10 Melhores Atividades em Maiorca

Maiorca é um verdadeiro paraíso no meio do Mediterrâneo espanhol. Por esta razão, é uma excelente ideia familiarizar-se o mais possível com as actividades divertidas que aí se podem realizar.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 11 minutos

10 Melhores Atividades em Maiorca

Maiorca | ©Mali Maeder

Maiorca tem de tudo, desde montanhas para quem gosta de fazer caminhadas, a praias para quem procura umas férias cheias de mar e também vilas e cidades para quem se interessa pela vida urbana e rural dos locais que visita. É por isso que as melhores coisas para fazer e ver em Maiorca estão sempre relacionadas de alguma forma com a beleza que caracteriza esta ilha das Baleares.

Convido-o a descobrir todas estas actividades disponíveis na maior ilha do arquipélago, pois há todo o tipo de planos para todo o tipo de turistas com todo o tipo de interesses. Se há uma coisa que vos posso garantir é que nunca terão um momento de tédio se decidirem seguir esta lista de coisas para fazer que preparei para vocês.

1. Passeios de barco ao longo da costa da ilha

Navegar por Maiorca| ©Daniel Olah
Navegar por Maiorca| ©Daniel Olah

A ilha de Maiorca tem uma das costas mais privilegiadas de Espanha. Há falésias, enseadas virgens, longas praias de areia e todo o tipo de zonas pedestres. A água que banha estas costas é também muito bonita e é por isso que os passeios de barco em Maiorca estarão sempre entre as melhores coisas para ver e fazer nesta ilha. Em qualquer altura do ano e independentemente da duração da visita.

É possível desfrutá-los de todas as formas, já que há excursões em veleiros que permitem combinar uma sessão de snorkeling ou paddle surf com uma tarde num barco de luxo que também oferece almoço e bebidas a bordo. Há outros passeios que se realizam em catamarãs, uma embarcação de casco duplo igualmente interessante e que também costumam ser acompanhados por um serviço de bebidas e comida.

Há alguns passeios de barco muito mais animados, pois são aqueles que se realizam num barco para 40 ou 50 pessoas que tem um DJ a bordo, comida e muito álcool para uma experiência de festa em pleno Mar Mediterrâneo, ao largo da costa de Maiorca. Isto difere das outras alternativas que normalmente se destinam a um público mais familiar e a grupos mais pequenos.

O interessante é que este tipo de actividades tende a durar entre 3 e 6 horas em média, o que lhe permite desfrutar de outros planos para o resto do seu dia. Há também o facto de muitos partirem do porto de Palma, mas outros também partem de Alcúdia. E isso significa que terá sempre esta alternativa à sua disposição, independentemente de estar no norte ou no sul de Maiorca.

Reserve os seus bilhetes para os melhores passeios de barco em Maiorca

2. Autocarros turísticos em Palma de Maiorca

Autocarro turístico de Maiorca| ©Joe K
Autocarro turístico de Maiorca| ©Joe K

Os autocarros turísticos são uma forma muito típica de conhecer as cidades mais visitadas do planeta e, claramente, Palma de Maiorca é um destino que merece ser visitado desta forma. Em primeiro lugar, por razões logísticas, por uma taxa de cerca de 20 euros por pessoa, levam-no a cerca de 18 atracções diferentes em toda a cidade. Os autocarros Hop on Hop off de

Mallorca também se destacam pela sua comodidade económica. É um transporte que está à sua disposição durante um dia inteiro, ou mesmo dois. É por isso que pode ser a forma perfeita de conhecer os pontos mais importantes da história desta cidade, como a Catedral de Palma e o seu passeio marítimo, o Castelo de Bellver ou Cala Major.

Tenha em conta que também é uma atividade que se destaca pela sua comodidade, porque se desejar, pode passar 3 horas a passear por Palma de Maiorca, enquanto ouve um audioguia sobre a sua história, sem ter de sair de nenhum lugar. Tudo isto enquanto está protegido das condições climatéricas de verão num autocarro fechado e com ar condicionado.

