11 Coisas para Fazer em Madrid no Natal

Se está a planear visitar Madrid no Natal, está com sorte. A cidade está enfeitada para a época festiva e poderá desfrutá-la em todo o seu esplendor.

Matteo Gramegna

Matteo Gramegna

leitura de 10 minutos

11 Coisas para Fazer em Madrid no Natal

Madrid no Natal | ©Igor Romero

Qualquer que seja a época do ano em que se visite, as muitas atracções de Madrid irão certamente mantê-lo entretido em qualquer altura. No entanto, há alguns períodos em que a capital se transforma e é, se possível, ainda mais interessante. Uma dessas alturas é o Natal, quando toda a cidade se veste a rigor para celebrar a época festiva.

Durante a época festiva, Madrid fica ainda mais bonita e o seu ambiente torna-se único. Se nunca visitou a cidade nesta altura do ano, recomendo que reserve um bilhete. As decorações, as árvores e as luzes vão deixar-te sem fôlego.

1. viver um Natal mágico no Parque Warner em Madrid

Parque Warner de Madrid| ©Pedro
Parque Warner de Madrid| ©Pedro

Que melhor altura do ano para visitar o Parque Warner de Madrid do que o Natal, uma data chave no calendário deste parque de diversões cujas decorações o deixarão sem palavras. Durante a sua visita, poderá desfrutar de nada menos do que 34 atracções, bem como de espectáculos ao vivo.

E o melhor de tudo é que poderá percorrer o Oeste Selvagem, andar nas montanhas russas ou explorar as suas áreas temáticas: Cartoon Village, DC Super Heroes World, Movie World Studios, Old West Territory e Hollywood Boulevard. Não hesite, atreva-se a andar na torre de queda mais alta do mundo - uma experiência divertida e espetacular!

Reserve o seu bilhete para o Parque Warner

2. Não perca o mercado na Plaza Mayor

Mercado da Plaza Mayor| ©Stephen Haworth
Mercado da Plaza Mayor| ©Stephen Haworth

Se já esteve em Madrid em dezembro, verá como a Plaza Mayor está cheia de bancas. Vale a pena visitar para comprar figuras para o presépio, máscaras de fantasia, árvores, musgo, visco, chapéus e muito mais. Abre ao mesmo tempo que o acender das luzes de Natal - normalmente no final de novembro - e funciona das 10h30 às 21h00 (de domingo a quinta-feira) e das 10h00 às 22h00 (sexta-feira, sábado e vésperas de feriados).

Este mercado é um marco de Madrid. Já no século XVII, os vendedores de animais, frutas, legumes e decorações de Natal reuniam-se na vizinha Plaza de Santa Cruz. Cerca de 200 anos mais tarde, a Câmara Municipal começou a regulamentar a venda de licenças e os comerciantes mudaram-se para o espaço atual.

Para uma experiência 100% madrilena, pode petiscar um clássico da cidade: bocadillo de calamares (sandes de lulas). Perto da Plaza Mayor, pode optar por La Ideal ( Calle Botoneras 4), Bar Postas (Calle Postas 13) e La Campana (Calle Botoneras 6).

Reservar uma visita privada a Madrid

3. Deixe-se fascinar pelas luzes de Natal

Calle Serrano no Natal| ©Raúl Hernández González
Calle Serrano no Natal| ©Raúl Hernández González

No último mês do ano, Madrid torna-se ainda mais luminosa. As luzes de Natal embelezam as ruas e, felizmente, há uma forma de as ver com conforto: Naviluz, o autocarro que o leva aos pontos mais emblemáticos da capital.

O percurso dura entre 40 e 50 minutos num autocarro de dois andares aberto. Em pouco menos de uma hora, o veículo passa pelas seguintes zonas:

  • Calle Serrano.
  • Rua Velázquez.
  • Plaza de la Independencia.
  • Calle e Puerta de Alcalá.
  • Praça Cibeles.
  • Gran Vía.
  • Calle de los Reyes.
  • Rua Maestro Guerrero.
  • Praça de Espanha.
  • Paseo de Recoletos.

