Maiorca em 3 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Conhecer Maiorca em três dias não é uma tarefa impossível, desde que se organize cuidadosamente o tempo de cada uma das visitas do seu itinerário.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

Maiorca em 3 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Maiorca | ©Rolf Schotsch

Maiorca é uma ilha com muita história e uma longa lista de destinos para descobrir. Desde catedrais, igrejas, termas, praias, museus, miradouros, zonas naturais e ruínas a mercados de artesanato, restaurantes, cafés e bares.

Há certamente muitas coisas para fazer em Maiorca e a sua estadia de três dias pode parecer um pouco curta. No entanto, é tempo suficiente para ver os pontos turísticos obrigatórios, participar numa excursão, passear ao seu próprio ritmo, fazer compras e desfrutar da vida nocturna local.

Dia 1: Explore alguns dos pontos turísticos de Maiorca

Banhos árabes de Palma.| ©Elena R
Banhos árabes de Palma.| ©Elena R

Comece o seu primeiro dia em Maiorca explorando alguns dos principais monumentos da capital da ilha: Palma de Maiorca.

Com este itinerário, poderá contemplar o estilo arquitetónico destes lugares e conhecer a história que escondem.

Visite os Banhos Árabes de Palma de Maiorca e relaxe nas suas águas termais

Os Banhos Árabes de Palma de Maiorca são um bom lugar para começar o seu primeiro dia na ilha, uma vez que pode desfrutar da história da ilha, ver a impressionante arquitetura muçulmana dos banhos e relaxar nas águas termais após uma longa transferência do aeroporto.

À chegada, sentir-se-á transportado para o século XI, época em que foram construídas as termas, desfrutando de um dos poucos vestígios da presença muçulmana nesta cidade, já que, infelizmente, todos os outros edifícios dessa época foram substituídos após a chegada das tropas conquistadoras de Jaime I.

Poderá aceder a uma sala central com cúpulas hemisféricas e uma série de colunas com arcos. Além disso, enquanto toma um banho quente no espaço reservado para o efeito, rapidamente se aperceberá de umas curiosas reentrâncias no chão, que permitem a circulação do vapor e da água.

Informações úteis

  • Preço: a partir de 3 euros por pessoa.
  • Horário: das 9h30 às 19h (inverno) e das 9h30 às 20h (verão).
  • Onde: Banhos Árabes de Palma de Maiorca, na Carrer de Can Serra 7.

Reservar o serviço de transfer do aeroporto

Contemplar a beleza arquitetónica da Igreja Basílica de São Francisco

Depois de relaxar nos banhos árabes, pode aproveitar a sua proximidade com a Basílica de São Francisco para visitar este monumento nacional construído entre os séculos XIV e XVI.

Com esta visita, descobrirá este famoso conjunto arquitetónico, composto pela basílica menor, o claustro e outros edifícios. Todos eles são estruturas de grande importância histórica para a ilha de Maiorca e para a sua capital.

Durante a visita, a primeira coisa que verá é a fachada da igreja, na qual predomina o estilo barroco. Destaca-se também a estátua de Frei Junípero Serra.

No interior do edifício, verá como o desenho é barroco e encontrará uma interessante imagem de São Jorge. Não perca o Claustro, situado a um lado da igreja. Trata-se de um edifício emblemático cuja forma trapezoidal e beleza arquitetónica o surpreenderão.

Informações úteis

  • Preço: entrada livre.
  • Horário de abertura: de terça a sábado (10:00 às 18:00).
  • Onde: Igreja Basílica de São Francisco.

Aprecie o centro comercial, o mercado de artesanato e a vida nocturna da histórica Plaza Mayor de Maiorca.

O passeio continua na Plaza Mayor, que fica a cerca de sete minutos do destino anterior. Aí, terá a oportunidade de passear por uma das maiores e mais emblemáticas praças da ilha, onde há séculos se situava o edifício do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição.

Esta praça tem um enorme centro comercial, construído no final dos anos 1960. Pode passear pelas lojas e fazer compras, sentar-se num dos seus cafés ou comer nos seus restaurantes, e até ir aos mercados de artesanato às sextas e sábados de manhã.

Além disso, se não sabe o que fazer em Maiorca à noite, esta praça é um bom destino para visitar os seus bares animados e desfrutar dos espectáculos musicais recorrentes que aí se realizam (artistas locais).

