Tenerife em 3 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Quer explorar um paraíso de praia e montanha num só lugar? Tenerife é uma ilha de sonho que lhe oferece uma grande variedade de paisagens naturais que pode explorar em apenas três dias.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 14 minutos

Tenerife em 3 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Pôr do sol em Tenerife | ©Guillermo Alonso

Todas as coisas que se podem fazer em Tenerife demoram muitos dias. No entanto, é sempre possível encontrar uma forma de explorar toda (ou quase toda) a ilha em apenas três dias. Está pronto para esta aventura?

Tenha em atenção que algumas atracções turísticas podem não constar deste itinerário, mas as mais populares estarão. Para as ver a todas, é necessário planear bem o seu tempo. Isto pode implicar a utilização de autocarros, excursões organizadas e outras alternativas. Se seguir um itinerário bem organizado, tenho a certeza de que conseguirá explorar toda a ilha de Tenerife antes do fim das suas férias.

Dia 1: Passeio pelo norte de Tenerife

Santa Cruz de Tenerife| ©Carlos Camacho
Santa Cruz de Tenerife| ©Carlos Camacho

Chegou à Ilha da Eterna primavera! Tenerife é conhecida pelo seu clima, que tende a ser húmido, especialmente no norte da ilha. Nesta zona, encontra-se a sua capital, Santa Cruz de Tenerife, alguns parques interessantes para visitar e, claro, praias atractivas. Como é o seu primeiro dia, seria bom tentar provar um pouco do que a ilha tem para oferecer.

Antes de começar o seu itinerário, tente deixar tudo arrumado no seu quarto de hotel. Tome um bom pequeno-almoço no hotel ou num restaurante próximo para começar o dia com o pé direito.

Transfer do aeroporto para o hotel

Chegou finalmente a Tenerife! Se chegar de avião, tenha em conta que esta ilha tem dois aeroportos, um no norte e outro no sul. Neste itinerário, proponho-lhe um plano para começar a explorar o norte da ilha. Independentemente de onde escolher começar a sua viagem, deve sempre planear o seu transfer do aeroporto para o seu hotel.

Santa Cruz é um dos melhores lugares para ficar, pois está perto de muitos locais interessantes. Para lá chegar, pode apanhar os autocarros dos Transportes Interurbanos de Tenerife (TITSA), autocarros verdes que circulam por toda a ilha. O horário deste meio de transporte começa às 6h e termina às 23h todos os dias. As tarifas variam consoante a duração do trajeto. No entanto, situam-se sempre entre os 5 e os 10 euros.

Recomendo que apanhe um táxi do hotel para Santa Cruz de Tenerife. Desta forma, chegará mais relaxado, pois lembre-se que está a vir de um longo voo com bagagem. Se ainda quiser experimentar os transportes públicos, pode caminhar até à paragem do Aeropuerto Norte e depois esperar pelo autocarro 104 que o levará até à paragem do Intercambiador Santa Cruz.

Passear pelo centro histórico de Santa Cruz de Tenerife

Para começar o seu passeio pela capital da ilha, pode visitar a Plaza del Príncipe de Asturias. Este lugar está localizado no centro histórico da cidade e é muito popular entre os habitantes locais e turistas. Também fica muito perto do Museu Municipal de Belas Artes. Aqui pode explorar várias das catorze salas que albergam obras realizadas durante os séculos XVI e XX.

A menos de cinco minutos do museu, encontrará a Igreja de São Francisco de Assis. Trata-se de um antigo convento franciscano que data de 1690. Ficará surpreendido com a sua fachada e com as obras de arte no seu interior. Alguns metros a pé pelas ruas da cidade até chegar à Praça de Espanha. Verá um belo lago artificial e as ruínas do Castelo de San Cristóbal.

Este é outro museu público que pode visitar. Será muito interessante, pois é subterrâneo e poderás ver fotografias e mapas antigos. Devo esclarecer que não verá um castelo propriamente dito, mas as suas ruínas subterrâneas que datam do século XVI. Sentir-se-á como se tivesse viajado no tempo! Quando sair do museu, pode continuar a passear pela praça e ver o Monumento aos Caídos.

Uma das coisas que pode fazer com crianças em Tenerife é visitar o Parque Infantil Gesta del 25 de julio de 1797 (Parque Infantil Gesta de 25 de julho de 1797). Este é um parque temático histórico onde as crianças podem divertir-se enquanto aprendem um pouco sobre a história de Tenerife - até tu podes aprender!

