13 cosas para fazer em Granada

Granada é uma cidade fascinante onde há muito mais para ver do que apenas a icónica Alhambra. Aqui estão as visitas obrigatórias para que possa tirar o máximo partido da sua viagem.

Isabel Catalán

Isabel Catalán

leitura de 11 minutos

13 cosas para fazer em Granada

A Alhambra em Granada | ©Kevin Mcmahon

Há poucos lugares com mais encanto e beleza do que Granada para desfrutar de uma escapadela especial. A sua história fascinante, a sua arte magnífica, as suas deliciosas tapas e a alegria das suas gentes são razões suficientes para descobrir a cidade com o pôr do sol mais bonito do planeta.

Na capital do antigo reino Nasrida há muitos lugares de sonho para ver. Aqui estão alguns deles!

1. Visitar a Alhambra em Granada

Pátio dos Leões| ©Jorge Gobbi
Pátio dos Leões| ©Jorge Gobbi

A Alhambra é um ponto de referência cultural da arte hispano-muçulmana no Ocidente e um dos mais belos monumentos de Espanha. Não há dúvida de que é o primeiro monumento que se tem de ver quando se chega a Granada.

A Alhambra é umajoia da arte universal de cair o queixo e é lógico que desperte o interesse de milhões de viajantes que se dirigem à Andaluzia para admirar os encantos e as belas vistas desta antiga cidade palatina andaluza.

Como visitar a Alhambra em Granada?

Dada a sua imensa extensão e o seu grande número de espaços, o meu conselho é reservar uma visita guiada à Alhambra para visitar todo o complexo monumental sem perder nenhum detalhe, aprendendo sobre a sua história.

Muitos dos segredos da Alhambra em Granada passariam despercebidos sem a ajuda de um guia, pois há muito para ver neste monumento único.

Como reservar os seus bilhetes?

Eu recomendo comprar bilhetes para a Alhambra em Granada pelo menos um mês ou dois antes da data da sua viagem, pois é um monumento muito popular com lugares limitados que tendem a esgotar rapidamente.

Tirar o máximo partido da Alhambra

Para ver a Alhambra, o monumento mais visitado de Espanha, é aconselhável descobrir tudo o que precisa de saber antes de ir. Dê uma vista de olhos nestes posts onde lhe dou as melhores dicas para conhecer a Alhambra:

Reservar bilhetes para a Alhambra

2. Surpreender-se com o Mirador de San Nicolás

Apreciar as belas vistas da Alhambra a partir do miradouro de San Nicolás.| ©Arkangel
Apreciar as belas vistas da Alhambra a partir do miradouro de San Nicolás.| ©Arkangel

Outra das coisas essenciais para fazer em Granada durante uma escapadela é contemplar o pôr do sol a partir do miradouro de San Nicolás. "O mais belo do mundo", segundo Bill Clinton, Presidente dos Estados Unidos, durante uma breve visita à cidade andaluza em 1997.

Não se enganou! Daqui terá a melhor vista panorâmica da Alhambra de Granada com a imponente Serra Nevada ao fundo. Também poderá desfrutar de uma vista imbatível dos palácios nasridas, da Alcazaba e do Generalife.

De facto, as vistas são maravilhosas a qualquer hora do dia, mas a sensação de ver o sol a pôr-se lentamente atrás da Alhambra, colorindo as suas muralhas, torres e palácios em tons avermelhados, é simplesmente mágica.

Como chegar ao miradouro de San Nicolás?

Este miradouro está situado na parte mais alta do bairro de Albaicín, em Granada. Pode chegar-se a ele subindo pelo Paseo de los Tristes ou de autocarro, nas linhas C1 ou C2.

Outra opção é atravessar a Plaza Larga e apanhar a ladeira de Alhacaba. E, claro, pode sempre reservar uma visita guiada ao Albaicín para lá chegar na companhia de um guia e de um grupo de turistas.

Reservar uma visita guiada ao Albaicín

3. Explorar os bairros de Albaicín e Sacromonte

Passear pelas ruas pitorescas de Albaicín| ©L'odyssée Belle
Passear pelas ruas pitorescas de Albaicín| ©L'odyssée Belle

Os bairros de Albaicín e Sacromonte são dois dos lugares mais fascinantes e antigos para explorar durante a sua viagem à capital do reino Nasrida.

