Madrid a Noite: Um guia útil para explorar a vida noturna da cidade

A vida nocturna de Madrid serviu de inspiração a muitos cantores e poetas. Madrid é uma cidade mágica que mostra o seu lado alegre e cativante ao pôr do sol.

Carolina Morales

Carolina Morales

leitura de 9 minutos

Madrid a Noite: Um guia útil para explorar a vida noturna da cidade

Porta de Alcalá em Madrid | @hermenpaca

verão ou inverno, anoitecer ou amanhecer, Madrid nunca dorme. Esta é uma cidade famosa pela sua animada vida nocturna, onde se pode começar com um passeio tranquilo, desfrutar da vasta oferta gastronómica da cidade com um jantar num restaurante e acabar a dançar até não poder mais.

Se procura o que ver e fazer em Madrid à noite, encontrará tudo, para todos e a qualquer hora. É comum as pessoas saírem durante a semana para um "afterwork" para reduzir o cansaço do dia e encontrarem-se em pubs, esplanadas ou bares para tomar umas bebidas e um aperitivo antes do jantar. Mas estas são apenas algumas das muitas alternativas para a vida nocturna.

1. Desfrutar de um espetáculo de flamenco

Espetáculo de flamenco| ©Sebastian R
Espetáculo de flamenco| ©Sebastian R

Se dançar não é a sua praia, Madrid também oferece uma série de experiências alternativas para todos os gostos. E, claro, os espectáculos de fl amenco são obrigatórios.

Um dos costumes clássicos que se pode viver no coração de Madrid são os tablaos flamencos que abundam na cidade. Ao reservar o seu bilhete para um espetáculo de flamenco, irá experimentar uma imersão na Espanha profunda que foi curtida numa herança árabe e cigana.

Cantores de flamenco, tapas, um bom vinho... Este é um espetáculo que pode ser apreciado em qualquer altura do ano.

Compre o seu bilhete para um espetáculo de flamenco

2. Fazer um passeio fantasma ou outros passeios noturnos

Visita aos fantasmas| ©A Muñoz
Visita aos fantasmas| ©A Muñoz

Madrid é uma cidade cheia de segredos que pode descobrir reservando um tour fantasma. Este tipo de atividade levá-lo-á a descobrir o lado mais obscuro da capital espanhola, onde abundam as histórias de fantasmas e os contos de atrocidades que outrora encheram as ruelas empedradas.

Esta expedição nocturna leva-o através da tradição oral da cidade para reviver as lendas associadas a uma Madrid trágica e sangrenta. Os guias vestem-se habitualmente com trajes medievais e a luz dos candeeiros a petróleo torna esta experiência altamente recomendável.

Outra sugestão que lhe posso dar é consultar a programação de vários museus da cidade, pois por vezes oferecem visitas nocturnas aos visitantes, como a que é organizada pelo Museu de Cera.

Reservar uma visita guiada aos fantasmas de Madrid

3. Fazer um tour de tapas pelos bairros mais representativos de Madrid

Saída do metro, bairro de Chueca| ©JA Abad
Saída do metro, bairro de Chueca| ©JA Abad

Se os melhores museus de Madrid o levam numa viagem pela arte e pela história, os bairros convidam-no a ligar-se às histórias urbanas e a respirar um ar mais boémio e descontraído.

Aqui estão alguns dos bairros mais clássicos da cidade que pode incluir nos seus planos de vida nocturna e que normalmente estão incluídos na reserva de um passeio histórico por Madrid com tapas.

Bairro de La Latina

La Latina está muito perto do centro da cidade, o que o torna um bairro perfeito para ficar e desfrutar da vida nocturna de Madrid, passeando pelas suas ruas estreitas com praças e esplanadas onde se pode desfrutar de uma boa tapa ou de uma bebida.

É também famoso por ter servido de cenário para a maioria dos filmes que foram rodados em Madrid. Por isso, não é raro encontrar estrelas de cinema, cantores ou personalidades da televisão nos seus teatros ou bares.

A título de curiosidade, este bairro madrileno deve o seu nome a Beatriz Galindo, encarregada de ensinar latim, entre outras coisas, a Isabel a Católica e às suas filhas. Ao longo dos anos, foi respeitosamente apelidada de "La Latina" e a sua memória perdura no nome deste mítico bairro da cidade.

Bairro de Malasaña

Atualmente, é considerado um dos bairros mais alternativos e vanguardistas da capital espanhola. Este bairro foi o centro da chamada Movida Madrileña, um movimento contracultural que surgiu no final dos anos 70.

Malasaña alberga um grande número de livrarias, bares, mercados e restaurantes. Curiosamente, também deve o seu nome a uma mulher, Manuela Malasaña, conhecida na história como a heroína da resistência contra a invasão de Napoleão Bonaparte durante as revoltas de 2 de maio de 1808.

