Tenerife em 4 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Tenerife é a maior das Ilhas Canárias e uma das ilhas com mais atracções para oferecer. Aqui digo-lhe quais as atracções que pode ver num itinerário de 4 dias.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 11 minutos

Tenerife em 4 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Tenerife | ©Laura Beswick

Conhecer Tenerife em 4 dias parece uma missão difícil, mas com o itinerário certo e um roteiro intenso, conseguirá visitar o maior número possível de atracções durante a sua curta estadia. A forma ideal de o fazer é dividir a ilha em sectores e atribuir um a cada dia.

Algumas das melhores coisas para ver e fazer em Tenerife incluem um passeio por Santa Cruz, o Parque Nacional do Teide e os seus picos, o parque temático Siam Park e as aldeias do norte da ilha. Pelo meio, poderá visitar pirâmides, rochas e grutas que lhe mostrarão que Tenerife é uma ilha para todos.

Dia 1: Passeio por Santa Cruz, visita ao Palmetum, almoço no Mercado Municipal e banho no Parque César Manrique

O Palmetum| ©Jon Guerra
O Palmetum| ©Jon Guerra

O seu primeiro dia na ilha começará com um passeio pelas principais ruas de Santa Cruz, onde poderá começar a explorar e aprender sobre a história e a cultura de Tenerife. Poderá também visitar o Palmetum, almoçar no tradicional Mercado Municipal Nuestra Señora de África e passar a tarde no Parque Marítimo César Manrique, onde poderá nadar e relaxar.

Visita a Santa Cruz de Tenerife

Esta viagem começa em Santa Cruz de Tenerife, que é a cidade mais importante da ilha e um refúgio da cultura antiga das Canárias. Este é um passeio que pode ser feito a pé ou de bicicleta, para visitar a Igreja de Nuestra Señora de la Concepción e a Plaza de España, dois dos locais mais representativos da cidade.

Reservar uma bicicleta para explorar Tenerife

Visite o Palmetum, o maior jardim botânico das Ilhas Canárias

Entre as ruas de Santa Cruz, a sua próxima paragem será o Palmetum de Santa Cruz, situado na zona de Puerto de Honduras, um jardim botânico de 12 hectares, o que o torna o maior das Ilhas Canárias e um refúgio para as palmeiras e a flora local.

O Palmetum é um dos projectos mais importantes das Ilhas Canárias, porque em poucos anos conseguiu transformar uma lixeira num espaço natural para os visitantes. Atualmente, é o pulmão verde mais representativo da cidade, para além de ser a maior reserva botânica de palmeiras tropicais do mundo.

Visitar o Palmetum na sua totalidade demora cerca de 3 horas e é uma das melhores coisas para fazer em Tenerife. O parque está aberto ao público diariamente das 10h00 às 18h00 e a entrada geral custa 6 euros.

Almoço no Mercado Municipal Nuestra Señora de África

Depois de percorrer o Palmetum, à hora do almoço, pode visitar o Mercado Municipal Nuestra Señora de África, situado a poucas ruas de distância. Aí descobrirá, como o seu nome indica, muitas das raízes africanas que Tenerife tem devido à sua proximidade com esse continente, bem como os melhores produtos gastronómicos locais.

Recomendo que prove os pratos eclécticos do Bokanka, as iguarias latino-americanas do Antojitos de mi Tierra e as tapas do Gastrobar El Gusto por el Vino, se preferir uma opção mais espanhola.

Depois do almoço, recomendo que passe algum tempo a passear pelas galerias para conhecer melhor o local.

  • Horário de funcionamento: todos os dias das 6.00 às 20.00 horas.
  • Endereço: Av. de San Sebastián, 51, Santa Cruz de Tenerife.

Museu da Natureza e Arqueologia, um dos melhores museus de Tenerife.

Dar um mergulho no Parque Marítimo César Manrique

Depois do almoço, sugiro que passe a tarde no Parque Marítimo César Manrique, que é um grande complexo de piscinas para adultos e crianças, com áreas de solário, áreas de recreio para crianças e serviços gastronómicos. Visitar o Parque Marítimo é uma opção ideal se planeia visitar Tenerife com crianças.

