Visite o Albaicin e o Sacromonte em Granada

A melhor maneira de visitar os pitorescos bairros do Albaicín e Sacromonte é fazê-lo com um guia especializado. Não perca estas sugestões!

Isabel Catalán

Isabel Catalán

leitura de 10 minutos

Visite o Albaicin e o Sacromonte em Granada

Vistas do Albaicín | ©Rosa Armada

Durante a sua viagem ao reino Nasrida não pode deixar de visitar os bairros de Albaicín e Sacromonte, dois dos lugares mais emblemáticos, tradicionais e interessantes de Granada. Não pode dizer que esteve aqui se não os conhecer!

1. Visitas a Albaicín e Sacromonte

Bairro de Sacromonte| ©Jorge Franganillo
Bairro de Sacromonte| ©Jorge Franganillo

Há poucas cidades mais bonitas e encantadoras do que Granada, a essência do Al-Andalus, para desfrutar de uma viagem inesquecível. Monumental, cheia de lendas e recantos de sonho, é um deleite para os viajantes que procuram umas férias emocionantes.

De todos os enclaves da cidade, os bairros de Albaicín e Sacromonte são dois dos locais mais genuínos a explorar. Situados na encosta de Granada, estes bairros têm não só uma história fascinante, mas também vistas maravilhosas pelas quais nos podemos apaixonar. Foi aqui que percebi que não é só pela Alhambra que os granadinos anseiam!

O Albaicín e o Sacromonte são os bairros mais antigos da cidade, onde a Granada andaluza nasceu há séculos, e estão cheios de ruas estreitas labirínticas, passagens e praças que contêm belos tesouros e lendas que sobreviveram à passagem do tempo.

Qual é a melhor maneira de os conhecer?

Há muito para ver aqui e é fácil perder-se se for um viajante de primeira viagem. Por experiência própria, penso que a melhor forma de desfrutar do Albaicín e do Sacromonte é deixar-se levar pelo coração destes bairros de Granada, fazendo uma viagem no tempo com uma visita guiada que lhe mostrará os pontos de interesse obrigatório destas ruas declaradas Património da Humanidade.

Recomendo duas visitas ao Albaicín e ao Sacromonte, que vos permitirão descobrir as suas múltiplas facetas, tanto de dia como de noite:

Não se pode ir embora sem visitar estes bairros pitorescos pelo menos uma vez na vida. Além disso, não sem repetir, porque se há uma coisa que me impressionou nos bairros de Albaicín e Sacromonte, é que sua essência muda do dia para a noite.

Cada momento revela pormenores e percepções diferentes numa bela cidade que nunca deixa de nos fascinar e surpreender.

2. Passeio a pé por Granada: bairros de Albaicín e Sacromonte

Apreciar as belas vistas da Alhambra a partir do miradouro de San Nicolas.| ©Pom'
Apreciar as belas vistas da Alhambra a partir do miradouro de San Nicolas.| ©Pom'

Se é daqueles viajantes que gostam de conhecer uma cidade perdendo-se nas suas ruas, este passeio a pé pelos bairros de Albaicín e Sacromonte, em Granada, é uma opção fantástica, pois percorre vários dos lugares emblemáticos escondidos no labirinto de ruas medievais que constituem uma das zonas mais bonitas e históricas do reino nasrida.

Em que consiste este passeio?

Com partida da Praça Isabel la Católica à hora combinada, este passeio de 2 horas e meia pelos bairros de Albaicín e Sacromonte leva-o a uma visita guiada pela impressionante arquitetura dos dois bairros mais antigos de Granada, um espetáculo a contemplar!

Esta cidade andaluza tem muita história. Diferentes povos habitaram-na ao longo dos séculos e todos deixaram a sua marca de uma forma ou de outra, razão pela qual as explicações de um guia em locais como este são essenciais.

O que é que vai ver?

Verá o monumento à rainha Isabel a Católica (figura chave na Reconquista e na descoberta da América), a Plaza Larga (a praça mais popular do Albaicín), o miradouro de San Nicolás (cujas vistas da Alhambra e da Serra Morena o deixarão sem fôlego) e o Paseo de los Tristes (uma das ruas mais bonitas de Granada, ao pé da cidade palatina), entre outros lugares muito especiais.

Conhecerá também os mitos e lendas que circulam em torno de Granada, do Albaicín e de Sacromonte, bem como as personagens populares que outrora habitaram estes bairros (a heroína Mariana Pineda, o cigano Chorrohumo ou os amantes do Aljibe) e cujas figuras permaneceram na memória popular.

O passeio termina no mesmo largo de onde o grupo partiu. No final do passeio, não hesite em pedir ao seu guia recomendações para completar a sua visita à cidade nasrida, ele terá todo o prazer em ajudá-lo!

Itinerário

  • Miradouro de San Nicolás
  • Igreja de San Gil e Santa Ana
  • Sacromonte
  • Paseo de los Tristes
  • Praça de Isabel La Católica
  • Praça Larga

Línguas

Esta visita está disponível em inglês e espanhol.

