Mais sobre: 13 coisas para fazer em Madrid no verão
Não vou enganar-vos: o verão em Madrid pode ser muito difícil devido às altas temperaturas. Mas isso não deve impedir-vos de aproveitar, pois, felizmente, a cidade oferece aos seus visitantes uma grande variedade de opções para combater o calor sem deixar de aproveitar as suas virtudes.
A época estival é tempo de esplanadas com vistas espetaculares, de passar um bom dia nos parques e espaços verdes, de desfrutar de algumas festas exclusivas destes meses e de procurar refúgio nos seus museus e teatros. A seguir, indico-lhe os melhores planos para passar o verão na capital espanhola.
1. Desfrute do melhor verão no Retiro de Madrid
O parque Retiro, localizado no centro da cidade, é o pulmão de Madrid e um dos melhores locais para visitar no verão. Neste parque muito amplo, temos muitas opções de atividades que são ideais para o verão. Começando pelas instalações desportivas, a possibilidade de percorrê-lo de bicicleta à sombra das árvores ou simplesmente dar um passeio pelas zonas mais arborizadas e parar para se hidratar nas suas fontes.
Outras opções mais relaxantes são um passeio refrescante de barco pelo lago do Retiro ou tomar um gelado ou uma boa refeição nas várias esplanadas do parque. A seguir, indico algumas opções que pode reservar antes da sua viagem para ter tudo bem organizado:
- Passeio de segway pelo Retiro de Madrid, a partir de 35 €: em apenas uma hora e de segway, poderá conhecer em detalhe este maravilhoso parque e toda a sua história.
- Tour de mistérios e lendas pelo Retiro de Madrid, a partir de 15 €: um passeio de duas horas em que visitará o famoso Palácio de Cristal, a estátua do Rei Afonso XII, o Observatório Astronómico Real ou o Grande Lago.
Como pode ver, as possibilidades que este parque oferece para combater o calor são muito atraentes e variadas. Além disso, devido à sua localização, é um plano perfeito para quando terminar de desfrutar das suas entradas no Museu do Prado.
2. Refresque-se nos parques aquáticos de Madrid
Poucos lugares são melhores para combater o calor do que os parques aquáticos, especialmente se viajar com a família. Nos arredores da cidade, há dois deles perfeitos para passar um dia divertido e refrescante, principalmente se viajar com crianças para Madrid.
- O Parque Warner de Madrid, que conta com mais de 30 atrações temáticas, entre as quais se encontram montanhas-russas e a quinta torre de queda mais alta do mundo. Além disso, tem uma área de parque aquático.
- O Parque de Atrações de Madrid, com corredeiras, trens suspensos e montanhas-russas, entre muitas outras atrações.
- O Zoo Aquarium de Madrid, onde poderá admirar mais de 300 espécies de animais e 100 espécies de plantas nos seus habitats naturais.
- O Aquário Atlantis, onde poderá explorar inúmeras espécies marinhas e obter informações sobre mais de 10.000 criaturas marinhas diferentes.
- O Aquopolis, situado em Villanueva de la Cañada, que conta com amplas instalações e todo o tipo de serviços e atrações aquáticas.
3. Refugie-se do calor nos museus e exposições de Madrid
Quando tudo falha e o calor se torna insuportável, há sempre uma opção segura: visitar os museus de Madrid. Na capital de Espanha, há mais de 50 museus com temas muito variados e para todos os gostos. A seguir, apresento uma lista muito variada:
- Museu do Prado de Madrid.
- Museu Nacional Thyssen-Bornemisza em Madrid.
- Museu de Las Ventas de Madrid.
- Museu das Ilusões de Madrid.
- Museu de Cera de Madrid.
Também pode reservar um passe para o Paseo del Arte, que inclui entradas para o Museu do Prado, o Reina Sofia e o Thyssen, conhecido como o triângulo da arte.
A lista de opções é muito extensa e, para poupar o trabalho de fazer uma seleção, deixo-lhe este link onde pode descobrir quais são os melhores de Madrid e o que pode ver em cada um deles. Que melhor maneira de fugir do calor do que fazê-lo ao fresco de um museu, admirando obras de arte!
4. Visite Madrid Río e as suas «praias» no melhor momento
A zona de Madrid Río foi construída em torno do rio Manzanares e é uma grande extensão de zonas verdes pedonais perfeitas para ver Madrid a partir das margens do Manzanares, passear, praticar desporto ou reservar um passeio de segway por Madrid Río.
Nesta zona existem várias fontes de jatos onde é permitido banhar-se, rodeadas de prados verdes com zonas de sombra. Esta zona é conhecida como a «praia» de Madrid, pois no verão muitos madrilenos e turistas vão até lá para se refrescar do calor. Uma atividade perfeita para fazer em família.
