Mais sobre: 10 coisas para ver e fazer em Maiorca à noite
Grande parte dos visitantes que chegam a esta bela ilha ano após ano o fazem em busca de festa e diversão. E é que Maiorca e as Ilhas Baleares estão associadas ao lazer noturno.
Apresento-lhe o melhor catálogo de planos para ver ou fazer em Maiorca à noite, para que tenha alternativas, independentemente de sair com a família, com o seu parceiro, com amigos ou em busca de festa.
1. Desfrute de um cruzeiro pela baía de Palma ao pôr do sol
A Baía de Palma é um dos pontos turísticos mais importantes de Maiorca. A maioria dos cais com embarcações de luxo está localizada nas suas costas e, mais concretamente, a capital da ilha, Palma de Maiorca, foi construída em torno dela. Ao cair da noite, navegar pelas suas águas torna-se um verdadeiro espetáculo, devido às vistas que a ilha oferece iluminada pela luz da lua.
Alguns são em veleiros que aproveitam o vento da noite para dar um passeio pela costa sul da ilha. Outros em catamarãs ou iates de luxo. Em qualquer caso, a experiência de navegar pelas águas calmas do mar Balear enquanto se observa o pôr do sol é, sem dúvida, uma atividade imprescindível na ilha de Maiorca.
Se tiver de recomendar um em particular, esse é o cruzeiro de catamarã ao pôr do sol por Maiorca, com o qual também poderá desfrutar de um churrasco a bordo e praticar snorkel. O que mais se pode pedir!
2. Divirta-se a bordo de um barco
Como não poderia deixar de ser, na capital das Ilhas Baleares, os passeios de barco pela baía são muito populares. E já viu que há passeios diurnos e ao pôr do sol, com diferentes tipos de embarcações, que incluem atividades, jantar ou almoço e que percorrem as melhores praias ou ilhas próximas. Há para todos os gostos e bolsos.
Agora, se é daqueles que também gosta de aproveitar a vida noturna onde quer que viaje, inscreva-se numa festa num barco em Maiorca. O bom ambiente, a melhor música com um DJ a bordo, pista de dança, zona chill out, bebidas e aperitivos. Tudo isto enquanto navega pela praia de Palm. Acha que há um plano melhor para as suas férias em Maiorca? Para mim, é claro...
3. Faça uma visita noturna à Catedral de Maiorca
A Catedral de Maiorca é, sem dúvida, um dos pontos mais importantes da cidade e também uma das joias arquitetónicas de todas as Ilhas Baleares. Tem de a incluir na sua lista das melhores coisas para fazer em Maiorca, pois é um local que vale a pena visitar a qualquer hora do dia e do ano, mas a noite é o momento ideal para o fazer por diferentes motivos.
A primeira é uma questão de conforto, já que poderá desfrutar do clima noturno agradável de uma catedral que fica praticamente à beira-mar. A segunda razão tem a ver com a beleza que caracteriza esta construção depois que o sol se põe no horizonte.
É um plano indispensável na sua viagem a Maiorca. Por isso, recomendo que reserve os bilhetes para a Catedral de Palma e que a visite ao pôr do sol. E reserve tempo na zona para a ver quando a noite cair. Dependendo da época do ano, é possível que o acesso seja permitido até às 22 horas, mas o verdadeiro atrativo é percorrê-la pelo exterior e isso nunca tem um limite de horário.
4. Saia para se divertir no centro de Palma
O centro histórico de Palma é uma zona bastante extensa que conta com áreas comerciais, muitos edifícios históricos e institucionais governamentais e dezenas de restaurantes e bares que ganham vida durante o dia, mas especialmente à noite.
Os bares típicos que melhor representam a experiência de festa segundo as tradições maiorquinas são os que estão próximos da Plaça Major e da Plaça del Mercat, dois epicentros históricos da cidade que, por sua vez, estão próximos um do outro, bem como da famosa rua La Rambla, uma avenida pedonal que, juntamente com os outros locais mencionados, formam a zona festiva do centro de Palma de Maiorca.
O Bar Nicolas, o Gibson Bar e o Tast Club são alguns dos locais de referência para sair para beber uns copos no centro de Palma. Tenha em mente que esta é a zona preferida dos melhores passeios em Maiorca centrados na história de Palma. Por isso, recomendo que participe num passeio guiado por Maiorca ao pôr do sol e, depois, se junte à animação noturna da zona.
5. Visite o mercado noturno de La Lonja
O bairro de La Lonja é caracterizado pela grande diversidade de atividades que oferece aos seus visitantes durante a noite. O mercado noturno que é organizado ao longo do Passeig de Sagrera é outra das coisas para fazer na zona, pois é um excelente entretenimento para toda a família.
A oferta comercial deste mercado está focada principalmente em artesanato, que vai desde joalharia e vestuário até decoração para a casa. Vale a pena percorrê-lo com calma e adquirir as melhores lembranças da sua viagem. O horário é:
- Alta temporada: de terça a domingo, das 19h30 às 23h.
- Baixa temporada: é comum que os comerciantes comecem a recolher as suas bancas por volta das 21h30 às 22h.
Recomendo que explore esta zona em profundidade, mas comece por se familiarizar com um passeio de bicicleta por Maiorca, já que é uma das zonas incluídas no itinerário. Pode escolher o último turno do dia e ficar pela zona.
