Arco do Triunfo de Roma: tudo que você que deve saber

O Arco do Triunfo de Roma foi construído para comemorar uma vitória de Constantino I e foi muito bem preservado, pelo que pode visitá-lo na sua viagem a Roma.

Luisa María Lugo

Luisa María Lugo

leitura de 7 minutos

Arco do Triunfo de Roma: tudo que você que deve saber

Vista do Arco do Triunfo em Roma | ©Dennis Jarvis

Os Arcos do Triunfo foram construídos em muitos países europeus para comemorar as vitórias militares. Na capital italiana existem vários, como o Arco de Septímio Severo, o Arco de Tito e o Arco do Triunfo em Roma. Este último, situado junto ao Coliseu Romano, é aquele em que gostaria de me concentrar.

O também conhecido como "Arco de Constantino" é um dos monumentos romanos mais modernos (foi criado em 315 d.C.) e tanto a sua localização como a sua estrutura fazem dele o arco mais visitado de Roma.

Visitas guiadas ao Arco do Triunfo em Roma

Visita guiada ao Arco do Triunfo| ©Natemedwards
Visita guiada ao Arco do Triunfo| ©Natemedwards

Em outubro de 312, o Imperador Constantino venceu a batalha da Ponte Milviana e, como era habitual em território romano, foi construído um monumento. O objetivo do Arco de Roma é comemorar a vitória dessa ocasião. Este arco tem muitos factos interessantes que lhe serão contados durante uma visita guiada ao Coliseu e ao Fórum Romano. Alguns deles são:

  • Muitos dos materiais utilizados na sua construção vieram de outros edifícios e estátuas encontrados na cidade.
  • Todas as imagens da estrutura têm o mesmo contexto, nomeadamente o plano político de Constantino para restaurar o império.
  • Na Idade Média, foi transferida para uma fortaleza que pertencia a uma família de aristocratas romanos.
  • Em 1804, foi meticulosamente restaurado e regressou ao local onde foi originalmente construído.

As visitas guiadas significam que, quando se está em frente a ela, é possível ver pormenores que os turistas sozinhos ignoram.

Reservar uma visita guiada ao Coliseu

Quanto custam os bilhetes para o Arco do Triunfo de Roma?

Arco do Triunfo, parte do Parque Arqueológico do Coliseu| ©Jim Naureckas
Arco do Triunfo, parte do Parque Arqueológico do Coliseu| ©Jim Naureckas

O Arco do Triunfo Romano está localizado dentro do Parque Arqueológico do Coliseu, mas como está na via pública, não é necessário comprar bilhetes para o ver.

Ao contrário de outros arcos que se encontram em Itália e noutros países europeus, não é possível passar por baixo do Arco de Constantino, uma vez que está rodeado de proteção. Mesmo assim, isso não impede que se aproxime o suficiente para ver os pormenores do seu desenho.

Reservar uma visita ao Coliseu, ao Fórum e ao Monte Palatino

Como chegar ao Arco do Triunfo de Constantino

Metro de Roma| ©Juan Enrique Gilardi
Metro de Roma| ©Juan Enrique Gilardi

O Arco do Triunfo fica ao lado do Coliseu e há vários tipos de transporte que têm paragens perto do Arco de Constantino, especificamente na Piazza del Colosseo. Se quiser ir a este monumento, independentemente do sítio onde se encontre na capital italiana, as formas de lá chegar são:

  • Autocarro: apanhe a linha 51, 75, 81, 85, 87 ou 118, todas elas podem levá-lo à Piazza del Colosseo.
  • Metro: a linha que deve apanhar é a linha B, que o leva até à paragem do Colosseo.

No caso de decidir utilizar o último meio de transporte mencionado, é aconselhável ler o meu guia do Metro de Roma.

Reservar uma visita ao Coliseu, Fórum e Monte Palatino

Porquê visitar o Arco do Triunfo de Roma?

Passando pelo Arco do Triunfo| ©Jim Naureckas
Passando pelo Arco do Triunfo| ©Jim Naureckas

O Arco de Constantino é um dos monumentos mais visitados de Roma. E a principal razão pela qual o encorajo a visitá-lo é também pela arquitetura, uma vez que tem uns impressionantes 21 metros de altura e 25 metros de largura.

O arco do meio é o maior e tem relevos de imperadores e guerreiros por toda a estrutura. Há muitos séculos atrás, as pessoas podiam passar por baixo dele, mas agora não. Obviamente, o Arco de Constantino não tem o mesmo aspeto que tinha no século III, mas ainda assim vale a pena vê-lo.

Outra razão pela qual é uma óptima opção visitá-lo é o facto de estar localizado num ponto estratégico da cidade, o que quero dizer? Depois de a visitar, pode visitar o Coliseu, o Fórum Romano e o Monte Palatino ou o Arco de Tito.

Reserva uma visita guiada com áudio-guia na aplicação móvel

É aconselhável ir ao Arco do Triunfo em Roma com crianças?

Crianças a divertir-se em Roma| ©Domina Viaggi Evento
Crianças a divertir-se em Roma| ©Domina Viaggi Evento

Sim, é um monumento que elas certamente vão gostar de ver e ficar impressionadas. Além disso, podem passear em segurança na área em redor do arco.

