Melhores enseadas em Maiorca

Maiorca é uma ilha em Espanha que esconde sob a sua superfície autênticas maravilhas geológicas, formadas pela erosão do solo. São grutas e cavernas que representam uma das principais atracções turísticas da ilha, porque oferecem uma experiência única e fascinante.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

Melhores enseadas em Maiorca

Gruta de Maiorca | Cristian Bortes

Maiorca é uma ilha em Espanha que esconde sob a sua superfície autênticas maravilhas geológicas, formadas pela erosão do solo. São grutas e cavernas que representam uma das principais atracções turísticas da ilha, porque oferecem uma experiência única e fascinante.

Atreva-se a descobrir uma das melhores coisas para fazer em Maiorca com experiências que o levarão desde as espectaculares grutas de Drach, às de Hams ou às majestosas Grutas de Artà. Passará pelas misteriosas e pouco conhecidas grutas de Campanet, no norte de Maiorca, e muito mais. Cada lugar representa uma aventura e uma oportunidade para explorar e desfrutar da espeleologia.

1. Grutas de Drach

Grutas de Drach| ©Click-mallorca.com
Grutas de Drach| ©Click-mallorca.com

Uma das principais atracções turísticas são as grutas de Drach, no município de Manacor, na costa leste de Maiorca. É uma das maravilhas mais impressionantes da ilha, pois nela se encontra o lago Martel. Tenha em conta que a gruta é de grandes dimensões e uma das melhores opções para a visitar é participar numa excursão às grutas de Drach.

Estas grutas têm 1.200 metros de comprimento e estão 25 metros abaixo do nível do mar. No seu interior também se podem ver estalactites, estalagmites e outras belas formações rochosas. Há quem diga que foram estas formações que inspiraram Júlio Verne para a sua obra "Viagem ao Centro da Terra".

Durante a visita guiada, que dura cerca de 5 horas, ficará a conhecer todos os pormenores desta maravilha geológica, enquanto sobe a bordo de um barco a remos para explorar o interior da gruta. A aventura pode até incluir um concerto de música clássica para aumentar a emoção e o drama da experiência subterrânea. É uma das coisas a acrescentar à lista se estiver a passar pelo menos 5 dias em Maiorca.

Informações úteis

  • Preço: estima-se que uma visita guiada custe entre 50 e 55 euros por adulto.
  • Duração: pode ser prolongada por cerca de 5 horas.

Reservar uma visita às grutas de Drach

2. Grutas de Hams

Grutas de Hams| ©The International Culinary
Grutas de Hams| ©The International Culinary

Visitar o sistema de cavernas de Hams é uma experiência diferente a não perder, e que pode ser memorável se você for a Mallorca em abril, quando o clima é agradável e eles estão abertos ao público com visitas guiadas e shows de luz e som.

Seu nome significa cavernas de ganchos, devido à forma de suas estalactites. Foram descobertas em 1905 e abertas ao público 5 anos mais tarde. São compostas por 12 salas, cada uma com o seu próprio tema.

O passeio por estas grutas leva-nos a percorrer entre 500 e 850 metros de um mundo subterrâneo cheio de mistério e beleza, com muitas formações de pedra que parecem azulejos pendurados no teto.

Se fizer uma visita standard, será guiado pelas diferentes galerias e verá o lago do Mar de Veneza na Sala do Teatro. Há também opções que, para além de o levarem à gruta, incluem uma visita à Fábrica de Pérolas de Manacor. Visitar as grutas de Hams em Maiorca é uma oportunidade para conhecer uma das maravilhas naturais mais impressionantes desta cidade mediterrânica, ao mesmo tempo que se explora a sua geologia e cultura.

Informações úteis

  • Preço: a visita standard está estimada entre 20 e 25 euros por adulto. A visita premium custa mais de 40 euros.
  • Duração: a visita básica dura cerca de 45 minutos, enquanto as outras opções podem ser prolongadas até 5 horas.