Hora do almoço

Nesta altura da visita, é provavelmente altura de almoçar. Nas ruas de Santa Cruz de Tenerife encontrará uma grande variedade de restaurantes. A partir do Parque Infantil Gesta del 25 de julio de 1797 pode caminhar e chegar rapidamente a um McDonald's. No entanto, para complementar a sua visita à ilha, recomendo uma visita a um restaurante típico.

Pode comer no Restaurante La Hierbita e desfrutar de um ambiente muito acolhedor, bem como de um sabor da comida canária. Entre os pratos da ementa encontram-se a sopa de peixe, as garbanzas, o polvo grelhado, o filete de cherne, entre outros.

Outro restaurante semelhante é La Cuadra Del Palmero, que fica a poucos metros do restaurante anterior. Estes restaurantes estão localizados na Calle Clavel, onde encontrará outras opções e até bares muito próximos.

Visite a praia de Las Teresitas e os seus arredores

Praia de Las Teresitas| ©Xavier Cirac Solé
Praia de Las Teresitas| ©Xavier Cirac Solé

Depois do parque, por volta das 17 horas, é uma boa altura para visitar uma das praias do norte. A Playa de las Teresitas é a mais recomendada porque se tornou um símbolo da cidade. Para lá chegar, pode apanhar o autocarro 271 na paragem de Jardina, que fica a 25 minutos do Parque Rural de Anaga.

Ao chegar ao nó de Santa Cruz, apanhar o autocarro 910 até à estação de Las Teresitas. A partir daí, é só caminhar até à praia. Este belo paraíso natural está repleto de numerosas palmeiras e areia dourada. Pode passar a tarde e alugar espreguiçadeiras, cadeiras e outros artigos para o seu conforto.

Perto da praia, pode passar pelo Castillo de San Andres. Este local histórico é também conhecido como Torre de San Andrés e era uma antiga fortaleza militar de forma circular, considerada Património Histórico Espanhol. Pode apreciar o pôr do sol a partir da praia ou das imediações do castelo, para obter as melhores paisagens históricas e naturais.

Ao cair da noite, pode já estar com um pouco de fome. Não se preocupe! Pode ir a um dos restaurantes perto da praia. Um deles é o Bambu Beach Club e o El Caracol Beach Club, em Las Teresitas. No entanto, existem outros locais interessantes onde podes comer e beber.

Festa em La Laguna

San Cristóbal de La Laguna, mais conhecida simplesmente como La Laguna, foi durante algum tempo a capital de Tenerife. Embora já não seja o centro do poder político e económico, esta cidade continua cheia de vida, especialmente à noite. Isto deve-se, em parte, ao facto de a primeira universidade ter sido fundada neste lado da ilha, o que lhe confere um ar jovem.

Se quiser entrar no espírito da festa e ainda ter energia para continuar a noite, recomendo que visite os bares e discotecas nos arredores. Entre eles estão o Club La Estación, El Palco, Barock, E11ven, Kizomba Café Chillout e HG Discobar.

Todos estes locais são ideais se quiser sair para dançar e beber uns copos. No entanto, lembre-se que os transportes públicos funcionam até às 23h00 e que ainda tem mais dois dias para explorar Tenerife, por isso conserve as suas energias!

Plano alternativo para a tarde do primeiro dia: Visita ao Parque Rural de Anaga

Como alternativa, depois de terminar o almoço, se gostar do clima de montanha e não lhe apetecer ir à praia, recomendo que se dirija ao Parque Rural de Anaga. Pode apanhar um autocarro de Santa Cruz nas linhas 945 e 947. Quando lá chegares, ficarás deslumbrado com a beleza das suas montanhas imponentes. Recomendo-vos que percorram o caminho do Sendero de los sentidos, onde encontrarão passadiços, árvores e flores.

Perto do final do percurso, encontra-se o miradouro do Llano de los Loros. A partir deste ponto, é possível apreciar a Serra de Anaga e também a zona piscatória de San Andrés. Também veremos o Pared de laurisilva, uma pequena bifurcação situada a poucos metros do Mirador del Pico del Inglés.

O percurso completo dura cerca de uma hora e é adequado para crianças e adultos. Ao longo do percurso, é possível tirar algumas fotografias. Recomendo que olhes para o teu relógio e verifiques se ainda tens tempo para continuar a explorar o norte da ilha, Tenerife tem muito para oferecer!