Bairro de Chueca

Recomendo também o mítico bairro de Chueca, que durante décadas marcou a tradição da vida nocturna e se popularizou como um dos espaços de expressão da comunidade LGTBI na cidade.

Entre praças, galerias de arte, lojas de moda exclusivas, estúdios de tatuagens, livrarias especializadas e sex shops, poderá desfrutar de um vislumbre do underground madrileno. Não é por acaso que Chueca é um dos bairros onde se realizam as melhores visitas guiadas de vinho e tapas de Madrid.

E já que lá está, não se esqueça de visitar a Casa de las Siete Chimeneas, com as suas histórias de fantasmas, ou de tomar um cocktail no Museu Chicote, que foi ponto de encontro de grandes artistas como Dalí, Frank Sinatra e Ernest Hemingway, entre outros.

Reservar um passeio histórico por Madrid com tapas

4. Visitar o Santiago Bernabéu

Santiago Bernabéu à noite| ©Cisco Pics
Santiago Bernabéu à noite| ©Cisco Pics

O estádio Santiago Bernabéu é um dos ícones de Madrid, especialmente para os amantes do futebol, e ainda mais agora que foi completamente remodelado e é uma obra de engenharia absoluta, tanto por dentro como por fora.

Para além de poder reservar bilhetes para ver um jogo do Real Madrid no Bernabéu e muitos outros espectáculos noturnos, também pode simplesmente passar por lá para o ver de fora e contemplar a sua magnitude no meio da cidade. Ou, se preferir, pode ainda reservar a visita guiada ao Bernabéu para conhecer todos os segredos de um dos clubes de futebol mais importantes do mundo.

Reservar a visita guiada ao Estádio Santiago Bernabéu

5. Desfrute da iluminação da Plaza de Cibeles e de outros locais de interesse

Praça de Cibeles| ©kuhnmi
Praça de Cibeles| ©kuhnmi

Se as restrições de tempo ou de itinerário o impediram de ver todos os grandes pontos turísticos de Madrid durante o dia, não se preocupe, a noite também pode ser a altura certa para ver os principais pontos turísticos da cidade, quer por conta própria, quer reservando uma visita guiada nocturna a Madrid.

Recomendo um passeio pela Plaza de Cibeles, que se ilumina à noite e de onde se podem ver outros símbolos da cidade, como o Palácio Cibeles, hoje sede da Câmara Municipal de Madrid.

De volta ao centro e perto da Plaza de España, pode ver-se o Templo de Debod, um dos segredos mais bem escondidos de Madrid. Trata-se de um edifício egípcio com mais de dois mil anos, que foi transportado e reconstruído pedra a pedra, mantendo a orientação do seu local original na cidade de Assuão.

Reservar uma visita nocturna a Madrid

6. Visitar o restaurante Casa Botín

Interior do restaurante Casa Botín| ©Tamorlan
Interior do restaurante Casa Botín| ©Tamorlan

Consegue imaginar-se a jantar no restaurante mais antigo do mundo? Pois bem, é também um dos planos para a noite de Madrid.

Fundada em 1725, a Casa Botín é um dos expoentes mais apreciados da cozinha tradicional espanhola e o lugar perfeito para saborear o leitão assado ou o cordeiro à castelhana, as suas duas especialidades. Além disso, algumas das maiores figuras da história mundial sentaram-se às suas mesas.

Por ser tão emblemática, também pode conhecê-la quando reservar um passeio gastronómico noturno por Madrid, uma vez que, por vezes, faz parte do itinerário desta atividade.

Reservar uma visita gastronómica nocturna a Madrid

7. Ver Madrid de cima

Teto do Círculo de Belas Artes de Madrid| ©Camilo
Teto do Círculo de Belas Artes de Madrid| ©Camilo

Embora importada de Nova Iorque, a tendência dos terraços e roof tops tornou-se popular em toda a Madrid e são uma opção perfeita para quem gosta de espaços abertos para tomar uma bebida e partilhar com os amigos. Aqui estão alguns recomendados:

Azotea del Círculo de Bellas Artes de Madrid

Recomendo vivamente que suba para apreciar a bela vista da cidade a partir do terraço do Círculo de Bellas Artes de Madrid, que também oferece um programa variado de exposições, espectáculos musicais e teatrais e temporadas de cinema.

A partir daqui terá uma vista panorâmica de lugares emblemáticos, como a Puerta de Alcalá ou as luzes da Gran Vía, enquanto toma uma bebida, uma vez que existe um serviço de restaurante no telhado.

Horário de funcionamento:

  • Segunda-feira a quinta-feira: 12:00 à 01:00.
  • Sextas-feiras e sábados: 10:00 às 02:00 horas.
  • Domingos: 10:00 à 01:00 horas.

