10 Coisas para Fazer à Noite em Granada

Situada no sul da Península Ibérica, Granada brilha com luz própria. Não é por acaso que é um dos destinos preferidos de muitos viajantes. Convido-vos a descobrir a cidade quando o sol se põe. Estão prontos?

Nicolas Reffray

Nicolas Reffray

leitura de 9 minutos

10 Coisas para Fazer à Noite em Granada

Vista de Granada | ©Javier Morales

Granada é um lugar verdadeiramente mágico, a cidade tem um encanto inegável, tanto de dia como de noite, e se não acreditam em mim, venham comigo num passeio pelos seus bares de tapas, uma Alhambra muito diferente e íntima, os dançarinos de flamenco e os seus bairros mais pitorescos, garanto-vos que não se vão arrepender. Asseguro-vos que não se arrependerão.

Neste artigo conhecerão a vida nocturna de Granada, os seus melhores locais, onde poderão desfrutar desta outra cidade tão diferente da diurna. Granada nunca dorme, e descobrirá que tem algo para todos.

1. Visitar a Alhambra à noite

Alhambra à noite| ©wingpix
Alhambra à noite| ©wingpix

Se já esteve em Granada antes, conheça a majestade do seu monumento mais caraterístico. Como pode imaginar, planear uma visita guiada à Alhambra é uma obrigação. Esta cidade-monumento é uma das maravilhas criadas pelo homem. Construída no local de uma cidade palatina andaluza, a sua arquitetura, fontes e jardins nunca deixam de surpreender. É um dos monumentos mais visitados de Espanha e, sem dúvida, um dos mais belos.

No entanto, é provável que pense que esta beleza fecha as suas portas à noite, mas engana-se. Desde há algum tempo, a Alhambra está aberta à noite para aqueles que desejam reservar o seu lugar e desfrutar de um tipo de visita diferente. Mas certifique-se de que reserva a sua visita nocturna à Alhambra com antecedência, porque é a atração principal da cidade e esgota-se muito rapidamente.

Posso garantir que depois de a ter visto muitas vezes durante o dia, passeando pelo Patio de los Leones, pelos palácios nasridas iluminados e pelos jardins, à noite é um lugar completamente diferente. Estar ali sem a azáfama do dia e sem as multidões, vendo as colunas lançarem as suas sombras cansadas na calma da noite, é uma experiência verdadeiramente única a não perder.

Horários de abertura

O horário de abertura para visitas nocturnas à Alhambra é o seguinte

  • De abril a 14 de outubro: das 22:00 às 23:30.
  • De 15 de outubro a 31 de março: das 20:00 às 21:30 horas.

Reserve a sua visita guiada nocturna à Alhambra

2. Desfrute de um passeio pelo bairro tradicional de El Albaicín

Albaicín à noite| ©José Ruiz
Albaicín à noite| ©José Ruiz

Um dos bairros mais bonitos de Granada, o mais antigo e, de facto, um local de visita obrigatória em Granada. Não dêem ouvidos aos que dizem que é inseguro à noite, posso assegurar-vos que podem andar até altas horas da noite sem perigo, e encontrarão muitas mais pessoas que também gostam da noite. O Albaicín tem a reputação de ser um bairro boémio e artístico. Passear pelas suas pequenas ruas iluminadas com a sua luz amarelada e redescobrir os lugares que se viram durante o dia é uma aventura por si só.

Um dos pontos obrigatórios deste passeio noturno pelo Albaicín é ver a Alhambra e o Generalife iluminados do alto, assim como uma grande parte da Serra Nevada a partir do Mirador de San Nicolás. Também é imprescindível passear pela Calderería Vieja, mais conhecida como La calle de las teterías.

Verá que o Albaicín tem muito para oferecer à noite, embora a melhor parte seja o próprio passeio para ver o outro lado da cidade. Visitar os bairros do Albaicín e Sacromonte é uma daquelas coisas que não pode faltar na sua visita a Granada.

Reservar uma visita guiada a El Albaicín

3. Assistir a um espetáculo de flamenco

Espetáculo de flamenco| ©Snuffy
Espetáculo de flamenco| ©Snuffy

Falarde Granada é falar de flamenco. Este estilo musical, mundialmente conhecido, teve origem nesta cidade, mais precisamente nas grutas do bairro de Sacromonte, onde os ciganos viveram durante séculos. Como resultado desta mistura profana de muçulmanos, ciganos e cristãos, surgiu esta expressão muito espanhola, que mais tarde foi popularizada por artistas como Paco de Lucía, Tomatito, Camarón de la Isla e muitos outros.