Reservar um passeio de Segway em Palma de Maiorca

Visite a Catedral de Santa Maria e admire a ilha a partir do seu terraço

Catedral de Maiorca| ©Secret Pilgrim
Catedral de Maiorca| ©Secret Pilgrim

Saindo da Plaza Mayor, é necessário caminhar cerca de seis minutos até à Catedral de Santa Maria de Maiorca ou La Seu, como também é conhecido este monumento.

Este edifício religioso foi construído em estilo gótico. A sua história remonta a mais de 700 anos, mais concretamente a 1229, quando deixou de ser uma mesquita e foi consagrada ao culto cristão por ordem do conquistador Jaime I de Aragão.

Este monumento destaca-se entre as catedrais da Europa por ter a estrutura mais alta de todo o continente e por possuir a maior rosácea de estilo gótico. Durante a visita, que dura aproximadamente uma hora, terá a oportunidade de percorrer o interior da catedral e o museu de arte sacra.

Poderá também subir à torre sineira e aos terraços dos contrafortes voadores para desfrutar de uma vista panorâmica privilegiada sobre o mar e a ilha em geral. Sem dúvida, esta é uma atividade adequada para incluir entre as coisas a fazer em Maiorca no verão, no inverno ou em qualquer estação do ano.

Informações úteis

  • Preço: a partir de 20 euros.
  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo (10:00 às 16:45).
  • Onde: Catedral de Santa María.

Conheça o Palácio Real de La Almudaina em Mallorca

O Palácio Real de La Almudaina é um destino obrigatório para qualquer turista, por isso deve incluí-lo entre as melhores actividades em Maiorca no seu primeiro dia.

Terás a oportunidade de visitar o Alcazar Real, que foi oficialmente reconhecido como uma residência real entre os séculos XIII e XIV. Atualmente, foi convertido num museu que pode ser visitado de terça a domingo.

A visita ao Palácio Real de La Almudaina, construído por ordem de Jaime II de Maiorca no local que outrora foi ocupado pela cidadela árabe, começa na Sala das Chaminés, que deve o seu nome ao facto de o sistema de aquecimento estar localizado nesta área.

De seguida, entra-se na Sala dos Reis, onde se encontram alguns retratos dos monarcas da ilha, e passa-se de imediato para a Sala dos Coelhos. Depois, pode subir aos terraços e contemplar o jardim medieval de S'Hort del Rei e a zona da baía.

Informações úteis

  • Preço: a partir de 7€. (quarta-feira e domingo grátis a partir das 15:00 horas).
  • Horário: de terça a domingo (das 10:00 às 19:00 horas).
  • Onde: Palácio Real de La Almudaina. Para lá chegar, basta caminhar para sul ao longo da Carrer del Palau Reial em direção à Carrer del Mirador, a cerca de dois minutos da Catedral de Santa Maria.

Dia 2: Visita a algumas aldeias e zonas naturais

Grutas de Drach em Porto Cristo| ©Norman G
Grutas de Drach em Porto Cristo| ©Norman G

Mesmo que só tenha dois dias para visitar Maiorca, recomendo que dedique um deles ao itinerário que proponho para este segundo dia.

Durante este dia, visitará algumas das aldeias e zonas naturais da ilha. No entanto, para aproveitar ao máximo as atracções e o dia, recomendo que se levantem cedo.

Visitar as grutas de Drach

O segundo dia em Maiorca começa com uma visita às grutas de Drach, que pode visitar com uma visita guiada ou comprando bilhetes na bilheteira.

Em qualquer dos casos, terá de se deslocar até Porto Cristo, a cerca de 45 minutos de carro de Maiorca. Desta forma, viverá uma aventura de uma hora, durante a qual percorrerá o interior da gruta (1.200 metros), enquanto desfruta do impressionante ambiente natural.

No final desta visita, será surpreendido por um pequeno concerto de música instrumental.

Depois, é hora de deixar a gruta, participando num dos passeios de barco mais surpreendentes de Maiorca, navegando pelas águas cristalinas e calmas do lago Martel subterrâneo.

Informações úteis

  • Preço: a partir de 15€.
  • Horário de funcionamento: todos os dias (9:00 às 17:00).
  • Onde: Grutas de Drach.