5. Descubra a Serra de Guadarrama
Uma atividade imperdível na sua viagem a Madrid no verão é reservar uma excursão de um dia à Serra de Guadarrama, onde poderá descobrir as paisagens espetaculares de La Pedriza e os portos de montanha de Navacerrada e Morcuera.
O passeio, com duração aproximada de 10 horas, inclui transporte de ida e volta e acompanhamento de um guia profissional até este lugar maravilhoso, que fica a apenas 40 minutos de Madrid e onde poderá conhecer a riqueza arqueológica, além da flora e fauna locais.
E antes de regressar a Madrid, visitará o Castelo Manzanares El Real ou Castelo dos Mendoza, uma construção medieval do século XV que não o deixará indiferente.
6. Faça uma escapadela à Andaluzia
E se a sua estadia em Madrid for superior a uma semana, não hesite em reservar uma excursão a Toledo e Andaluzia, na qual terá a oportunidade de descobrir em profundidade alguns locais emblemáticos como a Igreja de Santo Tomé, a Sinagoga de Santa María la Blanca, a Plaza de España, o Parque de María Luisa, a Plaza de Toros, a Alhambra de Granada ou a Mesquita de Córdoba.
Esta escapadela a partir de Madrid, com uma duração mínima de quatro dias, inclui transporte de ida e volta e alojamento, além da companhia de um guia profissional que o acompanhará durante esta aventura pelas cidades de Toledo, Córdoba, Sevilha e Granada, e o deslumbrará com inúmeros dados interessantes sobre a cultura e a história destas cidades e o seu rico património.
7. Não perca o Escorial
Outra sugestão para as suas férias de verão em Madrid é reservar uma excursão ao Escorial e ao Vale dos Caídos, dois locais simbólicos que se destacam pelas suas grandes dimensões e pela história que escondem.
- O Vale dos Caídos foi construído por prisioneiros políticos republicanos durante o regime de Franco para homenagear os mortos do bando nacional durante a Guerra Civil Espanhola. Na visita, poderá ver a abadia, a basílica católica subterrânea e a sua famosa cruz de 150 metros de altura.
- O Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1984. Construído por ordem do rei Filipe II para comemorar a vitória sobre os franceses na Batalha de San Quintín, atualmente é dirigido pela Ordem de Santo Agostinho. Tem uma área de 33.327 metros quadrados e abriga uma importante coleção de pinturas, esculturas e obras de arte.
A excursão, com duração de cinco horas, inclui transporte de ida e volta de autocarro, entradas tanto para o Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial como para o Vale dos Caídos e, claro, a companhia de um guia especializado que o manterá atualizado sobre toda a história, arquitetura, anedotas e controvérsias destes dois monumentos.
8. Conheça alguns dos seus bairros e festas de agosto
Agosto é um mês de festas e três dos bairros da capital celebram as suas nesse mês. Esses bairros são San Cayetano, na zona do Rastro e Embajadores, San Lorenzo, em Lavapiés, e La Paloma, na zona da Latina.
Os três são contíguos e celebram as suas festas ao mesmo tempo. Estas festas costumam ser celebradas na segunda semana ou em meados de agosto e nas ruas são montados concertos, barracas de comida e várias atividades típicas de uma festa ideal para conhecer a essência de Madrid. Recomendo que reserve previamente um tour guiado de bicicleta por Madrid para ter uma visão geral destes bairros.
9. Fuja do verão sufocante assistindo a um musical ou a uma peça de teatro na Gran Vía
Se museus não são a sua praia, talvez prefira se proteger do calor assistindo a uma peça de teatro ou um musical. Nesse caso, a Gran Vía de Madrid é o lugar ideal. Ela é conhecida como a Broadway espanhola graças aos seus inúmeros teatros que apresentam todos os tipos de peças e musicais.
Talvez o mais conhecido de todos eles seja o musical O Rei Leão, que está em cartaz no Teatro Lope de Vega. Ao longo de toda a Gran Vía e nas ruas adjacentes, encontrará muitos outros teatros com alternativas para todos os gostos, incluindo espetáculos de flamenco, muito populares em Espanha. Não é um mau plano se o que procura é fugir do calor do verão!
10. Descubra Madrid das alturas
Madrid é uma cidade repleta de bares e restaurantes com as suas respetivas esplanadas. Entre as milhares de esplanadas que existem por toda a cidade, algumas destacam-se pela sua localização privilegiada, o que as torna um destino muito procurado, sobretudo para combater o calor com uma bebida refrescante.