O Parque Marítimo César Manrique fica a poucas ruas do Mercado Municipal e pode ser alcançado em 10 minutos a pé ou através dos autocarros urbanos das linhas 914 e 921 até à estação Tres de Mayo.

Este parque também pode ser uma alternativa se estiver a planear visitar Tenerife em dezembro ou nos meses em que as praias são mais ventosas ou frias, uma vez que tem piscinas aquecidas onde pode dar um mergulho relaxante.

  • Horário de funcionamento: todos os dias das 10.00 às 19.00 horas.
  • Preço: a partir de 5 euros por pessoa.

Jantar no Parque García Sanabria

Uma vez terminada a visita ao Parque Marítimo, pode encerrar o primeiro dia com um jantar em alguns dos restaurantes e bares da zona do Parque García Sanabria, uma das zonas de vida nocturna mais populares de Tenerife.

Dia 2: Visita ao Parque Nacional do Teide, Roque Cinchado e Pirâmides de Güímar

Visitar o Parque Nacional do Teide| ©Marek Piwnicki
Visitar o Parque Nacional do Teide| ©Marek Piwnicki

Se o primeiro dia de visita a Santa Cruz de Tenerife não foi suficientemente aventureiro para si, prepare-se porque no segundo dia vou propor-lhe um itinerário pela natureza do Parque Nacional do Teide, onde se encontra o pico mais alto de Tenerife, e também poderá visitar outros locais como o Roque Cinchado e as Pirâmides de Güímar.

Visitar o Parque Nacional do Teide, o pico mais alto de Espanha

O Teide é o ponto mais alto não só de Tenerife, mas também de Espanha, e o terceiro vulcão mais alto do mundo. Inativo durante mais de 200 anos, é agora um ponto de visita obrigatório para os turistas que visitam as Ilhas Canárias, uma vez que os seus picos oferecem uma das melhores vistas das ilhas atlânticas.

O Teide situa-se a cerca de 65 quilómetros a sul de Santa Cruz e a melhor forma de o visitar é através de uma excursão organizada, embora também seja possível percorrê-lo sozinho de carro pela TF-21, o que demora cerca de uma hora e meia.

Se decidir fazer uma das muitas excursões ao Teide, pode percorrer os trilhos acompanhados por um guia local especializado, que lhe dará informações sobre um dos locais mais representativos de Espanha.

Teleférico do Teide

Durante a sua visita ao vulcão, também pode optar por viajar no Teleférico do Teide, que numa viagem de 10 minutos liga a base do Parque Nacional à estação de La Rambleta, que se encontra alguns metros abaixo do pico.

Esta é a forma mais acessível de chegar a um dos pontos mais altos do Teide e custa cerca de 49 euros por visitante, incluindo o acesso ao miradouro do Pico Viejo.

Juntamente com o resto do Parque do Teide, este é um dos melhores locais da Europa para observar as estrelas à noite. Uma das melhores maneiras de o fazer é com uma excursão organizada de observação de estrelas.

Reservar o safari noturno Stars Sky no Monte Teide

Fazer um percurso pedestre à volta de Roque Cinchado

No coração da ilha, dentro do Parque Nacional do Teide e junto ao vulcão, pode visitar o Roque Cinchado, uma das formações rochosas mais emblemáticas de Tenerife.

El Cinchado pertence ao grupo dos Roques García, embora tenha uma forma única, com uma base mais estreita do que o pico, o que o distingue do resto e o torna uma atração por si só.

No Roque Cinchado, que se encontra a 2.100 metros de altitude, podem-se obter algumas das melhores fotografias de Tenerife. Nas noites de lua cheia, o Parque Natural oferece excursões para contemplar o campo de estrelas que se forma no céu.

As visitas ao Roque Cinchado costumam ser combinadas com visitas ao Alto de Guajara, que é o pico mais alto do anfiteatro natural de Las Cañadas del Teide, e com excursões pedestres à Montaña Blanca e pela Paisagem Lunar.

Visita às Pirâmides de Güímar

No caminho de regresso a Santa Cruz de Tenerife, na TF-1, encontra-se o Jardim Botânico e Parque Etnográfico Pirâmides de Güímar, um grande museu ao ar livre construído em torno das seis estruturas piramidais orientadas para o sol, de acordo com o calendário astronómico, e que foram construídas no século XIX pelos indígenas Guanches.