Reservar uma visita às grutas de Drach em Maiorca

Descobrir as grutas de Hams

A apenas quatro quilómetros de carro encontrará o seu próximo destino, as Cuevas dels Hams, onde a natureza e a mão do homem se abraçam para lhe oferecer um espaço geológico de grande beleza.

Aí desfrutarão de diferentes e surpreendentes paisagens naturais, ideais se viajam a Maiorca com crianças.

Normalmente, percorrerão o jardim botânico da Gruta Redonda até à Gruta Azul, onde se destaca um sistema de iluminação azul, criando uma série de interessantes contrastes visuais.

Também nesta zona, terá a oportunidade de assistir a uma projeção com a história da ilha e pormenores sobre a descoberta da gruta. De seguida, entrará na Gruta Clássica, com centenas de estalagmites e estalactites, para finalmente chegar ao lago subterrâneo Mar de Veneza e assistir a um concerto de música clássica.

Informações úteis

  • Preço: a partir de 22 euros.
  • Horário de abertura: todos os dias (10:00 às 17:00).
  • Onde: Cuevas dels Hams.

Fazer uma viagem até à aldeia de Valldemossa

Valldemossa| ©Mia & Steve Mestdagh
Valldemossa| ©Mia & Steve Mestdagh

Depois de visitar este par de grutas, aconselho-o a dirigir-se para o oeste da ilha, mais concretamente para a aldeia de Valldemossa, que costuma ser um dos melhores passeios de um dia em Maiorca.

O melhor a fazer é percorrer a pé as ruas desta bonita vila, enquanto vai descobrindo a sua história, tirando fotografias, comendo e descansando num dos seus restaurantes, comprando lembranças, entre outras coisas.

Nesta excursão também poderá ver a Real Cartuxa de Valldemossa, conhecida por ter sido a antiga residência do rei Sancho I e, algum tempo depois, a casa do compositor Frédéric Chopin.

Mesmo ao lado, encontra-se o Palácio de D. Sancho e os Jardins de D. Juan Carlos, cuja vista panorâmica o irá surpreender. De seguida, o melhor a fazer é passear pelo bairro histórico da cidade, para descobrir as suas ruas pitorescas e a Igreja de Sant Bartolomeu.

Passeio pela aldeia de Sóller

A aldeia de Sóller, no noroeste de Maiorca (a cerca de 55 minutos de Valldemossa), é outra das atracções da ilha a incluir entre as 10 coisas para fazer em Maiorca em junho ou em qualquer outro mês do ano.

No caminho, terás de passar por impressionantes túneis que perfuram as montanhas até chegares a esta bela cidade rodeada por um majestoso vale. Aí encontrarás um ambiente tranquilo com muita história, uma série de monumentos e vistas naturais privilegiadas.

Verás a Plaza de la Constitución, com as suas esplanadas, cafés, restaurantes e a Igreja de San Bartolomé. Também verá os carris do elétrico, que atravessam a praça. De facto, é possível entrar neste meio de transporte para ir até ao Porto de Sóller.

Em seguida, podemos entrar no Museu Modernista Can Prunera e ver uma importante exposição de mobiliário pertencente à sociedade do século XX. Continuação da excursão na Estação Ferroviária de Sóller, onde se encontram algumas exposições permanentes de Pablo Picasso e Joan Miró.

Reservar uma visita guiada em Maiorca

Dia 3: Passeio pelas enseadas e praias de Maiorca

Cala Millor| ©rbjag71
Cala Millor| ©rbjag71

Para terminar a sua viagem de três dias a Maiorca, nada melhor do que um passeio pelas enseadas e praias da ilha.

Irá descobrir paisagens escondidas de grande beleza natural, onde as águas azuis contrastam com a areia, os espaços verdes e os raios de sol.

Enseada de Mondragó

Cala Mondragó é um parque natural situado a cerca de uma hora a sudoeste de Maiorca. Este é o ponto de partida do itinerário recomendado para o terceiro e último dia da excursão.

Na enseada, é possível caminhar pela areia branca e mergulhar nas águas cristalinas. Se quisermos encontrar alguma sombra, devemos dirigir-nos para a parte de trás desta enseada, onde encontraremos um pequeno pulmão verde, composto por uma série de plantas desérticas e alguns pinheiros.