Se quiser assistir a um verdadeiro espetáculo de flamenco, Granada é a cidade ideal para si. Todas as noites a chama acende-se, os copos enchem-se e o ambiente torna-se cada vez mais intenso. Os Jardines de Zoraya ou o Tablado de la Alborea são duas excelentes opções, assim como, claro, qualquer uma das grutas típicas da cidade. Tanto no bairro de Sacromonte como no de Albaicín é possível assistir a alguns dos melhores espectáculos de Espanha.

Como verá, o flamenco está no ar, e não é raro encontrar cantaores ou bailaores (cantores e dançarinos de flamenco) na rua. Guitarras, palmas, batidas de pés e canto cigano, é impossível não se comover com um espetáculo de flamenco, porque não é apenas mais um estilo musical, traz consigo todo o sofrimento de um povo.

As melhores opções para desfrutar do flamenco em Granada

Reservar bilhetes para um espetáculo de flamenco

4. Relaxar numa autêntica casa de banhos mourisca do século XV

Banho árabe em Granada| ©James C
Banho árabe em Granada| ©James C

Se quiser um tipo diferente de experiência relaxante, visite o melhor hammam de Granada. Por mais spas e centros de relaxamento que tenha visitado, posso garantir-lhe que nenhum se compara a estes banhos árabes.

Embora estes banhos também possam ser desfrutados durante o dia, à noite poderá lavar o cansaço de um dia inteiro de passeios por Granada. É o que chamo de plano ideal. Em 1998 foram reabertas depois de nada menos que 5 séculos de encerramento! Aqui pode desfrutar de uma experiência através da água, com banhos a diferentes temperaturas, massagens e outras actividades incríveis.

Pode ter a certeza que me vai agradecer, pois este hammam localizado a poucos metros da Alhambra é algo fora deste mundo. Entre as massagens e os banhos, também pode ser servido um delicioso chá que o ajudará a relaxar por dentro e por fora.

Informações práticas

  • Horário de funcionamento: O horário noturno para estas sessões de relaxamento não está disponível todos os dias, apenas às sextas-feiras e sábados, das 23h30 à 1h15.
  • Endereço: Calle Sta. Ana, 16

Reservar um banho árabe num hammam

5. Comer tapas no centro histórico e em El Realejo

Tapas em Granada| ©Vero Gallardo
Tapas em Granada| ©Vero Gallardo

Outro dos pontos obrigatórios da vida nocturna de Granada é, sem dúvida, ir comer tapas. Para aqueles que não sabem, sair para comer tapas em Granada é quase obrigatório. Senta-se numa das esplanadas e pede uma bebida, e com ela recebe uma tapa (sim, absolutamente grátis!).

muitas zonas diferentes para desfrutar desta tradição e, claro, muitos bares. Em alguns pode escolher a tapa, noutros não, mas garanto-lhe que se souber onde ir, não haverá um único que não goste.

  • La Bella y La Bestia: É famoso pelas suas tapas XXL. O sítio é bastante pequeno mas acolhedor. Recomendo que não vá muito tarde ou não encontrará uma mesa.
  • Bar Los Diamantes: ideal para quem gosta de peixe frito e outras iguarias de marisco. Aqui tudo, absolutamente tudo é delicioso.
  • Bar e Restaurante Los Manueles: Mesmo ao virar da esquina de La Capilla Real e La Madraza e aberto desde o início do século passado (desde 1917 para ser mais exato), este é outro ponto obrigatório na nossa noite de tapas em Granada. É muito comum que, à medida que pedimos bebidas (e deixamos os nossos bons euros, claro), a importância e o tamanho das tapas também aumentem.
  • La Esquinita: famoso pelos seus camarões fritos e outras iguarias.

Se o turismo gastronómico é a sua praia, recomendo que faça a visita guiada aos melhores bares de tapas de Granada, e que se coloque nas mãos de um guia especializado no assunto, que o levará a esses lugares que não pode perder por nada no mundo.

6. Viver a vida nocturna de Granada numa discoteca ou num pub

Na Mae West| ©ilicitano
Na Mae West| ©ilicitano

A vida nocturna de Granada não se resume ao flamenco e às tapas, pois existe uma grande variedade de discotecas e pubs com música ao vivo, se quiser dançar até de madrugada. Granada é uma cidade cheia de estudantes, muitos estudantes Erasmus vêm estudar aqui todos os anos, por isso nunca te faltarão lugares para te divertires.

