Bilhetes para a Catedral de Granada

A Catedral de Granada é um dos pontos turísticos mais impressionantes de Granada. Aqui conto-lhe tudo o que precisa de saber para organizar uma visita a este importante monumento tão amado e admirado pelos granadinos.

Katherine Betances

Katherine Betances

leitura de 8 minutos

Bilhetes para a Catedral de Granada

Catedral de Granada | ©Javier Gallego

Entre as actividades obrigatórias em qualquer visita a Granada está uma visita à sua bela catedral renascentista. Um passeio pelas suas instalações está em todas as listas de coisas para ver e fazer nesta cidade idílica.

Este importante monumento é considerado um Bem de Interesse Cultural e faz parte do património histórico de Espanha há décadas. Para além do seu estatuto de obra de arte e da sua impressionante arquitetura, este templo faz parte da evolução e da história de Granada. Por isso, tal como acontece com a Alhambra, visitar este espaço é vital para compreender a essência particular de Granada.

1. Quanto custam os bilhetes para a Catedral de Granada?

Dentro da Catedral| ©Javier Gallego
Dentro da Catedral| ©Javier Gallego

Uma das melhores coisas de visitar Granada é que, em comparação com outras cidades espanholas com um fluxo turístico semelhante, é um destino bastante acessível. Em geral, as suas atracções e monumentos têm preços razoáveis tendo em conta tudo o que têm para oferecer.

A Catedral de Granada não é exceção a esta regra, e é por isso que, apesar de ser um impressionante monumento arquitetónico e histórico, tem um preço acessível e os visitantes fazem uma contribuição básica que ajuda a manutenção e conservação do templo. Os preços oficiais são os seguintes.

  • Adultos: Cerca de 5,00 euros, quer visitem o monumento por conta própria ou como parte de uma visita organizada.
  • Estudantes acreditados: pagam 3,5 euros se tiverem menos de 25 anos.
  • Pessoas com deficiência: Tarifa especial de 3,5 euros por pessoa.
  • Crianças com menos de 12 anos: entrada gratuita.

As escolas pertencentes a Granada e à província podem entrar gratuitamente mediante marcação prévia.

Reservar uma visita guiada a Granada

2. Existem visitas guiadas à Catedral de Granada e valem a pena?

Visita à Catedral| ©José Balsas García
Visita à Catedral| ©José Balsas García

Claro que sim! As visitas organizadas à Catedral de Granada estão entre as excursões mais populares entre os turistas, apenas ultrapassadas pelas visitas guiadas à Alhambra ou pelos passeios de tapas pelos diferentes bairros de Granada.

Pessoalmente, considero que vale muito a pena explorar a Catedral de Granada com um guia especializado. Além disso, a maioria das experiências deste tipo inclui não só uma visita à majestosa Catedral, mas também a outros monumentos de destaque no centro de Granada.

Ao reservar este tipo de passeio, acaba por fazer parte de uma experiência enriquecedora que coloca cada um dos locais visitados no seu próprio contexto histórico e social para o ajudar a compreender o porquê das coisas e a sua relevância para o crescimento e evolução da cidade.

Por fim, os passeios são organizados a pé, para conhecer e ver melhor a cidade. Além disso, um guia especializado acompanha-o em todas as etapas do percurso e pode colocar-lhe todas as questões que tenha.

Reserve a sua visita guiada à Alhambra

3. Como obter os bilhetes para a Catedral de Granada na bilheteira

Detalhes do sino da Catedral| ©Nic lai
Detalhes do sino da Catedral| ©Nic lai

Pode adquirir os seus bilhetes para visitar a Catedral diretamente na bilheteira. As filas de espera não costumam ser muito longas, a não ser que visite a cidade numa época turística alta, como a primavera ou o verão em Granada.

Se reservar uma excursão organizada, as visitas a este marco arquitetónico estão normalmente incluídas no preço da experiência na maioria dos casos. Se não tiver a certeza, contacte a empresa organizadora alguns dias antes da sua viagem para ter a certeza.