Além disso, nesta enseada podemos realizar algumas experiências desportivas, como participar num dos melhores passeios de bicicleta da ilha ou fazer caminhadas.

Aliás, saiba que este local é adequado para pessoas em cadeira de rodas e está equipado com tudo o que é necessário para a diversão de toda a família.

Informações úteis

  • Preço: a partir de 6€.
  • Horário de funcionamento: todos os dias (9:00 às 16:00).
  • Onde: Cala Mondragó.

Reservar um passeio de bicicleta em Mallorca

Enseada de S'Amarador

O próximo destino está localizado a cerca de 10 minutos de Cala Mondragó, pelo que pode facilmente passar de um para o outro ao longo de um caminho.

Quando chegar à Cala S'Amarador, irá notar que é maior do que a anterior. Além disso, sentir-se-á envolvido num ambiente de tranquilidade, já que se trata de uma enseada escondida e, portanto, menos concorrida.

Nesta enseada poderá nadar nas águas calmas, deitar-se na areia para apanhar sol ou simplesmente sentar-se à sombra da vegetação que rodeia esta zona para contemplar as vistas.

De facto, dependendo da altura e da estação do ano, é possível ver o sol a derreter-se na água. Um verdadeiro espetáculo visual, em que só existe você e a natureza. Sem dúvida, esta é uma visita adequada se você não sabe o que fazer em Mallorca em junho e setembro, que são os meses mais quentes do ano.

Caló des Moro

Depois de desfrutar da beleza e tranquilidade de Cala S'Amarador, volte para o carro e dirija-se a Caló des Moro (aproximadamente 23 minutos de distância). Ao chegar lá, é preciso percorrer um caminho um pouco longo e de superfície irregular. No entanto, valerá a pena, pois pouco a pouco descobrirá uma incrível vista panorâmica da enseada.

Uma vez na enseada, verá de perto as suas belas águas azul-turquesa, nas quais poderá mergulhar e nadar em segurança. Isto porque as águas são pouco profundas e, graças às falésias, estarás protegido dos ventos e das ondas. Também desfrutará da areia branca, da vegetação circundante e da incrível vista do pôr do sol.

Praia de Es Trenc

Para terminar o percurso do terceiro dia, a cerca de 34 minutos de Caló des Moro, dirija-se à costa sul de Maiorca, onde se encontra a praia de Es Trenc.

Trata-se de um espaço natural com uma extensão de sete quilómetros, com dunas, areia branca e águas turquesa que convidam a um mergulho. Pode relaxar, aproveitar o ambiente natural e até mesmo o pôr do sol para tirar algumas fotografias.

Este é certamente um bom plano para incluir nas coisas a fazer em Maiorca em julho ou em qualquer outro mês da época de verão e outono.

Depois, pode regressar a Palma de Maiorca e, dependendo da hora do seu voo, pode participar numa última atividade com uma duração máxima de três horas. Por exemplo, um dos passeios gastronómicos de Maiorca ou um passeio de Segway pelas ruas principais.

Informações úteis

  • Preço: a partir de 5 euros.
  • Horário de funcionamento: todos os dias (das 9:00 às 21:00 horas).
  • Onde: Praia de Es Trenc.

Reservar um passeio gastronómico por Maiorca

Cartão turístico para poupar no itinerário programado

Passe Palma Express| ©Angele C
Passe Palma Express| ©Angele C

O cartão turístico será o seu melhor aliado durante a sua visita à ilha de Maiorca. Beneficiará de descontos significativos nos bilhetes para monumentos, museus, restaurantes, lojas e alguns meios de transporte.

Pode adquirir o Palma Pass Express, (acesso a três museus), o Palma Pass 72 horas (acesso aos transportes da ilha, a todos os monumentos e museus) e o Palma Pass Family (3 atracções para um casal de adultos e crianças).

  • Dia 1: Monumentos de Maiorca
  • Banhos Árabes
  • A partir de 3 euros.
  • Todos os dias
  • Localização: Palma de Mallorca
  • Dia 2: Aldeias e espaços naturais
  • Grutas de Drach
  • A partir de 15€.
  • Todos os dias
  • Localização: município de Manacor
  • Dia 3: Enseadas e praias
  • Enseada de Mondragó
  • A partir de 6€.
  • Todos os dias
  • Localização: município de Santanyí