Detalhes interessantes

  • Localização: Carretera TF-12 Monte de Las Mercedes, Km 6, 38294 La Laguna, Santa Cruz de Tenerife, Espanha.

  • Preço: Pode entrar no parque sem comprar bilhete, mas se decidir fazer uma visita guiada, tenha em atenção que esta custa em média 30 euros.

  • Horário de funcionamento: das 9.30h às 16h.

Dia 2: Passeio pelo Teide e aldeias vizinhas

Visitar o Parque Nacional do Teide| ©Marek Piwnicki
Visitar o Parque Nacional do Teide| ©Marek Piwnicki

Mesmo que sejam apenas três dias, pode visitar certos sítios para sentir que viu os pontos altos da ilha. Para o segundo dia, recomendo que se prepare para explorar muitos sítios ao ar livre para apanhar uma lufada de ar fresco. Levante-se cedo e tome um bom pequeno-almoço no seu hotel antes de partir.

Para passar um bom dia no Parque Nacional de Teide e nos outros locais que irá visitar, recomendo que use roupa e calçado confortáveis, bem como uma camisola quente, uma vez que irá passear pela ilha até tarde da noite. Muitos dos planos que recomendo para este dia requerem reservas, uma vez que são excursões organizadas. Aconselho-o a fazê-lo com antecedência para que possa desfrutar do dia à vontade.

Excursão ao Parque Nacional de El Teide

Uma excursão ao Parque Nacional de El Teide é a melhor maneira de aproveitar tudo o que este espaço natural tem para oferecer. A excursão mais comum a este parque é provavelmente de apenas meio dia. O guia irá buscá-lo ao seu hotel por volta das 8 horas da manhã e levá-lo-á de autocarro até ao parque.

No caminho, verá uma bela estrada cheia de árvores e pinheiros. Finalmente, chegará ao Teide. Descobrirá belas paisagens formadas por lava e terra vulcânica. À medida que avança, irá encontrar megálitos naturais como "El Dedo de Dios", La Cascada ou La Catedral. Finalmente, será possível subir ao vulcão de teleférico, a melhor opção quando se está a visitar Tenerife em poucos dias.

Por favor, note que para este tipo de excursão é necessária uma autorização para chegar ao topo do vulcão. Por esta razão, recomendamos uma excursão que também inclua o passeio de teleférico. O custo médio destas excursões é de 30 euros. Algumas destas excursões incluem almoço, o que é ideal para uma exploração sem interrupções.

Detalhes de interesse

  • Localização: TF-24, 38300 Arafo, Santa Cruz de Tenerife, Espanha.

  • Preço: cerca de 30 euros.

  • Horário: O horário destas excursões é das 9 às 17 horas.

Visita guiada ao Observatório do Teide

Observatório do Teide| ©Manuel ROMARIS
Observatório do Teide| ©Manuel ROMARIS

Se gosta de astronomia, penso que esta é uma visita obrigatória para si. O Observatório do Teide é um dos mais prestigiados de todo o continente europeu. Depois de subir no teleférico, pode descer e pedir ao seu próximo guia um ponto de encontro dentro do próprio Teide para ir ao observatório, para não se perder.

Quando chegar com o seu grupo e entrar no observatório, pode desfrutar do centro de visitantes e aprender muitos factos interessantes sobre o universo. Há até um workshop de astrofísica para todos. Esta visita dura cerca de duas horas e custa, em média, 20 euros.

Aqui também pode ver os potentes telescópios e as experiências que são realizadas no observatório. No entanto, é necessário reservar o bilhete com antecedência para esta visita. De notar que este sítio está aberto ao público das 9 às 16 horas.

Detalhes interessantes

  • Localização: 38570 Izaña, Santa Cruz de Tenerife, Espanha.

  • Preço: cerca de 20 euros.

  • Horário de funcionamento: O observatório está aberto das 9h às 16h.

Dica de viajante
Os transportes são um fator importante em todas as suas viagens. Em alguns pontos, pode ser melhor apanhar um táxi ou tirar partido do transporte oferecido pelas excursões organizadas. É por isso que recomendo que organize toda a sua viagem para que possa percorrer a ilha ao seu próprio ritmo.