Isabel's Traveller Tip

Faça esta visita guiada no início da sua viagem. Irá absorver a história e as lendas de Granada e, durante o resto da sua viagem, verá a cidade com outros olhos.

3. Granada: visita nocturna ao Albaicín e Sacromonte

Vista nocturna do Albaicín| ©www.twin-loc.fr
Vista nocturna do Albaicín| ©www.twin-loc.fr

Quando o sol se põe, a cidade de Granada transforma-se. O entardecer pode ser o momento ideal para dar um passeio romântico e tranquilo pelos bairros mais bonitos de Granada, pois a agitação do dia nas ruas mais turísticas dá lugar à quietude da noite e a uma versão mais enigmática da cidade. Confesso que tenho uma predileção por contemplar a antiga cidade nasrida à noite e iluminada!

Em que consiste este passeio?

Tendo em conta todas as lendas e histórias que rodeiam os bairros de Albaicín e Sacromonte, o meu conselho é percorrer estes lugares com um guia local que lhe explicará todas as suas anedotas e lhe mostrará os seus recantos mais especiais para aproveitar ao máximo a visita.

A visita começa às 20 horas na Calle Cárcel Baja nº 2. Terá 2 horas e meia para visitar os principais pontos de interesse dos bairros de Albaicín e Sacromonte como a Plaza Nueva (a praça mais central de Granada), a Plaza de Santa Ana onde se encontra a igreja de San Gil e Santa Ana (uma das igrejas mais bonitas da cidade com a sua bela torre mudéjar), a Carrera del Darro (uma das igrejas mais bonitas da cidade com a sua bela torre mudéjar), a Carrera del Darro (uma das ruas mais bonitas e antigas do mundo) ou o miradouro de San Nicolás (no bairro de Albaicín, de onde se tem a melhor vista panorâmica da Alhambra de Granada), entre muitos outros lugares bonitos.

Como reservar?

Para fazer a Granada: tour noturno pelo Albaicín e Sacromonte, basta selecionar a data em que pretende realizar a atividade e preencher os dados solicitados no momento da reserva online. Receberá então um e-mail com todas as informações necessárias.

Itinerário

  • Praça Nova
  • Igreja de San Gil e Santa Ana
  • Carrera del Darro
  • Albaicín
  • Miradouro de San Nicolás
  • Sacromonte

Idiomas

Este passeio está disponível em espanhol, inglês, francês, português, italiano e alemão.

Dica de viagem da Isabel

Este é o passeio perfeito para o verão. Passeando pelo Albaicín e Sacromonte à noite, conhecerá o encanto destes bairros sem calor e desfrutando de uma brisa suave.

4. O que verás durante os passeios de Albaicín e Sacromonte?

Carrera del Darro| ©Juan Luis
Carrera del Darro| ©Juan Luis
  • Sacromonte: Um bairro pitoresco nos arredores de Granada onde vivem os ciganos desde o século XVI. É famoso pelas suas vistas da imponente Alhambra e das montanhas, pelas suas casas caiadas de branco, pelas suas grutas típicas e pelos seus tablaos flamencos onde se pode fazer uma boa festa. Sem dúvida, um dos lugares mais autênticos e tradicionais que vos recomendo visitar na cidade andaluza.

  • Albaicín: De aparência modesta à primeira vista, este bairro de ruas estreitas, telhados vermelhos e casas brancas guarda em si as origens do que foi outrora a capital do reino nasrida. Um passeio pelo Albaicín é um passeio pela história de Granada e um deleite para os olhos. Não é em vão que a sua beleza única lhe valeu o reconhecimento como Património da Humanidade em 1984, e com razão!

  • Carrera del Darro: Uma das ruas mais antigas e bonitas de Granada. A partir dela é possível contemplar a Alhambra no alto do Sabika e os frondosos bosques que a rodeiam. Passear por ela com o murmúrio das águas do rio Darro ao fundo é um prazer que nenhum visitante deve perder.

  • Igreja de San Gil e Santa Ana: Na Plaza de Santa Ana visitaremos a magnífica igreja de San Gil e Santa Ana, um pequeno templo mudéjar construído sobre os restos da mesquita de Almanzora aljama. Uma das praças mais singulares de Granada e, na minha opinião, uma das mais bonitas.

  • Plaza Nueva: Uma das praças mais animadas de Granada, cheia de lojas de souvenirs, bares e restaurantes onde se pode sentar e tomar um café enquanto se assiste às actuações de músicos e outros artistas de rua. Aqui se encontra a Real Chancillería, um cativante edifício do século XVI envolto em mistério e sobre o qual circulam muitas lendas de fantasmas.

  • Paseo de los Tristes: Apesar do seu nome melancólico, esta rua tem um ambiente muito festivo e vistas únicas da Alhambra. Situado junto ao rio Darro, o Paseo de los Tristes é um dos meus locais preferidos para tomar uns copos de vinho nas suas encantadoras esplanadas. A origem do seu nome irá surpreendê-lo, tal como tudo o que verá ao longo da rua.

