Excursões a Segovia partindo de Madri

Só para contemplar o imponente aqueduto já vale uma visita a Segóvia, mas se também puder provar a sua requintada gastronomia, não há dúvida.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

Excursões a Segovia partindo de Madri

Alcázar de Segóvia | ©Sander Morais

Se visitar Madrid com tempo, para além de desfrutar de tudo o que a cidade tem para oferecer, pode fazer uma viagem a cidades próximas que também têm muito para oferecer. Uma das mais recomendadas é Segóvia, a pouco mais de uma hora de Madrid.

1. As melhores excursões a Segóvia

Aqueduto de Segóvia
Aqueduto de Segóvia

A forma mais cómoda de visitar Segóvia é através de uma excursão organizada que o vai buscar ao seu hotel e que, com a ajuda de um guia especializado, lhe mostra a cidade e os seus pontos turísticos mais importantes. Algumas das excursões que vale a pena considerar são:

2. Visita organizada a Segóvia e visita a Madrid

Igreja de San Esteban| ©Catedrales e Iglesias/Cathedrals and Churches
Igreja de San Esteban| ©Catedrales e Iglesias/Cathedrals and Churches

Recomendo esta excursão a Segóvia e visita a Madrid por várias razões. Em primeiro lugar, por um preço muito acessível, tem a comodidade de ser recolhido no seu hotel e, no final do dia, depois de uma excursão intensa, será levado de volta ao seu hotel. Em segundo lugar, está muito bem organizado e preparado para desfrutar da cidade de Segóvia sem pressa, uma vez que o passeio combina uma visita guiada com tempo livre na cidade.

Em que consiste a visita

O autocarro irá buscá-lo ao seu hotel e aproveitará a viagem até Segóvia para fazer uma visita guiada aos lugares mais importantes de Madrid a bordo do autocarro. Esta visita permitir-lhe-á conhecer a história de lugares de Madrid afastados do centro da cidade, que poderá depois decidir se quer ou não visitar mais detalhadamente.

À chegada a Segóvia, visitará os pontos de interesse mais emblemáticos da cidade (ver mais abaixo o que são e porque são importantes) e terá tempo livre para explorar Segóvia à vontade, passear pelas ruas estreitas do centro histórico ou fazer compras.

No regresso a Madrid, depois de um dia cansativo, o autocarro deixá-lo-á no seu hotel.

O que é que vai ver em Segóvia?

  • O aqueduto: é o símbolo da cidade e a principal razão pela qual centenas de turistas a visitam durante todo o ano.

A catedral: é uma igreja românica e católica construída em meados do século XVI em estilo gótico. Está situada na praça principal da cidade e é dedicada ao culto da Virgem Maria.

  • A igreja de San Esteban: uma das igrejas medievais da cidade e famosa pela sua torre sineira românica.
  • Alcázar de Segóvia: a pouca distância do aqueduto encontra-se o Alcázar da cidade, declarado Património da Humanidade pela UNESCO. Acredita-se que tenha sido construído no século XII e, desde então, tem sido uma fortaleza, prisão, palácio real e academia principal.

Dica extra

Procure um bom restaurante para almoçar (o almoço não está incluído na excursão). Recomendo-lhe que reserve com antecedência qualquer sítio onde sirvam leitão (se ficar longe do centro histórico será mais barato), que é a iguaria típica desta zona.

3. Visita organizada a Segóvia e paragem em Ávila

As muralhas de Ávila| ©Salva RC.
As muralhas de Ávila| ©Salva RC.

Com esta opção de excursão a Segóvia, visitará também a cidade vizinha de Ávila e um guia especializado dar-lhe-á uma visita guiada a ambas as cidades. Além disso, quando chegar a Segóvia, terá uma bebida e uma tapa incluídas no preço da excursão (o almoço é por sua conta). Terá menos tempo livre para explorar Segóvia, mas em contrapartida ficará a conhecer outra cidade espanhola também importante pela sua relevância histórica.

Itinerário

  • Parque Nacional da Serra de Guadarrama: uma cadeia montanhosa que se estende pelo centro da Península Ibérica.
  • As muralhas de Ávila: a fortificação mais completa de Espanha e a principal atração da cidade.
  • A Catedral de Ávila: igreja católica construída como uma fortaleza com arquitetura românica e gótica.
  • A Basílica de San Vicente: um dos melhores exemplos da arquitetura gótica em Espanha.
  • Convento de Santa Teresa de Jesus: igreja e convento onde se crê ter nascido Santa Teresa de Ávila.
  • O Aqueduto de Segóvia: o principal símbolo de Segóvia e um dos aquedutos romanos mais bem conservados que existem.
  • A Catedral de Segóvia: uma igreja católica gótica dedicada à Virgem Maria.
  • O Alcázar de Segóvia: uma fortaleza medieval, Património Mundial da UNESCO, com uma forma particular que imita a proa de um navio.