Comprar bilhetes para os autocarros Hop on Hop off de Maiorca

3. Passeios pela capital da ilha em bicicletas eléctricas

Dia de bicicleta| ©velodenz
Dia de bicicleta| ©velodenz

Se quiser explorar as ruas de Palma de Maiorca de uma forma mais ativa que combine exercício com entretenimento, então pode experimentar uma das actividades que os fãs do ciclismo urbano adoram. São as visitas guiadas em bicicletas eléctricas que o levam por todos os pontos turísticos da cidade. São a forma perfeita de começar o dia se quisermos desfrutar da cidade e, ao mesmo tempo, acelerar o processo de visita aos elementos mais emblemáticos da sua história.

É preciso saber que este tipo de passeios de bicicleta em Maiorca costuma levar-nos ao Castelo de Bellver, bem como aos edifícios importantes do centro histórico. Pedalar ao longo da ciclovia asfaltada que percorre a baía de Palma também é um elemento importante deste tipo de excursão turística. Os preços são outra das vantagens, já que este tipo de percursos costuma custar cerca de 48 euros por pessoa.

O percurso total costuma ser de cerca de 28 km e o mais habitual é que, ao reservar uma atividade como esta, estejam incluídos equipamentos de segurança como capacete e cotoveleiras. Assim como o aluguer da bicicleta eléctrica e o guia que o acompanha ao longo do percurso com o pequeno grupo de ciclistas que costumam fazer parte desta divertida excursão.

Obter os melhores passeios de bicicleta em Maiorca

4. Balões de ar quente para ver a ilha a partir do céu

Passeios de balão de ar quente| ©Rob Luscombe
Passeios de balão de ar quente| ©Rob Luscombe

Para muitas pessoas, um passeio de balão de ar quente é uma daquelas experiências que se tem de ter em algum momento da vida. Felizmente, tem a oportunidade de o fazer quando está de visita a Maiorca com mais 15 pessoas. Eles juntam-se a este incrível evento que lhe permitirá viajar pelo céu de Maiorca para desfrutar de um nascer do sol mediterrânico.

O passeio de balão tem lugar enquanto toma o pequeno-almoço e um chá quente que o ajudará a combater o vento frio que sopra mais forte e mais frequentemente a estas alturas. Tenha em conta que esta é uma atividade que dura normalmente cerca de 3 ou 4 horas e que o ponto de partida e de regresso do balão é o mesmo. Isto significa que pode deixar o seu carro no parque de estacionamento do campo de onde os balões sobem sem pagar qualquer taxa adicional.

Não é uma atividade barata, pois custa em média cerca de 180 euros por pessoa. No entanto, não deixa de ser uma experiência que vale a pena partilhar com a família. É por isso que esta excursão é uma das melhores actividades de um dia para fazer em Maiorca com crianças, pois estar num balão a flutuar acima das nuvens e ver o horizonte de uma bela ilha é algo que impressiona tanto os adultos como os mais pequenos da casa.

5. Passeios pela ilha em carros inspirados na Fórmula 1

Porto de Andratx| ©Cycling Man
Porto de Andratx| ©Cycling Man

verdadeiros fanáticos da condução que sempre sonharam com a ideia de andar num carro que, pelo menos, se assemelha a um carro de Fórmula 1. Se é uma destas pessoas, ficará satisfeito por saber que tem a incrível oportunidade de participar numa excursão guiada num carro de três rodas de alta velocidade. Este carro leva-o ao longo das estradas mais emblemáticas da ilha, oferecendo vistas panorâmicas da costa e permitindo-lhe conduzir a uma velocidade verdadeiramente emocionante.

Estas excursões são, sem dúvida, algumas das melhores excursões em Maiorca, uma vez que consistem num percurso que inclui recantos emblemáticos como as Montanhas Estellenc e a Costa Cavia. Isto numa das excursões, já que na outra, a excursão ao pôr do sol, o percurso tende a centrar-se na passagem pelas aldeias da Costa Cavia e depois num passeio pelo porto de Andratx.