Se quiser comprar os seus próprios bilhetes para visitar o templo religioso, estes estão à venda neste sítio Web.

4. Os bilhetes para a Catedral de Granada estão incluídos em algum dos passes turísticos da cidade?

Cartão Granada| ©Granada Turismo
Cartão Granada| ©Granada Turismo

Sim, a visita à Catedral de Granada está incluída no Granada Card. Ao adquirir este cartão, obtém-se um passe gratuito para os principais monumentos de Granada e, adicionalmente, para determinados serviços de transporte.

  • O Granada Card inclui: para além da Catedral, pode também visitar a Capela Real, a Cartuja, a Abadia de Sacromonte, o Parque das Ciências, a Casa de Zafra, a Alhambra, o Museu de Belas Artes, Bañuelo e muitos mais.

  • Preço: O preço aproximado do Granada Card varia entre 40 euros para 48 horas e 43 euros para um passe de 72 horas. Este tipo de passe turístico é melhor utilizado se você visitar a cidade por vários dias, por exemplo, 2 dias em Granada ou mais.

5. Como chegar à Catedral de Granada

Metro de Granada| ©José Francisco Pujazón
Metro de Granada| ©José Francisco Pujazón

A Catedral de Granada está localizada bem no centro da cidade, portanto, chegar lá é muito fácil e você encontrará várias alternativas de transporte.

A pé

Quando a intenção é realmente conhecer a cidade, caminhar pelas ruas é a melhor alternativa, especialmente em cidades pequenas como Granada. Como já mencionei, a Catedral está localizada no centro de Granada, não muito longe de outras atracções importantes, como a Alhambra ou a popular Calle del Darro.

No entanto, se estiver a viajar para a Catedral de Granada a partir de mais longe, como o bairro de Albaicín, é aconselhável optar por um meio de transporte alternativo.

Transportes públicos

Pode chegar a esta zona da cidade utilizando os transportes públicos de Granada. Como esta é a zona central da cidade, existem várias alternativas. Estas são as mais importantes.

  • Metro de Granada: A cidade de Granada dispõe de uma única linha de metro que percorre as povoações mais importantes. Se utilizar este serviço, terá de sair na estação Méndez Núñez, situada a apenas 15 minutos a pé da Catedral.

  • Autocarro de Granada: Um dos serviços de transporte público mais utilizados pelos habitantes locais, uma vez que o autocarro público em Granada é muito eficiente. Se decidir utilizar este meio de transporte, as linhas que passam perto da Catedral são: a linha 21, a linha 33, a linha 4, a linha 8 e a linha N5. As paragens mais próximas são a paragem da Plaza Nueva (apenas a 1 minuto a pé da Catedral); as paragens da Gran Vía 29 (2 minutos a pé) e da Gran Vía 14 (3 minutos a pé).

6. É aconselhável ir à Catedral de Granada com crianças?

Pormenores exteriores| ©Ana Villar
Pormenores exteriores| ©Ana Villar

Sim! As crianças podem achar muito interessante uma visita à catedral e a outros monumentos importantes nos arredores, especialmente se reservar uma visita guiada onde um especialista na arquitetura e história de Granada explicará a todos os membros da família os aspectos mais interessantes do monumento de uma forma didática e interessante.

Quanto às taxas de entrada, tenha em conta que as crianças com menos de 12 anos não têm de pagar para entrar na catedral.

No entanto, se for ao monumento por conta própria e visitar Granada com crianças, a minha recomendação é que compre os seus bilhetes com antecedência, para evitar a fila, que costuma ser uma situação desconfortável para os mais pequenos.

Reservar uma visita guiada a Granada

7. O que não se pode perder na Catedral de Granada

Fachada da Catedral| ©José vargas.
Fachada da Catedral| ©José vargas.

A Catedral de Granada é um templo religioso de arquitetura impressionante, cheio de detalhes decorativos, arte e história.

Com centenas de pormenores interessantes, apresento os elementos mais interessantes que qualquer visita à Catedral deve incluir, agrupados nas seguintes categorias.