Reservar uma visita às grutas de Hams

3. Grutas "Coves d'Artà" Grutas

Grutas de Artà| ©Sirka B
Grutas de Artà| ©Sirka B

Situadas no município de Capdepera, na costa leste de Maiorca, as grutas de Artà são uma das mais antigas e maiores da ilha. São também uma boa opção se vai a Maiorca com crianças, porque é uma atividade cultural e divertida que oferece um espetáculo de formas e cores no seu interior que os mais pequenos vão adorar.

A entrada para esta gruta encontra-se no topo de uma falésia, de onde se pode contemplar a baía de Canyamel em todo o seu esplendor. Entrar na gruta significa aventurar-se no seu interior para descobrir os segredos que se escondem nestas grutas habitadas desde a pré-história.

A visita às grutas de Artà é relativamente rápida. Em cerca de 40 minutos terás visitado os salões das Colunas; da Rainha, onde encontrarás uma das maiores estalagmites da Europa; do Inferno ou o Salão das Bandeiras.

Tenha em conta que, se decidir visitar as grutas de Artà de manhã, regressará à cidade com tempo suficiente e terá a oportunidade de realizar outras actividades em Maiorca, como fazer um cruzeiro de catamarã ao pôr do sol para desfrutar da baía, da brisa fresca e, assim, terminar o dia de uma forma mágica.

Informações úteis

  • Preço: 15 € por adulto e 8 € por criança.
  • Duração: um tempo médio de 40 minutos.

Reservar um cruzeiro de catamarã ao pôr do sol

4. Grutas de Génova

Grutas de Génova| ©Alessandro Ravina
Grutas de Génova| ©Alessandro Ravina

As Grutas deGénova são uma das formações mais espectaculares da ilha e estão situadas no município de Palma. Além disso, são de fácil acesso e de rápida visita, a apenas 10 minutos do centro da cidade, o que as torna uma boa alternativa se tiver pouco tempo e estiver a planear passar dois dias em Maiorca.

Esta gruta de 36 metros de profundidade e 780 metros de comprimento é um tesouro escondido num bairro residencial. Foi descoberta em 1906, mas aberta ao turismo em 1935. Se se atrever a visitá-la, poderá explorar cerca de 100 metros do seu espaço, onde se encontram as galerias La Blanca, La Negra, La Selva Virgen e de los Lagos.

Cada uma delas é um espetáculo para os amantes da geologia, pois é uma gruta de origem calcária que o surpreenderá com as suas estalactites, estalagmites e formações excêntricas, esculpidas pela água durante séculos.

Se se atrever a explorar esta maravilha subterrânea, poderá admirar ao seu ritmo as formas coloridas e diversificadas e as diferentes tonalidades dos minerais.

Informações úteis

  • Preço: entre 10 e 15 euros por adulto.
  • Duração: a visita dura cerca de 30 minutos, mas pode ficar mais tempo se desejar.

Reservar bilhetes para a gruta de Génova

5. Grutas de Campanet

Grutas de Campanet| ©Cueverofelix
Grutas de Campanet| ©Cueverofelix

Localizadas no norte, no município com o mesmo nome, as cavernas de Campanet estão entre as menos conhecidas, mas as mais bonitas e interessantes das cavernas. São também um destino ideal para incluir nas 10 melhores coisas para fazer em Maiorca no verão porque, embora haja muitos turistas na cidade, como não estão tão cheias, pode explorá-las à vontade.

As grutas de Campanet foram descobertas em 1945 e 3 anos depois foram abertas ao público. Estendem-se por cerca de 3.200 metros e têm uma profundidade de 50 metros. No entanto, por razões de segurança, apenas cerca de 500 metros podem ser visitados.