Estas excursões incluem bebidas e um guia profissional especializado nas rotas de Maiorca e na condução de veículos de três rodas de alta velocidade. Incluem também os suplementos de combustível, se necessário, e, evidentemente, o aluguer do veículo a utilizar.

Dependendo da excursão escolhida, o passeio pode durar 2 horas e meia ou até 4 horas para o percurso até à Serra de Estellencs. O preço é combinado, pois é para dois adultos no mesmo carro conduzido por um deles. Isto significa que o preço aproximado é de 70 euros por pessoa e de cerca de 140 euros se considerarmos a tarifa combinada. Se a rota tiver 4 horas de duração, o preço normalmente sobe para 180 euros para dois participantes.

Desfrute das melhores excursões em Maiorca

6. Passeios gastronómicos pela ilha

Prove as saborosas tapas do bairro de La Lonja| ©Marco Verch
Prove as saborosas tapas do bairro de La Lonja| ©Marco Verch

Conhecemos um lugar através do nosso paladar. Esta é a filosofia de muitos turistas que sabem apreciar o mundo da culinária nos lugares que visitam ao longo da vida. Por isso, as excursões gastronómicas a Maiorca são uma alternativa muito interessante para quem quer regressar a casa com a certeza de ter provado os alimentos mais característicos desta bela e interessante ilha.

Vinho maiorquino com tapas de queijos locais, uma sessão de compras nos mercados onde os locais reabastecem as suas cozinhas, marisco das Baleares, peixe do dia e até gelados e doces numa pastelaria tradicional. Tudo isto é acompanhado pelas notas históricas que o guia especializado em gastronomia faz sobre os locais que visitamos e as ruas que percorremos para lá chegar.

Gostaria de destacar o facto de esta atividade incluir normalmente a degustação de 10 elementos diferentes da cena gastronómica local num período de tempo que dura normalmente cerca de 3 horas durante a tarde. Isto significa que, ao pagar pela atividade, que normalmente custa 100 euros por pessoa, pode experimentar uma série de preparações culinárias que seriam muito mais caras se provadas de forma independente durante a sua viagem.

Comprar os melhores passeios gastronómicos em Maiorca

7. Uma visita ao museu de Rafael Nadal

Museu Rafael Nadal| ©Kazimierz Gourny
Museu Rafael Nadal| ©Kazimierz Gourny

Os amantes do desporto são outro grupo de pessoas que também têm um lugar entre as melhores coisas para ver e fazer em Maiorca, graças ao Museu Rafael Nadal. Trata-se de uma exposição permanente dos troféus que o famoso tenista espanhol nascido em Maiorca acumulou ao longo da sua carreira de sucesso.

No seu interior, há também exposições associadas à história do desporto nos tempos modernos e todo o tipo de memorabilia e recordações das carreiras de gigantes da indústria como Serena Williams, Cristiano Ronaldo, Usain Bolt e Tiger Woods.

Destaca-se também por ser uma atração muito imersiva e tecnológica como poucos lugares no mundo. Há todo o tipo de jogos interactivos que lhe permitem, enquanto visitante, competir virtualmente com outros grandes jogadores de ténis da estatura e fama de Rafael Nadal. Também pode participar nestas experiências de realidade virtual competindo em jogos electrónicos de remo, ciclismo, fórmula 1 e outras disciplinas desportivas de elite.

Os bilhetes para o Museu Rafael Nadal não são nada caros, com uma taxa de 20 euros por pessoa com cancelamento gratuito. Isto faz desta experiência, que normalmente dura cerca de 3 horas em média, um bom investimento se tiver em casa crianças apaixonadas pelo ténis e, especificamente, por um dos grandes representantes do ténis espanhol.

