Excursões para El Teide

O majestoso pico do Monte Teide é um ponto obrigatório numa viagem a Tenerife: com cerca de quatro milhões de visitantes por ano, eis o que torna este lugar tão especial e como preparar a sua excursão.

Alex Grande

Alex Grande

leitura de 8 minutos

Excursões para El Teide

Vistas do Teide | ©Maxim berg

O Teide é a joia da coroa de Tenerife e a principal razão para visitar as Ilhas Canárias, pelo que nenhuma viagem a este lugar mágico estaria completa sem uma excursão ao imponente vulcão que é a montanha mais alta de Espanha.

Neste guia seleccionei as melhores excursões ao Teide, onde se deixará enfeitiçar pelas paisagens vulcânicas e pelas incríveis vistas que a viagem lhe proporcionará.

1. Excursões ao Teide

O Teide coberto de neve| ©Michal Mrozek
O Teide coberto de neve| ©Michal Mrozek

2. Excursão de meio dia ao Teide

Los Roques García com o Teide ao fundo| ©El Coleccionista de Instantes Fotografía & Video
Los Roques García com o Teide ao fundo| ©El Coleccionista de Instantes Fotografía & Video

Nesta excursão de meio dia ao Teide, descobrirá com um guia local as paisagens extraterrestres que rodeiam o vulcão e subirá ao seu cume num percurso que não deixará de o surpreender.

Itinerário

O seu guia irá buscá-lo ao seu hotel numa minivan e dirigir-se-á ao Parque Nacional do Teide por uma estrada de montanha através de florestas de pinheiros majestosos, e como se fosse um túnel, terminará abruptamente e encontrar-se-á de frente para o Teide sob o céu aberto infinito.

Começará o percurso descobrindo as paisagens impossíveis formadas por lava e terra vulcânica, ao longo de um dos trilhos mais acessíveis e bonitos do parque, os Roques de García. Aí encontrará estes menires rochosos formados pelo capricho da natureza que são testemunhas imutáveis de toda a beleza que os rodeia.

Depois de ver de perto alguns destes megálitos naturais como "La Catedral", "El Dedo de Dios" ou "La Cascada", continuará através de uma paisagem de lava congelada no tempo onde todo o tipo de insectos autóctones como lagartos, centopeias, libélulas e louva-a-deus vivem entre as giestas.

A subida final ao vulcão Teide pode ser feita a pé ou de teleférico, proporcionando vistas espectaculares por cima das nuvens, entre as quais se avista o horizonte da ilha que se estende até ao mar.

Porque é que eu recomendo esta excursão

Visitar o Teide numa excursão organizada tem uma série de vantagens, provavelmente a mais importante das quais é o facto de não ter de planear o percurso sozinho. Além disso, o facto de ir com um guia dá-lhe a tranquilidade de saber para onde vai e de não perder nada de interessante.

Outro aspeto muito importante é que lhe é garantido um transfer de e para o seu hotel, e poupa a necessidade de pedir a autorização necessária para subir ao Teide (que teria de pedir online se quisesse subir sem ir numa excursão organizada).

Informações úteis

  • Tamanho do grupo: máximo 15 pessoas
  • O que estáincluído: Transporte de e para o seu hotel, guia profissional, entrada no Parque Nacional do Teide.
  • O que NÃO está incluído: Bilhete de teleférico para o Teide (deve ser comprado com antecedência online).

Dica de viagem do Alex

Há um pequeno inconveniente em escalar o Teide sem uma autorização: o controlo de acesso é das 9:00 às 17:00, e fora deste horário não é necessário apresentar uma autorização para escalar, embora uma caminhada no Teide à tarde não seja a melhor forma de o fazer. O melhor é ir numa excursão organizada, pois esta inclui uma autorização para subir ao cume.

3. Excursão completa a Tenerife: Teide, Icod, Garachico e Masca

Antigo dragoeiro de Icod de los Vinos| ©Miguel Ángel García.
Antigo dragoeiro de Icod de los Vinos| ©Miguel Ángel García.

Tenerife é uma ilha cheia de recantos encantadores, paisagens vulcânicas, cidades remotas e aldeias com tradições que remontam aos tempos dos Guanches, os aborígenes das Canárias. Neste passeio completo pela ilha de Tenerife, descobrirá um pouco de cada um deles numa bela viagem.

