Tenerife em 7 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

7 dias é tempo mais do que suficiente para desfrutar da maioria dos destinos turísticos do planeta e Tenerife não é exceção a esta regra. Vou explicar-lhe como aproveitar esta ilha durante cada um dos dias da sua viagem para que possa tirar o máximo partido da sua visita.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 14 minutos

Tenerife em 7 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Tenerife | ©Andreas M

Existem milhares de opções de entretenimento turístico e familiar nas Ilhas Canárias e uma boa parte destas actividades tem lugar em Tenerife , a maior e mais populosa ilha do arquipélago. Ao mesmo tempo, as melhores coisas para ver e fazer em Tenerife estão espalhadas entre o norte e o sul da ilha, o que faz com que o planeamento logístico de um itinerário seja menos um benefício e mais uma necessidade.

Com isso em mente, neste post eu compilei todos os tipos de planos e todos os tipos de lugares imagináveis para que você possa voltar para casa afirmando ter visto os lugares mais atraentes e interessantes em Tenerife. Continue a ler se quiser ter uma ideia mais clara e concisa do tipo de viagem que pode fazer se visitar Tenerife durante 7 dias seguidos.

Dia 1: Começar a viagem no norte da ilha

Em San Cristobal de La Laguna| ©Eduardo Arostegui
Em San Cristobal de La Laguna| ©Eduardo Arostegui

O nordeste de Tenerife é uma das zonas mais povoadas de toda a ilha, devido ao facto de a capital estar aí situada. Ao mesmo tempo, caracteriza-se por ser uma zona da ilha com uma beleza natural muito definida, já que a vegetação do Parque Natural de Anaga e o Bosque Encantado de La Ensillada criam um panorama contrastante com as costas rochosas cheias de falésias.

Aconselho-vos a começar a vossa viagem por esta zona da ilha sabendo que vale a pena visitá-la. Tenha em conta que, para este dia e para o resto da viagem, vai precisar de um carro alugado para se deslocar de um ponto para outro de forma rápida e segura.

Explorar as ruas de Santa Cruz de Tenerife

Santa Cruz de Tenerife é a cidade mais populosa de todas as Ilhas Canárias e destaca-se como uma comunidade cosmopolita onde o ambiente histórico dos seus bairros mais antigos se mistura com as novas construções modernas. Como o Auditório Adan Martin ou o Centro Internacional de Feiras e Congressos de Tenerife.

A igreja colonial da Imaculada Conceição, o Palácio da Carta e o Museu da Natureza e do Homem são apenas alguns dos locais que deve visitar numa breve visita a esta bela cidade. A Plaza de España é outro ponto de visita obrigatória no centro de Santa Cruz de Tenerife.

Continue o dia visitando La Laguna

Enquanto estiver em Santa Cruz de Tenerife, é altamente recomendável visitar a cidade de San Cristóbal de La Laguna. É uma cidade pitoresca que deve ser explorada a pé, pelo que recomendo que deixe o seu carro no parque de estacionamento do centro histórico. Isto para que possa visitar a catedral que tem o mesmo nome da cidade, bem como os seus arredores e a famosa Plaza del Adelantado.

A Plaza de la Concepción e o Museu de História e Antropologia de Tenerife são também paragens obrigatórias no seu pequeno passeio pela cidade.

Percorrer a estrada antiga até ao Pico del Inglés

A partir do centro de La Laguna pode começar a conduzir em direção ao extremo norte da ilha e apanhar a estrada TF-12 através do Parque Rural de Anaga. Esta estrada levá-lo-á ao último destino do primeiro dia de viagem, mas há um pequeno desvio que pode ser feito para ir até ao Mirador del Pico del Inglés. Esta é uma oportunidade a não perder.

É um caminho estreito que atravessa uma parte densa da vegetação do parque, criando um percurso que parece um conto de fadas. Devido a esta caraterística, tornou-se, com o tempo, num dos locais mais fotografados de toda a ilha de Tenerife.

Conduzir até Las Teresitas para um belo pôr do sol

Se continuar a conduzir durante mais cerca de uma hora, poderá passar o final da tarde e o início da noite na praia de Las Teresitas. Esta é uma bela comunidade à beira-mar com quase dois quilómetros de areia branca ininterrupta e é considerada uma das melhores estâncias balneares da ilha.

