As Melhores Excursões para el Escorial

Se tiver tempo suficiente durante a sua estadia em Madrid, não deve perder uma das excursões que visitam o sítio real de San Lorenzo de El Escorial, uma das jóias arquitectónicas de todo o país.

Joaquín Montaño

Joaquín Montaño

leitura de 9 minutos

As Melhores Excursões para el Escorial

San Lorenzo de El Escorial | ©Santiago lopez-pastor

Ninguém duvida que a quantidade de coisas para ver e fazer em Madrid é suficiente para durar vários dias sem que ninguém se aborreça. No entanto, isto não deve significar que algumas visitas interessantes nos arredores da capital, como Segóvia, Ávila, Toledo e, acima de tudo, o mosteiro de El Escorial, não devam ser esquecidas.

Construído por ordem de Filipe II no século XVI, este complexo monumental foi declarado Património Mundial pela Unesco pelos seus méritos artísticos e históricos. O complexo é considerado o melhor exemplo do Renascimento em Espanha e no seu interior é possível ver salas espectaculares como o mausoléu onde estão enterrados vários monarcas, a basílica ou o belo Patio de los Reyes.

1. Excursão de meio dia de Madrid a El Escorial e ao Vale dos Caídos

Vale dos Caídos| ©Godot13
Vale dos Caídos| ©Godot13

Embora visitar os melhores museus de Madrid, por si só, o mantenha ocupado durante vários dias, esta excursão de meio dia a El Escorial, que também inclui uma paragem no Vale dos Caídos, deve estar na sua lista de coisas a fazer durante a sua viagem.

O mosteiro de El Escorial, pelo qual é popularmente conhecido o complexo localizado em San Lorenzo de El Escorial, foi construído no século XVI como uma celebração da vitória espanhola sobre os franceses na Batalha de San Quentin. Também se destinava a servir de local de descanso para os restos mortais dos reis espanhóis.

O complexo está localizado a pouco mais de 50 quilómetros da capital. Como explico neste artigo sobre como chegar a El Escorial a partir de Madrid, existem várias opções para visitá-lo por conta própria, mas se quiser aproveitar ao máximo o seu tempo é melhor contratar uma visita guiada de meio dia.

Este tipo de passeio utiliza autocarros modernos que partem de um ponto de encontro que lhe será comunicado atempadamente. Como os bilhetes estão incluídos, não terá de se preocupar com nada quando chegar ao mosteiro, pois nem sequer terá de esperar numa fila para entrar.

A visita a todas as atracções de El Escorial é conduzida por um guia que explicará a história do monumento e os factores que o tornaram um dos mais valiosos do ponto de vista artístico.

O passeio não termina com a visita ao mosteiro, já que no regresso se fará uma paragem no Vale dos Caídos. Este foi construído durante o regime de Franco para homenagear os que morreram durante a Guerra Civil Espanhola e, apesar de controverso, continua a ser um local onde se pode aprender sobre esta parte da história de Espanha.

O que verás se escolheres este tipo de excursão

  • O complexo do mosteiro de El Escorial: durante a visita, poderá ver as diferentes partes que compõem este monumento, incluindo o palácio dos Habsburgos, a basílica, a Casa do Capítulo, o Panteão dos Reis e a biblioteca. Será uma visita completa de cerca de 2 horas durante as quais receberá informações sobre o que está a ver em cada momento.
  • Vale dos Caídos: a visita inclui a entrada neste local, onde poderá ver a grande cruz de 150 metros de altura colocada na serra, bem como a basílica.

Informações práticas

  • Preço: a partir de 56 ¤.
  • Duração: cerca de 5 horas

Porque é que eu gosto deste passeio: com apenas um passeio de meio dia, poderá ver dois dos lugares mais importantes de Madrid, sem ter de se preocupar com nada.

Recomendado se... quiser aproveitar ao máximo a sua estadia em Madrid e aproveitar a oportunidade para visitar alguns locais próximos.

Reservar uma excursão a El Escorial

2. Excursão de um dia ao Mosteiro do Escorial e a Toledo

Mosteiro do Escorial| ©David Mapletof
Mosteiro do Escorial| ©David Mapletof

Para aqueles que querem aproveitar a sua visita a Madrid para visitar algumas das atracções próximas, esta excursão é uma grande oportunidade. Durante um dia inteiro, visitará o mosteiro de El Escorial e a bela cidade de Toledo, com uma significativa poupança de tempo e dinheiro ao combinar ambas as visitas numa única excursão.

El Escorial, com o seu complexo monumental, foi declarado Património da Humanidade pela Unesco em 1984. Ocupa uma área de 33.327 metros quadrados e é composto por diferentes partes que podem ser visitadas acompanhadas por um guia especializado.

Depois de visitar este monumento, seguirá para a impressionante cidade de Toledo no seu autocarro de luxo com todo o conforto. Nesta cidade poderá conhecer o seu rico património arquitetónico e pictórico, sempre acompanhado pelo seu guia.

O que verá se escolher este tipo de excursão

  • O Real Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial: embora seja sempre referido simplesmente como um mosteiro, a verdade é que este complexo monumental inclui vários edifícios diferentes, para os quais terá o seu bilhete sem ter de o comprar. Os mais importantes são o Palácio dos Habsburgos, o Panteão dos Reis, a Casa do Capítulo e a Basílica.
  • Toledo: todo o centro histórico de Toledo é uma joia artística por si só. Esta visita inclui a entrada em lugares como a igreja de San Tomé (onde se pode ver a pintura de El Grego "O Enterro do Conde de Orgaz"), a sinagoga de Santa María la Blanca e o mosteiro de San Juan de los Reyes.

Também pode visitar a Catedral Primada, o templo mais importante da cidade, bem como passear pelas ruas estreitas que o farão sentir como se tivesse viajado no tempo.

Informações práticas

  • Preço: A partir de 98 €.
  • Duração: cerca de 10 horas

Porque gosto deste passeio: A oportunidade de ver dois dos locais mais famosos do país num só dia é imperdível. Além disso, a comodidade de ter tudo tratado significa que pode aproveitar a experiência ao máximo.

Recomendado se... quiser aproveitar a sua visita a Madrid para conhecer uma das cidades mais bonitas do país, Toledo, e também combiná-la com uma visita àquela que foi conhecida como a Oitava Maravilha do Mundo, o mosteiro de El Escorial.

Reservar uma viagem a El Escorial e Toledo

3. Excursão de um dia a El Escorial, Vale dos Caídos e Segóvia

Conhecer Segóvia| ©JPhotosT
Conhecer Segóvia| ©JPhotosT

Outra opção diferente para quem deseja passar um dia a conhecer os arredores de Madrid é esta excursão que, para além de El Escorial e do Vale dos Caídos, inclui uma visita à bela cidade de Segóvia.

A primeira paragem é no Vale dos Caídos, um local histórico que visitará acompanhado por um guia profissional. No final da visita, o grupo dirige-se a El Escorial, o monumento renascentista mais importante de Espanha.

Por fim, sempre acompanhado por um guia especializado, poderá ver os monumentos mais importantes de Segóvia, incluindo, naturalmente, o seu famoso aqueduto.

Para terminar esta viagem de um dia a partir de Madrid, terá a oportunidade de provar um dos pratos mais característicos da gastronomia segoviana num restaurante tradicional: o leitão.

O que verá se escolher este tipo de excursão

  • OReal Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial: o mosteiro de El Escorial é, na verdade, composto por várias áreas diferentes, todas de grande interesse histórico e artístico. Na sua visita guiada, poderá ver todos eles, incluindo o Palácio dos Habsburgos, o Palácio dos Bourbons, a Basílica e o Panteão dos Reis.
  • Vale dos Caídos: o local que foi destinado por Franco para servir de memorial aos que morreram na Guerra Civil não deixou de causar polémica. No entanto, continua a fazer parte da história do país e, como tal, a sua visita é de grande interesse.
  • Segóvia: embora o aqueduto seja o seu principal símbolo, a cidade de Segóvia alberga numerosos locais históricos que podem ser visitados durante algumas horas. Entre outras atracções, visitará o Alcazar e a catedral.

Informações práticas

  • Preço: a partir de 100 euros.
  • Duração: cerca de 10 horas

Porque é que eu gosto deste passeio: é a melhor opção para visitar três lugares cheios de história e arte num só dia e com todo o conforto.

Recomendado se... durante a sua visita a Madrid quiser visitar uma das cidades com mais património artístico da zona, Segóvia, sem esquecer de visitar El Escorial e o Vale dos Caídos.

Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada ao Escorial em relação a visitá-lo por conta própria?

Vista do Mosteiro do Escorial| ©Rolando Vargas
Vista do Mosteiro do Escorial| ©Rolando Vargas

Pode estar a hesitar entre visitar El Escorial por conta própria ou com uma visita organizada a partir de Madrid (que, se a combinar com Toledo, é considerada uma das melhores viagens de um dia a partir da capital espanhola). A verdade é que a primeira opção é possível, embora a segunda tenha duas grandes vantagens: conforto e economia de tempo.

Visitar El Escorial por conta própria não é muito complicado em termos de transporte. A partir da capital encontrará comboios e autocarros para chegar facilmente, mas terá de perder algum tempo a pesquisar de onde partem, como comprar os bilhetes e os horários de ida e volta.

Também terá de comprar bilhetes para o mosteiro, o que será um pouco mais caro se quiser que um guia lhe explique o que está a ver.

A vantagem desta opção é que pode visitar o mosteiro ao seu próprio ritmo, além de ter a possibilidade de comer num dos restaurantes de San Lorenzo de El Escorial.

E se quiser aproveitar a oportunidade para visitar outra cidade?

As vantagens da visita organizada serão mais evidentes se tentar combinar a sua visita ao Escorial com uma visita a outro local para aproveitar ao máximo o seu tempo. Seria possível visitar o Vale dos Caídos, mas se quiser ir a Toledo (o que recomendo), provavelmente terá de deixar para outro dia.

Com a visita organizada, para além da comodidade de não ter de estudar combinações de transportes e horários, basta sentar-se no autocarro e deixar-se levar para os seus destinos.

É complicado reservar uma excursão a El Escorial?

Fazer uma reserva| ©Crew
Fazer uma reserva| ©Crew

Na verdade, reservar este tipo de excursão (independentemente do tipo de excursão que escolher) é muito fácil. Tudo o que tem de fazer é introduzir a data em que pretende fazer a excursão e os seus dados para que a reserva seja confirmada. Basta prestar atenção às diferentes opções que podem aparecer.

Receberá imediatamente uma confirmação por correio eletrónico com informações práticas.

Só tem de se dirigir ao ponto de encontro e mostrar ao guia o e-mail de confirmação, sem ter de imprimir qualquer documento.

Reservar uma excursão a El Escorial

Vale a pena fazer uma visita guiada ao El Escorial durante a minha estadia em Madrid?

Em Madrid| ©Jorge Fernandez
Em Madrid| ©Jorge Fernandez

Como sempre acontece com este tipo de perguntas, é praticamente impossível dar uma resposta concreta. Na realidade, isso dependerá dos gostos de cada pessoa, bem como do tempo que planeia ficar em Madrid.

Assim, se gosta de futebol, pode preferir passar uma manhã inteira a fazer uma visita guiada ao estádio Santiago Bernabeu, enquanto que se procura aprender sobre a gastronomia de Madrid, pode preferir reservar uma visita às suas tapas. As alternativas que Madrid tem para oferecer são quase infinitas, pelo que incluir esta visita é algo que depende inteiramente de si.

Dito isto, visitar El Escorial significa visitar um dos monumentos mais importantes de todo o país. Precisamente essa importância, reflectida na arte, faz com que o acompanhamento de um guia seja mais necessário do que noutros locais, pois só assim é possível contextualizar o significado de cada área e compreender as razões da sua construção.

Por outro lado, fazer uma visita guiada em vez de ir por conta própria permitir-lhe-á aproveitar melhor o seu tempo, especialmente se escolher uma opção que inclua cidades como Toledo ou Segóvia. Trata-se de visitas que seriam impossíveis de fazer num só dia em transportes públicos, pelo que estas excursões representam uma oportunidade única se vai estar em Madrid durante cerca de 4 dias.

Alguns conselhos básicos para que a sua visita guiada seja perfeita

O Escorial| ©Jim McIntosh
O Escorial| ©Jim McIntosh
  • Quando ir: é difícil decidir uma altura específica para fazer esta visita. Embora o calor do verão em Madrid seja opressivo, as temperaturas em San Lorenzo de El Escorial são muito mais amenas, pelo que ir nesta altura do ano pode ser uma boa forma de escapar aos 40ºC da capital. Por outro lado, o inverno pode ser frio, mas não o suficiente para o impedir de ir. Em suma, é um daqueles sítios que se pode visitar confortavelmente em qualquer altura do ano.
  • Duração da visita: deve calcular que a visita completa demorará um pouco mais de 2 horas, quer vá sozinho ou com um guia.
  • Viajarcom crianças: pode não ser uma visita fácil de efetuar com crianças, sobretudo se demorar muito tempo. Neste caso, a vantagem de ir com um guia é que ele ou ela contará alguns factos interessantes sobre o monumento, algo que pode entreter algumas crianças se tiverem idade suficiente.
  • Verificar a informação que lhe foi dada: embora possa parecer óbvio, deve certificar-se de que verifica a hora e o local que lhe foi dado para iniciar a visita. O mesmo se aplica se tiver tempo livre em qualquer dos locais que visitar, para não deixar o resto do grupo à espera.