Itinerário

Depois de o ir buscar ao seu hotel, o seu guia levá-lo-á, juntamente com o resto do grupo, a Vilaflor, uma aldeia situada a 2500 metros de altitude, de onde terá uma vista panorâmica da ilha. A partir daí, dirigir-se-á ao Parque Nacional do Teide, a joia das Canárias e um dos espaços naturais mais importantes de Espanha. Subirá ao vulcão e admirará o pico do Teide, desfrutando das incríveis paisagens do parque pelo caminho.

A excursão continuará até Icod de los Vinos, que como pode imaginar é famosa pelos seus deliciosos vinhos Malvasia, um vinho doce feito a partir deste tipo de uva. Icod é também conhecida pelo Drago Milenario, uma árvore milenar e símbolo cultural de Tenerife.

De seguida, visitará Garachico, uma aldeia que foi destruída por uma erupção vulcânica no início do século XVIII, mas que renasceu das cinzas para se tornar no local encantador que é hoje. A sua bela igreja e o Roque de Garachico, um ilhéu à entrada do mar em frente à aldeia, fazem desta uma visita inesquecível.

A terminar a excursão, explorará a zona de Masca, uma pequena e remota aldeia rodeada de ravinas e falésias que costumava ser um local de refúgio, descanso e base de operações para piratas. No caminho de volta, passará por Santiago del Teide e pelo penhasco Los Gigantes antes de retornar ao seu hotel.

Porque é que eu recomendo esta excursão

Esta experiência completa é perfeita se quiser explorar a ilha e conhecê-la de antemão e depois ir por conta própria para a área que mais lhe agrada para a descobrir em profundidade. A melhor forma de o fazer é nos primeiros dias da sua viagem a Tenerife.

Informações úteis

  • Duração: da(s) 7 à(s) 8 horas
  • Preço: 55.
  • Tamanho do grupo: 15 pessoas
  • O que está incluído: Transporte privado, pick up e drop off no hotel, guia profissional, entrada no Parque Nacional do Teide.

4. Excursão de meio dia ao Teide num grupo pequeno

Vista aérea do Parque Nacional do Teide| ©Jonathan Rubio H.
Vista aérea do Parque Nacional do Teide| ©Jonathan Rubio H.

Visitar o Teide em pequeno grupo, com paragem para almoço com pratos típicos da ilha e descobrir todos os segredos da paisagem vulcânica, bem como da sua fauna e flora, é o que promete esta excursão de meio dia ao Teide em pequeno grupo.

Itinerário

Partindo do vosso hotel, partirão em direção às paisagens vulcânicas e extraterrestres do Teide. Tendo em conta o nível físico de cada membro do grupo, seguirá um percurso adaptado através do Parque Nacional do Teide, visitando com o seu guia alguns dos seus pontos mais belos.

Parará no Parador del Teide, uma antiga cabana de montanha convertida, para almoçar e tomar um "barraquito", um café típico das Canárias com licor e leite condensado.

À tarde, visita a um jardim botânico e a um centro de informação para conhecer as diferentes características geológicas do parque, bem como as particularidades da sua fauna, flora e valor arqueológico. Poderá visitar um tubo vulcânico no seu interior e assistir a projecções informativas para conhecer a origem dos locais que percorreu durante o percurso.

Porque é que eu recomendo este passeio

Esta experiência é perfeita se estiver a viajar para Tenerife com crianças: o percurso será adaptado a elas e poderão desfrutar dele sem qualquer problema, e a visita ao centro de visitantes será bastante divertida, especialmente se estiverem interessados em biologia e geologia. Além disso, como se trata de um grupo pequeno, não há o risco de os mais pequenos se sentirem sobrecarregados num mar de gente.

5. Excursão nocturna ao Teide

Contemplar a beleza das estrelas no firmamento| ©El Coleccionista de Instantes Fotografía & Video
Contemplar a beleza das estrelas no firmamento| ©El Coleccionista de Instantes Fotografía & Video

Para ver o céu estrelado como nunca o viu antes, nesta excursão ao Teide para assistir ao pôr do sol e observar as estrelas, fará um percurso astronómico onde verá estrelas cadentes a atravessar as constelações na escuridão total.

Itinerário

Encontrar-se-á com o grupo na entrada do Parque Nacional do Teide e, acompanhado pelo seu guia profissional e especialista em astronomia, efectuará um percurso com a última luz do dia até ao ponto de observação.