É um ótimo lugar para desfrutar do primeiro mergulho na praia da viagem, bem como de um delicioso jantar com o peixe do dia num dos restaurantes da pitoresca cidade de San Andrés. O regresso à cidade pode ser mais rápido e cómodo, uma vez que tem a alternativa de conduzir pela estrada TF-11.

Dia 2: Visita a Puerto de la Cruz e arredores

Porto da Cruz| ©Eduardo Arostegui
Porto da Cruz| ©Eduardo Arostegui

Puerto de la Cruz é outro dos aglomerados urbanos mais importantes de Tenerife e, desde finais do século XIX, tem-se apresentado ao mundo como uma das primeiras cidades espanholas orientadas para o turismo e o entretenimento.

Em toda esta comunidade encontrará todo o tipo de planos, mas um pequeno passeio pelo seu centro histórico, um passeio ao longo do cais de pesca e um jantar numa das centenas de restaurantes da cidade são imperdíveis na sua visita.

Começar o dia no Mirador Cruz De La Atalaya

Nos arredores de Puerto de la Cruz, na estrada para Candelaria, perto da aldeia de Tamaide, há um modesto miradouro que tem uma das melhores vistas de toda a região.

Trata-se do Mirador Cruz De La Atalaya e é um excelente lugar para começar o segundo dia, já que lhe dá a oportunidade de ver os primeiros céus da manhã antes de conduzir pela TF-21 em direção ao seu próximo destino, que também está localizado nos arredores de Puerto de la Cruz.

Visita à arquitetura imponente de La Orotava

A famosa cidade de La Orotava é conhecida localmente como a cidade das varandas. Isto tem a ver com as suas famosas varandas de madeira que pertencem às antigas mansões que estão construídas ao longo das suas ruas empedradas.

Entre os destaques desta localidade estão os Jardins Victoria, que se caracterizam pelo seu desenho escalonado, repleto de fontes e flores que criam uma atmosfera muito bonita e peculiar. A Casa de Los Balcones é outra das grandes atracções da cidade e consiste num edifício grande e imponente, no qual existe atualmente um museu acessível ao público para conhecer os meandros do mundo do artesanato na Europa e na América Latina.

Reserve os seus bilhetes para o museu La Casa de Los Balcones

Passar a tarde no Loro Parque

O Loro Parque é um complexo de entretenimento familiar muito famoso em Tenerife que funciona como uma espécie de jardim zoológico. É um espaço que também combina actividades educativas e dinâmicas para interagir com os animais que ali estão protegidos dos perigos dos seus ambientes naturais.

Há pinguins, gorilas, tigres, pandas vermelhos, piscinas de golfinhos e muitos outros animais impressionantes. Há exposições que são montadas ao estilo de um museu de história natural e há também algumas cafetarias onde se pode almoçar.

No entanto, aconselho-o a fazê-lo de preferência num dos restaurantes do bairro vizinho de Punta Brava, para que possa aproveitar para passear pelas ruas pitorescas.

Ver o pôr do sol na Playa de Los Roques

Os pores-do-sol nesta zona de Tenerife são dignos de serem admirados e se há um lugar para os apreciar nos arredores de Puerto de La Cruz é a Playa de Los Roques. Trata-se de uma praia praticamente virgem que se distingue pela ausência total de areia e pela existência de várias rochas que se erguem perante as fortes ondas da água, criando assim uma paisagem bastante cativante.

Não é possível chegar à costa com o seu carro de aluguer, mas pode deixá-lo no parque de estacionamento público e descer até à praia por um pequeno caminho perfeitamente sinalizado e bem condicionado.

Dia 3: Ver as falésias do lado noroeste da praia

Farol de Punta Teno| ©Man Castillo
Farol de Punta Teno| ©Man Castillo

A ponta noroeste de Tenerife distingue-se por algumas das mais belas falésias do mundo, com o seu terreno acidentado que se projecta para fora da costa.

No interior, há também uma série de atracções naturais. As estradas sinuosas percorrem o Parque Rural de Teno. Este parque tem o maior número de desfiladeiros e falésias de toda a ilha, devido à configuração do maciço vulcânico da zona.

