As 21 melhores coisas para fazer em Barcelona

Quer se trate da impressionante arquitetura de Gaudí, de uma visita ao Camp Nou ou de uma viagem à Costa Brava, Barcelona nunca deixará de o surpreender. Não perca os pontos turísticos imperdíveis da cidade.

Alex Grande

Alex Grande

leitura de 13 minutos

As 21 melhores coisas para fazer em Barcelona

Sagrada Família | ©Jonas Denil

Barcelona é uma cidade colorida, cheia de vida e única pela sua arquitetura, gastronomia e vida nocturna. O gótico e o modernismo andam de mãos dadas para formar a estética icónica desta cidade quase permanentemente iluminada pelo sol, tornando-a um destino turístico de topo. Aqui está uma lista das 21 melhores coisas para ver e fazer em Barcelona:

1. Maravilhar-se com a Sagrada Família

Pormenor da Sagrada Família| ©Girl with red hat
Pormenor da Sagrada Família| ©Girl with red hat

A joia da coroa da arquitetura espanhola e, claro, uma visita obrigatória em Barcelona. As suas impressionantes fachadas vão deixá-lo de boca aberta, e são apenas uma amostra do que verá no interior, que lhe dará a sensação de ter sido transportado para um lugar fora deste mundo.

Leia o meu artigo sobre como comprar os seus bilhetes online para a Sagrada Família, uma obrigação se não quiser perder o dia à espera na fila. Também recomendo ir cedo ou tarde, e seja como for, evite as 10:00 da manhã, pois é a hora da maioria das visitas guiadas em Barcelona. Deixo-vos também este post com mais informações sobre o horário de funcionamento da Sagrada Família.

Reservar bilhetes para a Sagrada Família

2. Apreciar a genialidade do Parque Güell

Parque Güell| ©Denise Jones
Parque Güell| ©Denise Jones

O espaço icónico concebido por Gaudí é o local ideal para se perder com as vistas de Barcelona como pano de fundo, enquanto descobre toda uma série de formas plásticas, tais como esculturas, bancos e torres cobertas com os mosaicos de azulejos característicos do artista. Uma visita guiada ao Parque Güell garante que não perde nenhuma das maravilhas arquitectónicas e escultóricas de Gaudí.

Se visitar o Parque Güell à tarde, pode então ir ver o pôr do sol nos Bunkers del Carmel, um miradouro perto do parque que é muito popular entre os habitantes locais. É útil ler os posts sobre os preços e horários de abertura do Parque Güell antes da sua visita.

Reservar bilhetes para o Parque Güell

3. Descubra o génio arquitetónico de Gaudí em La Pedrera

La Pedrera| ©Teresa Grau Ros
La Pedrera| ©Teresa Grau Ros

O edifício mais importante da obra de Gaudí depois da Sagrada Família, pois é uma torrente de criatividade desde as fundações até ao seu impressionante telhado.

Fazer uma visita guiada a La Pedrera é um complemento perfeito para o resto das obras do arquiteto em Barcelona e é um bom ponto de partida para começar a explorar o bairro de Eixample. Pode visitar e ver o interior de La Pedrera à noite, o que é uma experiência altamente recomendada, uma vez que é menos concorrida e o telhado fica deslumbrantemente iluminado.

Reservar bilhetes para La Pedrera

4. Entrar na Casa Batlló

Casa Batlló| ©Keith Roper
Casa Batlló| ©Keith Roper

Devido à sua localização quase adjacente a La Pedrera, é uma visita que está incluída em muitos itinerários turísticos. Embora não seja uma atração obrigatória, pode ser para si se for um apaixonado pela arquitetura de Gaudí e quiser descobrir todos os seus principais edifícios na cidade de Barcelona.

Organize a sua visita à Casa Batlló depois de La Pedrera, uma vez que estão muito próximas e irá tirar o máximo partido da sua visita. De facto, pode comprar bilhetes combinados para ambos os monumentos ou fazer uma das visitas guiadas de Gaudí em Barcelona para não perder nada.

