10 Melhores Museus em Tenerife
Tenerife é uma ilha com um grande número de museus, pelo que pode ser difícil escolher quais visitar. Aqui está uma lista dos mais importantes.
Os museus de Tenerife contam a história da ilha de uma forma interessante. Assim, através das exposições temporárias e permanentes em cada um destes museus, poderá descobrir as principais contribuições que esta terra e as suas gentes deram nos campos humano, artístico, social, arquitetónico, científico, etc.
Há certamente um grande número de museus na ilha, cujas visitas podem ser incluídas entre as melhores coisas para fazer em Tenerife. Por exemplo, pode visitar o Museu da Natureza e Arqueologia para descobrir achados guanche, o Museu de História Militar das Canárias para aprender tudo sobre arte militar, ou o Museu Casa de los Balcones, onde pode viajar no tempo para aprender sobre os costumes domésticos das famílias canárias.
1. Museu da Natureza e Arqueologia
O Museu da Natureza e Arqueologia está instalado num antigo edifício neoclássico construído no século XVIII.
Aí poderá apreciar interessantes achados guanche que explicam o passado da cultura aborígene da ilha. Também conhecerá a riqueza natural da região.
Zona arqueológica
Nesta parte da excursão, poderá aprender sobre os aborígenes guanches, que habitavam Tenerife antes da conquista europeia. Para o efeito, terá acesso às seguintes exposições:
- Antropologia biológica: contém valiosos achados arqueológicos, como a múmia guanche, que data entre os séculos XI e XIII. Encontrará também objectos funerários, taças, instrumentos e outras antiguidades guanche.
- Sala de aula didática: neste espaço realizam-se uma série de actividades didácticas centradas na cultura da ilha. É o local ideal se estiver a visitar Tenerife com crianças.
- Galeria: através de várias imagens, conhecerá os aspectos que forjaram a identidade dos Guanches e como isso influenciou as novas civilizações.
Área natural
Nesta sala encontrará uma extensa coleção de natureza que serve como testemunho das mudanças que ocorreram na ilha ao longo dos séculos:
- Amostras botânicas.
- Amostras deminerais, com alguns quartzos ametistas, cristais de sílica e várias rochas, incluindo algumas rochas lunares.
- Recriações de sítios fósseis com fauna marinha tropical. Também vertebrados e invertebrados terrestres.
Detalhes de interesse
- Preço: a taxa média de entrada é de 5 euros por pessoa.
- Horário de abertura: de segunda a sábado (9:00 às 19:00) e domingos (10:00 às 17:00).
- Onde: Museu da Natureza e Arqueologia. Santa Cruz de Tenerife.
2. Museu de História Militar das Canárias
Se quiser aproveitar ao máximo a sua visita de 3 dias a Tenerife e conhecer o processo evolutivo da arte militar das ilhas, não pode deixar de visitar o Museu de História Militar da cidade.
Durante a visita, descobrirá a coleção cronológica conservada nas suas salas: Conquista das Canárias, Fortificações e Milícias, Vitória de Gutiérrez sobre Nelson, Guerra Civil e Comando Económico e África Ocidental Espanhola.
Nestas salas podem ver-se maquetas que mostram como era a ilha no passado, planos com estratégias de guerra, armas brancas, colecções de bandeiras, cartografia, telemetria, artilharia, instrumentos de medição e calibragem.
Na zona ajardinada do museu, podem ver-se equipamentos pesados como o chamado Canhão Hércules, canhoneiras da frente marítima e uma série de veículos históricos, entre outros. Para além disso, do cimo do museu é possível desfrutar de uma vista privilegiada sobre a costa e o porto da cidade.
Detalhes de interesse
- Preço: entrada gratuita.
- Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira (9h às 15h), sábados e domingos (10h às 14h).
- Onde: Museu de História Militar das Canárias, Quartel de Almeyda.
3. Museu La Casa de los Balcones
Uma das melhores coisas para fazer em Tenerife é visitar a casa-museu La Casa de Los Balcones. Trata-se de um antigo edifício familiar construído em 1632 e atualmente convertido em museu.
Aí poderá ver uma exposição que explica os costumes domésticos das famílias canárias através de uma série de antiguidades expostas nas suas salas.
Ao chegar a esta casa colonial de três andares, sentir-se-á como se tivesse sido transportado no tempo. A fachada é imediatamente visível, com uma janela central em pedra e, por cima, um total de nove janelas emolduradas em madeira esgrafitada (uma técnica ornamental). Verá também uma varanda contínua, caraterística da arquitetura tradicional da ilha.
Uma vez dentro da casa-museu, terá a opção de se vestir com o traje da época e fazer um percurso diferente, para que possa ver:
- Os objectos de uso quotidiano dos antigos proprietários da casa: mobiliário, camas, artefactos, arte, entre outros.
- O pátio interior, que oferece um ambiente natural tranquilo, rodeado de palmeiras e um belo céu azul, para descansar.
- Loja de visitas, onde se pode comprar artesanato ou produtos típicos da ilha.
Detalhes de interesse
- Preço: 5 euros por pessoa.
- Horário: de segunda a sexta-feira (das 8h30 às 18h00).
- Onde: Museu La Casa de Los Balcones, Calle San Francisco.
4. Museu Casa de Chacona
Se planeia passar 4 dias em Tenerife, terá tempo suficiente para visitar o Museu Casa Chacona, onde aprenderá um pouco sobre as sociedades de outros tempos.
O museu está localizado no Parque Pirâmides de Güímar. É um edifício do século XIX que abre as suas portas todos os dias das 9h30 às 18h00.
Ao entrar no museu, a primeira coisa que verá é uma imponente recriação da estátua do deus sol pré-inca (Kon Tiki). De seguida, encontram-se várias salas:
- Gravuras e esculturas, que revelarão alguns dos deuses pertencentes à cultura do México e do Peru.
- Objectos culturais, prevalecentes em ambos os lados do Oceano Atlântico, que servem para exemplificar a teoria do antropólogo norueguês, Thor Heyerdahl, sobre o paralelismo cultural.
- Barcos de junco, fabricados pelas civilizações mesopotâmica e egípcia, bem como outros construídos por nativos da Bolívia e do Peru. Também verá alguns mapas que mostram outros locais onde estes barcos lendários foram utilizados.
- Coleção fotográfica com um grande número de esculturas em degraus (pirâmides), descobertas em todo o mundo.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 18 euros por pessoa.
- Horário de abertura: de segunda a domingo (das 9h30 às 18h).
- Onde: Museu Casa Chacona, Parque Etnográfico das Pirâmides de Güimar.
5. Museu Sagrado "El Tesoro de la Concepción"
Outro destino a incluir no seu itinerário é o Museu Sacro "El Tesoro de la Concepción", onde encontrará importantes colecções com peças artísticas e têxteis, datadas desde o século XVI até à atualidade.
Durante a visita, percorrerá um total de sete salas, que albergam uma amostra histórica com mais de 500 anos:
- Coleção de arte têxtil, na qual se pode apreciar uma série de paramentos eclesiásticos.
- Mais de mil obras de arte, compostas por esculturas, pinturas e mobiliário.
- Objectos de arte sacra, entre os quais cálices e uma custódia gótica manuelista de 1520, considerada um tesouro de ourivesaria de grande valor histórico e cultural. Poderá também ver a imponente cruz de filigrana (2,45 metros de altura), esculpida em prata maciça por Jerónimo de Espellosa, em Cuba, durante o século XVII.
O museu está normalmente aberto até às 13h30, pelo que, após a visita, terá muito tempo para outras actividades, como navegar em Tenerife para admirar a sua paisagem marinha, visitar um dos parques temáticos, explorar o centro histórico ao seu próprio ritmo, etc.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 4 euros por pessoa.
- Horário de abertura: de segunda a sexta-feira (9:00 às 13:30).
- Onde: Museo Sacro. La Orotava, Santa Cruz de Tenerife.
6. Museu Municipal de Belas Artes
Nas salas do Museu Municipal de Belas Artes de Tenerife encontrará pinturas, esculturas e artes menores.
Todos eles são exemplos artísticos que datam do século XVI ao século XIX. Poderá ver obras importantes de artistas canários de renome e da escola flamenga.
No primeiro andar do edifício terá acesso a um espaço dedicado ao armazenamento de esculturas e pinturas. Encontrará também a oficina de investigação e restauro, onde se estuda o valor de cada uma das colecções.
Por outro lado, no primeiro andar poderá ver uma grande coleção de pinturas, organizada cronologicamente:
- Pinturas flamengas do século XVII, que destacam a relação entre as Ilhas Canárias e os portos da Flandres durante este período da história.
- Pinturabarroca canária dos séculos XVII e XVIII, em cujas obras o tema central é a religião.
- A pintura do século XIX, que se refere a ilustrações e retratos.
- Pinturahistoricista do século XIX, com representações de factos históricos cristãos da época.
- Pinturade paisagem das Canárias do século XIX, com uma série de obras que mostram a beleza natural da ilha a partir de diferentes perspectivas.
Pormenores de interesse
- Preço: entrada livre.
- Horário de abertura: de terça a sexta-feira (10:00 às 20:00), sábado e domingo (10:00 às 15:00).
- Onde: Museu Municipal de Belas Artes, Santa Cruz de Tenerife.