De facto, se não os percorrermos, muitas pessoas dizem que não podemos dizer que estivemos em Granada, porque esta é a alma da cidade.

Se é daqueles viajantes que gostam de conhecer uma cidade perdendo-se nas suas ruas para descobrir o seu lado mais autêntico e real, uma das coisas a fazer em Granada que recomendo vivamente é reservar uma visita guiada ao Albaicín e ao Sacromonte.

Reservar uma visita guiada ao Albaicín e ao Sacromonte

4. Visita à Catedral de Granada

Interior da cúpula da Catedral de Granada| ©Bobo Boom
Interior da cúpula da Catedral de Granada| ©Bobo Boom

É verdade que a Alhambra é a rainha de todos os olhares, mas durante a minha viagem a Granada, uma das maiores surpresas que tive foi contemplar a majestade da catedral, a segunda maior catedral de Espanha e um ponto de visita obrigatório na cidade.

No final da Reconquista, os Reis Católicos escolheram o local da principal mesquita da cidade para construir este templo como símbolo do triunfo do cristianismo sobre o Islão e sobre o último reino muçulmano em Espanha.

Pode simplesmente entrar e visitá-la ou reservar uma visita guiada à Catedral de Granada para aprender tudo sobre a sua história e arquitetura.

Porquê visitar a Catedral de Granada?

Há muitas igrejas na cidade, mas esta catedral é um ícone porque é uma das maiores obras do Renascimento espanhol. É também um templo que impressiona pelo seu tamanho e a sua visão sobre o centro de Granada é uma visão inesquecível para o viajante.

Dedicada a Santa María de la Encarnación, a catedral impressiona no exterior pelas suas torres e pela sua grande fachada barroca, embora, na minha opinião, seja a decoração interior que nos deixa sem fôlego.

Tudo nela é fascinante.

Reservar uma visita guiada à Catedral de Granada

5. Entrar na Capela Real de Granada

Pormenor do túmulo dos Reis Católicos.| ©Wenjie, Zhang | A Certain Slant of Light
Pormenor do túmulo dos Reis Católicos.| ©Wenjie, Zhang | A Certain Slant of Light

Anexa à catedral encontra-se a Capela Real, um espaço para os amantes da história. Aqui encontra-se o túmulo de estilo gótico onde repousam os restos mortais dos Reis Católicos, a sua filha Juana I de Castela, o seu marido Filipe o Belo e o seu neto, o infante Miguel de Portugal.

A história da cidade está intimamente ligada aos Reis Católicos desde a sua chegada a Granada, em 1482, para concluir a Reconquista de Espanha. Após a vitória, o casal decidiu dedicar as suas vidas para sempre a Granada e construir aqui a sua capela tumular.

Também pode aproveitar para visitar o Museu-Sacristia da Capela Real no seu interior. Neste caso, recomendo também que marque uma visita à Capela Real e à Catedral, caso contrário a experiência não será a mesma.

Marcar uma visita à Capela Real e à Catedral

6. Fazer uma excursão às Alpujarras

Paisagem de sonho das Alpujarras| ©Carlos Alejo
Paisagem de sonho das Alpujarras| ©Carlos Alejo

É difícil não ficar impressionado com a beleza desta paisagem natural única, cheia de nascentes e pontilhada por uma multidão de pitorescas aldeias brancas escondidas em vales profundos a mais de 1200 metros de altitude.

Visitar as Alpujarras é uma excelente oportunidade para mergulhar na história das últimas populações mouras que habitaram Espanha e para desfrutar de um dia ao ar livre, fazendo algo diferente.

Uma vez lá, pode aproveitar para explorar o Parque Natural da Serra Nevada, onde se encontra a cordilheira mais alta do sul da Europa e o imponente pico Mulhacén - o mais alto da Península Ibérica!

Como é a excursão às Alpujarras?

Recomendo vivamente a reserva de uma excursão de um dia às Alpujarras, pois tudo está organizado para que possa relaxar e aproveitar ao máximo esta viagem à natureza.

Poderá visitar algumas das aldeias mais bonitas das Alpujarras, como Bubión, Capileira e Pampaneira, Pórtugos, Lanjarón e Trevélez (o melhor produtor de presunto Serrano das Alpujarras), entre muitas outras.

Outros sítios a visitar durante a sua viagem a Granada

Se tiver alguns dias para viajar, pode ser a oportunidade perfeita para visitar outras cidades andaluzas. Por isso, aqui ficam algumas sugestões e eu explico como chegar a sítios encantadores como Nerja ou Córdoba.

Reservar uma viagem às Alpujarras de Granada

7. Comer tapas em Granada

Desfrutar das deliciosas tapas em Granada| ©Andrew Nash
Desfrutar das deliciosas tapas em Granada| ©Andrew Nash

As tapas em Espanha são uma forma de arte, mas em Granada é algo fora deste mundo. E se me perguntarem quais são as coisas essenciais para fazer em Granada, nunca podem deixar de sair para comer tapas no centro da cidade.

Para quem não sabe, as tapas em Granada funcionam assim: vais a um bar, pedes uma bebida e com ela recebes uma tapa grátis. É tão fácil como isso! De facto, é possível comer tapas ao almoço e ao jantar por menos dinheiro do que num restaurante.

Mas o truque das tapas em Granada é saber onde ir para que a qualidade das tapas seja forte. Por exemplo, há locais onde pode escolher as suas tapas com a sua bebida, locais onde lhe são atribuídas as tapas que deseja e bares onde a qualidade das tapas que lhe são servidas aumenta à medida que pede bebidas.

Onde ir comer tapas em Granada?

  • Taberna Gamboa (Calle Lepanto, 11)
  • Los Diamantes (Calle Navas, 28)
  • Bella Kurva (Calle San Jerónimo, 19)
  • Bodegas Castañeda (Calle Almireceros 1-3)
  • La Bella y la Bestia (Calle Cárcel Baja, 14)
  • La Sitarilla (Calle San Miguel Alta, 7).

No final do seu passeio de tapas, que tal reservar um espetáculo de flamenco em Granada? É o plano perfeito.

Reservar um espetáculo de flamenco em Granada

8. Mime o seu corpo com um ritual de hammam

Relaxar com um ritual de hammam| ©Haley Phelps
Relaxar com um ritual de hammam| ©Haley Phelps

Se depois de tanto passear pela cidade se sentir cansado e precisar de uma pausa para recarregar as baterias, sugiro que marque uma visita aos banhos árabes em Granada para desfrutar do antigo ritual andaluz do hammam e de todas as suas propriedades para a saúde.

É incrível! Se nunca foi ao hammam antes, esta viagem ao antigo reino Nasrid pode ser uma boa oportunidade para se divertir com um plano original e diferente para fazer em Granada.

O que são os banhos árabes em Granada?

Não se trata de um spa típico, mas os banhos árabes caracterizam-se por trazer para o presente a filosofia do hammam tradicional que foi praticado em Al-Andalus durante a Idade Média.

Além disso, a sua decoração de estilo andaluz cria um ambiente muito agradável e íntimo.

Porque é que recomendo esta atividade?

Se há algo que me fascinou no ritual do hammam, foi o ambiente relaxado que se pode sentir nas suas salas, onde o tempo parece parar e o silêncio reina, apenas interrompido pelo murmúrio da água nas piscinas termais.

Os seus sentidos serão despertados pelo ar perfumado e pela música andaluza que toca levemente ao fundo. Sentirá por um momento que viajou de volta ao esplendor do antigo Al-Andalus!

Reservar bilhetes para o hammam Al-Andalus

9. Apanhar o autocarro turístico de Granada

Vista da Alhambra e de Granada a partir de Sacromonte ao pôr do sol.| ©Victoriano Izquierdo
Vista da Alhambra e de Granada a partir de Sacromonte ao pôr do sol.| ©Victoriano Izquierdo

Há muitas maneiras de conhecer Granada, mas fazê-lo a bordo de um autocarro turístico é uma forma cómoda e fácil de ver as suas principais atracções turísticas.

Na minha experiência, irá desfrutar muito mais da visita e aprenderá muito sobre história, arte, lendas e curiosidades, uma vez que normalmente têm um guia áudio.

Recomendo que reserve um lugar no comboio turístico de Granada para evitar ficar sem lugar e para começar a organizar o seu itinerário com base no que vai ver nele.

Reservar um lugar no comboio turístico de Granada

10. Tomar uma chávena de chá na Calle de las Teterías (Rua das Tabernas)

Provar o tradicional chá mourisco| ©alexis.stroemer
Provar o tradicional chá mourisco| ©alexis.stroemer

Não há nada melhor do que ir à Calle Calderería Nueva, no bairro de Albaicín, para saborear um autêntico chá mourisco e a melhor pastelaria árabe da cidade.