As fachadas

As fachadas da Catedral de Granada dividem-se em dois grupos: a fachada principal e as fachadas laterais. A fachada principal, desenhada por Alonso Cano, é descrita como uma monumental estrutura barroca composta por três espectaculares fachadas que se destacam pelo seu simbolismo, decoração e programa iconográfico, com relevos de virgens e outras figuras religiosas.

As portas laterais, conhecidas como as portas menores de Siloé, em homenagem ao arquiteto que as concebeu, são espectaculares e merecem um olhar mais atento.

Arquitetura interior

O interior da igreja foi construído de acordo com o estilo predominante da época, pelo que, quando se passeia pela Catedral de Granada, encontra-se um templo religioso predominantemente renascentista.

Os interiores são caracterizados por paredes altas decoradas com belos vitrais de grandes dimensões. O uso da cor branca nas paredes com fleurões dourados.

Coleção de esculturas

No interior da Catedral de Granada encontra-se uma fabulosa coleção de esculturas em madeira pertencentes aos mais brilhantes escultores barrocos de Granada. Incluindo a obra do arquiteto e escultor Alonso Cano.

8. Quanto tempo é necessário para visitar a Catedral de Granada?

Altar da Catedral| ©M.Peinado
Altar da Catedral| ©M.Peinado

Para visitar a Catedral de Granada sozinho e admirar cada uma das áreas em pormenor, é necessário gastar pelo menos uma hora inteira na visita.

No entanto, é habitual e recomendável visitar a Catedral juntamente com a Capela Real; ambos os monumentos levarão aproximadamente duas horas para serem visitados.

É preciso ter em conta que as visitas gratuitas são quase sempre um pouco mais lentas e corre-se o risco de perder pontos de interesse. Esta é outra razão pela qual recomendo a contratação de uma visita guiada.

Se reservares a experiência com um guia especializado, a visita à Catedral, à Capela Real e ao Palácio da Madrasa(a Madrasa é uma antiga escola mourisca) demorar-te-á pouco mais de duas horas.

9. Horário de funcionamento da Catedral de Granada

Catedral de Granada à noite| ©Gotardo González
Catedral de Granada à noite| ©Gotardo González

O horário oficial de abertura da Catedral de Granada é de segunda a sábado, das 10:00 às 18:15 horas. Aos domingos, as portas estão abertas um pouco mais tarde, das 15h da tarde até às 18h15. As visitas estão disponíveis num horário contínuo, sem hora de fecho para almoço.

Sendo um dos monumentos mais visitados da cidade, a Catedral de Granada está aberta aos visitantes durante todo o ano, com exceção de datas especiais muito específicas. O horário de abertura raramente é modificado no calendário anual.

Por exemplo, pode contar com um horário especial se visitar a cidade durante as férias da Páscoa, uma vez que este templo religioso fecha sempre as suas portas ao público na Sexta-feira Santa.

Da mesma forma, se visitar Granada na época do Natal, é possível que o horário de funcionamento seja modificado devido a liturgias especiais.

10. Dicas para visitar a Catedral de Granada

Vitrais da Catedral| ©M.Peinado
Vitrais da Catedral| ©M.Peinado

Para tornar a sua experiência de visita à Catedral mais agradável, tenha em conta os seguintes conselhos.

Considere a época da sua visita.

A primavera é a melhor altura para fazer turismo em Granada, com um clima agradável. No entanto, muitos turistas visitam a cidade nesta altura do ano, pelo que deve estar preparado e ter um horário de viagem bem organizado.

Se visitar Granada no verão, deve ter em atenção que durante esta altura do ano o calor em toda a Andaluzia é sufocante, pelo que não recomendo visitas turísticas à cidade durante estes meses.

Visitar a Catedral de Granada gratuitamente

Todos os monumentos pertencentes ao património cristão de Granada têm os seus dias de entrada gratuita.

Pode visitar a Catedral de Granada gratuitamente às terças-feiras, das 15:15h às 17:00h.

Para visitar o monumento religioso, é necessário fazer uma reserva com pelo menos 24 horas de antecedência no sítio Web da Diocese de Granada.