Reservar bilhetes para a Casa Batlló

5. Camp Nou Experience, um must se for um fã de futebol

Camp Nou ao nível do relvado| ©David Jones
Camp Nou ao nível do relvado| ©David Jones

Se vive para o futebol e, mais ainda, se é adepto do FC Barcelona, não perca a Camp Nou Experience, onde pode visitar o estádio, aceder ao relvado, aos balneários e à sala de imprensa, e também visitar o museu do clube, onde pode recordar os grandes momentos da sua história e desfrutar de um espaço dedicado a Leo Messi.

É muito importante verificar o horário de funcionamento do estádio e se estará aberto ao público no dia em que pretende visitá-lo, uma vez que durante os dias de jogo pode não ser possível desfrutar da experiência.

Reserve a sua visita a Camp Nou

6. Mergulhe na arte surrealista com uma visita ao Museu Dalí

Museu Dalí, Figueras| ©manuelfloresv
Museu Dalí, Figueras| ©manuelfloresv

Fazer uma viagem a Figueras e visitar o Museu Dalí é uma das actividades mais populares para os visitantes de Barcelona. A principal atração da excursão é, naturalmente, o Museu Dalí, concebido pelo próprio artista num antigo teatro e local de uma exposição de algumas das suas obras, juntamente com instalações interessantes e uma coleção de jóias criadas pelo mestre surrealista.

Figueras tem mais do que apenas o Museu Dalí. Aproveita a tua visita à cidade com outras visitas a pontos de interesse como o Museu do Brinquedo ou a Fortaleza de Sant Ferran. Sem dúvida, uma das excursões mais recomendadas para fazer a partir de Barcelona.

Reservar uma excursão com bilhetes para o Museu Dalí

7. Visitar Girona, uma visita obrigatória para os fãs de Game of Thrones

Claustro da Catedral de Girona| ©raul2010
Claustro da Catedral de Girona| ©raul2010

Se é fã de Game of Thrones, vai adorar visitar Girona a partir de Barcelona. Poderá ver lugares reais utilizados como locais de filmagem da sexta temporada, como os Banhos Árabes e a Pujada de Sant Domènech. Sentir-se-á como se estivesse dentro da cidade de Braavos e também poderá explorar uma bela cidade onde a arquitetura medieval ainda sobrevive.

Ao cair da noite, as escadas de San Martín (na Pujada de Sant Domènech) adquirem uma iluminação especial e tornam-se um belo local para se demorar um pouco ou tirar uma fotografia.

É muito fácil chegar a Girona a partir de Barcelona, eis como.

Reservar uma excursão a Girona

8. Subir a Montserrat numa visita guiada

Montserrat| ©M I S S S U
Montserrat| ©M I S S S U

A montanha sagrada de Barcelona é um local de peregrinação para crentes e ateus, devido ao seu impressionante mosteiro nas alturas, de onde se pode desfrutar de vistas espectaculares de Barcelona. Numa excursão guiada a Montserrat pode fazer caminhadas, descobrir um museu de arte com obras de artistas catalães de renome e visitar La Moreneta, uma escultura do século XII da Virgem Maria.

O meu conselho é tentar visitar o Mosteiro de Montserrat nos dias úteis e a partir das 12h30, pois pode ver La Moreneta e o coro Escolania ao vivo. Se for por conta própria, confira também nosso post sobre como ir a Montserrat saindo de Barcelona.

Reservar uma excursão a Montserrat

9. Explore as aldeias medievais da Costa Brava

Rupit| ©Andrew Moore
Rupit| ©Andrew Moore

O património medieval das aldeias de Vic, Rupit, Pals e Calella de Palafrugell, entre outras, faz com que uma visita às aldeias da Costa Brava a partir de Barcelona seja uma excursão muito interessante, onde também se pode desfrutar das águas do Mar Mediterrâneo enquanto se descobrem os restos de muralhas, torres e outros edifícios da época românica.