Ir ao farol de Punta Teno

Punta de Teno é um ponto turístico em Tenerife devido ao facto de ser a secção mais ocidental de toda a ilha. É uma excelente ideia começar o terceiro dia da sua visita aqui, pois pode desfrutar de um mergulho energético na praia que tem o mesmo nome da zona.

Entrar no farol para desfrutar das suas vistas panorâmicas é obrigatório. Embora, no caso hipotético de não poder entrar, também tem a opção de desfrutar da vista da paisagem a partir do miradouro de Punta del Frailete ou do miradouro de Punto del Teno.

Um passeio pelo Parque Natural de Teno

Se apanhar a estrada TF-445 e depois seguir para sul pela estrada TF-436, terá o privilégio de passar pelas aldeias que se encontram em toda a região do Parque Natural de Teno.

El Palmar, Las Lagunetas e Masca, com o seu famoso miradouro, são apenas algumas das comunidades que estarão na sua rota e onde terá a oportunidade de fazer uma breve paragem para passear pelas suas ruas estreitas e admirar as suas lojas de artesanato. São também locais ideais para desfrutar de um pequeno-almoço típico das Canárias, caso não tenha tido oportunidade de comer a essa hora do dia.

Admirar a imensidão de Los Gigantes

Los Gigantes é, sem dúvida, uma das falésias mais bonitas do planeta e é uma das grandes atracções naturais de Tenerife e de todas as Ilhas Canárias. Existem diferentes alternativas para desfrutar e admirar a sua beleza e a escolha de uma delas dependerá do seu tempo e dos seus interesses.

Por exemplo, pode sentar-se para almoçar num dos restaurantes de Puerto de Los Gigantes, que se caracterizam por uma vista direta e privilegiada destas impressionantes formações geológicas. Desfrutar de um passeio de catamarã ou de vela que combine uma exploração mais próxima de Los Gigantes com um passeio de observação de baleias também é uma excelente ideia.

O mais cómodo é que este tipo de viagens marítimas costuma partir deste mesmo Puerto de Los Gigantes. Os restaurantes de Playa Puerto de Santiago também são uma opção favorável para comer depois de participar nestes passeios, especialmente porque o aproximam ainda mais da próxima atividade do seu dia.

Desfrutar da observação de baleias em Los Gigantes e Masca

Dar um mergulho na Piscina Natural Acantilado de Los Gigantes

Se gostas das piscinas naturais criadas pelas condições das costas rochosas, não podes perder um mergulho ao entardecer na Piscina Natural Acantilado de Los Gigantes.

Também conhecida como o Charco de Isla Cangrejo, é um lugar gratuito e totalmente seguro onde se pode desfrutar de um bom pôr do sol. Tudo isto enquanto se banha numa piscina de água salgada ao melhor estilo das Canárias.

Dia 4: Passeio pela praia

A Milha de Ouro| ©Simon Eldin
A Milha de Ouro| ©Simon Eldin

No quarto dia da sua viagem, é provável que tenha um grande interesse em aproveitar ao máximo algumas das praias mais famosas de Tenerife. Por isso, o itinerário deste dia centra-se exclusivamente na exploração da beleza da costa sul da ilha.

Percorrer a Milha de Ouro

Antes de começar a nadar nas águas do Atlântico que banham as praias da ilha, é provável que queira aproveitar uma pequena sessão de compras numa das ruas comerciais mais famosas da ilha. Esta é a Golden Mile e é basicamente uma avenida bem conhecida na qual estão construídos alguns dos hotéis mais famosos de Playa de Las Americas. Para além de vários restaurantes como o Hard Rock Café ou centros comerciais.

Passar a manhã na praia de Los Cristianos

A próxima coisa que deve fazer para começar a viver o ambiente de praia da costa sul de Tenerife é ficar na vizinha Playa de Los Cristianos, uma das mais conhecidas e propícias para nadar.

Se este troço da costa não for do seu agrado, pode ainda passar a manhã na Playa de las Vistas ou simplesmente passear pelo passeio marítimo da Playa de los Tarajales. Tenha em conta que esta é uma daquelas actividades para ver ou fazer com crianças em Tenerife, uma vez que são todas praias com pequenas ondas e um guarda costeiro.

Visitar a praia da Costa Adeje

A dois quilómetros a norte encontra-se a zona turística de Costa Adeje. Destaca-se pela sua grande concentração de complexos hoteleiros e comerciais, criando uma das indústrias mais importantes de toda a ilha. Ao longo da zona também existem várias praias que podem ser interessantes, como a Playa de El Bobo, a Playa de Troya ou a extensa Playa de Fañabé.

