Bilhetes para visitar os Jardins Generalife em Granada

Os jardins do Generalife rivalizam em fama e beleza com a Alhambra. Adquira os seus bilhetes e descubra um dos lugares mais bonitos e especiais de Granada.

Isabel Catalán

Isabel Catalán

leitura de 10 minutos

Bilhetes para visitar os Jardins Generalife em Granada

Detalhes do Generalife | Wikipedia

Situado no Cerro del Sol, o Generalife é um dos lugares mais bonitos da Alhambra. Um oásis de tranquilidade onde se pode desfrutar do ar fresco e passear pelos seus jardins floridos ouvindo o som suave da água das fontes e piscinas do palácio.

Parece ótimo, não é? Se queres visitar o Generalife de Alhambra, recomendo-te que continues a ler porque neste post digo-te como comprar bilhetes e algumas dicas para desfrutares de uma experiência inesquecível.

1. Como comprar bilhetes para o Generalife de Alhambra?

Pátio da Sultana| ©F Delventhal
Pátio da Sultana| ©F Delventhal

O Palácio Generalife e seus jardins é, juntamente com os Palácios Nasridas, uma das áreas mais populares da Alhambra, por isso atrai muitos visitantes. Você tem que vê-lo!

Mas para garantir o acesso na data e hora que deseja, o meu conselho é que reserve os seus bilhetes para a Alhambra online e com a maior antecedência possível (cerca de um ou dois meses antes da sua viagem), pois existem várias vantagens em relação a fazê-lo na bilheteira.

Por um lado, pode comparar preços e tipos de bilhetes (visitas diurnas ou nocturnas, com ou sem visita guiada, em grupos pequenos ou normais, etc.) e, por outro lado, evita ter de pagar os seus bilhetes antecipadamente.) e, por outro lado, evita ter de fazer filas intermináveis nas bilheteiras do monumento com o consequente risco de ficar sem bilhetes e de ser deixado nos portões porque a procura é muito elevada, os bilhetes são muito procurados e a capacidade é limitada todos os dias.

Reservar bilhetes para o Generalife em Granada

2. Quanto custam os bilhetes para o Palácio Generalife e os seus jardins?

Jardins do Generalife| ©Boca Dorada
Jardins do Generalife| ©Boca Dorada

A entrada no Palácio e nos Jardins do Generalife está incluída no preço do bilhete da Alhambra e na maioria das visitas guiadas à fortaleza nasrida, pelo que não terá de pagar mais para aceder a esta parte da fortaleza.

Se apenas desejar visitar o Generalife e os Jardins, o preço do bilhete na bilheteira é de 7 euros e inclui também o Partal e a Alcazaba. No entanto, por um pouco mais de dinheiro, pode comprar um bilhete geral para Alhambra que, para além de todos os anteriores, incorpora o acesso aos Palácios Nasridas, a joia da coroa do complexo monumental.

No entanto, pela minha experiência, não recomendo que os adquira na bilheteira porque a procura para visitar a Alhambra é muito elevada e a capacidade é limitada todos os dias, pelo que, se escolher esta opção, corre o risco de ficar muito tempo na fila sem a certeza de que os vai conseguir. Os bilhetes voam!

Só terá acesso garantido se decidir comprar online um bilhete sem filas para a Alhambra, com o qual pode entrar diretamente no monumento e ter a atenção de um guia especializado durante toda a visita.

Se quiser saber mais sobre este tópico, dê uma vista de olhos ao post Preços dos bilhetes para a Alhambra.

Reservar bilhetes para o Generalife em Granada

3. Vale a pena fazer uma visita guiada ao Generalife?

Apreciar a beleza do Generalife| ©MrT HK
Apreciar a beleza do Generalife| ©MrT HK

Na minha opinião, não há melhor maneira de conhecer a fortaleza Nasrida do que fazer uma visita guiada à Alhambra, especialmente se for a sua primeira visita e não estiver familiarizado com ela, por isso recomendo-a a 100%!

Não há dúvida de que, se explorar a Alhambra por conta própria, verá um local muito bonito, mas a experiência pode não ser suficiente, porque perderá o contexto, as curiosidades e, em suma, a visão global de um monumento desta magnitude que um guia profissional sempre fornece numa visita guiada.

Durante a visita, o guia explicará detalhadamente todos os espaços que se vêem e viajar-se-á no tempo até às origens desta antiga cidade palatina para descobrir a sua história e aprofundar o significado da sua delicada arquitetura, que há gerações fascina viajantes de todo o mundo.

Creio que ter a assistência de um guia durante uma visita à Alhambra faz realmente a diferença. Eles dar-vos-ão uma visão muito mais interessante e completa não só da sua dimensão histórica mas também da sua dimensão artística.

Para além disso, adorei a experiência de fazer uma visita guiada à Alhambra porque eles sabem como transformar uma visita cultural em algo agradável. Vai passar um bom bocado porque eles não se limitam a recitar factos aborrecidos, interagem com o grupo para que se divirtam e pode ter a certeza de que se vai divertir. Por isso, não hesite, vai certamente divertir-se muito!

4. Como é que se realiza a visita ao Generalife?

Novos jardins| ©Elliott Brown
Novos jardins| ©Elliott Brown

Se comprar apenas um bilhete para ver o Generalife e os seus jardins, pode ir diretamente para o Generalife, mas se o visitar como parte de uma visita completa à Alhambra, então é melhor planear a sua visita de acordo com a hora indicada no seu bilhete, uma vez que cada visitante só pode entrar nesta parte da fortaleza à hora que lhe foi atribuída e esta não pode ser alterada.

Assim, aconselho-vos a ver primeiro a residência dos sultões, depois a explorar a Alcazaba e , por fim, o Generalife, onde podem desfrutar da bela paisagem enquanto passeiam por entre as árvores e por caminhos que conduzem a belos jardins floridos, aos pomares ou às piscinas que decoram esta parte da Alhambra.

É o toque final de uma visita sensacional! Não vais parar de tirar fotografias no Generalife e nos seus jardins.

5. Quanto tempo dura a visita ao Generalife?

Pátio da Acequia| ©Elliott Brown
Pátio da Acequia| ©Elliott Brown

Para ver o Generalife à vontade, apreciando as vistas da fortaleza e da cidade de Granada ao longe e tirando todas as fotos que quiser da bela paisagem, recomendo passar pelo menos 30 minutos lá.

Normalmente, esta parte da Alhambra costuma ser deixada para o final da visita e algumas pessoas até a pulam, por isso, ao contrário dos Palácios Nasridas, este lugar não está lotado e não há limite de tempo definido.

Pode passear um pouco pelo Generalife e desfrutar do ambiente descontraído dos jardins e das fontes, como faziam os sultões nasridas!

Esta é certamente uma parte muito popular da visita à fortaleza nasrida, mas há outras partes muito interessantes. No meu artigo Duração da visita à Alhambra, conto-lhe em pormenor quanto tempo vai precisar para ver o monumento na sua totalidade, entre outras coisas.

Desta forma, pode planear as actividades posteriores, como reservar uma mesa para comer num restaurante perto do monumento. No post Onde comer perto de Alhambra há óptimas sugestões com vistas bonitas.

6. É possível visitar o Generalife à noite?

Muqarnas iluminadas num passeio noturno| ©Daniel Lobo
Muqarnas iluminadas num passeio noturno| ©Daniel Lobo

Sim, e é uma experiência fascinante! Esta é uma opção que recomendo que considerem se quiserem contemplar a Alhambra sob o luar, de uma forma original e diferente. Quando o sol se põe, a escuridão e o silêncio envolvem-na numa atmosfera misteriosa e cativante que não o deixará indiferente.

Enquanto as visitas diurnas percorrem todo o conjunto monumental, as visitas nocturnas centram-se exclusivamente na beleza do Palácio do Generalife e dos seus jardins ou dos Palácios Nasridas. Ambas as visitas têm a duração de 1 hora e 30 minutos, mas são efectuadas separadamente dentro do mesmo horário.

Contemplar o Generalife à noite é, na minha opinião, uma visita imprescindível a fazer durante a sua viagem a Granada porque, se à luz do dia a Alhambra é espantosa, sob as estrelas brilha com um encanto enigmático e especial.

Se há algo que me agrada ao visitar o Generalife à noite, é o facto de haver menos visitantes do que durante o dia e, por se realizar na quietude da noite, o passeio à volta da Alhambra é mais tranquilo e introspetivo.

Além disso, a delicada iluminação do monumento à noite cria uma atmosfera íntima, ideal para desfrutar da fusão entre a natureza circundante e a arquitetura da cidade palatina.

Se quiser saber mais sobre a visita nocturna ao Generalife e aos seus jardins, recomendo a leitura do meu artigo Visitas nocturnas à Alhambra.

7. O que levar para ver o Palácio Generalife e os seus jardins?

Prepare a sua máquina fotográfica| ©Cody Scott Milewski
Prepare a sua máquina fotográfica| ©Cody Scott Milewski

Para além de uma boa máquina fot ográfica com a qual possa captar a beleza deste ícone de Granada, no dia da sua visita lembre-se de levar consigo o seu passaporte ou bilhete de identidade.

Não se esqueça dele! Este documento é indispensável para entrar na Alhambra. Por razões de segurança e conservação, o pessoal do monumento efectua controlos de identificação dos visitantes e é necessário mostrar o documento de identificação juntamente com os bilhetes, que são pessoais e intransmissíveis.

Por outro lado, para ver o Palácio Generalife e os seus jardins de cima a baixo sem magoar os pés no final do dia, aconselho-o a usar sapatos confortáveis para a visita, porque o percurso à volta da fortaleza Nasrid é longo (3,5 quilómetros) e vai andar bastante.

Finalmente, se, como muitos outros turistas, aproveitar as férias de verão para visitar Granada e ver o Generalife e o resto do complexo monumental, deve saber que nesta altura do ano faz muito calor na cidade, podendo atingir os 40ºC!

Para se proteger das altas temperaturas, especialmente quando visitar uma parte da Alhambra onde vai passar muito tempo ao ar livre, o meu conselho é aplicar protetor solar, cobrir a cabeça com um chapéu e usar óculos de sol. Além disso, lembre-se de levar água gelada e um ventilador na mochila para se refrescar, é sempre uma boa idéia!

Você pode ler outras dicas úteis para conhecer o monumento no post Dicas para visitar a Alhambra.

8. Qual é a melhor altura para visitar o Generalife e qual é a melhor altura?

Vista do Generalife| ©Charlie Jackson
Vista do Generalife| ©Charlie Jackson

A melhor altura

Se é apaixonado por fotografia, a melhor altura do ano para ver a Alhambra é o outono (setembro e outubro) e a primavera (abril, maio, junho), quando a paisagem se tinge de múltiplas cores e se pode admirar a beleza dos jardins do Generalife em todo o seu esplendor. Além disso, durante estas duas estações, o clima é mais ameno e suave do que no verão ou no inverno.

A melhor altura para visitar

Se quiser ver o Palácio de Generalife e os seus jardins juntamente com o resto da Alhambra de manhã, na minha opinião a melhor altura é logo no início do dia, quando o monumento abre as suas portas, ou depois do almoço, por volta das 15 ou 16 horas, quando há menos turistas no interior.

E dentro deste horário aconselho a ir ao Generalife no final da visita, depois de ter visto os Palácios Nasridas e a Alcazaba, para poder desfrutar das vistas da natureza da Alhambra sem pressas e tirar todas as fotografias da paisagem que desejar.