Um passeio por Masca, Icod de los Vinos e Garachico

Para completar a sua visita a Tenerife, terá de visitar algumas aldeias. Masca, Icod de los Vinos e Garachico estão normalmente incluídas nas melhores excursões em Tenerife. Algumas excursões ao Teide também incluem esta rota, mas perderá a visita ao Observatório. É por isso que recomendo apanhar um táxi para Masca, uma das aldeias mais bonitas de Tenerife.

Aqui verá um belo vale rodeado de falésias e vegetação. Vai sentir-se como se estivesse a olhar para uma miragem! Recomendo-vos que visitem o Mirador de Masca para terem uma melhor visão de toda a aldeia. Se fizer a visita por conta própria, pode ir à paragem de autocarro de Masca (T) e apanhar o autocarro 355 para Buenavista del Norte (T).

Depois apanhe o autocarro 363 para Puerto de la Cruz até chegar à paragem de autocarro Piscina. Aqui estarás na aldeia de Garachico, onde te recomendo passar pela Plaza de la Libertad, a igreja de Santa Ana e El Caletón. Este último destino são piscinas naturais onde se pode nadar em águas calmas e límpidas.

Antes de escurecer, recomendo que se dirija a Icod de los Vinos, apanhando o autocarro 363 de Puerto de la Cruz até à estação de Icod (T). Aqui terá algumas paragens obrigatórias, como o Drago Milenario, um parque declarado Monumento Nacional. Para entrar, é necessário comprar uma entrada de 5 euros.

Outro plano recomendado nesta aldeia é um passeio de degustação de vinhos e queijos. Irá aprender muitos factos interessantes sobre a sua produção, bem como degustar o melhor das adegas e vinhas.

Regresso a Santa Cruz de Tenerife e visita a Santa Úrsula

Se estiver alojado no norte de Tenerife, quando regressar no segundo dia, é a altura ideal para visitar a aldeia de Santa Úrsula. Provavelmente, passará por lá por volta das 20h00, depois das actividades anteriores. Nesta aldeia é quase obrigatório passar pela Giganta Santa Úrsula, uma estátua de quase quatro metros.

Durante a visita, pode jantar num dos restaurantes que encontra pelo caminho. La Tasca de Fran é uma boa opção. Trata-se de um local descontraído, onde se pode tomar uma refeição relaxada e descansar da longa viagem do dia, enquanto se comem grelhados e doces caseiros.

Quando terminar o jantar, pode apanhar um autocarro para Santa Cruz de Tenerife e preparar-se para o seu último dia em Tenerife.

Dia 3: Viagem pelo sul de Tenerife

Golfinhos a cruzar as águas de Tenerife| ©Bertrand Borie
Golfinhos a cruzar as águas de Tenerife| ©Bertrand Borie

Finalmente chegou o seu terceiro dia em Tenerife! Durante este dia, recomendo-lhe que explore o sul da ilha. Nesta zona, encontrará muitas praias bonitas onde pode fazer um cruzeiro e visitar as praias. Podes até visitar alguns dos melhores parques de diversões da zona.

Para terminar o dia, podes festejar, se preferires. A zona sul está repleta de bares, discotecas e restaurantes. Aproveita ao máximo a noite antes do teu voo. Lembra-te que há outro aeroporto a sul, por isso, se precisares de aproveitar ao máximo o teu tempo, podes apanhar um voo nesta zona.

Observação de golfinhos em Costa Adeje

Para começar o seu último dia em Tenerife, é ideal fazer um passeio de observação de golfinhos e baleias em Tenerife. Um dos melhores locais de toda a ilha para esta atividade é a Costa Adeje. O melhor é apanhar um autocarro para o sul da ilha. Se estiver na capital, pode apanhar o autocarro 111 para a Estación Costa Adeje (T) no cruzamento de Santa Cruz. A viagem dura cerca de uma hora e meia.

Quando chegar ao seu destino, pode embarcar num cruzeiro que o levará ao longo da costa sul da ilha. Poderás ver as falésias de Los Gigantes e a baía de Masca. Enquanto estiver no cruzeiro, pode tomar algumas bebidas de cortesia. Este passeio dura cerca de quatro horas, pelo que poderá ver os golfinhos e as baleias.

Por volta do meio-dia, será altura de almoçar. Este está normalmente incluído no preço do cruzeiro (cerca de 55 euros). Dependendo do cruzeiro que reservar com antecedência, poderá fazer paragens para desfrutar da praia. Alguns passeios até incluem snorkelling ou mergulho, mas tendem a durar um pouco mais.