Tenha em conta que algumas das excursões de observação de baleias em Tenerife partem deste ponto. Por isso, pode ser uma grande alternativa de entretenimento se não tiveres tido a oportunidade de desfrutar do passeio de barco durante a tua visita às falésias de Los Gigantes.

Comprar bilhetes para excursões de observação de baleias em Costa Adeje

Faça uma sessão de jet ski em Puerto Colon

Bem no centro da Costa Adeje está um lugar conhecido como Puerto Colon. Basicamente, é a marina da área onde a maioria dos cais para iates de luxo, veleiros, catamarãs e todos os tipos de barcos estão localizados.

Sua proximidade com a bela Playa de La Pinta é um pouco conveniente se até agora nenhuma das outras seções da costa o cativou.

O melhor de tudo é que se organizam algumas excursões de jet ski a partir desta localidade costeira. Estas podem ser a dose de adrenalina que estava à procura para terminar a sua exploração da praia na zona mais turística de Tenerife.

Desfrute de uma aventura de jet ski no sul de Tenerife

Dia 5: Concentre o seu dia nas maravilhas do Monte Teide

Visite o Parque Nacional de Teide| ©Marek Piwnicki
Visite o Parque Nacional de Teide| ©Marek Piwnicki

O Teide é um vulcão com mais de 3.700 metros acima do nível do mar, situado mesmo no centro da ilha e representa um local de extrema importância geológica e turística para toda a Espanha.

Em primeiro lugar, por ser o pico mais alto de todo o país e, em segundo lugar, por se tratar de uma formação vulcânica que não se encontra na plataforma continental, mas sim numa ilha de um arquipélago do Oceano Atlântico.

A zona está repleta de planos e actividades que o podem manter muito entretido durante todo o dia. Por isso, é uma boa ideia dedicar-se totalmente a desfrutar deste belo recanto das Canárias no quinto dia da sua viagem.

Visitar o observatório astronómico da ilha

Começar o dia e o passeio pelos arredores de El Teide no observatório do Instituto de Astrofísica das Canárias é uma excelente decisão. Este complexo é uma referência mundial no que diz respeito ao acompanhamento de fenómenos cosmológicos e estudos relacionados com o espaço exterior.

Este local em particular é o maior observatório solar do planeta e tem a opção de desfrutar de uma visita guiada, bem como de admirar a sua estrutura a partir do exterior.

Apanhar o belo teleférico até ao Monte Teide

Se sair do observatório pela estrada TF-21 , chegará diretamente à base do teleférico do Teide. Um passeio neste divertido sistema de transporte é uma obrigação para chegar ao topo da montanha mais alta de Espanha.

Quando chegar ao topo, tem a alternativa de percorrer alguns dos trilhos que o levam a outros miradouros mais distantes ou pode também desfrutar da perspetiva oferecida pelo miradouro da própria estação do teleférico. Na estação base do teleférico também pode comer se quiser, pois existe um restaurante para as centenas de milhares de turistas que visitam o cume do Teide todos os anos.

Na descida da montanha, tente abraçar o grande pinheiro

Se continuar a conduzir pela TF-21, chegará um ponto em que começará a descer a montanha, passando por zonas como a Área Recreativa de Las Lajas.

Pouco antes de chegar à pitoresca aldeia de Vilaflor, existe um famoso destino turístico que é tradicionalmente uma paragem básica na descida das excursões ao Monte Teide: o Pino Gordo e o Pino de las dos Pernadas.

O primeiro é um grande pinheiro das Canárias com um tronco tão grosso que atraiu a atenção dos postos de turismo locais ao ponto de criar um parque de estacionamento nas proximidades. O segundo é um curioso pinheiro com um tronco que se divide em dois no topo da sua estrutura.

Desfrutar de um jantar peculiar no Castelo de San Miguel

Se continuar a descer pela TF-21 e, ao chegar à TF-28, começar a conduzir para oeste, chegará à cidade de San Miguel. A partir daí, pode conduzir para sul pela TF-25 e, após cerca de 15 minutos, estará à entrada do Castillo de San Miguel.