A propósito, Vic tem um dos mercados medievais mais bonitos de Espanha, e realiza-se durante o fim de semana do feriado da Constituição, em dezembro. Se estiveres em Barcelona nesse fim de semana, não penses duas vezes antes de visitar a cidade.

Se estiveres interessado no plano, consulta o post Excursões à Costa Brava a partir de Barcelona, onde encontrarás mais ideias para passar um dia fantástico no campo e fugir um pouco da cidade para te desconectares.

Reservar uma excursão à Costa Brava

10. Fazer uma visita guiada a Barcelona em autocarro turístico

Vista de Barcelona a partir do autocarro turístico| ©Andy Mitchell
Vista de Barcelona a partir do autocarro turístico| ©Andy Mitchell

Percorrer Barcelona num autocarro Hop On Hop Off é a forma mais cómoda de desfrutar da cidade sem se cansar demasiado. Além disso, é possível combinar o passeio de autocarro com uma visita autoguiada, o que torna esta experiência uma das mais interessantes se planear os seus passeios e não gostar das típicas excursões lotadas para turistas.

Um truque que poucas pessoas conhecem: pode utilizar o autocarro turístico como meio de transporte durante a sua viagem a Barcelona, para que possa tirar ainda mais partido do seu bilhete.

Reservar um lugar no Barcelona Bus Turistic

11. Descobrir os artistas catalães nos museus de Barcelona

Museu Nacional de Arte da Catalunha| ©Edgar Jiménez
Museu Nacional de Arte da Catalunha| ©Edgar Jiménez

Se quiser explorar os melhores museus de Barcelona, tem muitas opções como o Museu Nacional de Arte da Catalunha, o Museu Picasso, o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA), a Fundação Joan Miró, a Fundação Antoni Tàpies ou o Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona. Todos estes museus estão incluídos no Barcelona Museum Pass. Todos estes museus estão incluídos no Barcelona Museum Pass.

Dependendo do que mais lhe agrade, poderá conhecer em pormenor a obra artística de alguns dos mais destacados pintores catalães ou, se for um apaixonado pela arte de Picasso, descobrir as suas pinturas da juventude, algo que não é muito comum na maioria das colecções dos grandes museus.

Se é um amante da cultura de museus e não quer perder a "última moda" da cidade, não pode deixar de visitar o recém-inaugurado museu Moco. Aqui encontrará obras de artistas tão importantes como Andy Warhol, Banksy e Salvador Dalí.

12. Plaza Cataluña, o centro nevrálgico de Barcelona

Praça da Catalunha| ©Nacho
Praça da Catalunha| ©Nacho

Passará por esta praça central de Barcelona durante os seus passeios, pois é o ponto de união entre o centro histórico e a parte mais moderna da cidade. Dela partem ruas principais como o Paseo de Gracia ou La Rambla.

Uma vez visitada a Plaza Cataluña, será muito fácil orientar-se em Barcelona, e à volta da praça poderá encontrar vários pontos de interesse como o Teatro Liceu, o Mercado Boqueria, o Palácio da Música Catalã e vários centros comerciais.

13. Faça uma visita guiada a Gaudí e não perca nenhuma das suas obras

Casa Vicens| ©Kent Wang
Casa Vicens| ©Kent Wang

Se quiser descobrir todos os principais edifícios e construções de Gaudí num só passeio, recomendo que faça uma visita guiada às obras de Gaudí para visitar a Sagrada Família, La Pedrera e Casa Batlló na companhia de um guia especializado. Se estiver em Barcelona por pouco tempo ou se quiser apenas desfrutar da experiência de Gaudí num passeio coeso, este é o passeio para si.

Claro que há muitos mais edifícios e obras de Gaudí em Barcelona que não fazem parte dos típicos passeios turísticos. Eu recomendo visitar os Pavilhões Güell, a Casa Vicens e a Casa Calvet por conta própria.

14. Passear de bicicleta por Barcelona com uma visita guiada

Turistas em Barcelona de bicicleta| ©Son of Groucho
Turistas em Barcelona de bicicleta| ©Son of Groucho

Andar de bicicleta pelas ruas de Barcelona é um verdadeiro prazer, graças às suas ruas planas e à sua organização urbana ordenada. É, sem dúvida, uma das melhores formas de se deslocar em Barcelona. Num passeio de bicicleta, pode ver quase toda a cidade em apenas algumas horas, e é uma experiência alternativa aos típicos passeios cheios de gente.

Outras formas de se deslocar em Barcelona

Para além dos muitos passeios de bicicleta em Barcelona que pode encontrar na cidade, não pode perder outras formas únicas de conhecer todos os seus lugares secretos: desde passeios de barco a passeios de Segway, voos de helicóptero ou o fabuloso teleférico de Barcelona.

Reservar um passeio de bicicleta em Barcelona

15. Apreciar a gastronomia local no Mercado da Boqueria

Mercado da Boqueria| ©Boca Dorada
Mercado da Boqueria| ©Boca Dorada

Conhecido pelos habitantes locais como o Mercado de San José, entre as suas bancas pode encontrar produtos frescos, locais para beber uma cerveja e desfrutar da gastronomia local na sua forma mais pura.

Para visitar o Mercado da Boqueria, é melhor ir de manhã cedo. Depois da hora do aperitivo (12:00), está cheio de gente e pode não ter uma experiência relaxante ao provar os produtos locais. Também pode estar interessado num dos passeios gastronómicos em Barcelona.

16. Explorar o Bairro Gótico de Barcelona

Catedral de Barcelona| ©Emilio
Catedral de Barcelona| ©Emilio

No coração do centro histórico da cidade, o Bairro Gótico abriga a impressionante Catedral de Barcelona, a Plaça Sant Jaume, o bairro judeu e alguns dos principais museus. É uma das zonas mais bonitas da cidade, pelo que recomendo um passeio pelas suas ruas estreitas ou uma das visitas guiadas ao Bairro Gótico de Barcelona.

O mercado de antiguidades em frente à Catedral realiza-se todas as quintas-feiras a partir das 10h00, onde pode encontrar uma recordação muito mais genuína do que em qualquer outra loja.

Reservar uma visita guiada ao Bairro Gótico de Barcelona

17. Subir a Montjuïc para ver o pôr do sol

Vista de Barcelona a partir do Castelo de Montjuïc| ©Emily Allen
Vista de Barcelona a partir do Castelo de Montjuïc| ©Emily Allen

Um dos miradouros mais populares para apreciar o pôr do sol sobre Barcelona. Pode subir a pé ou de teleférico até ao Castelo de Montjuïc e maravilhar-se com o espetáculo da Fonte Mágica em frente ao Museu Nacional de Arte da Catalunha. Sem dúvida, uma óptima maneira de terminar um dia de turismo na cidade.

Se tiveres tempo livre, recomendo uma viagem de um dia a Montjuïc e visitar todos os seus pontos de interesse, incluindo o Estádio Olímpico, o CaixaForum, o Jardim Botânico de Montjuïc, a Fundação Joan Miró e, claro, o Castelo.

Reservar bilhetes para a Fundação Joan Miró

18. Afastar-se da agitação da cidade no Parc de la Ciutadella

Parque da Ciutadella| ©Ignacio Lopez Martinez
Parque da Ciutadella| ©Ignacio Lopez Martinez

Antes de o Parque Güell ser aberto ao público, este era o grande parque onde as pessoas de Barcelona se encontravam. Foi concebido tendo como referência o Jardin du Luxembourg em Paris e foi utilizado como local da Exposição Internacional de 1888, à qual se acedia através do Arco do Triunfo. Atualmente, é um excelente local para passear e fazer uma pausa da azáfama da cidade.