6. Jante ao ar livre no bairro de La Lonja
Há décadas, La Lonja é a zona de festa preferida no centro de Palma, tanto pela sua beleza arquitetónica, pela sua proximidade com o bairro de Santa Catalina e com a baía, como pela sua identidade cultural. No entanto, é também uma zona com uma oferta gastronómica muito significativa e a maioria destes estabelecimentos dedicados à inovação culinária dispõe de esplanadas que permitem aos seus clientes jantar ao ar livre.
O caráter inovador da gastronomia deste bairro é tão notório que dois dos restaurantes com estrelas Michelin da ilha se encontram nas suas imediações. Chamam-se Simply Fosh e Adrián Quetglas, embora, na realidade, possa optar por qualquer outra alternativa mais moderada e económica. A verdade é que até o café mais modesto da zona oferece a possibilidade de desfrutar de um bom jantar sob o céu estrelado e a frescura da brisa mediterrânica.
Aconselho-o a pedir qualquer prato que inclua os alimentos típicos da marisqueira balear ou a pesca do dia. Mas se quiser continuar a conhecer a cena culinária da ilha pela manhã, tem a opção de reservar um tour gastronómico por Maiorca. Conheça os melhores tours gastronómicos de Maiorca, que geralmente se realizam nos arredores de La Lonja.
7. Aposte na experiência dos Beach Bars
Os Beach Bar, também conhecidos como chiringuitos, são um elemento icónico da noite em Maiorca. Especialmente para o tipo de festa que conseguiu posicionar as Ilhas Baleares como um dos destinos mais visitados em Espanha durante todos os verões. Existem duas localidades na costa oeste da baía de Palma, chamadas Magaluf e Puerto Portals, que ao longo dos anos se tornaram referências.
Os Beach Bars de Magaluf distinguem-se por se concentrarem mais na festa intensa, aquela que procura que os seus convidados festejem até ao amanhecer e vivam uma existência de discoteca à beira-mar.
- O Oceans Beach Club e o Hotel ME são dois estabelecimentos que são referências de qualidade na vida noturna de Magaluf.
- O Nikki Beach é o local mais importante quando se trata de clubes de praia de luxo.
Quanto a Puerto Portals, destaca-se por ter bares de luxo mais orientados para uma experiência tranquila, com música lounge bar e uma vista privilegiada da praia desta localidade e do cais de iates.
8. Visite os bares antigos de Santa Catalina
Se quiser conhecer outro bairro que ofereça a experiência típica de um bar em Palma de Maiorca, tem de ir até à famosa zona de Santa Catalina. Trata-se de uma área que em tempos foi dos pescadores de Palma, mas que com o passar do tempo se gentrificou ao ponto de se tornar o coração da vida musical e cultural da ilha.
Existem vários restaurantes da moda que se renovam constantemente durante a época alta, muitos cafés e alguns estabelecimentos com música ao vivo. Os bares têm uma estética muito antiga, devido ao facto de a zona estar repleta de mansões Art Noveau, e se visitar algum, não hesite em pedir um vermute, pois tornou-se a bebida emblemática da cena gastronómica em Maiorca.
O Brooklyn Club é um dos estabelecimentos de referência quando se trata de uma proposta inovadora de música com DJs e convidados especiais. Por sua vez, o Kaelum é a discoteca preferida para quem quer dançar a noite toda.
9. Desfrute de uma sessão noturna na praia mais próxima
Estar na praia durante a noite é um sonho, mas as ondas fortes impedem isso por motivos de segurança. Felizmente, Maiorca é uma ilha que conta com dezenas de enseadas ao longo de sua extensão que se caracterizam pela inexistência de ondas significativas, permitindo aos seus visitantes a possibilidade de dar um mergulho nas águas do Mediterrâneo depois que a lua já tomou conta do céu.
Dependendo da zona da ilha em que estiver, deverá escolher a praia, pois se estiver em Palma pode ir até à localidade de Cala Major e lá poderá dirigir-se à pequena praia com o mesmo nome. Também tem a alternativa de seguir em direção ao sul para aproveitar as movimentadas praias de Portals Nous ou Palmanova, que também oferecem a possibilidade de desfrutar de uns copos nos bares à beira-mar.
E se estiver noutra zona mais rural da ilha, dependerá da recomendação dos habitantes locais, pois não é boa ideia aventurar-se numa enseada de difícil acesso escolhida aleatoriamente.
10. Aproveite a peça que estiver em cartaz no Teatro Principal
Se pensa em cultura em Maiorca, lembre-se de um nome: o Teatro Principal de Palma. Trata-se de um recinto localizado no centro histórico da capital e que se destaca pela sua antiguidade, uma vez que foi inaugurado em 1667 e hoje conserva muitos detalhes do seu encanto original.
Como pode imaginar, por ser um local tão relevante para a vida social de Palma, é previsível que durante todo o ano tenha uma programação de conteúdos de destaque. Isso significa que, independentemente da época em que visitar a ilha, é muito provável que durante o fim de semana consiga bilhetes para algum espetáculo que esteja em cartaz.
Por isso, assistir a um concerto de ópera, a uma peça de teatro, a um evento de algum comediante ou a qualquer atividade neste local será sempre uma das melhores coisas para ver ou fazer em Maiorca à noite. O que é uma consequência do facto de, como em qualquer outro estabelecimento cultural de renome, os eventos serem reservados para esse período do dia que vai do pôr do sol.