Maiorca em 1 Dia: tudo o que você precisa saber

Se está a planear uma visita rápida de um dia a Maiorca, a melhor coisa a fazer é passá-lo na sua capital, Palma. Sem dúvida, esta cidade oferece um grande número de atracções para todos os gostos.

Katherine Betances

Katherine Betances

leitura de 8 minutos

Maiorca em 1 Dia: tudo o que você precisa saber

Maiorca | ©Sergei Gussev

Palma de Maiorca é a capital das Ilhas Baleares e o centro da vida económica e artística de todo o arquipélago. Ao chegar, encontrar-se-á diante de uma cidade cheia de encanto e beleza: com os seus edifícios de pedra cor de mel e a sua impressionante arquitetura gótica.

Há muitas coisas para ver e fazer neste destino, mas se estiver apenas de passagem por Maiorca e o tempo não estiver do seu lado, aqui fica o meu itinerário de um dia, concebido para o ajudar a conhecer uma das cidades mais encantadoras de toda a Espanha.

Passe o seu dia a explorar a bela Palma de Maiorca, mas não deixe de voltar noutra viagem para visitar outras zonas das ilhas, como Manacor; as Calas de Maiorca ou as emblemáticas Grutas de Drach.

Este itinerário abrange um dia intenso de aventuras e visitas turísticas, pelo que recomendo que durma cedo na noite anterior e recarregue as baterias. Para aproveitar ao máximo o seu tempo em Palma de Maiorca, é aconselhável reservar com antecedência o seu transfer do Aeroporto de Maiorca.

Tomar o pequeno-almoço no centro histórico de Palma.

Em Palma| ©EdgarJa
Em Palma| ©EdgarJa

Se a sua intenção é aproveitar ao máximo o seu dia a explorar Palma, recomendo que se levante cedo e saia para explorar as ruas da Cidade Velha ao sol da manhã.

Esta recomendação é especialmente valiosa se for a Maiorca no verão, pois terá a oportunidade de desfrutar do sossego e da frescura da manhã antes que as multidões de turistas e o calor se façam sentir.

Reserve um momento para tomar o pequeno-almoço num dos pitorescos cafés da zona. Muitos abrem as suas portas bem cedo. Eis uma lista de sugestões.

  • QUADRAT: Aberto ao público a partir das 7h30 da manhã, o restaurante faz parte do Hotel Francés.
  • Sa Bodegueta: Sa Bodegueta abre as suas portas às 7h, o seu endereço é Carrer del Sant Crist no.2.
  • Cappuccino Palau March: Serve a partir das 8 horas. Está situado no nº 13 da Carrer del Conquistador.

Passear pelo Parc de la Mar e apreciar a paisagem.

Parque do Mar| ©ILA-boy
Parque do Mar| ©ILA-boy

Situado aos pés da imponente Catedral de Maiorca, encontra-se um dos parques públicos mais bonitos da cidade: o Parc de la Mar. Recomendo fazer a visita de manhã cedo, num passeio sem pressa, enquanto espera pela hora de abertura dos monumentos da cidade.

Com cerca de 70 hectares, o passeio é ladeado por árvores e belas palmeiras que dão sombra nos dias de calor, além de um gigantesco lago de água salgada que funciona como espelho de água para a Catedral.

O Parc de la Mar oferece uma vista espetacular sobre a catedral.

Se é um entusiasta da fotografia, aproveite este momento para captar a beleza imponente do monumento gótico.

3. Visite o templo religioso mais importante da cidade: a Catedral de Santa Maria de Palma.

Catedral de Maiorca| ©Secret Pilgrim
Catedral de Maiorca| ©Secret Pilgrim

Qualquer passeio por Palma deve incluir uma paragem para ver a obra de arquitetura mais querida dos locais: a imponente Catedral de Maiorca.

Construída com os mais belos pormenores do estilo gótico, a construção da sua bela fachada começou em 1229, sob as ordens do rei Jaume I de Aragão.

Mesmo que só tenha um dia para visitar Maiorca, recomendo-lhe que não deixe de visitar o interior da catedral, onde encontrará uma das naves centrais mais altas do mundo, com 44 metros de altura, bem como imponentes vitrais góticos e belas decorações de época.

Conhecida pelos habitantes locais como La Seu, a Catedral de Maiorca é a atração turística mais visitada de Palma. Recomendo que chegue cedo e, se possível, que reserve os bilhetes com antecedência, pois as filas para visitar o templo podem ser longas e não tem tempo a perder.

