termas| ©DAB

Na bilheteira onde se compram os bilhetes para as Termas também se podem pedir os óculos. Estes são úteis se quiser ver como era o edifício, que esculturas lá estavam e como eram as paredes cobertas de mármore. A recriação é exacta, uma vez que os registos existentes sobre as Termas de Caracala foram tidos em conta na sua criação.

Tal como acontece com os audioguias, os óculos de Realidade Aumentada por vezes não estão disponíveis. A razão é que o número de visitantes excede o número de óculos disponíveis para a administração deste edifício.

Qual é o horário de funcionamento destas antigas termas romanas?

Restos dos mosaicos das termas| ©Shadowgate
Restos dos mosaicos das termas| ©Shadowgate

Os dias da semana em que estão abertas são de terça-feira a domingo. O horário de abertura é às 9:00 e o horário de encerramento depende do dia do ano, normalmente até às 18:30.

Devido às medidas de segurança implementadas pela Covid 19, as Termas têm atualmente entradas limitadas. Só é permitido entrar um determinado número de pessoas, pelo que poderá ter de esperar algum tempo para entrar.

Onde estão situadas?

Entrada para as Termas de Caracala| ©Andy Montgomery
Entrada para as Termas de Caracala| ©Andy Montgomery

As Termas estão localizadas na Viale delle Terme di Caracalla, por isso, se não sabe muito sobre Roma, não se preocupe. Uma forma de localizar a zona é saber quais são os locais próximos, os mais conhecidos são os seguintes:

As formas de chegar às Termas são muito semelhantes às dos locais acima mencionados. O acesso a elas não é difícil, pois o terreno próximo não difere em altitude.

Como chegar às termas?

Metro de Roma| ©Juan Enrique Gilardi
Metro de Roma| ©Juan Enrique Gilardi

Duas formas de transporte público que pode utilizar para chegar às Termas são: o metro e o autocarro. Uma vez em Roma, a forma de chegar ao seu destino com sucesso é:

  • De metro: a linha B leva-o até à paragem Circo Massimo, que fica a cerca de 2 quilómetros das Termas.
  • De autocarro: os autocarros 628 e 760 são os que pode apanhar para chegar às Termas de Caracalla.

Caso queira um guia para o Metro de Roma, pode encontrá-lo nesta página. Clique no link e obtenha todas as informações e dicas sobre este meio de transporte romano.

Há estacionamento nas Termas Romanas?

Os visitantes destes banhos termais em Roma têm acesso a um parque de estacionamento, o que contribui para o máximo aproveitamento do seu passeio. Além disso, existem instalações balneares adequadas no local. Hoje em dia, as Termas também têm as comodidades necessárias para quem entra nelas.

Tenho a certeza de que, com o que leu aqui, quer saber mais sobre as Termas, como eram na antiguidade e o que verá nelas. Encontrei um vídeo em que estes pontos são analisados, deixo-vos o link.