Por favor, note que

Não está incluído no preço da excursão o transfer do hotel em Madrid (a excursão partirá de um ponto de encontro que será confirmado quando fizer a reserva online), o almoço ou as entradas em monumentos que pode visitar em profundidade como opção durante o tempo livre que terá nas cidades de destino.

Porque é que eu gosto desta excursão

Apesar de ter menos tempo para explorar Segóvia, tanto Ávila como Segóvia são cidades relativamente pequenas que podem ser visitadas em poucas horas cada uma. Se não se importar de sacrificar o seu tempo livre para as visitar e preferir maximizar o seu tempo, esta é uma boa opção, pois verá duas cidades em vez de uma. E, acredite, não se torna cansativo graças ao tamanho de ambas.

4. Excursão organizada a Segóvia e Toledo

O Alcazar de Toledo| ©Mussi Katz
O Alcazar de Toledo| ©Mussi Katz

Segóvia e Toledo são as cidades mais visitadas perto de Madrid, tanto por turistas como por habitantes locais que procuram escapar à capital durante o fim de semana. Esta viagem de um dia combina um passeio a pé pelas duas cidades e o transporte entre elas a partir de Madrid em autocarro.

Como primeiro contacto com estas cidades, pode ser muito interessante, porque o preço, 42, é bastante razoável para a viagem e a duração da excursão. No entanto, é preciso estar ciente de que não terá tempo para conhecer estas cidades em profundidade ou para visitar os diferentes monumentos em cada uma delas.

Atenção

O passeio a pé por ambas as cidades está incluído, mas não o almoço em cada uma delas nem o transporte do hotel (terá de se encontrar com o seu guia no ponto de encontro em Madrid). Ao longo deste passeio terá a oportunidade de ver pontos de interesse como o aqueduto e o Alcazar em Segóvia e a Cidade Velha e a Catedral em Toledo.

Porque é que eu gosto desta excursão

Mais uma vez, esta excursão combinada oferece a oportunidade de ver duas cidades num só dia. Pessoalmente, penso que Toledo merece uma visita de, pelo menos, um dia inteiro, mas se não tiver tempo ou se estiver satisfeito por ver os pontos altos de uma cidade, esta é uma opção muito boa. O que é claro é que tem de visitar Toledo pelo menos uma vez na vida e esta pode ser a sua oportunidade.

5. O que ver e fazer em Segóvia num dia

Catedral de Segóvia
Catedral de Segóvia

Numa excursão organizada de Madrid a Segóvia, verá todos os pontos importantes da cidade. Um dia será suficiente para conhecer esta cidade que, embora tenha muitos pontos de interesse, é bastante manejável. Quando lá chegares, o que podes fazer:

Maravilhar-se com o aqueduto

Tem quase 16 km de comprimento e é uma construção que servia para abastecer de água as cidades. O aqueduto de Segóvia tem 120 pilares que se elevam até 30 metros acima do solo e 167 arcos. Por mais que já o tenha visto em fotografias, vai ficar espantado quando lá estiver. Não se contente com a selfie obrigatória em frente a ele (embora também seja válida): brinque com a sua câmara para obter uma fotografia original que servirá de recordação da sua viagem.

Passear pelo centro

Não se deixe dominar pelas visitas turísticas. Passear pelo centro histórico de Segóvia é uma das experiências mais bonitas que se pode ter na cidade. As suas ruas calcetadas estão repletas de edifícios históricos, praças movimentadas, edifícios medievais e, claro, lojas e restaurantes onde se pode desfrutar de uma cerveja ao ar livre.

Entrar na Catedral

Este é um dos principais pontos de interesse em Segóvia e encontra-se mesmo no centro. O preço da entrada é muito acessível, 3 euros, e pode também reservar uma visita guiada à torre. Está aberto de manhã até às 18:30 no inverno e até às 21:30 no verão.

Comer o típico leitão

Todos os fins-de-semana, centenas de visitantes de Madrid vêm a Segóvia para provar o famoso leitão assado. Qualquer um dos seus restaurantes é bom para isso, mas se for ao fim de semana é melhor reservar com antecedência, especialmente se for um grupo grande.

Visitar o Alcázar

Está aberto das 10:00 às 18:00 no inverno e das 10:00 às 20:00 no verão. É um dos monumentos mais visitados em Segóvia e em Espanha e está aberto ao público todos os dias do ano, exceto em feriados específicos. O bilhete completo com acesso à torre custa seis euros e pode ser comprado na bilheteira ou através de reserva online no seu sítio Web (aí pode também fazer uma visita virtual para o convencer de como esta visita é necessária como parte da sua viagem a Segóvia).

Visita ao bairro judeu

Reserve tempo durante a sua visita para passear pelas ruas estreitas do bairro judeu e atravessar a Puerta del Sol, de onde terá uma óptima vista do rio que atravessa a cidade. No bairro judeu encontrará, entre outros, a Igreja Corpus Cristi, antiga Sinagoga Principal.

