13 Coisas para Fazer em Madrid em Agosto

Apesar do calor, Madrid é uma cidade que vai adorar em agosto, pois poderá desfrutar de festas de rua, mercados de rua, festivais e cinemas de verão... Um mês cheio de actividades divertidas para desfrutar!

Katherine Betances

Katherine Betances

leitura de 10 minutos

13 Coisas para Fazer em Madrid em Agosto

Madrid, Espanha | ©Chris Yunker

Apesar do calor, Madrid em agosto é uma época ideal para desfrutar de todas as festas e actividades culturais que inundam a cidade e completam todas as atracções que Madrid já oferece aos seus visitantes durante todo o ano.

Durante o mês de agosto, poderá divertir-se em vários festivais de rua que se realizam em diferentes bairros da capital. Por outro lado, os amantes do teatro também têm o seu lugar em Madrid, assim como aqueles que não querem perder um concerto. Por fim, não se esqueça de levar o seu fato de banho, caso lhe apeteça fugir ao calor numa piscina.

1. Divirta-se como uma criança nas melhores atracções de Madrid

Parque Warner em Madrid| ©Pedro
Parque Warner em Madrid| ©Pedro

O verão é uma altura ideal para desfrutar de algumas das actividades de lazer mais divertidas de Madrid, tanto em família como com amigos, como os seus parques de diversões e jardins zoológicos. Continue a ler e inscreva-se em pelo menos algumas das seguintes propostas!

  • Parque de Atracciones de Madrid: Um plano ideal se gosta de adrenalina, já que pode andar em montanhas russas, fugir do calor nos rápidos de água ou andar em passeios como o Tornado, o Abismo ou a Lanzadera. Além disso, se fores com os mais pequenos, eles ficarão maravilhados com as instalações temáticas infantis, como a Nickelodeon Land.
  • Parque Warner de Madrid: Esta é outra alternativa se for um amante do mundo da Warner Bros e da DC Comics. Inaugurado em 2002, tem 34 atracções, incluindo 6 montanhas russas e 4 passeios aquáticos, perfeitos para esta época do ano.
  • Zoo Aquarium de Madrid: Outro plano ideal se estiver a viajar com crianças e amigos é o Zoo Aquarium de Madrid, que tem mais de 333 espécies diferentes dos cinco continentes. Também tem um aquário e um aviário.
  • Faunia em Madrid: E se ainda quiser explorar o mundo animal, não perca este parque temático que combina o ecossistema zoológico natural e tradicional com mais de 700 espécies de animais e mil espécies de plantas.

Reserve o seu bilhete para o Parque Warner em Madrid

2. Fuja do calor com um passeio pelo Parque do Retiro

Palácio de Cristal| ©Andrey Sulitskiy
Palácio de Cristal| ©Andrey Sulitskiy

Que melhor lugar para escapar ao calor do que o Retiro, um dos lugares essenciais para ver e fazer em Madrid. O parque mais popular da cidade esconde muitas histórias e monumentos. Por esta razão, recomendo-lhe que faça uma visita guiada de duas horas e meia, na qual percorrerá este maravilhoso enclave com um guia turístico que lhe contará várias curiosidades e anedotas que o surpreenderão.

Descubra alguns pontos de interesse como o Palácio de Cristal, que alberga um grande número de exposições de arte, ou estátuas como o Anjo Caído ou o grande Monumento a Alfonso XII.

E o melhor de tudo é que o passeio inclui uma degustação de tapas. Precisa de mais motivos?

Reserve um passeio pelo Retiro com tapas

3. Fazer uma viagem à Serra

Excursão à Serra| ©manuel m. v.
Excursão à Serra| ©manuel m. v.

E se quiser fugir ao calor, não perca uma excursão ao Parque Nacional de Guadarrama, onde descobrirá as suas maravilhosas paisagens naturais, como La Pedriza ou os passos de montanha de Morcuera e Navacerrada. Uma experiência personalizada em que será acompanhado por um guia profissional que lhe explicará em pormenor a grande riqueza geológica e a fauna local.

Além disso, antes de regressar a Madrid, passará pelo Castelo de Mendoza, um símbolo da arquitetura gótico-isabelina.

Desfrute de um ambiente natural inigualável a menos de uma hora de Madrid, situado nas províncias de Madrid e Segóvia, com paisagens montanhosas e formações rochosas.

Reservar uma viagem à Serra de Guadarrama

4. Em agosto, há museus gratuitos em Madrid

No exterior do Museu Sorolla| ©Luis García
No exterior do Museu Sorolla| ©Luis García

agosto é um dos melhores meses do ano para passear pelas belas ruas de Madrid, devido aos seus dias longos e soalheiros. No entanto, se visitar a cidade, é necessário conhecer o seu lado artístico e histórico e isso pode ser apreciado nos seus belos palácios e nos seus muitos museus. A melhor parte? Durante o verão, a maioria deles oferece entrada gratuita para todas as exposições permanentes.

Depois de visitar o icónico Museo Nacional del Prado, o Museo de la Reina Sofia e o Palacio Real de Madrid, aqui estão algumas outras opções a considerar.

  • Museo Arqueológico Nacional: Localizado na Calle Alfonso XII, 68; a estação de metro mais próxima é Atocha.
  • Museo Sorolla: Localizado no Paseo del General Martínez Campos, 37; a estação de metro mais próxima em Madrid é Iglesia.
  • Museo del Romanticismo: Situado na Calle San Mateo, 13; a estação de metro mais próxima é Tribunal- Alonso Martínez.

Reservar uma visita guiada aos museus do Prado e Reina Sofía

5. Participar nos Veranos de la Villa: um festival de gastronomia, música e arte.

Festival cultural Veranos de la Villa| ©OkBlog
Festival cultural Veranos de la Villa| ©OkBlog

Durante os meses de julho e agosto, pode desfrutar do festival Veranos de la Villa na capital espanhola; uma celebração tradicional entre os madrilenos e um must se estiver na cidade de férias nesta altura do ano.

O festival oferece um programa variado e interessante, incluindo espectáculos musicais, artes circenses, exposições de arte e artesanato e, claro, gastronomia.

Onde se realiza

Em quase toda a cidade de Madrid! A melhor parte do evento Veranos de la Villa é o grande número de locais diferentes que utilizam, adicionando pelo menos 10 dos 21 distritos que compõem a cidade ao percurso do espetáculo.

Como comprar bilhetes

Para se manter atualizado sobre o calendário de espectáculos, datas precisas, preços e locais, é melhor visitar o site oficial dos Veranos de Villa semanas antes da sua viagem a Madrid.

Reservar uma visita privada a Madrid

6. Não perca os divertidos cinemas de verão

Cinema Fescinal| ©rubenvike
Cinema Fescinal| ©rubenvike

Nenhum verão em Madrid estaria completo sem as tradicionais noites de cinema que aproveitam a altura em que começa a ficar mais fresco. Diversos centros culturais e de lazer espalhados pela cidade oferecem aos cidadãos a oportunidade de desfrutar da magia da sétima arte.

Se estiver na cidade nesta altura do ano, já tem a desculpa perfeita para passear pelas ruas, desfrutar de um bom filme e fazer uma viagem aos melhores bares de tapas de Madrid.

Os melhores cinemas de verão em Madrid

Entre os locais de Madrid onde estão instalados os tradicionais cinemas de verão encontram-se:

  • Fescinal: no Parque de a Bombilla, Av. de Valladolid, realizam-se exibições de filmes desde o final de junho até setembro.
  • La Terraza Magnética: até meados de agosto, o terraço conhecido como Terraza Magnética acolhe projecções de filmes e noites de concertos de verão para todos os que queiram participar.

Reservar uma visita guiada de tapas em Madrid

7. Assistir às verbenas de agosto em toda a cidade de Madrid

Verbenas de agosto| ©alljengi
Verbenas de agosto| ©alljengi

Uma das melhores coisas para fazer em Madrid no verão, mais concretamente em agosto, é assistir às tradicionais verbenas (festas de rua) que se celebram quase consecutivamente em três importantes zonas da cidade. Se quiser sair do circuito turístico, não perca estas celebrações que fazem sobressair o lado festivo e sociável dos madrilenos.

As festas de bairro incluem várias das seguintes actividades: pequenos concursos, jogos infantis, campeonatos de música, actuações de grupos musicais locais, visitas a bares de tapas, desfiles com procissões de santos e muito mais.

Onde se realizam

  • Verbenas de San Cayetano: Realizam-se entre os dias 6 e 7 de agosto nas zonas do Rastro e dos Embajadores.
  • Verbenas de San Lorenzo: Entre os dias 10 e 11 de agosto, no bairro e na igreja de San Lorenzo, situada na rua Dr. Piga.
  • Fiestas de la Virgen de la Paloma: Considerada a mais importante das três, tem lugar nos dias 14 e 15 de agosto em La Latina.

Como comprar bilhetes

Não são necessários bilhetes para estas celebrações, que são gratuitas e abertas ao público.

8. O Festival Escenas del Verano terá actividades gratuitas

Festival Escenas del Verano| ©vaciaR
Festival Escenas del Verano| ©vaciaR

Entre os meses de julho e setembro, realiza-se em Madrid o Festival Escenas del Verano, com centenas de actividades que incluem música, teatro, cinema, artes performativas, dança, números de circo e muito mais.

Durante os quase dois meses de eventos, o festival divide-se em vários ciclos, incluindo os tradicionais Clássicos de verão, as sessões de Cinema de verão, o Circo Teatralia e o Galapajazz. Tudo isto é complementado pela presença de oficinas e exposições para toda a família.

Onde se realiza

Este evento tem lugar em diferentes locais de Madrid, tais como: o Museu Casa Natal de Cervantes, o Museu Lope de Vega, a Biblioteca Regional de Madrid e muitos outros.

Para saber mais sobre o programa de actividades e os locais, é melhor visitar o sítio Web da Comunidade de Madrid, na secção "cultura e turismo", algumas semanas antes da sua viagem.

Como comprar bilhetes

As quase 500 actividades que se realizam durante o festival são totalmente gratuitas.