Informações úteis

  • Horário de funcionamento: Aberto ao público de segunda a sexta-feira das 10h às 17h15 e aos sábados até às 14h15m. Encerrado aos domingos.
  • Preço: A partir de 8 euros por participante.
  • Duração da visita: 1 hora é normalmente suficiente para explorar o sítio.

Visita ao Palácio Real de La Almudaina.

Palácio Real de La Almudaina.| ©Eduardo Arostegui
Palácio Real de La Almudaina.| ©Eduardo Arostegui

A sua próxima paragem é mesmo em frente à icónica catedral: o Palácio Real de La Almudaina, a residência oficial do Rei e da Rainha de Espanha durante as suas estadias em Maiorca.

É também um dos locais de visita obrigatória na ilha, pois é uma peça arquitetónica impressionante que combina anos de história e tradição.

Ao planear a sua visita, lembre-se que em certos dias do ano o Palácio Real está fechado para visitas turísticas. Esta lista inclui certas festividades, como o Dia de Ano Novo ou o Natal, ou dias fechados para eventos oficiais.

Pode descarregar a aplicação oficial do Palácio Almudaina para ter à mão um guia áudio gratuito com uma visita explicada às diferentes salas do Palácio.

Informações úteis

  • Horário de abertura: Aberto ao público de terça-feira a domingo. O horário de abertura de outubro a março é das 10 às 18 horas; e de abril a setembro das 10 às 19 horas. Encerra todas as segundas-feiras ao longo do ano.
  • Preço: A partir de 7 euros por participante.
  • Duração da visita: Entre 40 e 60 minutos é o tempo suficiente para percorrer as instalações.

Passeio relaxante pelos Jardins del Rey.

Jardins do Rei.| ©Gaspar Serrano
Jardins do Rei.| ©Gaspar Serrano

Na zona por detrás do Palácio Real de La Almudaina encontram-se uns belos jardins de estilo mourisco que, em tempos idos, faziam parte do próprio Palácio.

Atualmente, o local faz parte dos jardins públicos de Maiorca e a melhor altura para o visitar é depois de terminar a visita ao Palácio.

Se for a Maiorca em abril ou em qualquer outra altura da primavera, encontrará aqui a vegetação no seu melhor.

Informações úteis

  • Horário de abertura: Aberto ao público 24 horas por dia.
  • Preço: Gratuito para o público em geral.
  • Duração da visita: Pode passar 20-30 minutos a percorrer o sítio.

Fazer uma pausa para almoçar no bairro de Llotja de Palma.

Forn de Sant Joan| ©Ken H
Forn de Sant Joan| ©Ken H

O bairro de Llotja está situado no centro histórico da cidade e é uma das visitas obrigatórias em qualquer visita a Palma de Maiorca, devido a dois aspectos fundamentais: a beleza da sua antiga arquitetura gótica e a sua oferta gastronómica.

Para chegar ao local a partir da sua localização nos Jardines del Rey, basta atravessar a Av. d' Antoni Maura na direção oeste. Faça uma pausa para o almoço e aproveite para passear pelas ruas estreitas e admirar os belos edifícios de pedra. Eis algumas sugestões.

  • Forn de Sant Joan: O restaurante está situado numa antiga padaria do século XIX. A oferta gastronómica inclui uma variedade de pratos típicos mediterrânicos, mas é necessário reservar com antecedência.
  • La Paloma: Situado num dos edifícios mais antigos e emblemáticos de La Lonja, este local serve algumas das melhores tapas de Maiorca.
  • Orient Express: Um café de gastronomia espanhola ideal para um almoço ligeiro. O local oferece uma vista fabulosa da Llotja de Palma, um dos monumentos góticos mais antigos e emblemáticos do Barrio La Lonja.

Visita aos Banhos Árabes de Palma.

Banhos Árabes de Palma.| ©Elena R
Banhos Árabes de Palma.| ©Elena R

Muito comuns em toda a cidade durante os anos de ocupação muçulmana na ilha, a visita aos banhos árabes é importante para compreender o passado histórico da cidade. Para a sua construção foi necessário dotar a cidade de um sistema hidráulico funcional e muito avançado para a época.

No coração de Palma, encontrará pelo menos uma destas impressionantes estruturas sob a forma de ruínas excelentemente preservadas.