6. Segóvia por conta própria

Entrada do Alcázar de Segóvia| ©Son of Groucho
Entrada do Alcázar de Segóvia| ©Son of Groucho

Se preferir visitar a cidade por conta própria, tem várias opções disponíveis. Saia cedo de Madrid para aproveitar ao máximo o dia em Segóvia e faça uma reserva online num dos seus restaurantes para provar o seu famoso leitão. Leve roupa e calçado confortáveis para visitar a cidade. Quanto aos transportes, é possível chegar a Segóvia a partir de Madrid:

  • De carro: se tiver alugado um carro e quiser tirar partido dele, chegará em apenas uma hora, mas poderá ter de procurar um parque de estacionamento à chegada.
  • De comboio: o comboio de alta velocidade AVANT custa cerca de 14 euros e deixá-lo-á na estação de Guimar, em Segóvia, em cerca de meia hora. Parte da estação de Chamartín em Madrid e, uma vez chegado a Segóvia, terá de apanhar um autocarro para o centro da cidade.
  • De autocarro: esta é uma opção muito cómoda. Os autocarros partem do nó de Moncloa, em Madrid, a cada 15 a 30 minutos, por cerca de quatro euros, e deixam-no no centro da cidade. A duração da viagem desde Madrid é de aproximadamente uma hora e vinte minutos.

7. Conselhos práticos para visitar Segóvia

Aqueduto de Segóvia| ©Pedro
Aqueduto de Segóvia| ©Pedro

Quando visitar

Segóvia recebe visitantes durante todo o ano, mas aos fins-de-semana a cidade é muito mais movimentada, pois os visitantes vêm de Madrid para comer leitão ou passear ao longo do aqueduto. Se puder fazer a sua viagem a Segóvia durante a semana, encontrará a cidade muito mais vazia e desfrutará da sua visita com mais paz e sossego.

Duração recomendada da visita

Um dia é suficiente para visitar os principais pontos turísticos de Segóvia, passear pelas suas ruas e desfrutar de um aperitivo numa qualquer esplanada. Não se esqueça de sair de Madrid de manhã cedo para aproveitar ao máximo o dia; tenha em conta que no inverno escurece mais cedo, pelo que o seu passeio turístico será mais curto.

O tempo em Segóvia

A temperatura em Segóvia é mais baixa do que em Madrid. Em pleno verão pode não se notar muito, uma vez que a zona do aqueduto tem pouca sombra e o calor pode ser igualmente sufocante, mas verá a diferença quando passear pelas ruas do centro. No inverno, não se esqueça de que terá de se agasalhar mais em Segóvia do que em Madrid.

O que comer

Embora o leitão seja o prato estrela, também se podem saborear outras iguarias nos restaurantes de Segóvia. Judiones de la granja, cordeiro assado, truta à segoviana e ponche segoviano são alguns dos pratos a não perder.

O que levar para Segóvia

O mais importante é usar roupas confortáveis e, se visitar Segóvia no inverno, leve uma camisola ou um casaco extra, mesmo que pense que não vai precisar de um em Madrid. Se for a Segóvia numa excursão organizada, certifique-se de que verifica se a alimentação está ou não incluída, de modo a poder levar dinheiro para ir a um dos restaurantes ou trazer a sua própria comida de casa.

8. Se estiver interessado na excursão a Segóvia, também terá interesse em

Museu do Prado| ©Emilio
Museu do Prado| ©Emilio

Segóvia não é a única cidade perto de Madrid que se pode visitar num dia. Outra das mais destacadas, situada no extremo oposto da cidade em relação a Segóvia, é Toledo. Em Toledo também encontrará edifícios medievais, um centro histórico que, apesar de ser bastante íngreme, vale bem a pena visitar, e uma impressionante catedral que é também uma das mais notáveis de Espanha. Se quiseres saber mais sobre as excursões a Toledo, podes visitar este artigo: Excursões para Toledo partindo de Madrid.

Se o que prefere é tirar o máximo partido de Madrid, recomendo que comece a sua viagem com uma excursão organizada que o contextualize sobre a história, os bairros e as anedotas mais marcantes da capital de Espanha. Neste artigo sobre Os melhores toura de Madrid toda a informação necessária para organizar a sua visita guiada.

Finalmente, os amantes dos museus estão com sorte, pois Madrid alberga alguns dos museus mais importantes da Europa. A minha recomendação pessoal, El Prado (claro) e o Reina Sofía. Pode organizar a sua visita seguindo os meus guias práticos para ambos os museus: Visite o museu Prado de Madrid y Visite o museu Reina Sofia de Madrid.

Perguntas Frequentes

  • A que distância fica Madrid de Segóvia?

    Situada a quase 69 km a noroeste de Madrid, a viagem de carro ou de autocarro até Segóvia demora normalmente entre 1 a 2 horas, enquanto de comboio demora cerca de 30 minutos.

  • Que recordações posso levar comigo de Segóvia?

    A maioria das pessoas leva uma réplica em miniatura do Aqueduto, no entanto, para os amantes da gastronomia, há um bolo típico conhecido como "Ponche Segoviano" e se provou o prato emblemático da cidade, o Cochinillo, pode até querer trazer um pequeno porco decorativo.