4. Desfrutar de um "cocido madrileño"

Cocido Madrileño Guisado| ©Tnarik Innael
Cocido Madrileño Guisado| ©Tnarik Innael

Para aquecer, não há nada melhor do que um bom prato de cocido. As origens deste prato estão envoltas em mistério, embora se acredite que deriva do cholent, um prato tradicional dos judeus Ashkenazi. O que é certo é que a receita era muito comum entre as classes menos abastadas, uma vez que a sua cozedura lenta era também útil para aquecer as casas.

Em Madrid, é possível encontrá-lo em inúmeros bares e tabernas, muitas vezes num dia específico da semana. No centro, o Lhardy é uma opção recomendada. Inaugurado em 1839 pelo cozinheiro francês Emilio Huguenin, foi o primeiro restaurante a oferecer mesas separadas e um menu de preço fixo. O estabelecimento conserva a sua elegante decoração do século XIX (Carrera de San Jerónimo 8).

Outras opções são a Casa Carola (Calle de Padilla 54), Malacatín (Calle la Ruda 5) e La Gran Tasca (Calle Santa Engracia 161). Reserve com antecedência!

Reservar um tour de tapas em Madrid

5. Escape para as montanhas

Alto del Hilo, Serra Norte| ©Norberto Ortiz
Alto del Hilo, Serra Norte| ©Norberto Ortiz

Em dezembro, a neve começa a cobrir os bosques e as pistas de esqui da serra de Madrid, por isso, que melhor altura para passar um dia na natureza?

Embora a capital não disponha de instalações como as dos Alpes ou dos Pirinéus, não faltam opções quando se trata de esquiar. Quando chega o primeiro frio, os habitantes de Navacerrada, uma estância de esqui e snowboard na Serra de Guadarrama, são os favoritos.

Chegar aqui é muito fácil. Se tiver carro próprio ou alugado, basta apanhar a autoestrada A6 até Collado Villalba e depois apanhar a estrada M601 Madrid - Segóvia até à localidade. Em alternativa, pode apanhar um comboio da estação de Chamartín para Cercedilla e, uma vez lá, apanhar o comboio Cotos para Puerto de Navacerrada.

Reservar uma excursão à Serra de Guadarrama

6. Passar um dia no Parque de Diversões

No parque de diversões de Madrid| ©Pavlemadrid
No parque de diversões de Madrid| ©Pavlemadrid

Entre dezembro e o início de janeiro, o Parque de Atracciones abre a sua temporada de Natal. Durante estas datas, é possível desfrutar de actividades para crianças, encontros com o Pai Natal e os Reis Magos, espectáculos, canções de Natal e muito mais.

O programa muda de ano para ano, mas há uma coisa que se mantém sempre igual: as espectaculares decorações de Natal. Para lá chegar, basta apanhar o metro e sair na paragem Batán (linha 10).

Reserve o seu bilhete para o Parque de Diversões de Madrid

7. Fazer uma visita guiada aos presépios

Presépio da Real Casa de Correos| ©Jaime García
Presépio da Real Casa de Correos| ©Jaime García

O que seria do Natal sem um belo presépio? Felizmente, à medida que o Natal se aproxima, as principais igrejas e espaços públicos de Madrid enchem-se de estatuetas de pastores, das Famílias Santas e dos Reis Magos. A lista que se segue reúne as opções de que mais gosto:

  • Belén Napolitano, um clássico da capital. Todos os anos, se visitar o Palácio Real nesta altura do ano, verá que este alberga um presépio histórico, cuja origem se deve a Carlos III que, antes de ser rei de Espanha, governou Nápoles e a Sicília. Encontra-se no Salón de Alabarderos (Calle de Bailén s/n).
  • Presépio da igreja de San Ginés, uma joia desconhecida. Durante a época natalícia, a igreja situada na Calle Arenal esconde na sua fachada o presépio barroco mais bonito da capital. As suas figuras em tamanho real são uma verdadeira joia (Calle Arenal 13).
  • Presépio da Real Casa de Correos. Tem mais de 150 figuras e o tema muda de ano para ano. Devido à sua localização central, é um dos mais visitados da cidade (Puerta del Sol).
  • Presépio do Convento de las Carboneras, o presépio do Equador. A difusão dos costumes cristãos na América Latina deu origem a presépios com características e trajes típicos das colónias ultramarinas. Concretamente, este presépio foi fabricado em Quito e, após uma longa viagem, chegou a Madrid em finais do século XVI (Calle de Puñonrostro, 2).
  • Presépio do Mosteiro das Descalças Reales. Reproduz o primeiro Natal celebrado por São Francisco de Assis na gruta de Greccio (Plaza de las Descalzas s/n).
  • Presépio Municipal, um esplêndido presépio ao ar livre. Recria uma paisagem tradicional embelezada com musgo, pedras e figuras moldadas por artistas como Olot, Almansa e José Luis Mayo (Plaza de la Villa).

Reserve a sua visita ao Palácio Real de Madrid

8. Sentir-se de novo criança no Jardim Botânico

Desfrutar da natureza encantada| ©Adrián Pardos
Desfrutar da natureza encantada| ©Adrián Pardos

Utilizando o mesmo caminho para chegar ao Museu do Prado, já que este se encontra a poucos metros de distância, poderá desfrutar de outra atração imperdível: a Naturaleza Encendida. Este evento é uma novidade em Madrid - a primeira edição foi realizada em 2019 - mas rapidamente se tornou um clássico de Natal.

Trata-se de uma exposição temática que ilumina o Real Jardín Botánico com LEDs e projectores. No primeiro ano, o parque madrileno transformou-se num bosque de fadas, enquanto em 2021 prestou homenagem às expedições marítimas de Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano. Recomendo que reserve com antecedência, os bilhetes estão a voar!

9. Viva a Cavalgada dos Reis Magos

No Cortejo dos Reis Magos| ©MirandoMadrid
No Cortejo dos Reis Magos| ©MirandoMadrid

Os Reis Magoschegam a Madrid a 5 de janeiro. Cada bairro tem o seu próprio desfile, embora o mais bonito seja o que começa em Nuevos Ministerios e termina na Plaza de Cibeles.

Melchor, Gaspar e Baltasar descem o Paseo de la Castellana acompanhados pelo tradicional lançamento de rebuçados dos carros alegóricos. No final do percurso, o fogo de artifício ilumina o Palácio de Cibeles.

Se viajar para Madrid com crianças, recomendo que escolha um bom local. Quando se está num lugar, não é fácil sair dele. Para ter uma melhor vista, alguns pais trazem um banco ou um pequeno escadote, mas imagino que não lhe apeteça trazer um durante as suas férias. Para evitar isso, pode chegar um pouco mais cedo e ocupar um lugar perto das grades ou afastar-se um pouco mais para as ver das bancadas. Para mais informações, recomendo que consulte o sítio Web oficial do turismo de Madrid.

10. Levar as crianças à Cortylandia

Visitar a Cortylandia| ©FVD
Visitar a Cortylandia| ©FVD

Se viaja com os seus filhos, não pode perder a Cortylandia, o espetáculo de Natal mais famoso da cidade. A fachada traseira dos grandes armazéns do Corte Inglés, na Calle Preciados, transforma-se num grande ecrã com luzes, música e figuras em movimento. O tema é diferente de cada vez e os espectáculos repetem-se ao longo do dia. Normalmente, abre no final de novembro e desmonta depois de 7 de janeiro.

Embora possa não parecer, a Cortylandia é um marco histórico da capital. O primeiro palco foi montado em 1979 e representava a savana africana. Para a sua encenação foi utilizada uma locomotiva do Parque de Atracciones.