Os clubes noturnos mais incríveis de Granada são:

  • Mae West: Com três salas e dois andares com música e estilos muito diferentes, esta discoteca está localizada no centro da cidade e é uma das visitas obrigatórias da vida nocturna em Granada, onde podes sempre encontrar bons dj's a tocar ao vivo.
  • Forum Plaza: Outra discoteca com um ótimo ambiente, embora um pouco afastada do centro. Situada junto ao incrível Parque de las Ciencias de Granada, é uma das mais sofisticadas e elegantes de Granada, com sets de DJ's de renome e noites temáticas. Não pode faltar se gosta de dançar e passar uma noite intensa de pura dança.

Há também muitos bares com espectáculos de música ao vivo, onde se pode dançar e conviver com os habitantes locais. Alguns deles são o Lemon Rock Granada, La Tertulia ou, para os amantes do jazz, o Bohemia Jazz Café.

7. Aproveite a oferta cultural, o cinema e o teatro

Interior do Teatro Isabel la Católica| ©PhotoLanda
Interior do Teatro Isabel la Católica| ©PhotoLanda

Se é daqueles que preferem o teatro ou os concertos, Granada também tem uma noite para isso. Com um grande número de teatros no centro da cidade e na zona antiga, pode assistir a peças premiadas, independentes, concertos e musicais internacionais.

Teatros como o Alhambra ou o Teatro Isabel la Católica renovam o seu cartaz todos os meses, para que possa desfrutar de diferentes espectáculos.

A cidade tem sempre uma importante afluência de artistas de renome, por isso aconselho-o a tentar comprar os seus bilhetes com antecedência.

8. Desfrutar de bebidas com vistas de 360 graus no rooftop do B-heaven

No rooftop do B-heaven| ©Claudia F
No rooftop do B-heaven| ©Claudia F

Para desfrutar das melhores bebidas de autor, com todo o ambiente chill da vida nocturna de Granada, e com o atrativo de ter uma das melhores vistas de toda a cidade, tem de ir à rua Acera del Darro, 62, e subir ao rooftop mais incrível da cidade.

O B-Heaven, localizado no telhado do Hotel Barceló Carmen Granada, é definitivamente um ponto de passagem obrigatório na sua visita nocturna à cidade de Granada. Com espectáculos de música ao vivo, alguns petiscos gourmet e uma vista para a Alhambra iluminada, este telhado leva todos os aplausos. Só a vista da cidade já vale a pena, mas se juntarmos a isso o serviço e o ambiente incríveis, não há muito mais em que pensar.

Para terminar o dia em luxo, o B-Heaven Granada não é apenas um bar, é uma experiência em si. Vista o seu melhor, porque é aqui que a sua noite começa.

9. Uma visita nocturna pouco convencional a Granada

Passear por Granada| ©Juanjo Alonso García
Passear por Granada| ©Juanjo Alonso García

Para além dos passeios gratuitos que se podem fazer pela cidade, também se pode reservar um passeio noturno por Granada. Estes passeios são bastante atípicos e muito divertidos, já que os guias costumam fazer um esforço especial para que o passeio seja original em todos os sentidos.

Se quiser viver uma aventura nocturna em Granada e atravessar a cidade com mapas e tochas na testa descobrindo os segredos desta bela cidade, não hesite, conhecerá o seu outro lado e não deixará de se divertir com os guias mais extravagantes da Andaluzia. 100% recomendado.

10. Visita nocturna dramatizada ao Cemitério de San José de Granada.

Cemitério de San José| ©PhotoLanda
Cemitério de San José| ©PhotoLanda

Deixei esta visita para o fim porque é a mais curiosa. Nesta visita guiada à necrópole de Granada, conhecerá algumas das personalidades mais importantes da história de Granada, que o levarão a lugares incríveis e cheios de história, como o jardim dos Alixares, enquanto aprende um pouco sobre a cidade e o seu passado.

O cemitério de San José em Granada é um dos cemitérios mais antigos de todo o país, por isso tem muitas histórias para contar. Eu sei o que deve estar a pensar: "isto não é para mim". Visitar um cemitério não é algo que se faça habitualmente à noite, é verdade, mas garanto-vos que esta visita dramatizada ao Cemitério de San José em Granada não tem nada de sombrio, muito pelo contrário.

Graças ao desempenho dos actores e actrizes, descobrirá a poderosa atração do lugar e ficará surpreendido com a quantidade de segredos que ele pode conter. Se me perguntarem, esta é uma excursão altamente recomendada.