Também conhecida como Calle de las Teterías, este local está repleto de lojas com alguns dos produtos expostos no exterior, fazendo lembrar os souks do Médio Oriente, mas sem sair de Granada.

Para além de tomar um chá nas suas instalações de estilo andaluz, pode também aproveitar para comprar algumas recordações da sua estadia na antiga capital do reino Nasrida. Há de tudo um pouco! Desde postais, shishas e candeeiros até sarongs, malas e bijutaria. Encontrará certamente o que procura.

11. Passear de balão de ar quente no céu de Granada

Passear pelos céus de Granada num balão de ar quente| ©star5112
Passear pelos céus de Granada num balão de ar quente| ©star5112

Se procura emoções durante a sua viagem e não tem vertigens, uma das melhores coisas para fazer em Granada é dar um passeio de balão.

Consegue imaginar-se a sobrevoar a cidade ao amanhecer enquanto tem uma vista aérea da Alhambra, do bairro de Albaicín, das grutas de Sacromonte e da Serra Nevada? A bordo do balão verá a cidade de uma perspetiva privilegiada e insólita, que muito poucos conhecem.

Ninguém que nunca tenha andado de balão pode descrever a sensação de flutuar suavemente no ar, deixando-se levar pelo maravilhoso céu azul de Granada, enquanto a cidade começa a despertar e o sol irradia um brilho incandescente sobre as montanhas.

12. Apaixone-se no Paseo de los Tristes

Paseo de los Tristes| ©Sara Amaro
Paseo de los Tristes| ©Sara Amaro

Granada é uma cidade única por si só, mas um dos lugares que contribuem para lhe dar esse ar mágico é o Paseo de los Tristes, um dos recantos mais bonitos e históricos da cidade nasrida.

É uma bela avenida que segue o curso do rio Darro entre as pontes Chirimías e Aljibillo e tem vistas privilegiadas da Alhambra ao seu pé.

A fama do Paseo de los Tristes é bem merecida, pois é um dos lugares mais bonitos e boémios de Granada para um passeio romântico, especialmente ao luar e entre a vegetação circundante.

Sabia que...?

O seu nome oficial é Paseo del Padre Manjón, mas tem esta alcunha porque antigamente era o caminho para o cemitério da cidade e palco de tristes cortejos fúnebres.

13. Mergulhar na cultura nos museus de Granada

Parque da Ciência| ©euphro
Parque da Ciência| ©euphro

Embora Granada seja uma cidade pequena, possui um património arquitetónico e artístico inigualável. Não é de admirar que a oferta cultural e museológica da cidade seja tão variada e abrangente - há algo para todos! Aqui estão alguns dos meus favoritos:

  • O Museu de Belas Artes: é a galeria de arte mais importante da cidade, com peças que datam do século XV ao século XX.
  • Museu da Alhambra: aqui pode ver os objectos de arte hispano-muçulmanos recuperados da Alhambra e do Generalife.
  • Museu Arqueológico: alberga os achados arqueológicos de diferentes povos (ibéricos, fenícios, romanos e árabes) que deixaram a sua marca em Granada.
  • Casa de los Tiros: traça a história e as tradições de Granada através de imagens, gravuras, pinturas, colecções bibliográficas, planos e peças de artesanato local.
  • Casa-Museu Manuel de Falla: é o lugar onde viveu o compositor e onde se podem ver os seus objectos pessoais, o mobiliário original, o seu piano, entre outros.
  • Casa-Museu Lorca: foi a residência de verão que o poeta Federico García Lorca teve nos arredores da cidade e onde escreveu obras como "Romancero Gitano" ou "La casa de Bernarda Alba".
  • Parque da Ciência de Granada: é o primeiro museu interativo de ciência da Andaluzia e um plano altamente recomendado para fazer com a família.

Escolha a data certa para a sua viagem

Visitar esta bela cidade andaluza será mágico em qualquer altura, mas se organizar a sua viagem com os melhores planos possíveis de acordo com a época do ano, terá certamente uma viagem inesquecível. Continue a ler para saber quais são as melhores actividades:

Talvez prefira saber quais são os melhores meses para visitar Granada: