10 Melhores Restaurantes em El Escorial

Se estiver a passar alguns dias em Madrid, não deve perder a oportunidade de visitar a cidade vizinha de San Lorenzo del Escorial. Depois de ter visto o seu famoso mosteiro, um bom plano é comer num dos restaurantes que vou recomendar.

Joaquín Montaño

Joaquín Montaño

leitura de 9 minutos

10 Melhores Restaurantes em El Escorial

El Escorial | ©Milan Tvrdy

Entre as muitas coisas para ver em Madrid está o vizinho mosteiro de El Escorial. Embora sejam necessários vários dias para conhecer em profundidade a capital espanhola, recomendo que inclua nos seus planos uma excursão a este grande exemplo da arquitetura espanhola do Século de Ouro.

A visita ao Mosteiro e Real Sítio de San Lorenzo de El Escorial, classificado como Património Mundial pela UNESCO, demorará várias horas. É muito provável que ainda esteja na cidade à hora do almoço e terá de procurar um restaurante para comer. Felizmente, poderá escolher entre vários restaurantes de qualidade superior, incluindo um com uma estrela Michelin, se quiser mimar-se.

1. Provar um guisado no El Charolés

Comer no restaurante Charolés| ©Angie_Ohio
Comer no restaurante Charolés| ©Angie_Ohio

Existem várias opções para ir de Madrid a El Escorial, mas ao planear a viagem de regresso deve reservar tempo para um bom cocido num dos restaurantes emblemáticos da cidade: El Charolés.

Situado a poucos metros do mosteiro, este restaurante tornou-se um dos mais reconhecidos em toda a região graças à sua aposta na comida tradicional. O restaurante também é muito agradável, com as suas vigas de madeira e paredes de pedra.

Dependendo da época, pode sentar-se numa das salas interiores ou nos agradáveis terraços.

Embora a sua fama se deva ao seu guisado especial, neste restaurante poderá provar outros pratos típicos da zona, como os callos a la madrileña (tripas) ou os judiones con almejas (feijões com amêijoas). Os pratos de carne também são muito recomendados, desde as costeletas até às bochechas.

Dada a popularidade do local, recomendo que se faça a reserva com bastante antecedência, especialmente na época alta.

Informações práticas

  • Endereço: Calle Floridablanca 24
  • Preço por pessoa: cerca de 35 euros.
  • Anão perder: sem dúvida, o seu cocido (guisado).

Reservar uma excursão a El Escorial

2. O melhor restaurante para carnívoros: El Asador del Rey

Carne do Asador del Rey| ©Carlos Javier Pineda
Carne do Asador del Rey| ©Carlos Javier Pineda

Depois de ver tudo o que El Escorial tem para oferecer, é altura de recuperar as forças. Em pleno centro histórico da localidade encontra-se o Asador del Rey, um dos restaurantes mais prestigiados da zona.

Uma das atracções deste restaurante, para além da sua oferta gastronómica, é a sua esplanada. Se reservar com antecedência, poderá sentar-se nele e desfrutar das vistas do próprio mosteiro.

Na vertente puramente gastronómica, este restaurante é especializado em carnes cozinhadas ao estilo das melhores churrascarias de Segóvia. Os seus pratos incluem fantásticos assados de borrego ou leitão, bem como de carne de vaca. Tudo isto acompanhado pelos seus excelentes vinhos e completado com as suas sobremesas caseiras.

Como se tudo isto não bastasse, a churrascaria distingue-se pelo excelente serviço prestado por todo o seu pessoal.

Informações práticas

  • Endereço: Calle Floridablanca 10
  • Preço por pessoa: entre 25 e 40 euros.
  • O que não perder: embora todas as suas carnes sejam fantásticas, recomendo que opte pelo borrego em leitão.

Reservar uma excursão a El Escorial

3. Uma visão diferente da comida tradicional na Vesta Taberna

Por dentro da Vesta Taberna| ©Manuel Angel
Por dentro da Vesta Taberna| ©Manuel Angel

Se já fez uma excursão de tapas por Madrid, já tem uma ideia de como é a gastronomia típica da zona. Em El Escorial, mais concretamente em Vesta Taberna, deram um toque diferente a estas receitas para que as possa saborear ainda mais.

O restaurante também aposta na gastronomia local, já que todos os seus pratos são elaborados com produtos naturais e sazonais da mesma zona.

Vesta Taberna está situado perto do mosteiro, na zona histórica da cidade. A sua sala interior não é muito grande e está decorada de uma forma bastante simples. Na minha opinião, o melhor é tentar fazer uma reserva no seu fantástico terraço exterior.

Ao contrário de outros restaurantes da zona, o Vesta Taberna oferece um menu de tapas e raciones que podem ser comidos no bar. Outra opção é pedir o menu à la carte, cujos pratos mudam consoante o mercado. Por fim, oferecem também um menu de degustação (mediante reserva) que muda todos os dias.