9. Ver o melhor do teatro no Corral de Cervantes

Teatro no Corral de Cervantes| ©Carlos F
Teatro no Corral de Cervantes| ©Carlos F

Desde o final de julho até ao final de setembro, o melhor do teatro é trazido ao Corral de Cervantes todos os anos durante a época de verão. O objetivo é levar ao público o melhor do Século de Ouro, com actores locais e companhias internacionais que apresentam uma média de 200 espectáculos durante o festival.

A encenação é complementada por concertos e outras actividades culturais. Se visitar Madrid durante o verão, não pode perder este fantástico espetáculo.

Onde se realiza

Tradicionalmente, o evento é realizado no belo parque urbano Madrid Río. Para chegar a esta área da cidade, a maneira mais rápida é apanhar o Metro de Madrid, a estação Piramides é a mais próxima do parque e fica a apenas 9 minutos a pé.

Como comprar bilhetes

Os bilhetes podem ser comprados no site oficial do Corral Cervantes. Se quiser assistir aos eventos programados, estime um custo médio por pessoa de 15 euros para as peças de teatro e 17 euros para os concertos.

10. Desfrute de concertos ao pôr do sol no Jardim Botânico

Concerto no Jardim Botânico| ©Jenny Poole
Concerto no Jardim Botânico| ©Jenny Poole

Desde meados de maio até ao início de setembro, o Real Jardim Botânico de Madrid organiza uma série de concertos que têm lugar todas as sextas-feiras ao pôr do sol, acompanhados pelo clima quente de verão e pela natureza exuberante dos jardins.

Se estiver na cidade nesta altura do ano, organize o seu itinerário e vá assistir a um destes espectáculos.

O concerto intitulado Passeios Musicais no Jardim Botânico é interpretado pela Orquestra Sinfónica do CaixaBank e inclui a interpretação de violoncelo, viola, violino e flauta clássica.

Onde é realizado

As actuações têm lugar no Real Jardim Botânico da Universidade Complutense de Madrid. O acesso é fácil através do Metro de Madrid, apanhando a linha 16 até à estação Ciudad Universitaria.

Como comprar os bilhetes

Os bilhetes custam em média 11 euros e incluem um passe para desfrutar das instalações do jardim e um bilhete para o concerto, que dura 50 minutos; podem ser adquiridos no site oficial.

11. Ir à praia em Madrid: no Mad Beach Club

Mad Beach Club| ©timeout
Mad Beach Club| ©timeout

De meados de junho a meados de setembro, o Mad Beach Club abre as suas portas. É, sem dúvida, um dos melhores locais para quem procura o que fazer à noite em Madrid durante o verão.

Sendo um dos festivais educativos e desportivos mais inovadores, a agenda do Mad Beach é uma das mais variadas da cidade; com concertos de verão, voleibol na areia, cinema sob as estrelas e muito mais.

Onde se realiza

Para assistir ao evento terá de se dirigir ao palco do Escenario Puerta del Ángel, situado no Parque de Exposições da Casa de Campo. O acesso a esta zona de Madrid pode ser feito através do metro da cidade; as estações mais próximas são Puerta del Ángel e Lago.

Como comprar os bilhetes

Algumas semanas antes da sua viagem a Madrid, fique atento ao site oficial do Mad Beach Club para obter informações sobre preços, bem como o calendário de actividades e apresentações.

12. Descubra as piscinas mais espectaculares de Madrid

Piscinas da Câmara Municipal| ©Jonathan Marquez
Piscinas da Câmara Municipal| ©Jonathan Marquez

Muitas piscinas emblemáticas de Madrid começam a abrir as suas portas na primavera, mas a melhor altura para as desfrutar é, sem dúvida, o verão quente.

Se está de visita à cidade e lhe apetece dar um mergulho com os seus amigos e familiares, terá mais alternativas do que imagina.

As melhores piscinas de Madrid

13. Passear pelos encantadores mercados de rua de Madrid.

Mercado de Las Ranas| ©Elena
Mercado de Las Ranas| ©Elena

Nenhuma visita à cidade de Madrid estaria completa sem um passeio pelos seus famosos mercados de rua. São o local perfeito para absorver a atmosfera de Madrid. Dependendo do mercado e da zona da cidade, podem ser semanais, mensais ou sazonais.

Os melhores mercados de rua de Madrid e como lá chegar

  • Librerías de la Cuesta de Moyano: Situado na zona turística Paseo del Arte Calle Claudio Moyano. Pode-se chegar lá apanhando o metro até à Estación del Arte-Atocha.
  • Mercado de Las Ranas: Tem lugar na Plaza Santa Ana, Barrio de las Letras. As estações de metro mais próximas são: estação Antón Martín, Estación del Arte e estação Sol.
  • Mercado de Diseño - Femme Creators: No Paseo de la Chopera; zona turística de Madrid Río. Legazpi é a estação de metro mais próxima.
  • Mercadillo del Gato: Na Plaza Cortes, zona turística do Paseo del Arte. As estações de metro mais próximas são as estações Banco de España e Sevilla.