Estas pirâmides são a principal atração de Güímar, no oeste de Tenerife. As instalações também incluem o Parque Etnográfico, o Museu Casa Chacona e o Jardim do Veneno, que é o mais conhecido dos jardins botânicos do parque.

Pode visitar este sítio todos os dias das 10h00 às 18h00 e a entrada geral custa cerca de 13 euros.

Pode visitar as Pirâmides de Güímar com um guia áudio e maravilhar-se com uma das poucas ruínas indígenas ainda de pé nas Ilhas Canárias que preservam a cultura Guanche em Tenerife.

Reserve o seu bilhete para as Pirâmides de Güímar

Dia 3: Visite o Siam Park, faça uma excursão de observação de baleias e explore as praias do sul de Tenerife

Parque Siam| ©Andrei Rosca
Parque Siam| ©Andrei Rosca

Depois de um percurso de aventura, proponho para o terceiro dia um itinerário pelo sul da ilha para descobrir aquele que é considerado o melhor parque aquático do planeta.

Além disso, nesta zona poderá visitar algumas das mais belas praias de Tenerife, como a Playa de las Américas, a Playa del Duque e a Playa Fañabé.

Visitar o Siam Park, um parque temático com arquitetura tailandesa

O parque aquático Siam Park não é apenas um dos melhores parques temáticos de Tenerife, mas também um dos melhores do mundo, de acordo com as votações na Internet que se repetem todos os anos. Situado na Costa Adeje, no sul da ilha, pode ser alcançado a partir de Santa Cruz de carro pela estrada TF-1 em pouco menos de uma hora ou de autocarro pelas linhas 110 e 111 até à estação Magma.

O Siam Park é um parque aquático temático inspirado na arquitetura tailandesa, onde se pode surfar ondas de até 4 metros de altura, relaxar na praia natural de areia branca e sentir a adrenalina da Tower of Power, uma atração de 28 metros onde se pode acelerar através de um aquário cheio de tubarões e raias.

Este parque é um ótimo local para visitar com toda a família e está aberto diariamente das 10h às 18h. Os bilhetes de entrada geral custam cerca de 40 euros para adultos e 28 euros para crianças.

Fazer um passeio de observação de baleias e golfinhos

As Ilhas Canárias são um dos locais ideais para a observação de baleias e golfinhos, e Tenerife não é exceção. É por isso que, a partir de Puerto Colón, a poucas ruas do parque aquático Siam Park, pode reservar uma excursão de observação de baleias, que é um plano ideal se estiver a percorrer a ilha com crianças e quiser conhecer as diferentes espécies de baleias que existem em Tenerife.

excursões de observação de bal eias na ilha para todos os gostos e a preços diferentes, embora eu recomende as que navegam ao longo da costa de Tenerife, pois poderá ver os cetáceos no seu habitat natural e , sendo um barco mais pequeno, poderá ver os golfinhos e as baleias de perto, e em algumas opções poderá até experimentar uma viagem de snorkelling, se o tempo o permitir.

Note também que a melhor altura para ver baleias e golfinhos em Tenerife é entre dezembro e junho, durante as estações de inverno e primavera.

Reservar uma excursão de observação de baleias e golfinhos

Passeio pelas praias do sul de Tenerife

Quando regressar da sua excursão de observação de baleias, pode comer qualquer coisa na zona da Costa Adeje e depois visitar algumas das praias do sul de Tenerife, onde pode nadar nas águas quentes e cristalinas e esperar pelo pôr do sol. Algumas das que posso mencionar:

Playa de las Americas

A Playa de las Américas é a praia mais famosa do sul, estendendo-se desde a montanha Chayofita até à ravina Barranco del Rey. Na zona, encontrará uma grande variedade de pubs, bares e restaurantes, uma vez que é um dos principais locais de entretenimento de Tenerife.

Praia do Duque

Se preferir uma opção mais tranquila, pode visitar a Playa del Duque, a norte do Siam Park. É uma praia fechada entre falésias artificiais, com águas cristalinas e mornas, amplo espaço para relaxamento e um número menor de turistas.

Praia de Fañabé

Se, por outro lado, quiser uma praia mais tradicional, pode visitar Fañabé, que é pouco conhecida pelos turistas e normalmente frequentada pelos habitantes locais. Aí, para além de zonas de descanso, poderá encontrar algumas das melhores experiências de caiaque e snorkel em Tenerife.