  • Plaza Larga: Datada do século XIV, é a praça mais famosa do Albaicín. Aqui se pode comprar uma lembrança ou um doce na confeitaria "Casa Pasteles", muito popular na cidade. É sempre muito concorrida, porque faz a ligação com as ruas que conduzem ao miradouro de San Nicolás ou ao Paseo de los Tristes. Embora muitas pessoas se limitem a sentar-se e a divertir-se nas esplanadas dos bares.

  • Plaza de Isabel la Católica: Rodeada de árvores e de vários edifícios historicistas, esta praça central é o ponto de encontro de muitos habitantes e visitantes. A praça é presidida por um monumento em honra da Rainha Isabel I de Castela, uma figura-chave na história da cidade. Fica a poucos metros da catedral, onde se pode visitar o túmulo dos Reis Católicos.

  • Mirador de San Nicolás: Omiradouro mais famoso de Granada, de onde se tem a melhor vista panorâmica da Alhambra com a Serra Nevada coberta de arminho ao fundo. É um espetáculo tanto de dia como de noite. Situa-se no Albaicín e é um dos maiores prazeres que se pode experimentar em Granada, vai deixá-lo sem palavras!

5. Organize o seu passeio pelos bairros de Albaicín e Sacromonte.

Passear pelas pitorescas ruas do Albaicín.| ©Esteban Romero
Passear pelas pitorescas ruas do Albaicín.| ©Esteban Romero

Como reservar

É fácil! Estas visitas guiadas a Granada podem ser reservadas online e, uma vez concluída a compra, receberá um voucher com as instruções necessárias para se encontrar com o seu guia no dia e à hora que escolheu.

Recomendo estes dois passeios pelos bairros de Albaicín e Sacromonte se for um daqueles viajantes que gostam de improvisar durante a viagem e deixar espaço para imprevistos, pois pode remarcar para outro dia com 24 horas de antecedência sem perder o seu dinheiro.

Duração

A duração destes passeios é normalmente de duas horas e meia, embora possam ser um pouco mais longos. São actividades que se realizam com calma porque a ideia é que os viajantes desfrutem da cidade, relaxem, façam perguntas ao guia e aprendam coisas novas com a experiência.

Horários

As visitas a esta zona de Granada estão disponíveis todos os dias da semana e normalmente há vários horários à escolha. Se quiser escapar às multidões, evite os fins-de-semana na época alta e opte pelas excursões nocturnas.

Vestuário

Use sapatos confortáveis durante a excursão, uma vez que terá de caminhar e subir bastante. Se for no verão, não se esqueça de se manter hidratado e de se proteger do sol.

Alimentação

Leve água e refeições ligeiras durante o percurso. As excursões mais longas têm normalmente uma pequena pausa a meio do percurso. Dependendo do local onde a excursão termina, o guia irá provavelmente recomendar bons sítios para almoçar ou jantar.

Fotografias

Ao longo do percurso pelos bairros de Albaicín e Sacromonte, terá muito tempo para apreciar os diferentes pontos de interesse do percurso e poderá tirar todas as fotografias que quiser sem atrasar o grupo. Lembre-se que depois pode sempre voltar aos monumentos e passar o tempo que quiser a tirar fotografias.

As línguas

Os visitantes de Granada vêm de todo o mundo e, por isso, a maioria das visitas guiadas está disponível em várias línguas. O espanhol e o inglês são quase garantidos, mas outros passeios também têm a opção de francês, português, alemão ou italiano.

Preço

Embora possa fazer este passeio por conta própria, o meu conselho é fazer uma visita guiada ao bairro de Albaicín e Sacromonte com um guia. Os preços são muito acessíveis e com tudo o que vai aprender, garanto-lhe que o seu dinheiro vai valer a pena.

Passeios com crianças

As distâncias percorridas na maioria dos passeios a pé pela cidade são bastante manejáveis, por isso, se estiver a visitar Granada em família, as crianças poderão acompanhá-lo, uma vez que os passeios não são muito longos e elas podem acompanhar o ritmo.

Além disso, se a qualquer momento durante a visita as crianças se aborrecerem, uma vez que se trata de actividades ao ar livre, podem sempre correr e brincar enquanto o guia continua a mostrar aos adultos os locais de interesse. Afinal de contas, não se trata de visitas a museus onde têm de ficar sentados.

6. Se gostou de uma visita guiada aos bairros de Albaicín e Sacromonte, também pode interessar-lhe

Decoração interior da Alhambra| ©Callum Parker
Decoração interior da Alhambra| ©Callum Parker

Se a visita aos bairros de Albaicín e Sacromonte o entusiasmou, então leve a experiência a outro nível e complemente-a com outras visitas para conhecer as outras jóias de Granada.

Há muitas, muitas visitas guiadas em Granada e eu elaborei um guia para lhe mostrar quais são, na minha opinião, as melhores visitas e porquê. Pode lê-lo neste artigo sobre As melhores excursões e passeios em Granada.

E se preferir completar a sua visita a Granada com uma excursão pela cidade, recomendo-lhe que leia este artigo sobre Excursões à Alpujarra desde Granada, onde pode encontrar uma seleção das melhores para mim.