Ao cair da noite, terá tomado assento num ponto alto para observar o céu noturno num ambiente privilegiado, sem distracções nem obstáculos, longe de qualquer tipo de poluição luminosa. Ao pôr do sol e no meio da montanha estará bastante frio, mesmo no verão, pelo que recomendo que leve roupa quente, bem como bom calçado. Também vai precisar de algo para comer e uma garrafa de água.

Porque é que eu recomendo esta excursão

Não é um substituto para uma caminhada de um dia no Parque Nacional do Teide, pois perderia a beleza e a majestade das suas paisagens, mas se já subiu ao vulcão é uma experiência muito única que certamente irá gostar, especialmente a dois.

Informações úteis

  • Duração do passeio: 6 horas 30 minutos
  • Preço: 76.

6. Excursão de jipe ao Teide e Masca

Aprecie as belas paisagens de Masca a partir do seu jipe.| ©Jason Boldero
Aprecie as belas paisagens de Masca a partir do seu jipe.| ©Jason Boldero

Uma experiência diferente e aventureira: a excursão de jipe ao Teide levá-lo-á do seu hotel até ao cume do vulcão, num percurso entre caminhos.

Itinerário

Explorará o Parque Nacional do Teide a bordo do 4x4, parando ocasionalmente para admirar as paisagens vulcânicas e tirar fotografias, enquanto o guia especializado em geologia explica a origem das formações rochosas que irá encontrar.

No jipe, sempre com vistas espectaculares sobre o majestoso Teide, atravessará o parque e percorrerá a estrada sinuosa até chegar a Masca, uma aldeia de montanha no cimo de uma ravina onde irá parar para comer um menu típico das Canárias.

Porque é que eu recomendo esta excursão

Se procura conforto, esta não é a experiência ideal para si, uma vez que uma viagem de jipe é um pouco mais dura e acidentada do que uma excursão numa carrinha. Se procura aventura, não perca esta excursão 4x4 ao Teide.

Informações úteis

  • Tamanho do grupo: máximo 6 pessoas
  • O que estáincluído: Recolha no seu hotel e regresso, guia profissional, entrada no Parque Nacional do Teide.
  • O queNÃO está incluído: Almoço (não incluído no preço)

Perguntas e respostas sobre o Parque Nacional do Teide

Aqui estão algumas coisas que eu gostaria de ter sabido antes da minha primeira viagem a Tenerife, onde visitei o Teide por conta própria e descobri tudo à medida que avançava.

Preciso de um bilhete para entrar no Parque Nacional do Teide?

A única maneira de chegar ao cume do Teide é a pé, e para isso é necessária uma autorização emitida pela rede do Parque Nacional para um máximo de 200 pessoas por dia. Depende da época do ano, mas normalmente quando se pede a autorização, não há nenhuma disponível para os dois ou três meses seguintes.

Por esta razão, recomendo as excursões organizadas, uma vez que, entre outras vantagens, poupam a necessidade de pedir esta autorização.

Por outro lado, a autorização é totalmente gratuita e é o único bilhete de entrada que será necessário para subir ao Teide.

Como funciona o teleférico do Teide?

A opção mais popular para visitar o Teide é apanhar o teleférico a partir da Estação Base. Há um parque de estacionamento gratuito (para cerca de 200 veículos) e pode apanhar o teleférico, que numa viagem de 8 minutos com vistas deslumbrantes o levará à Estação Superior, a uma altitude de 3.555 metros.

Um bilhete de ida e volta para o teleférico custa 37 euros (ida e volta) ou 21 euros (ida e volta) por pessoa, e só pode ser comprado no site oficial com bastante antecedência.

Como é que subo o Teide sozinho?

Existem várias rotas para subir o Teide: a rota número 10(chamada Telesforo Bravo), que começa na estação superior do teleférico e leva cerca de 40 minutos de ida. É bastante íngreme e a dificuldade é um pouco elevada, mas é a forma mais rápida de chegar ao cume.

Se quiser fazer uma rota de um dia, a rota mais conhecida é a número 7 (Montaña Blanca - Pico del Teide). Tem uma extensão de 8,3 km e demora cerca de 5 horas a percorrer, pelo que nem toda a gente pode fazer o percurso de ida e volta no mesmo dia. Por isso, uma opção que lhe pode parecer boa é dormir no Refúgio de Altavista ( terá de reservar com bastante antecedência) e continuar o percurso de madrugada para ver o nascer do sol do Teide.