Os proprietários do centro comercial decidiram criar o espetáculo com um duplo objetivo: enobrecer o acesso à Rua Maestro Victoria e, ao mesmo tempo, criar uma nova atração. Alguns anos mais tarde, Cortylandia continua a ser uma atração de Natal incontornável.

11. Sinta-se como uma estrela de cinema

Pista de gelo da Plaza España| ©Camilo Reyes
Pista de gelo da Plaza España| ©Camilo Reyes

Patinar debaixo de um grande abeto remete-nos imediatamente para os filmes americanos. O ringue sob o Rockefeller Center de Nova Iorque faz parte do nosso imaginário, mas não é preciso atravessar o oceano para deslizar sobre o gelo. Aqui estão os melhores ringues de Madrid:

  • Plaza España, um ringue de 450 m2 junto à Gran Vía e ao pé do Edificio España. Este espaço foi completamente remodelado na sequência do projeto vencedor de uma votação popular. A partir da praça, os caminhos pedonais conduzem ao Templo de Debod e à Catedral de Almudena. Entre o final de novembro e o início de janeiro, está aberto das 10:00 às 22:00.
  • Matadero, o espaço cultural nas margens do rio Manzanares. Por baixo dos armazéns convertidos em centros de exposições, existe um circuito de 600 m2. O bilhete dá acesso à pista durante meia hora e inclui o aluguer de patins e luvas (Plaza de Legazpi 8).
  • Palácio de Cibeles, um dos mais populares. Durante a época natalícia, a Galeria de Cristal do emblemático edifício modernista acolhe um ringue de patinagem coberto. Patina-se sob uma abóbada de vidro muito sugestiva (Calle Montalbán 1).
  • Reina Sofía, para terminar um dia de turismo. Depois de admirar as melhores obras de arte do museu, pode esticar as pernas no circuito da Plaza Juan Goytisolo.
  • Madrid Dreams, o ringue olímpico da cidade. Se a patinagem é a sua paixão, vale a pena fazer uma viagem para fora do centro. Está situado num centro comercial no bairro de Hortaleza. Para mais informações, recomendo que consulte o sítio Web oficial (Calle Silvano 77).
  • Plaza Colón, o espaço que presta homenagem ao campeão mundial de patinagem Javier Fernández. A pista tem 40 metros de comprimento e 20 metros de largura e junto a ela há um DJ, um carrossel e mercados de Natal. 10% das receitas revertem a favor da Down España, uma associação que facilita a inclusão de pessoas com Síndrome de Down.

Tráfego turístico no Natal

Natal em Madrid| ©_Swan_
Natal em Madrid| ©_Swan_

Em dezembro, muitos espanhóis deslocam-se a Madrid antes do Natal. Vêm à capital principalmente para fazer compras, desfrutar de uma pausa na cidade, visitar amigos e familiares ou ver as principais atracções que Madrid tem para oferecer. Por conseguinte, esta é uma das épocas mais movimentadas do ano.

Devido ao elevado número de turistas, as ruas do centro estão fechadas ao trânsito. Pode caminhar livremente desde o Palácio Real até à Praça de Cibeles.

Reservar um passeio de bicicleta em Madrid

Vale a pena visitar Madrid no Natal?

Paseo de la Castellana em Madrid| ©Dani García
Paseo de la Castellana em Madrid| ©Dani García

Apesar das multidões, esta é uma opção altamente recomendada. No último mês do ano, as luzes iluminam as ruas, as árvores aparecem nas praças e os vendedores de castanhas instalam-se nas principais esquinas do centro. No Natal, o ambiente é simplesmente mágico.

Também se pode aproveitar a ocasião para fazer compras. A capital tem uma infinidade de lojas e, a poucos quilómetros de distância, encontra-se um outlet de luxo: Las Rozas Village.

Reserve o seu dia de visita ao outlet Las Rozas Village