É um castelo inspirado na arquitetura medieval e, quando o visitar à noite, terá a oportunidade de desfrutar de um jantar temático. Nesta experiência, assistirá a um espetáculo medieval com cavaleiros de armadura e todo o tipo de adereços teatrais.

É uma boa atividade de entretenimento para toda a família e pode também ser a pausa ideal depois de um dia a percorrer toda a extensão do Monte Teide.

Espetáculo e banquete medieval no Castelo de San Miguel, em Tenerife.

Dia 6: Conhecer Güímar e os seus arredores

Pirâmides de Güímar| ©Peter Allan
Pirâmides de Güímar| ©Peter Allan

Nesta altura da viagem, a secção sudoeste de Tenerife é a única parte da ilha que ainda não pôde visitar. A bela aldeia de Güímar e as suas povoações vizinhas são a oportunidade perfeita para regressar a casa dizendo que desfrutou da maior parte de Tenerife.

Visitar as Pirâmides de Güímar

As Pirâmides de Güímar são estruturas construídas em rocha vulcânica que pertencem a um museu etnográfico combinado com um jardim botânico.

Este sítio oferece aos turistas uma visão de perto do passado pré-colombiano das Ilhas Canárias. Além de todo o tipo de informação sobre a natureza da ilha como uma reserva especial da biosfera das Ilhas Canárias.

Compre os seus bilhetes para as Pirâmides de Güímar

Fazer um passeio pedestre pelos Malpaís de Güímar

Depois de ter participado em todas as actividades disponíveis no museu das Pirâmides de Güímar , é uma boa ideia começar uma rota de caminhadas através da Reserva Natural Especial Malpaís de Güímar.

Trata-se de um terreno muito importante para a ilha, pois é uma área de cerca de 290 hectares com solo e vegetação totalmente vulcânicos. A reserva tem uma montanha que é bastante fácil de escalar, e algumas pessoas optam por caminhar até à costa para observar o bater das ondas contra a rocha formada por fluxos de lava vulcânica há 5.000 anos.

Passeio à volta de La Candelaria e Punta Larga

Seguindo para norte pela estrada TF-21, chega-se à comunidade de La Candelaria. Trata-se de uma aldeia costeira e piscatória com uma basílica que é ponto de peregrinação da comunidade canária desde há algumas décadas.

A aldeia vizinha de Punta Larga também merece uma visita e entre os dois locais pode almoçar e desfrutar de um passeio pelas praias de areia preta de origem vulcânica.

Dia 7: Saída da ilha para uma pequena excursão

Gomera| ©Vasile Cotovanu
Gomera| ©Vasile Cotovanu

Para o último dia da sua semana em Tenerife, pode optar por fazer uma excursão a alguma das ilhas mais próximas.

Por esta razão, vou falar-lhe das duas alternativas mais comuns que lhe permitirão conhecer um novo destino e regressar a tempo na tarde ou noite do mesmo dia. Isto sabendo que a próxima coisa na sua logística será o voo ou o ferry de regresso a casa.

Ir para La Gomera a partir de Tenerife, como fez Colón

La Gomera é a ilha mais próxima do sul de Tenerife e é um destino com uma infinidade de atracções turísticas, como o Parque Nacional de Garajonay ou a sua pitoresca capital, San Sebastian.

É preciso saber que este tipo de excursões diárias a La Gomera a partir de Tenerife costumam partir de Los Cristianos ou de Puerto de La Cruz nas primeiras horas da manhã e o regresso costuma estar marcado para cerca das 17 ou 18 horas. A logística do transporte e a rota turística para La Gomera são normalmente determinadas pelo tipo de excursão que escolher.

Desfrute de uma escapadela a La Gomera a partir de Tenerife

Escolha visitar a ilha mais pequena das Ilhas Canárias

El Hierro é a ilha mais pequena de todos os territórios povoados das Ilhas Canárias e, ao mesmo tempo, é uma das mais peculiares e belas. As excursões que o levam a este ponto do arquipélago também costumam partir de Puerto de La Cruz ou de qualquer outro porto do sudeste de Tenerife.

Neste tipo de excursão de Tenerife a El Hierro visitará lugares como o Mirador de Jinama ou o Parque Natural Laurisilva, além de uma breve visita a lugares como o Hotel Punta Grande ou os Roques de Salmor.