Aí, pode optar por uma visita áudio-guiada que explica a história, a fauna e a geologia das grutas. Poderá também ver diferentes galerias como a Sala Romântica, a Sala das Palmeiras, a Sala da Cascata e a Sala do Lago, onde poderá admirar a riqueza e variedade das formações rochosas. As Grutas de Campanet são uma experiência única que permite conhecer melhor o fascinante mundo subterrâneo da ilha de Maiorca.

Informações úteis

  • Preço: cerca de 16 euros por adulto.
  • Duração: estimada em cerca de 40 minutos.

6. Grutas de Blanques

Grutas Blanques| ©footleg
Grutas Blanques| ©footleg

Singulares e pouco conhecidas, as Cuevas Blanques, ou grutas brancas em Maiorca, estão situadas no município de Pollença. Explorá-las é conhecer a história, pois o seu acesso é feito através de um caminho construído por prisioneiros republicanos no pós-guerra.

Além disso, se é um amante da natureza e da geologia, este é o local perfeito para visitar, pois destaca-se pela concentração de estalactites e estalagmites esbranquiçadas que lhe dão o nome. As visitas a esta gruta estão limitadas até certo ponto, mas se for a Maiorca em agosto, poderá optar por uma autorização especial para entrar mais profundamente.

No seu interior podem ver-se restos fósseis de animais endémicos das ilhas, como o Myotragus balearicus, um animal que se extinguiu há 4.000 anos.

É uma experiência original que permitirá descobrir um património natural e cultural único em Maiorca. A visita dura cerca de 20 minutos e é gratuita, sem guia nem bilhete de entrada. Poderá explorar as diferentes galerias que compõem estas grutas e admirar as curiosas formas e cores das rochas.

Informações úteis

  • Preço: os adultos pagam 12 euros por adulto e as crianças pagam cerca de 6 euros.
  • Duração: cerca de 45 minutos.

7. Gruta da Avenc de Son Pou entre Santa Maria e Oriente

Gruta da Avenc de Son Pou| ©Secció Natura UES
Gruta da Avenc de Son Pou| ©Secció Natura UES

Para os verdadeiros amantes de caminhadas e espeleologia, uma visita à gruta de Avenc de Son Pou pode ser o plano ideal. Trata-se de uma gruta natural situada entre Santa María del Camí e Camí de Coanegra, na serra de Tramontana. Tem também o título de ser uma das maiores grutas da Europa, com 60 metros de altura e 75 metros de largura.

Uma excursão a esta gruta é uma experiência única em que se pode desfrutar de paisagens de cortar a respiração, cascatas, nascentes de água e uma floresta predominantemente verde. Embora seja adequada para toda a família, o acesso à gruta apresenta um certo grau de dificuldade, pelo que é necessário um nível mínimo de preparação física. Pode fazer-se o percurso de Santa Maria del Camí, mais longo e fácil, ou o do Oriente, mais curto mas mais selvagem.

Ambos os percursos demoram cerca de 4 horas em cada sentido e não se arrependerá, pois poderá sentir a força e a beleza da natureza em todo o seu esplendor. Por exemplo, a caraterística principal desta gruta é um buraco de 10 metros no topo, através do qual a luz entra, criando um efeito extraordinário. No interior da gruta, podem ver-se estalactites, estalagmites e outras formações rochosas de grande beleza.

Embora possa ser visitada em qualquer altura do ano, se for a Maiorca no inverno, oferece um espetáculo diferente, porque o buraco superior pode estar coberto de neve ou gelo e contrasta com a escuridão da gruta. Lembre-se de trazer sapatos confortáveis, uma lanterna e roupas quentes, porque é mais frio e húmido.

Informações úteis

  • Preço: a entrada é gratuita.
  • Duração: a visita pode durar até 2 horas.

8. Grutas de Alzinaret

Grutas de Maiorca| ©Andy
Grutas de Maiorca| ©Andy

Para descobrir e explorar parte do património natural e cultural de Maiorca, pode aventurar-se nas grutas de l'Alzinaret. Estas grutas são um complexo rochoso pré-histórico que formam uma necrópole situada no norte da província, na Cala de Sant Vicenç, em Pollença.