Reservar um catamarã para ver golfinhos e baleias

Percorrer a cidade de Arona e alguns dos seus parques

Depois do passeio de observação de golfinhos, pode dar um passeio a meio da manhã pela cidade de Arona. Aqui podem visitar a Praça do Cristo da Saúde, a Igreja de San Antonio Abad e a Capela do Calvário. O principal atrativo desta zona é que também se encontram alguns dosmelhores parques de diversões de Tenerife.

Depois de passear pela cidade, por volta das 15h00, pode ir ao Jungle Park, que é um desses parques que não pode deixar de visitar. No interior, poderá ver muitos animais da selva, tais como águias, orangotangos, leopardos e até pinguins. Os bilhetes para este parque podem ser adquiridos a partir de cerca de 8 euros.

Não muito longe deste parque fica o Monkey Park. É o lar de muitas espécies de macacos com os quais pode interagir. Pode até alimentá-los e tirar fotografias com eles. É um parque ideal para as crianças que gostam de animais.

Reservar um bilhete para o Jungle Park

Apreciar o pôr do sol numa das praias

Pôr do sol em Tenerife| ©Enrico Strocchi
Pôr do sol em Tenerife| ©Enrico Strocchi

No final da tarde, pode aproveitar para visitar algumas das melhores praias do sul de Tenerife. Lembre-se que pode chegar a qualquer uma delas de autocarro. A Playa de los Cristianos é a mais conhecida, mas muito perto dela encontrarás outras praias muito agradáveis onde poderás passar a tarde.

Por outro lado, a Playa El Camisón está muito perto da anterior. Está rodeada de zonas verdes e de bonitas palmeiras. As suas águas são pouco profundas, pelo que costuma ser uma praia familiar. A Playa Troya, por outro lado, é muito popular por ter muitos bares e restaurantes à sua volta.

Outras praias próximas são a Playa La Pinta, a Playa Fañabé e a Playa Torviscas. Cada uma delas tem o seu encanto particular. Convido-vos a passar a tarde numa delas. Se tiveres fome, não hesites em comer num dos restaurantes. Não hesite em comer num dos restaurantes. Escolha marisco ou peixe, acompanhado de uma sangria ou de uma cerveja fresca.

Se ainda tiveres tempo para continuar a desfrutar da ilha, recomendo-te que visites as discotecas ou bares perto da Costa Adeje. Alguns deles são a Discoteca Habana Tenerife e o Faro Tenerife Club.

O que levar na mala quando se vai a Tenerife?

Bagagem de viagem| ©Swansway Motor Group
Bagagem de viagem| ©Swansway Motor Group

Tenerife é uma ilha com uma grande variedade de actividades turísticas. Como já reparou, num dia estará nas montanhas e no dia seguinte numa praia. Por isso, é importante que se prepare para todos os ambientes e temperaturas que o esperam nesta ilha mágica. Para não carregar demasiado peso, pense sempre no essencial.

A primeira coisa a trazer é o fato de banho. A praia é um must em qualquer um dos seus itinerários. Aconselho-o a levar pelo menos dois fatos de banho, uma toalha e o seu protetor solar. Estes serão os artigos essenciais para um dia de praia.

Para os dias em que fores para as montanhas ou tiveres de caminhar pelas aldeias, é melhor levares umas sapatilhas e roupa confortável. Certifique-se de que não são escorregadias, para poder subir ao Monte Teide e passear tranquilamente. Para este sítio, é também uma boa ideia levar uma camisola para se manter quente. Isto também será útil se sair à noite na ilha, embora dependa da estação do ano.

Como se pode deslocar utilizando os autocarros de Tenerife?

Museu do Pescador| ©Benito Velasquez
Museu do Pescador| ©Benito Velasquez

Como expliquei no início, Tenerife é servida pela empresa Transportes Interurbanos de Tenerife (TITSA). Estes autocarros ou guaguas ligam a ilha de norte a sul. Para utilizar os autocarros e nunca se perder, pode sempre procurar a sua rota no Google Maps. Aí encontrará informações sobre as paragens mais próximas e o nome dos autocarros que pode apanhar.

Na página web da TITSA também pode consultar todas estas rotas e chegar rapidamente ao seu destino. Recomendo que compre um cartão para se poder deslocar facilmente pela ilha. Pode adquiri-lo nos diferentes pontos de venda e recarga que se encontram distribuídos por toda a ilha.