Os melhores terraços da cidade de Madrid pelas suas vistas são o do Círculo de Bellas Artes
na rua Alcalá, o do Palácio de Cibeles muito perto deste último e o terraço do Hotel Riu na Plaza España. Existem muitas outras em hotéis e bares, mas talvez estas três sejam as mais famosas da capital.
Recomendo também visitá-las ao pôr do sol, quando a temperatura está mais amena, perfeita para se tornarem uma das melhores atividades para fazer em Madrid à noite.
11. Vá a um drive-in
Ir ao cinema é, em geral, uma das atividades favoritas das pessoas para combater o calor do verão. Por isso, os cinemas de verão são uma tradição e, em Madrid, durante os meses de julho, agosto e setembro, são abertas sessões especiais de verão em vários locais da capital, incluindo alguns museus.
Uma alternativa diferente é o autocine de Madrid. Uma projeção ao ar livre que pode desfrutar do seu carro enquanto ouve o filme no rádio do carro, come pipocas e, se o calor apertar, basta ligar o ar condicionado.
Em Madrid, há um dos maiores cinemas drive-in da Europa, localizado no final do Paseo de la Castellana. Um plano ideal para um verão de cinema.
12. Deixe-se deslumbrar pelo bom ambiente das festas do orgulho
No final de junho e início de julho, com os primeiros sinais do verão, Madrid celebra as festas do orgulho LGBT. Madrid é conhecida pelo seu ambiente tolerante e em bairros como Chueca, o seu eixo central, o ambiente festivo é único.
Durante duas semanas, a cidade celebra eventos, palestras, desfiles e uma infinidade de atividades com a tolerância como fio condutor. As festas do orgulho são uma das principais atrações festivas em Madrid no início do verão.
13. Visite o lago da Casa de Campo
A Casa de Campo é um grande parque urbano com mais de 1500 hectares de extensão, onde se encontra uma grande biodiversidade. Este parque cresce em torno de um grande lago que, juntamente com a sombra das árvores, oferece no verão um clima muito mais ameno do que no centro da cidade.
No parque também se encontra o parque de diversões de Madrid, o jardim zoológico, o teleférico e vários restaurantes nas margens do lago. Há também uma grande piscina pública que é uma das favoritas dos madrilenos no verão. Não faltam opções para passar um bom dia na Casa de Campo.
As temperaturas em Madrid no verão
O verão em Madrid e na parte sul de Espanha é bastante rigoroso. Os dias são muito ensolarados e quentes e as temperaturas atingem máximas elevadas.
No início do verão, em junho, as máximas já se aproximam dos 30º e, em julho e agosto, sobem até atingir os 35º e, em dias pontuais, ultrapassam essas temperaturas. As mínimas atingidas à noite rondam os 20 graus, embora não costumem ultrapassar esse valor.
Não espere muitos dias nublados ou chuvosos, embora possa ser surpreendido por uma tempestade de verão, o que não é habitual. Agosto é o mês mais quente do ano e a sensação térmica pode ultrapassar os 40º. Se ainda assim quiser visitar Madrid no verão, não se esqueça de se hidratar bem e proteger-se à sombra.
A afluência turística em Madrid no verão
Os meses de verão são a época alta do turismo em Madrid, mas isso não deve impedir-te de aproveitar as coisas para ver e fazer em Madrid. Nesta época, embora os locais costumem sair da cidade e o turismo nacional diminua bastante, os visitantes estrangeiros continuam a chegar em massa para visitar a cidade. A ocupação hoteleira está quase completa e a procura é elevada.
Apesar das altas temperaturas, é comum encontrar filas nos principais locais turísticos, como o Museu do Prado ou o Palácio Real. Como Madrid também é um destino gastronómico, os restaurantes e esplanadas também costumam ficar cheios.
Os preços em Madrid no verão
Como em todas as capitais turísticas, a alta temporada e a elevada procura provocam um aumento dos preços, especialmente no alojamento. No entanto, em Madrid, este aumento é moderado, uma vez que as altas temperaturas não convidam a longas estadias na cidade.
A vantagem é que muitos dos museus e monumentos têm tarifas especiais nesta época do ano.
O que levar na mala para visitar Madrid no verão
O calor será o principal fator a ter em conta ao preparar a nossa bagagem para visitar Madrid no verão. O essencial que deve levar na sua mala é:
- Roupas frescas, principalmente de cores claras.
- Calçado fresco, mas confortável para longas caminhadas.
- Protetor solar, bonés, óculos de sol e todos os acessórios necessários para combater o calor.
- É essencial levar sempre uma garrafa de água para nos hidratarmos durante as nossas jornadas de viagem.
- Fato de banho e toalha, caso decidamos visitar um parque aquático, uma piscina municipal ou zonas como Madrid Río.