Comprar bilhetes para o Museu Rafael Nadal

8. Um workshop de cozinha espanhola com um chef local

Chefe de cozinha local| ©Johnathan Macedo
Chefe de cozinha local| ©Johnathan Macedo

Nunca é tarde demais para aprender coisas novas na vida e, curiosamente, as férias numa ilha mediterrânica são a altura ideal para se aventurar em novas experiências. Por esta razão, os workshops de culinária que se concentram em ensinar aos visitantes de Palma de Maiorca a gastronomia espanhola tornaram-se uma das actividades mais populares para aqueles que procuram coisas divertidas para fazer nesta bela ilha.

Este é normalmente um evento em que um chef de renome e os seus assistentes ensinam a um pequeno grupo de estudantes os segredos por detrás de alguns dos pratos mais emblemáticos e desconhecidos do mundo culinário espanhol. Normalmente, são preparados 5 pratos numa cozinha confortável, preparada para que todos os presentes tenham uma noite memorável para partilhar com um pequeno grupo de pessoas, normalmente não mais de 10 pessoas.

Há opções vegetarianas para os participantes que não consomem animais e produtos de origem animal e a melhor parte de tudo isto é que se trata de uma experiência educacional que combina um jantar de luxo com um chef de renome durante cerca de 3 horas. O que significa que o preço de cerca de 95 euros por pessoa acaba por ser um investimento muito vantajoso.

9. Visita ao porto de Sóller de comboio ou autocarro

Porto Sóller| ©SheffieldRambler
Porto Sóller| ©SheffieldRambler

O Porto de Sóller é um dos destinos mais interessantes e apelativos da costa norte de Maiorca e está ligado ao sul da ilha por uma linha férrea que já foi uma verdadeira maravilha da engenharia moderna. Andar neste comboio é uma atividade extremamente divertida, pois oferece uma vista privilegiada do interior da ilha. Tudo isto enquanto desfruta de um meio de transporte com cerca de 100 anos.

Existe também uma excursão guiada que permite viajar confortavelmente num autocarro com ar condicionado desde Palma até à vila de Sóller. Também é possível desfrutar de uma curta viagem de elétrico desde este ponto do norte da ilha até ao pitoresco porto com o mesmo nome, que fica a cerca de 20 minutos.

Independentemente da sua escolha, deve saber que esta cidade é um dos tesouros arquitectónicos de Maiorca. É por isso que visitá-la, seja de comboio ou de autocarro, é uma das actividades mais populares entre os turistas de Maiorca quando se trata de planos curtos e divertidos para sair da capital da ilha.

O melhor de tudo é que uma excursão como esta costuma durar cerca de 6 horas, o que lhe deixa tempo para desfrutar dos passeios de Segway em Maiorca, que também lhe oferecem a oportunidade de andar num meio de transporte invulgar e divertido.

10. Sessões de mergulho

Mergulho| ©Aviv Perets
Mergulho| ©Aviv Perets

O mergulho será sempre uma das melhores actividades a realizar em qualquer parte do mundo com uma costa favorável. No caso de Maiorca, não só está rodeada pelo belo Mar Mediterrâneo, como também tem enseadas virgens e algumas reservas naturais que permitem explorar o mundo subaquático com toda a tranquilidade.

Uma atividade deste tipo inclui habitualmente equipamento de mergulho especializado e o acompanhamento de um instrutor. Em algumas ocasiões, o transfer do alojamento para o porto de onde parte o barco e também o pagamento da taxa de mergulho numa reserva marinha, no caso de ser feito numa.

É uma experiência que tem preços que rondam normalmente os 100 euros por pessoa e que pode ocupar cerca de 3 ou mesmo 4 horas do seu dia , se adicionar o tempo que demora a chegar ao porto a partir do seu alojamento.

A sessão de mergulho dura geralmente cerca de 1 hora e algo que faz com que o mergulho de Maiorca se destaque é o facto de ser geralmente favorável a partir do início da primavera. É por isso que esta é uma das melhores actividades para ver ou fazer em Maiorca em abril, embora se não tiver problemas com a água fria, também o possa fazer nos meses de inverno.