Informações práticas

  • Endereço: Calle Xavier Cabello Lapiedra 2
  • Preço por pessoa: o menu de degustação custa cerca de 45 euros, enquanto comer à la carte pode custar entre 25 e 30 euros. Se você quiser apenas algumas tapas, por 10 euros você poderá experimentar algumas delas.
  • O que não perder: é difícil escolher, pois tudo é ótimo, mas recomendo que experimente os croquetes de cogumelos, as almôndegas e o ceviche.

Reservar um tour de tapas em Madrid

4. Excelente relação qualidade/preço em Cava Alta

Comer em Cava Alta| ©Lambanthony
Comer em Cava Alta| ©Lambanthony

Ao preparar a sua visita, deve ter em conta aspectos como o horário de funcionamento do mosteiro e, se pretender comer na zona, reservar a sua mesa com antecedência. Uma boa opção é o Cava Alta, um dos restaurantes mais típicos e populares perto do monumento.

A sua cozinha é inspirada nas receitas tradicionais de Madrid, mas com um toque moderno, o que levou a que pratos como as suas tripas sejam considerados entre os melhores de toda a comunidade. Se preferir, também pode provar outros pratos mais transgressores, como a lasanha com bolonhesa, boletos, vitela e trufas negras.

A relação qualidade-preço do Cava Alta é uma das melhores da zona, para o que contribui, sem dúvida, o excelente serviço e a simpatia do pessoal.

Dispõe também de uma extensa carta de vinhos e da possibilidade de pedir algumas das suas excelentes tapas e meias doses no bar.

Informações práticas

  • Endereço: Calle del Rey, 41, ao lado das Cocheras del Rey.
  • Preço por pessoa: cerca de 35 euros por pessoa, embora se preferir tapas será mais barato.
  • O que não perder: sem dúvida, as suas tripas à moda de Madrid com um toque original.

Reservar uma excursão a El Escorial

5. Mesón La Cueva: excelente comida num cenário espetacular

Jantar no Mesón La Cueva| ©astrolopia
Jantar no Mesón La Cueva| ©astrolopia

Quando terminar a sua excursão a El Escorial, ficará certamente encantado com o seu património histórico. Se, além disso, for comer no Mesón La Cueva, parecerá que a visita ainda não terminou.

Este mesón está localizado num dos edifícios mais bonitos de todo o El Escorial. Mais concretamente, trata-se da antiga Posada de las Ánimas, construída no século XVIII e ainda em perfeito estado de conservação.

O bar do restaurante situa-se no rés do chão deste edifício de quatro andares, enquanto as suas salas de jantar (num total de quatro) se encontram no primeiro andar. A sua ementa é baseada na comida tradicional castelhana, com pratos como ovos com chouriço, croquetes, sopa castelhana e carnes vermelhas.

Para além das salas interiores, o restaurante tem um grande terraço. A sua merecida reputação também se deve ao excelente serviço prestado pelos seus atenciosos empregados de mesa.

Informações práticas

  • Endereço: Calle de San Antón, 4
  • Preço por pessoa: o restaurante oferece um menu fixo de terça a sexta-feira por 19 euros, bem como um menu especial por cerca de 30 euros. Se você preferir comer à la carte, pode esperar pagar cerca de 40 ou 45 euros por pessoa.
  • Oque não perder: o bife do lombo com molho de cabrales é difícil de bater.

Reservar uma excursão a El Escorial

6. Mime-se no Montía, o restaurante com estrela Michelin

Por dentro do Montía| ©JC Capel
Por dentro do Montía| ©JC Capel

Se decidiu fazer uma viagem de Madrid a El Escorial e quer mimar-se com uma boa refeição, a sua escolha é clara: o restaurante Montia. Situado no centro da cidade, o seu reconhecimento com uma estrela Michelin é uma garantia da sua elevada qualidade.

O menu deste restaurante caracteriza-se pela utilização de produtos da Serra de Guadarrama para apresentar uma cozinha muito criativa. Dada a sua aposta nos produtos sazonais, a ementa muda muito consoante a estação do ano.

Um dos aspectos que mais cuidam no restaurante é a harmonização. Têm uma excelente carta de vinhos com algumas surpresas muito interessantes.

Por outro lado, toda a equipa do restaurante está sempre pronta a servir os clientes e a explicar cada um dos pratos da ementa. O único problema é que é difícil encontrar uma mesa, pelo que é necessário reservar com bastante antecedência.

Informações práticas

  • Endereço: Calle de Juan de Austria 7
  • Preço por pessoa: o restaurante oferece dois menus diferentes. O primeiro, chamado Menú Largo, custa cerca de 95 €, enquanto o chamado Menú XL custa cerca de 110 €.
  • O que não perder: Neste caso, o menu muda continuamente, pelo que terá de confiar na mestria dos chefs.

7. Uma opção económica para comer fora em El Escorial: Fonda Genara

Restaurante Fonda Genara| ©Esetena
Restaurante Fonda Genara| ©Esetena

Depois de pagar as entradas para ver El Escorial, talvez prefira comer num sítio não muito caro. Há poucas opções melhores na cidade do que a Fonda Genara, que oferece diferentes tipos de menus para todos os orçamentos.

O restaurante também se destaca pelo local onde está localizado: um edifício do século XVIII decorado em estilo elizabetano. No interior, encontrará vários sofás, mobiliário isabelino e paredes decoradas com gravuras e pint uras de pessoas famosas.

A comida da Fonda Genara é descrita como uma mistura de cozinha tradicional e criativa. Se gosta dos seus guisados com um toque diferente, não perca os que são propostos no restaurante, como o feijão branco com matanza ou as lentilhas estufadas.

Informações práticas

  • Endereço: Plaza de San Lorenzo, 2
  • Preço por pessoa: Fonda Genara oferece um menu fixo durante a semana por cerca de 15 euros, enquanto o menu de fim de semana (com uma escolha de 14 entradas e 12 pratos principais) custa cerca de 25 euros.
  • O que não deve perder: se é um amante de comida de colher, deve provar o feijão branco. Não perca também as suas sobremesas caseiras.

Reservar uma excursão a El Escorial

8. Provar um dos hambúrgueres do Al punto Hambgourmet

Hambúrguer do Al punto Hambgourmet| ©Manu Hidalga
Hambúrguer do Al punto Hambgourmet| ©Manu Hidalga

Embora os hambúrgueres sejam normalmente associados a comida rápida e de pouca qualidade, o Al Punto Hambgourmet conseguiu tornar este prato absolutamente delicioso graças à utilização das melhores carnes das montanhas de Madrid. Isto, juntamente com os seus molhos espectaculares, dá a cada um dos seus hambúrgueres um sabor único.

Ao pedir o seu hambúrguer, poderá escolher entre os diferentes tipos de carne que oferecem, bem como os pães que colocam à sua disposição. Claro que o mesmo se passa com os molhos e as guarnições, embora aconselhe a escolha das batatas caseiras. A cada passo, será aconselhado pelo pessoal para que saiba exatamente o que vai comer.

Se for apreciador de cerveja, o restaurante oferece também uma interessante seleção de variedades especiais.

Naturalmente, o local é bastante pequeno, pelo que é aconselhável reservar com antecedência, especialmente se visitar El Escorial ao fim de semana.

Informações práticas

  • Endereço: Calle Teniente Tejel, 1
  • Preço por pessoa: entre 10 e 20 euros.
  • O que não perder: Você será o único a selecionar cada um dos ingredientes para fazer seu hambúrguer perfeito, mas sua carne espetacular é verdadeiramente inesquecível.

9. Comida caseira em Las Viandas

Comer no Las Viandas| ©Marisol B
Comer no Las Viandas| ©Marisol B

Em plena Plaza de la Constitución encontra-se o restaurante Las Viandas, um clássico da cidade especializado em comida caseira. Se estiver em Madrid no outono e tiver a sorte de ter bom tempo no dia em que for a El Escorial, pode experimentar sentar-se na esplanada deste restaurante para contemplar as vistas do mosteiro enquanto come qualquer coisa.

As suas receitas tradicionais são verdadeiramente espectaculares, desde o cocido aos pratos de arroz, passando pelas omeletas e pelos torreznos. Como também se podem pedir meias doses, recomendo que as partilhem com os vossos companheiros para poderem provar mais pratos do menu.

O serviço é muito atencioso e a relação qualidade-preço é possivelmente uma das melhores de toda a cidade.

Informações práticas

  • Endereço: Plaza de la Constitución, 2
  • Preço por pessoa: cerca de 20 euros por pessoa.
  • O que não perder: embora o guisado seja excelente e as suas carnes sejam de grande qualidade, nesta ocasião recomendo que experimente uma das suas sobremesas caseiras. Se eles tiverem no menu, não hesite em experimentar o seu gelado caseiro de avelã e nougat.

10. O sítio onde as pessoas de Escurial comem: Mesón Los Candiles

Comida no Mesón Los Candiles| ©Marisol B
Comida no Mesón Los Candiles| ©Marisol B

Logo que se chega a este restaurante, nota-se que é menos frequentado pelos turistas que visitam o mosteiro do que outros situados na zona mais central. Isto não significa de modo algum que os seus pratos não sejam de alta qualidade, uma vez que tanto as matérias-primas como a sua preparação são excelentes.

A simpatia do pessoal também contribui para tornar a experiência gastronómica em Los Candiles muito agradável. Além disso, se viajou para Madrid no inverno, é muito provável que almoce neste restaurante com o agradável calor da sua lareira.

O menu do restaurante é composto por pratos muito tradicionais e poderá escolher entre vários tipos de carne e peixe grelhados. Por fim, não deixe de provar as suas maravilhosas sobremesas.

Informações práticas

  • Endereço: Calle Galarza S/N
  • Preço por pessoa: cerca de 20 euros por pessoa
  • O que não perder: o restaurante tem um menu fixo por 20 € que inclui vários pratos e uma bebida. Se preferir, eles também têm um menu à la carte bastante extenso.

Reservar uma excursão a El Escorial