No entanto, se quiser concentrar-se em ver o Generalife e os seus jardins, uma opção altamente recomendada são as visitas nocturnas à Alhambra (no inverno às 20 horas e no verão às 22 horas), que são muito encantadoras. Contemplá-la ao luar e na serenidade da noite é uma experiência mágica e especial difícil de esquecer.

Se quiser saber mais sobre os horários de abertura e encerramento da Alhambra para planear melhor a sua visita, não perca o artigo Horários da Alhambra em Granada onde lhe conto tudo em pormenor.

9. É possível ver o Generalife de graça?

Decoração do Generalife| ©Nirgal Ksi
Decoração do Generalife| ©Nirgal Ksi

Não, em geral não é possível. Tal como acontece com os Palácios Nasridas, o acesso ao Palácio Generalife e aos seus jardins é pago e será necessário comprar um bilhete para visitar esta área da Alhambra, quer seja uma visita diurna ou nocturna.

Mas como em tudo na vida, há excepções! Só se for de Granada ou residente em Granada é que pode visitar a Alhambra gratuitamente aos fins-de-semana, no âmbito da iniciativa lançada pelo Patronato de la Alhambra y Generalife para sensibilizar a população local para a importância cultural da Alhambra.

Este tipo de visitas gratuitas tem muita procura e não é fácil conseguir um lugar. No entanto, se for de Granada, pode tentar fazê-lo fazendo uma reserva online, preenchendo o formulário e anexando os documentos comprovativos necessários. Se preferires fazer o pedido pessoalmente, outra opção para os locais é ir ao Gabinete de Residentes localizado no Corral del Carbón.

Agora, se és um viajante estrangeiro que está de passagem por Granada, não te preocupes porque há maneiras de poupar nos teus bilhetes para a Alhambra. Vou falar-te sobre isso no artigo Como obter bilhetes gratuitos ou com desconto para a Alhambra!

10. O que é que eu vou ver na minha visita ao Generalife?

Perca-se e descubra tudo o que o Generalife tem para lhe oferecer| ©Paul VanDerWerf
Perca-se e descubra tudo o que o Generalife tem para lhe oferecer| ©Paul VanDerWerf

O Palácio Generalife era uma villa de verão separada da Alhambra, para onde os sultões Nasridas se retiravam para relaxar e fugir às formalidades da corte.

Concebido como uma propriedade de recreio para a realeza de Granada, o Generalife foi dotado de todos os tipos de conforto para tornar a sua estadia o mais agradável possível. Assim, foram plantadas inúmeras árvores e flores para agradáveis passeios e jardins onde se pode relaxar ao ar livre.

Ao passear pelo Generalife, entre a abundante vegetação, enquanto se ouve o murmúrio da água dos canais de irrigação ao fundo, sente-se realmente a paz que os sultões procuravam quando aqui vinham para se afastarem da azáfama da vida na Alhambra.

Ao entrar nos jardins do Generalife, verá que a paisagem parece saída de um conto das "Mil e Uma Noites", pois provém do legado cultural do Al-Andalus, embora também veja elementos ornamentais pertencentes a outros períodos históricos, como o Renascimento ou o Romantismo.

O resultado é um belo pomar repleto de rosas, jasmins, loendros, lavandas, murtas, ciprestes e nenúfares sobre as piscinas, digno de ser fotografado e apreciado com os olhos e o nariz, especialmente ao pôr do sol, quando o ar da Alhambra fica impregnado com a fragrância das flores e plantas que a decoram.

Algumas das zonas mais bonitas que pode visitar durante o seu passeio pelo Generalife são o Paseo de los Cipreses, o Patio de la Sultana, os Jardines Nuevos ou o Patio de la Acequia, entre muitos outros. Prepare a sua máquina fotográfica porque não se vai cansar de tirar fotografias!