10 Melhores Coisas para Fazer em Maiorca em Novembro

Maiorca em novembro é um destino ideal para todo o tipo de actividades, desde passeios de balão de ar quente a feiras gastronómicas.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 Melhores Coisas para Fazer em Maiorca em Novembro

Maiorca | ©Miquel Frontera

Parece que Maiorca fecha as portas para as férias no final do verão. No entanto, a realidade é que a ilha tem um encanto especial no outono e no inverno. Maiorca em novembro tem uma grande variedade de planos e actividades de todos os tipos, como feiras tradicionais, passeios de barco ou visitas a museus.

Em novembro, para além das melhores coisas para fazer em Maiorca, há uma série de actividades que tornarão a sua estadia ainda melhor. Se viajar durante estas datas, poderá descobrir as tapas típicas da ilha, assistir a uma feira ou até ver a neve na serra de Tramuntana.

1. Descubra a tradição do Nit de les Ànimes (Noite das Limas)

Nit de les Ànimes (Noite dos Mortos) no Parque| ©Irene R Aguado
Nit de les Ànimes (Noite dos Mortos) no Parque| ©Irene R Aguado

Por ocasião do Dia de Todos os Santos, o Nit de les Ànimes (Noite dos Mortos) realiza-se no Parc de Sa Riera, na cidade de Palma. Este evento inclui diferentes actividades culturais tradicionais de Maiorca.

Neste parque são montados três palcos onde se realizam diversos espectáculos teatrais e musicais. Também se realizam diferentes ateliers e as crianças que assistem podem desfrutar do trabalho dos contadores de histórias.

Para manter o espírito deste dia, é colocado um mural no parque para deixar mensagens aos entes queridos que já faleceram, uma vez que o Dia dos Fiéis Defuntos, na tradição cristã, é dedicado a recordar aqueles que já não estão connosco.

Em Maiorca, este dia assume uma importância ainda maior. Segundo uma antiga lenda, é no Dia de Todos os Santos que o rei Jaume I deixa o seu túmulo, que se encontra na Catedral (talvez já o tenha visto se tiver feito uma visita guiada a Maiorca), para percorrer a ilha a cavalo.

Neste dia festivo, os familiares aproveitam para visitar os túmulos dos seus entes queridos e oferecer-lhes flores.

2. Ir para Dijous Bo

Dijous Bo| ©Silvina A
Dijous Bo| ©Silvina A

Nesta ocasião, sugiro uma atividade em Inca, a terceira maior cidade da ilha e situada na parte norte da ilha. É aqui que se realiza a maior feira de Maiorca: Dijous Bo.

O que começou por ser um mercado de gado é hoje um ponto de encontro que destaca as tradições da ilha.

Durante a feira, realizam-se todo o tipo de actividades, desde corridas de rali a competições de xadrez. Também é possível comprar produtos gastronómicos típicos de Maiorca, artigos de couro feitos à mão e jóias artesanais. Esta grande feira recebe normalmente cerca de 20.000 visitantes de todas as Ilhas Baleares.

Este é, sem dúvida, um plano ideal para famílias com crianças, uma vez que existem muitas actividades concebidas para os membros mais novos da família. Se este é o seu caso, também deve dar uma vista de olhos a esta lista das melhores coisas para fazer com crianças em Maiorca.

Informações práticas

  • Onde: em toda a cidade de Inca
  • Quando: meados de novembro
  • Preço: depende das actividades em que se queira participar.

3. Sair para procurar boletos

picornell| ©Andreas Kunze
picornell| ©Andreas Kunze

A época dos boletos ou cogumelos começa no outono. Uma tradição muito típica da ilha é ir à caça de cogumelos no campo. Trata-se de um programa muito divertido que permite descobrir as belas paisagens de Maiorca.

Entre os cogumelos mais comuns na ilha estão a blava, o picornell, a farinera, a esclata-sang e o peu de rata.

Depois do passeio, é altura de cozinhar os cogumelos e utilizá-los para confecionar deliciosos pratos baleares, como o arroz doce com esclata-sang ou os trotadores recheados.

4. Diverte-te em TaPalma

TaPalma| ©J. Fernández Ortega
TaPalma| ©J. Fernández Ortega

Este plano é ideal para os amantes da gastronomia e da boa mesa. TaPalma é o nome dado à feira de tapas de Maiorca. Realiza-se durante o mês de novembro, geralmente no penúltimo ou último fim de semana do mês.

A feira tem lugar em diferentes zonas da cidade de Palma, com a participação de mais de trinta bares e restaurantes de Palma de Maiorca. Todos eles lutam todos os anos pela medalha de ouro no concurso.

Esta é, sem dúvida, a oportunidade perfeita para conhecer a gastronomia balear. É também uma óptima desculpa para explorar as ruas de Palma, onde encontrará tesouros escondidos. Se gostas de gastronomia, podes também fazer uma das melhores excursões culinárias de Maiorca.

Informações práticas

  • Onde: Para além do Palácio de Congressos de Palma, a feira realiza-se em vários restaurantes e bares da cidade.
  • Quando: Normalmente, durante o último fim de semana de novembro.
  • Preço: Depende do número de tapas que quiser provar.

5. Ver a neve na Serra de Tramuntana

Montanhas Tramuntana| ©M.G.N. - Marcel ON OF
Montanhas Tramuntana| ©M.G.N. - Marcel ON OF

Outro plano perfeito para se perder na natureza maiorquina e desligar-se do barulho da cidade. Dependendo das chuvas e das temperaturas, se for a Maiorca em novembro, pode ter a sorte de ver a Serra de Tramuntana coberta de neve. Trata-se de uma imagem espetacular que, com certeza, irá tirar mais do que uma fotografia para recordar.

Este tipo de planos é ideal para quem procura uma viagem para conhecer Mallorca em profundidade. Verá a ilha para além do olhar superficial do turista e conhecê-la-á em todo o seu esplendor.

6. Descubra os segredos mais bem guardados de Maiorca na Openhouse Palma

Castelo de Bellver| ©Sergei Gussev
Castelo de Bellver| ©Sergei Gussev

Palma de Maiorca é uma cidade culturalmente rica. Para além dos mais famosos, como La Seu, o Castelo de Bellver e o Palácio Real de La Almudaina, Palma tem também outros monumentos de interesse artístico. No entanto, muitos deles estão fechados ao público, pelo que não é possível visitá-los.

No entanto, se for a Maiorca em novembro, terá a oportunidade de visitar muitos destes locais. Isto é possível graças ao Openhouse Palma, um festival de arquitetura que visa destacar o património da cidade.

A instituição por detrás deste festival é a Asociación Cultural Open House Palma, que abre as portas dos melhores tesouros escondidos da cidade. As visitas são guiadas por voluntários conhecedores, que contam aos visitantes os factos mais interessantes sobre os vários monumentos.

Entre os edifícios que estão abertos ao público encontram-se o Círculo Mallorquín, o farol de Portopí, Ses Cent Caes, o hospital Son Espases e o centro Oceanogràfic de Balears. Para além das visitas, são organizadas diversas actividades, como percursos de bicicleta, concursos de fotografia, conferências e ateliers para crianças.

7. Prove a gastronomia de outono das Baleares

Bolo de cogumelos| ©Bruno O
Bolo de cogumelos| ©Bruno O

O outono traz uma cor e uma luz especiais a Maiorca, o que se reflecte na sua gastronomia. Seja qual for a época do ano, a cozinha balear destaca-se pelas suas receitas deliciosas. No entanto, para além da sobrasada e das cocas, há um universo de receitas outonais que não pode deixar de experimentar durante a sua viagem em novembro.

Uma das minhas preferidas é a tarte de cogumelos, que pode ser confeccionada por si com os cogumelos que colher. Há também muitos pratos feitos com batata-doce, um dos principais produtos da cozinha maiorquina.

Não deixe de provar também as castanhas cozinhadas em lume brando, o chouriço de Maiorca assado e o arrós brut.

8. Descubra o centro de Palma de Maiorca sem as multidões

Na palmeira| ©EdgarJa
Na palmeira| ©EdgarJa

novembro é, sem dúvida, o mês perfeito para visitar o centro de Palma de Maiorca, pois não terá de enfrentar o calor nem os turistas.

Maiorca, para além das suas incríveis praias, é famosa pela sua riqueza cultural. Vale a pena visitar a cidade velha de Palma de Maiorca, que preserva a essência típica das Ilhas Baleares.

São muitos os monumentos que fazem de Palma uma cidade com um património artístico único. Por esta razão, recomendo que dedique parte do seu itinerário de férias a desfrutar desta grande cidade. Perca-se nas suas ruas calcetadas, seja a pé, de bicicleta ou de Segway, e conheça o seu comércio local e visite os principais monumentos.

Reserve um passeio de Segway pelo centro de Palma de Maiorca

9. Fazer um passeio de barco de Port de Soller a Sa Calobra

Porto de Soller| ©SheffieldRambler
Porto de Soller| ©SheffieldRambler

Fazer um passeio de barco por Maiorca é, sem dúvida, uma das melhores coisas que se pode fazer na ilha. Esta atividade permite-lhe conhecer a costa da ilha, que esconde algumas enseadas de sonho. No entanto, a grande maioria das empresas que organizam passeios de barco suspendem as suas actividades a partir de outubro.

No entanto, existe um passeio de barco que pode ser efectuado durante o mês de novembro. Parte de Port Soller e tem como destino Sa Calobra, uma enseada situada sob a cordilheira de Tramuntana. O ideal é fazer esta excursão num dia de sol para aproveitar ao máximo a viagem.

A excursão tem uma duração de uma hora e percorre a costa norte da ilha. Embora também se possa ir a Sa Calobra de autocarro ou de carro, a verdade é que a estrada é um pouco desconfortável devido às curvas, especialmente para aqueles que se sentem tontos com facilidade. Por outro lado, se chegar de barco, desfrutará de vistas privilegiadas e evitará este incómodo.

Como é o passeio de barco até Sa Calobra?

Durante a viagem, verá as bonitas casas brancas que se erguem sobre a baía, bem como os barcos que navegam nas suas águas. Para além do litoral da ilha, verá também a cordilheira da Serra de Tramuntana, criando um contraste de mar e montanha que certamente quererá imortalizar em mais do que uma fotografia.

Uma vez chegados a Sa Calobra, pode ir até à baía de Kieselstein e ao Desfiladeiro do Paraíso, uma das formações naturais mais impressionantes de Maiorca.

A partir da baía, também se pode subir até à aldeia de Sa Calobra, embora o percurso exija bom calçado para caminhadas. No entanto, se quiser completar a excursão desta forma, terá de chegar a Sa Calobra cedo, pelo que recomendo que reserve a primeira excursão do dia.

Reservar um passeio de barco em Maiorca

10. Visitar as aldeias de Maiorca em novembro

Valldemosa| ©Mia & Steve Mestdagh
Valldemosa| ©Mia & Steve Mestdagh

Se vai passar vários dias em Maiorca em novembro, recomendo que explore o máximo possível da ilha. Tem aldeias encantadoras nas quais vai adorar perder-se.

Por isso, um dos melhores planos que pode fazer é alugar um carro e percorrer a ilha. Dependendo da época do ano, algumas aldeias são mais recomendáveis do que outras. Para o mês de novembro, Valldemossa, Sóller e Esporles são imperdíveis.

Valldemossa

Valldemossa é uma bonita aldeia situada na serra de Tramuntana, que tem um brilho especial em novembro. Fica muito perto de Palma, a apenas 20 quilómetros, e está rodeada por uma vegetação incrível em que as oliveiras e os ciprestes são os protagonistas.

Esta aldeia maiorquina começou a tornar-se uma atração turística no século XIX. Nessa altura, era um local de retiro para artistas de renome internacional, como Frédèrich Chopin. Atualmente, Valldemossa continua a atrair grandes celebridades, como o ator Michael Douglas, que tem uma propriedade nos limites municipais da aldeia.

Sóller

Sóller também tem sido a devoção de figuras historicamente importantes, como o Arquiduque Ludwig Salvator. Esta vila está situada num vale de laranjeiras e tem uma grande importância artística graças ao legado arquitetónico deixado por Rubió i Bellver, arquiteto e discípulo de Gaudí.

Recomendo que passeie pelas suas ruas, onde descobrirá um cocktail de influências arquitectónicas de diferentes épocas, como os típicos palácios franceses e os edifícios modernistas. De todos os locais a visitar, recomendo a Igreja de San Bartolomé, o Banco de Sóller e a Plaza de la Constitución.

Esporles

A última aldeia que recomendo é Esporles, um município situado na serra de Tramuntana. Fica muito perto da capital da ilha, a apenas 12 quilómetros de distância.

Vais adorar as suas casas de pedra e as suas ruas sinuosas. Durante a sua visita, é altamente recomendável que visite a Granja de Esporles, uma antiga mansão que hoje serve como museu. Se é um amante do vinho, também gostará de visitar a adega Es Verger, que se dedica à produção de vinho biológico.

11. Veja o nascer do sol de outono a partir de um balão de ar quente

Pôr do sol e balão de ar quente| ©james_duncan
Pôr do sol e balão de ar quente| ©james_duncan

A próxima atividade que sugiro é ótima para aniversários e an iversários e, sem dúvida, uma das melhores atividades que você pode fazer em Mallorca.

Dependendo da empresa que você contratar, a viagem partirá de um lugar ou outro, embora um dos pontos de partida mais comuns seja Cala Millor. A experiência inclui um voo sobre a ilha, onde poderás ver desde a sua maravilhosa costa até às suas incríveis montanhas. No final, celebrará o famoso batismo de ar e receberá um certificado de voo para recordar.

Para além do acima referido, pode também incluir na sua reserva um pequeno-almoço buffet, bem como a transferência do hotel. No entanto, estes extras muitas vezes não estão disponíveis a partir de novembro, dependendo da companhia que escolher para viajar.

Para além disso, é possível fazer um passeio de balão ao nascer ou ao pôr do sol.

Reservar um passeio de balão em Mallorca

12. Mergulhe nas profundezas do oceano no Aquário de Palma

Aquário de Palma| ©Carmen Juan
Aquário de Palma| ©Carmen Juan

Embora o tempo em Maiorca em novembro permita muitas actividades ao ar livre, é sempre possível que venha um dia de chuva. Nesse caso, um dos lugares que se pode visitar é o Aquário de Palma, um aquário situado em Palma.

É composto por diferentes áreas, todas elas concebidas para dar aos visitantes um conhecimento profundo do universo marinho. A visita começa com o Mar Mediterrâneo, uma área onde se podem ver diferentes tipos de corais, bem como anémonas, estrelas-do-mar e ouriços-do-mar.

O percurso continua com um sector dedicado aos mares tropicais, onde se podem ver de perto peixes curiosos, como o peixe-cirurgião.

Por último, o Aquário de Palma dispõe de uma zona exterior onde encontrará pessoal de animação para os mais pequenos. Nesta parte também se pode ver um tanque com carpas, tartarugas marinhas e raias. Existe também um restaurante onde pode tomar uma bebida no final da sua visita.

Informações práticas

  • Onde: Carrer de Manuela de los Herreros, 21,
  • Horário de funcionamento: das 9h30 às 18h, todos os dias da semana.
  • Preço: Os bilhetes para adultos custam cerca de 28 euros, enquanto as crianças pagam cerca de 17 euros.

Compre o seu bilhete para o Aquário de Palma