Reservar uma excursão de caiaque e snorkel em Tenerife

Dia 4: Visita à Cueva del Viento e percurso pelas aldeias do norte de Tenerife

Gruta do Vento| ©Eladio Anxo Fernánde
Gruta do Vento| ©Eladio Anxo Fernánde

Para o último dia, proponho um itinerário pelo norte da ilha, para visitar a Cueva del Viento, que é o maior tubo vulcânico da Europa e um dos maiores do mundo.

Não pode deixar de passar pelas pitorescas aldeias de San Cristóbal de la Laguna, Puerto de la Cruz, Icod de los Vinos e Garachico, para conhecer um lado diferente de Tenerife.

Visitar a Cueva del Viento (Gruta do Vento)

A Cueva del Viento, que durante anos foi considerada o maior tubo vulcânico do mundo, é uma formação residual das escoadas lávicas do Pico Viejo, que se situa junto ao vulcão Teide e é um dos picos mais altos de Tenerife. Este tubo, que tem uma extensão de 17 quilómetros, é um espetáculo natural de abismos e terraços de lava que também serve para analisar a origem vulcânica das Ilhas Canárias.

Aqui também poderá tirar algumas das melhores fotografias de Tenerife e realizar uma visita guiada onde conhecerá os fósseis e outros tesouros paleontológicos que se encontram num dos sítios há muito esquecidos da ilha.

Tenha em conta que a visita à Cueva del Viento pode demorar entre 3 e 4 horas, dependendo do ritmo do seu passeio, e que é de dificuldade média-alta devido ao terreno sinuoso e aos espaços confinados no interior do tubo, que é apresentado como uma viagem às entranhas da terra.

  • Como chegar: Pode-se chegar à Cueva del Viento de carro a partir de Santa Cruz pela estrada TF-5, numa viagem de aproximadamente 45 minutos, ou de autocarro pelas linhas 108 e 102 combinadas com a linha 360.
  • Preço: A entrada geral custa cerca de 20 euros.

A rota das aldeias do norte de Tenerife

Para fechar o passeio por Tenerife e conhecer um perfil alternativo da ilha, uma opção ideal é visitar as aldeias do norte, que, longe das praias mais agitadas, oferecem boa gastronomia, grandes paisagens, rotas paradisíacas e um grande número de atracções.

Icod de los Vinos

A primeira aldeia próxima, situada a três quilómetros da Cueva del Viento, é Icod de los Vinos, onde se encontra a famosa árvore Drago Milenario, a mais antiga das Ilhas Canárias. Aí também se pode visitar o centro histórico, visitar os seus bares para almoçar e, se for um amante da natureza, também pode visitar o Mariposario del Drago, um dos maiores de Espanha.

Garachico

Em Garachico pode visitar uma aldeia que foi reconstruída sobre as cinzas deixadas pela erupção do vulcão Trevejo, e também um lugar pitoresco com o Castelo de San Miguel e o Parque Puerta de la Tierra, bem como os miradouros que oferecem uma ampla vista panorâmica da ilha e as piscinas naturais de El Caletón, criadas pela lava vulcânica.

Porto da Cruz

Puerto de la Cruz, situado a 30 minutos de carro de Garachico, é o emblema turístico do norte da ilha, pois possui um passeio marítimo com o Castelo de San Felipe e algumas das melhores praias da zona, como a Playa Jardín e a Playa de San Telmo.

San Cristóbal de la Laguna

A última paragem antes de regressar a Santa Cruz é San Cristóbal de la Laguna, localizada quase nos arredores da capital, uma cidade com ruas estreitas de estilo colonial que já foi a capital de Tenerife. Aqui pode visitar a Catedral, a Casa Lercaro e o Convento de Santa Catalina de Siena, bem como bares e restaurantes onde pode jantar e brindar ao intenso passeio por Tenerife.

Visita a Icod de los Vinos e Garachico numa excursão organizada

E assim termina esta viagem de 4 dias pelos melhores lugares de Tenerife. Tempo suficiente para conhecer e desfrutar de grande parte da cultura, história e diversão que a ilha tem para oferecer, embora tenha a certeza de que vai querer voltar!