7. Museu da Ciência e do Cosmos
Com tantos espaços culturais na ilha, é possível que não saiba o que fazer durante a sua estadia de 5 dias em Tenerife. Se for esse o caso, uma boa alternativa é o Museu da Ciência e do Cosmos. Lá, aprenderá enquanto se diverte interagindo em cada uma das salas.
Durante a visita, notará que este museu foge ao convencional, já que nas suas salas não verá exposições com achados de valor significativo. Pelo contrário, encontrará uma série de módulos com objectos e breves explicações que o ajudarão a descobrir a ciência por si próprio:
- O Sol, compreenderá a importância do Sol para a vida na Terra.
- O corpo humano, para conheceres as células, os sentidos, o desenvolvimento embrionário, etc.
- O funcionamento**,** aprenderás como funcionam alguns aparelhos e os princípios de alguns fenómenos científicos.
- A Terra, descobrirás as alterações permanentes da Terra e da atmosfera.
- O Universo, vais ficar a conhecer a astronomia e a imensidão do cosmos.
- Sala infantil Microcosmos, com actividades que estimulam os sentidos e a criatividade dos mais pequenos.
Detalhes de interesse
- Preço: o preço médio de entrada é de 5 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: de segunda a sábado (9:00 às 19:00) e domingos (10:00 às 17:00).
- Onde: Museu da Ciência e do Cosmos, San Cristóbal de La Laguna.
8. Museu do Vinho de Tenerife
Se quer apreciar a cultura do vinho, então Tenerife é o lugar certo para si. Poderá visitar a casa-museu do vinho e desfrutar de uma experiência agradável, onde conhecerá em pormenor o processo de cultivo e elaboração da chamada bebida dos deuses.
O museu está localizado numa antiga fazenda das Ilhas Canárias do século XVII, pelo que terá a oportunidade de ver este emblemático complexo arquitetónico. Além disso, desfrutará de um cenário ajardinado e de uma vista privilegiada de outra das principais atracções da ilha: o Monte Teide, ao qual poderá chegar numa excursão.
A exposição permanente do museu ajudá-lo-á a descobrir a história, as tradições e os segredos dos vinhos da ilha. Tudo isto, através de uma cronologia de imagens.
Também pode provar alguns vinhos na sala de provas, comprar a sua colheita favorita na loja de vinhos, explorar a loja de recordações em busca de lembranças e provar a gastronomia de Tenerife na área de restauração.
Detalhes interessantes
- Preço: a taxa média de entrada é de 12 euros.
- Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado (10:00 às 20:00) e domingo (10:00 às 18:00).
- Onde: Museu do Vinho,
9. Museu de Arte Contemporânea Eduardo Westerdahl
O Museu de Arte Contemporânea Eduardo Westerdahl é outra boa opção para visitar durante a sua estadia de 7 dias em Tenerife.
Aqui encontrará exposições permanentes com amostras de arte nacional e internacional do século XX e também algumas exposições temporárias nas salas do edifício.
Ao longo das salas de exposição verá obras de arte pertencentes a artistas canáriosemblemáticos:
- Óscar Domínguez (pintor surrealista).
- Manolo Millares (pintor e gravador).
- Lola Massieu (pintora de vanguarda).
Terá também a oportunidade de apreciar o trabalho de pintores e escultores de fora das Ilhas Canárias:
- Wolfgang Paalen (pintor surrealista austro-mexicano).
- Luc Peire (pintor belga dedicado ao expressionismo flamengo).
- Eduardo Úrculo (pintor, escultor e expoente máximo da pop art em Espanha).
- Angel Ferrant (escultor surrealista e geneticista espanhol).
Para além de todas estas exposições de arte, poderá contemplar o desenho arquitetónico da famosa "Casa de la Aduana", considerada um dos edifícios mais antigos da ilha.
Detalhes interessantes
- Preço: a taxa média de entrada é de 3 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: de segunda a sábado (10:00 às 14:00).
- Onde: Museu de Arte Contemporânea, Calle Las Lonjas.
10. Museu do Pescador
O Museu do Pescador é um pequeno espaço com um total de dois andares. Aqui encontrará uma grande exposição com objectos de grande valor cultural e artesanal que contam a história marinha da ilha de Tenerife.
Nas salas deste museu encontrará uma importante coleção de fotografias antigas e uma série de maquetas, através das quais conhecerá os diferentes tipos de embarcações e a sua evolução ao longo dos anos.
Também poderá ver imagens de todos os peixes que se encontram nas águas da ilha, organizadas de acordo com cada região.
Também verá uma exposição de material de pesca, composta por anzóis, iscos, pesos e todos os elementos que se atam à ponta da linha durante a pesca.
Detalhes de interesse
- Preço: entrada livre.
- Horário: de sexta a segunda (9h às 14h) e de terça a quinta (9h às 16h30).
- Onde: Museu do Peixe em Puerto de la Cruz, Tenerife.