Para além de numerosos aspectos históricos, nesta visita rápida poderá conhecer o funcionamento dos banhos árabes, o seu sistema de condutas e as chaminés utilizadas para climatizar as câmaras.

A partir da sua localização no Barrio la Lonja, os locais ficam a cerca de 10 minutos a pé, a curta distância de La Catedral.

Na cidade, também encontrará banhos árabes funcionais onde pode passar um dia de spa, embora os recomende para visitas mais longas, por exemplo, uma viagem de 5 dias a Maiorca.

Informações úteis

  • Horário de funcionamento: Aberto ao público todos os dias das 09:30 às 20h. Durante o inverno, o horário de abertura é reduzido para as 19h.
  • Preço: A entrada no sítio custa cerca de 3 euros.
  • Duração da visita: A visita demora normalmente cerca de 30 a 40 minutos.

Passeio de Segway em Palma de Maiorca.

Percorrer Palma de Maiorca em Segway| ©Louise Brown
Percorrer Palma de Maiorca em Segway| ©Louise Brown

Percorrer Palmade Maiorca de Segway é uma das actividades mais divertidas e curtas que os viajantes podem fazer durante uma primeira visita à cidade. A atividade ganhou enorme popularidade nos últimos tempos e pode ser realizada em viagens curtas, de apenas 1 dia.

Muitos operadores turísticos locais oferecem este tipo de experiência, em que um guia especializado leva o grupo de viajantes através dos pontos históricos de Palma, incluindo a icónica Catedral, o bairro judeu, o edifício do governo, a antiga muralha medieval e muito mais.

É uma óptima opção para passar a tarde, se já estiver farto de caminhar; é também uma alternativa divertida para as famílias e mesmo se vier a Maiorca com crianças nas férias; normalmente, são permitidas crianças a partir dos 8-9 anos de idade.

Informações úteis

  • Horário: Vários horários disponíveis, de manhã e à tarde.
  • Preço: Cerca de 50€ por participante. O preço inclui o aluguer de todo o equipamento necessário para o passeio.
  • Duração do passeio: Varia consoante a empresa contratada e o itinerário. Os passeios demoram normalmente entre 1 a 2 horas.

Reservar um passeio de Segway em Palma

Visitar a Plaza Mayor de Palma ao anoitecer.

Praça Maior| ©António José Rocha
Praça Maior| ©António José Rocha

A praça principal da cidade chama-se Plaza Mayor de Palma e vale por si só uma visita guiada.

Aqui se concentram muitos eventos importantes ao longo do ano, como os coloridos mercados festivos durante o Natal em Maiorca. Durante a época festiva, são montadas bancas de presépio que se concentram na venda de presentes para a época festiva.

Independentemente da altura em que viaja para Maiorca, recomendo que vá à Plaza Mayor ao anoitecer para apreciar o pôr do sol sobre a cidade.

Os edifícios que rodeiam a praça são maioritariamente escritórios ou residências privadas, mas quase todo o piso térreo é ocupado por cafés e restaurantes onde se pode sentar e desfrutar de um lanche.

Informações úteis

  • Horário de funcionamento: Sempre aberto.
  • Preço: Gratuito.
  • Duração da visita: O tempo que desejar.

Despedir-se de Maiorca com umas boas tapas.

Provar as saborosas tapas no bairro de La Lonja| ©Marco Verch
Provar as saborosas tapas no bairro de La Lonja| ©Marco Verch

Nos últimos anos, a cidade mais do que recuperou uma das mais famosas tradições espanholas: a cultura das tapas. Recomendo despedir-se de uma noite em Maiorca desfrutando deste delicioso costume. Sair para comer tapas em Palma é a melhor maneira de se conectar com a autêntica cultura maiorquina.

Se fores a Maiorca em novembro, poderás encontrar festividades como o Festival de Tapas de Palma, um dos eventos gastronómicos mais esperados, divertidos e deliciosos do calendário anual da cidade.

No entanto, a minha alternativa preferida para os viajantes que visitam a cidade pela primeira vez é fazer um tour gastronómico por Maiorca. Nesta experiência, um guia especializado conduz o grupo de viajantes através de um passeio de degustação que inclui comida e bebida em vários restaurantes da cidade.

Informações úteis

  • Horário: Disponível em diferentes horários e em diferentes formatos.
  • Preço: Cerca de 100 euros por participante, o preço inclui uma série de pratos de degustação.
  • Duração da visita: A visita dura normalmente cerca de 3 horas.