Caso queiram fazer algo nas vossas férias na capital que seja ideal para as idades dos vossos filhos, recomendo-vos que leiam outro dos meus artigos em que vos digo 10 coisas para fazer em Roma para crianças.

O que ver no Arco do Triunfo em Roma

Detalhes do topo do Arco do Triunfo| ©Dennis Jarvis
Detalhes do topo do Arco do Triunfo| ©Dennis Jarvis

A estrutura do Arco de Constantino é feita de vários materiais: mármore para as partes inferiores e tijolos e detalhes de blocos de mármore para as partes superiores. Os materiais foram reutilizados porque, na altura em que foi construído, a decadência em Roma era grande e o fim do império estava próximo.

Embora tenha sido criado no século III, o Arco de Constantino está muito bem conservado, graças às restaurações que lhe foram feitas.

Ainda hoje, ver o Arco continua a ser uma grande experiência, por isso, em vez de o visitar rapidamente, encorajo-o a passar alguns minutos a observar os pormenores.

Ler a inscrição no Arco

Na face do Arco do Triunfo de Roma, virada para o Coliseu, há uma inscrição, e o que ela diz diz-nos muito sobre o império e o imperador Constantino. Por exemplo, é utilizada a expressão "divinamente inspirado", o que recorda que Constantino, ao contrário de outros imperadores, apoiava o cristianismo.

Por outro lado, quando se faz referência aos povos que derrotou, não lhe é dado um nome, mas sim "o tirano". Desta forma, transmitia-se ao povo a ideia de que a guerra travada tinha sido justa. Esta inscrição também deixa claro que foi o Senado que dedicou solenemente o Arco a Constantino.

Como os visitantes não podem passar por baixo do monumento, gostaria de vos falar de duas inscrições no interior do maior arco:

  • Libertador da cidade.
  • Fundador da paz.

Surpreenda-se com a exatidão dos relevos e observe as estátuas

Os relevos nas paredes exteriores do monumento são feitos de blocos de mármore. Destinam-se a narrar as guerras e as vitórias do tempo de Adriano, Marco Aurélio, Trajano e Constantino (o protagonista principal é este último imperador).

Entre os relevos mais notáveis, encontram-se os seguintes:

  • Rostos de imperadores remodelados para se assemelharem a Constantino.
  • Marco Aurélio a dar pão aos pobres.
  • Soldados romanos em batalha.
  • Marchas vitoriosas.

Quanto às estátuas, encontram-se na zona superior e representam Trajano depois de ter vencido os Dácios.

Observa as colunas do Arco

Vista inferior do Arco| ©KatieThebeau
Vista inferior do Arco| ©KatieThebeau

O Arco tem quatro colunas coríntias que, antes de serem instaladas neste monumento, estavam noutro monumento criado no século I e que se perdeu com o tempo. Todas as colunas têm como base esculturas que representam vitórias aladas, nas quais se podem ver cativos de Roma, legionários romanos e folhas de palmeira.

Nem todos os elementos que estão neste grande arco são reutilizados, alguns foram feitos especialmente para este monumento dedicado a Constantino. Estes representam os actos militares do imperador e podem ser vistos nas seguintes zonas do Arco:

  • No lado esquerdo da fachada sul: o cerco de Verona.
  • Do lado direito da fachada sul: a batalha com Maxêncio.
  • Do lado esquerdo da fachada norte: uma cena do Fórum Romano.
  • Do lado direito da fachada norte: uma cerimónia de entrega de presentes.

Ver o Meta Sudans

Mesmo em frente ao Arco do Triunfo de Roma, encontram-se os restos de uma fonte monumental que esteve em uso até ao século V. A estrutura tinha uns impressionantes 18 metros de altura, uma base cilíndrica e estava coberta de mármore. Diz-se que os gladiadores saíam do Coliseu para se refrescarem na fonte e limparem as suas feridas.

O seu diâmetro era de cerca de 16 metros e a sua profundidade de cerca de um metro e meio. As últimas fotografias do Meta Sudans datam dos séculos XIX e XX, altura em que tinha apenas 9 metros de altura e já não tinha o seu revestimento de mármore.

O que restava da fonte monumental foi removido em 1936, restando atualmente apenas os seus restos. Se o assunto lhe interessa, num outro artigo dir-lhe-ei quais são as 5 melhores fontes de Roma.

Reservar uma visita guiada ao Coliseu

Dicas para visitar o Arco do Triunfo de Constantino

Vista nocturna do Arco do Triunfo de Constantino| ©Dennis Jarvis
Vista nocturna do Arco do Triunfo de Constantino| ©Dennis Jarvis

O Arco do Triunfo de Roma está numa das zonas mais visitadas da cidade, pelo que nas épocas altas do ano é possível que cheguem mais de 3.000 visitantes. Por isso, se é daquelas pessoas que gostam de admirar um monumento de perto e ver os seus pormenores, recomendo que vá de manhã ou ao fim da tarde.

Muitos turistas e até pessoas que vivem em Roma vão visitar o Arco do Triunfo depois de escurecer. A realidade é que há várias coisas que se podem fazer em Roma à noite.

Durante essas horas, pode passar o tempo que quiser a ver o Arco e a passear para ver outros monumentos em Roma. Espero que aproveitem ao máximo a vossa viagem à capital italiana.

Reservar uma visita guiada ao Coliseu