Para quem gosta de atividade física, pode visitar l'Alzinaret de bicicleta. É uma forma de entrar em contacto com a natureza, praticar desporto e conhecer a história e a geologia da ilha. As grutas datam de 1600 a.C. e pertencem à cultura pré-Talayótica. Da mesma forma, se for um amante das duas rodas, pode participar num passeio de bicicleta por Maiorca.

As grutas têm muita história, porque nelas se realizaram enterros colectivos e foram encontradas ossadas. Por isso, se estiveres interessado, tem em conta que se trata de um percurso livre por diferentes tipos de grutas no meio de um bosque de azinheiras. Para lá chegar, terá de percorrer um caminho que rodeia o monte e de onde poderá tirar belas fotografias.

Informações úteis

  • Preço: geralmente 10 euros para adultos e 5 euros para crianças.
  • Duração: geralmente 45 minutos.

Reservar um passeio de bicicleta

9. Gruta dos Piratas

Gruta do Pirata| ©Sarah-Rose
Gruta do Pirata| ©Sarah-Rose

A Gruta do Pirata é uma das formações marinhas mais espectaculares de Maiorca. Está situada na costa leste da ilha, entre Porto Cristo e Porto Colom. O bom de visitar esta gruta é que se trata de uma aventura que pode ser acedida por mar.

Uma visita à Cueva des Coloms é uma experiência única na qual descobrirás um lugar cheio de história e mistério. Segundo a lenda, era um refúgio para os piratas que assaltavam as costas maiorquinas e aí escondiam os seus tesouros e saques. No seu interior, existem formações de estalactites e estalagmites, bem como um lago subterrâneo.

Como o acesso só é possível por via marítima, será necessário participar numa visita guiada acompanhada por um guia especializado que explicará a lenda e as características da gruta. Por isso, esta visita é uma das 10 melhores actividades para fazer em Maiorca porque é divertida, dinâmica e com muita exploração.

Lembre-se de que, ao visitar esta caverna, você pode se conectar com atividades aquáticas, para que você possa participar de um passeio de caiaque, snorkel e coasteering em Mallorca.

Informações úteis

  • Preço: aproximadamente 45-55 € por adulto.
  • Duração: cerca de 4 horas, mas apenas 45 minutos são para a exploração da gruta. O resto do tempo é para navegar, fazer snorkeling e muito mais.

Reserve um passeio de caiaque, snorkel e coasteering

10. Grutas de Mare de Déu de Portals Vells

Visita a uma gruta em Maiorca| ©Marian Collado Leal
Visita a uma gruta em Maiorca| ©Marian Collado Leal

As grutas de Mare de Déu de Portals Vells combinam a beleza da natureza com o mistério da mão do homem. Uma excursão a este destino levá-lo-á a admirar as gravuras nas paredes no interior e à volta de um altar.

Esta gruta de formações rochosas esconde histórias e l endas. Trata-se de uma antiga pedreira marítima dos séculos XIV e XV, cujas pedras foram utilizadas em edifícios como a Catedral de Palma e a igreja de Santa Eulália.

Segundo a lenda, alguns pescadores genoveses depositaram uma virgem como agradecimento por terem sobrevivido a uma tempestade. A excursão é uma atividade ideal para toda a família, porque é muito simples e adequada para principiantes. Além disso, poderá desfrutar das belas vistas do mar e das grutas escavadas na rocha.

A atividade combina cultura, natureza e diversão. Uma vez dentro da gruta, ficarás surpreendido com a sua dimensão e beleza. O passeio dura cerca de duas horas e, à saída, pode fazer um dos melhores passeios gastronómicos de Maiorca para saborear o marisco, ou relaxar e comer qualquer coisa na enseada de Portals Vells.

Informações úteis

  • Preço: cerca de 14 euros por adulto e 7 euros por criança.
  • Duração: cerca de 40 minutos.