Hotel Riu na Praça de Espanha

E se gosta de adrenalina, não pode perder a vertigem ao atravessar a passagem de vidro de 100 metros de altura do Hotel Riu na Plaza España.

E se depois do susto ainda tiver energia, pode visitar o famoso skybar De Madrid al cielo, com uma vista panorâmica de 360 graus sobre o Palácio Real, a Catedral da Almudena, a Gran Vía e outros edifícios emblemáticos da cidade, enquanto desfruta de um bom cocktail.

  • Última entrada: 22:00.

El Viajero

El Viajero, situado na Plaza de la Cebada, oferece aquela que é provavelmente uma das melhores janelas para a Madrid antiga. É um espaço agradável que convida a desfrutar de um dos seus famosos mojitos.

Tem também um pequeno mercado onde se podem adquirir produtos exclusivos e oferece um menu que se destaca pelos seus pratos saborosos e saudáveis.

Horário de funcionamento:

  • Terça-feira a quinta-feira: 13:30 às 21:00 horas.
  • Fins-de-semana: 12:30 às 21:00 horas

Doña Luz The Madrid Rooftop

Doña Luz The Madrid Rooftop é a prova de que os terraços não são apenas para o verão. Com uma vista excecional sobre a Puerta del Sol, este local está equipado com modernos aquecedores que irão atenuar o pior do inverno.

Traz o sabor das Caraíbas com um menu inspirado nas iguarias da América do Sul, oferecendo diferentes tipos de fritos, tacos e saladas para deliciar qualquer paladar.

Recomendo que tente reservar com antecedência, pois a capacidade é normalmente controlada para evitar congestionamentos à entrada.

Horário de funcionamento:

  • Segunda-feira a quinta-feira: 18:00 às 24:00.
  • Sexta-feira: 14:00 à 01:00 horas
  • Sábados: 13:00 à 01:00 horas
  • Domingos e feriados: das 13:00 às 24:00 horas

8. Visite um dos muitos bares de cocktails em Madrid

Bar de cocktails do Casino Gran Via| ©Mariano P
Bar de cocktails do Casino Gran Via| ©Mariano P

Visitar um dos bares de cock tails da cidade é outro plano que recomendo para a sua noite em Madrid. Mais do que tomar um cocktail, viverá uma experiência com barmen experientes e com muita criatividade para o fazer passar um bom bocado.

O bar de cocktails do Casino Gran Vía, por exemplo, é uma boa opção para desfrutar de um cocktail de assinatura com a sua bebida favorita. O local tem grandes janelas, de onde se tem uma excelente vista da cidade.

Outro local recomendado é o Hemingway Cocktail Bar na Casa Suecia. Um lugar de aspeto clássico que parece estar suspenso no tempo, onde se pode desfrutar de um daiquiri, a bebida favorita do famoso escritor Ernest Hemingway.

9. Divertir-se nos clubes noturnos de Madrid

Discoteca Uñas Ching Lee| ©Acosta J
Discoteca Uñas Ching Lee| ©Acosta J

Se és uma daquelas pessoas que procuram sempre algo diferente, Medias Puri ou Uñas Ching Lee podem ser a experiência extravagante que procuras.

  • Medias Puri: situada na Plaza de Tirso de Molina, parece uma retrosaria de qualquer bairro de Madrid. No entanto, quando se entra, encontra-se um espaço com três pistas de dança, espectáculos ao vivo e cabaret com uma oferta musical variada que lhe valeu o título de uma das melhores discotecas da cidade.

  • Uñas Chung Lee: uma experiência exótica e surrealista que mistura teatro, circo, acrobacia e cabaret, com uma decoração oriental cheia de cores vivas e coloridas.

E se quiser algo mais típico, recomendo aquele que é considerado um dos melhores clubes noturnos da Europa, o Teatro Kapital, ou o Joy Eslava e o Teatro Barceló.

10. Viva uma noite de teatro em Madrid

Teatro Real de Madrid à noite| ©Contando Estrelas
Teatro Real de Madrid à noite| ©Contando Estrelas

Basta passear pela Gran Via em Madrid para se aperceber da quantidade de teatros que existem na capital espanhola. A minha recomendação é que não perca a sua programação durante todo o ano para desfrutar de uma grande noite de teatro em Madrid.

Dependendo da peça ou espetáculo que quiser ver, pode encontrar bilhetes a partir de cerca de 12 euros. Se procura uma noite mais sofisticada, recomendo que consulte a programação de ópera do Teatro Real de Madrid, para que possa viver uma noite na capital espanhola da forma que merece.

Espero que estas opções te ajudem a planear uma boa saída à noite para cada dia que passes em Madrid.