19. Divirta-se como uma criança no Parque de Diversões Tibidabo ou no Port Aventura

Parque de diversões Tibidabo| ©Jorge Franganillo
Parque de diversões Tibidabo| ©Jorge Franganillo

Para fazer uma pausa de todas as visitas, nada melhor do que ir ao parque de diversões da cidade e libertar alguma adrenalina ou simplesmente dar um passeio e apreciar as melhores vistas de Barcelona a partir de Tibidabo.

Pode visitar o parque de diversões de Tibidabo gratuitamente, o que lhe dará acesso à Área Panorâmica para ver as vistas de Barcelona (mas não poderá andar em nenhum dos passeios).

Mas se não tem medo de vertigens e é atraído pela emoção de um parque de diversões, o parque preferido dos visitantes da Catalunha é o Port Aventura. Felizmente, pode fazer uma viagem a Port Aventura a partir de Barcelona para tornar esta experiência inesquecível.

Se viaja para Barcelona com crianças, Port Aventura é uma obrigação, eu diria que é uma das 10 melhores excursões perto de Barcelona para ir com crianças. Há atracções para todas as idades, mas de certeza que o "Dragon Khan" não será um problema para si.

Aqui estão mais informações sobre como chegar de Barcelona ao Port Aventura e como obter bilhetes para o Port Aventura.

Outros planos com crianças que podem interessar-lhe são visitar o Aquário ou o Jardim Zoológico de Barcelona. Não deixe de ler os posts em que lhe digo como conseguir bilhetes para o Aquário e os seus preços. E também sobre os bilhetes para o zoo.

Reservar bilhetes para o Port Aventura

20. Aproveitar o sol e o mar na praia de Mar Bella

Praia de Mar Bella| ©Districte Sant Martí
Praia de Mar Bella| ©Districte Sant Martí

Finalmente, sugiro uma alternativa a Barceloneta, a praia de Mar Bella. Se quiser afastar-se das multidões de turistas e locais, do lixo e dos vendedores ambulantes, a praia de Mar Bella é um pouco mais calma e menos turística, embora continue a ser uma praia urbana.

Na praia de Mar Bella existe uma zona geral, uma zona de nudismo e uma zona LGTBQ, pelo que, consoante as suas preferências, pode optar por usar ou não fato de banho.

21. Experimente uma noite de flamenco em Barcelona!

Talvez não sejam muitos os turistas que o saibam, mas Barcelona é uma das grandes capitais do flamenco em Espanha, juntamente com Madrid e a Andaluzia. Barcelona alberga alguns dos tablaos mais emblemáticos do país, onde actuaram lendários artistas de flamenco como Camarón de la Isla, Carmen Amaya, Tomatito e Farruco.

Assistir a um espetáculo de flamenco em Barcelona é a forma perfeita de terminar umas férias memoráveis na cidade. Além disso, faz parte da cultura e do folclore espanhóis. É por isso que a Unesco o reconheceu como Património Imaterial da Humanidade em 2010.

Se quiser passar uma noite inesquecível em Barcelona a assistir a um espetáculo de música e dança ao vivo, entre palmas, guitarras e boas vibrações, recomendo que mergulhe na atmosfera mágica e na magia dos tablaos flamencos.

Para saber mais, não perca o post Espectáculos de Flamenco em Barcelona, onde encontrará alguns dos melhores para ver neste momento.

Reservar bilhetes para um espetáculo de flamenco

Qual é a melhor altura para visitar Barcelona e por quanto tempo?

Já sabes que vais viajar para Barcelona em breve e ainda mais sabendo todos os planos que esta maravilhosa cidade tem para oferecer. Mas se está a pensar qual é a melhor altura para ir, aqui estão alguns guias com as melhores coisas para fazer em diferentes alt uras do ano:

Outra opção é conhecer a cidade no Natal, uma época muito especial em que Barcelona também oferece grandes planos.

Além disso, o nosso site tem um guia mês a mês para o ajudar a tirar o máximo partido de Barcelona:

E se está a pensar como encaixar as muitas atracções de Barcelona no seu plano de viagem, não deixe de ler estes artigos: