Bilhetes para o Park Guell em Barcelona

Se juntarmos o génio de Gaudí à beleza do parque, o resultado é este: uma paragem obrigatória na sua viagem a Barcelona.

Alex Grande

Alex Grande

leitura de 8 minutos

Bilhetes para o Park Guell em Barcelona

Parque Güell com Barcelona em pano de fundo | ©Denise Jones

O Parque Güell é a obra viva de Gaudí, concebido como refúgio e local de repouso para a família mais importante da Catalunha no início do século XX, os Güells. É um manifesto do urbanismo modernista, com grandes áreas verdes e vistas incríveis de Barcelona.

1. Bilhetes para o Parque Güell e visitas guiadas

Parque Güell
Parque Güell

Visitar o Parque Güell é algo que qualquer pessoa em Barcelona recomendaria, e neste guia vou dar-lhe todas as dicas para obter os seus bilhetes ao melhor preço e truques para tornar a sua visita inesquecível.

2. Visita ao Parque Güell com entrada sem filas

Escadaria do Parque Güell| ©Guillaume Baviere
Escadaria do Parque Güell| ©Guillaume Baviere

Esta é a opção com melhor relação qualidade/preço para visitar o Parque Güell, com a maior vantagem de ter acesso antecipado ao Parque Güell, o que o poupará das filas e multidões de turistas.

Uma vez lá dentro, fará um passeio pelas principais áreas com um guia local, descobrindo todos os recantos e aprendendo sobre a visão artística de Gaudí em cada esquina, com belas vistas de Barcelona emolduradas pelas icónicas estruturas decoradas com azulejos. No final da excursão, pode ficar no Parque Güell o tempo que quiser para o explorar à vontade.

Recomendado: Se gosta de madrugar nas suas excursões turísticas e não gosta de multidões de turistas.

Reserve os seus bilhetes para o Parque Güell

3. Visita ao Parque Güell e à Sagrada Família

Sagrada Família
Sagrada Família

Você também tem a opção de combinar os dois pontos turísticos mais interessantes de Barcelona num só passeio, combinando o Parque Güell e a Sagrada Família num passeio de meio dia.

O percurso é semelhante ao da opção anterior, onde se percorrem as principais atracções do parque e se aprende sobre Gaudí e a importância do Parque Güell para o urbanismo modernista de Barcelona, e depois segue-se para a Sagrada Família, onde se percorrem as suas fachadas exteriores e o seu interior.

É de salientar que esta visita é bilingue em inglês e espanhol, e o guia irá narrar em ambas as línguas sucessivamente. Embora possa parecer um pouco estranho, a verdade é que é bastante tranquilo e não constitui um problema.

Recomendado: Se procura uma experiência combinada que o ajude a descobrir em profundidade os dois ícones da cidade.

Reserve os seus bilhetes para o Parque Güell

4. Tour completo de Barcelona com visita ao Parque Güell e à Sagrada Família

Plaza Real, Barcelona| ©jhderojas
Plaza Real, Barcelona| ©jhderojas

Se quiser percorrer Barcelona na companhia de um guia especializado com uma visita ao Parque Güell e à Sagrada Família, este é o passeio ideal para si. Irá conhecer os pontos turísticos mais famosos da cidade e as suas principais atracções turísticas.

O passeio começa em La Rambla e leva-o a visitar vários pontos de interesse da cidade, parando para um café no Els Quatre Gats, que era frequentado por Picasso e é o local onde o artista teve a sua primeira exposição, e desfrutando de um almoço de tapas antes de visitar as duas jóias de Barcelona, o Parque Güell e a Sagrada Família.

Duração: 6 horasRecomendado: Se vai estar pouco tempo em Barcelona e só pode escolher uma visita guiada, esta é a melhor opção. É também uma boa opção se gosta de experiências combinadas.

O que verá

  • Palácio Güell
  • Praça Real
  • Mercado da Boqueria
  • Basílica de Santa Maria del Pi
  • Els Quatre Gats
  • Passeig de Gràcia
  • Casa Batlló
  • Casa Milà (La Pedrera)
  • Parque Güell
  • Sagrada Família

Reservar bilhetes para o Palau Güell

5. Sobre os bilhetes para o Parque Güell

Casa-museu de Gaudí, Parque Güell| ©Sergei Gussev
Casa-museu de Gaudí, Parque Güell| ©Sergei Gussev

Quando comprar o seu bilhete para o Park Güell, receberá a confirmação por e-mail e poderá imprimi-lo ou levá-lo consigo no seu telemóvel. Em qualquer dos casos, terá de apresentar o código QR no ponto de acesso.

Os bilhetes têm uma hora fixa e é-lhe permitido entrar até 30 minutos depois da hora marcada. Por exemplo, se tiver um bilhete para as 10:00 da manhã, poderá entrar no parque das 10:00 às 10:30. Uma vez lá dentro, não há limite de tempo e pode ficar no Parque Güell o tempo que quiser.

Em qualquer caso, recomendo que chegue ao Parque Güell um pouco antes da hora indicada no seu bilhete para ter a certeza, pois uma vez ultrapassado o limite de 30 minutos, o seu bilhete será considerado inválido. Os bilhetes para o Parque Güell só dão acesso à zona monumental, que é a parte turística do parque. A norte do parque encontra-se a zona florestal, reservada apenas aos residentes de Barcelona.

Dentro do Parque Güell encontra-se a Casa-Museu Gaudí, para a qual é necessário um bilhete separado, uma vez que o acesso não está incluído nos bilhetes do parque.

Alex's Traveller Tip

Tem até 30 minutos após a hora indicada no seu bilhete para entrar no Parque Güell. Após esta hora, o bilhete é considerado inválido.

6. Planear a sua visita ao Parque Güell

Vista de pormenor do Parque Güell
Vista de pormenor do Parque Güell

Como chegar ao Parque Güell

Para chegar lá de metro, tem duas opções. Uma é apanhar a linha 3 do metro até à estação de Vallcarca, e a partir daí caminhar até ao parque (está muito bem sinalizado, por isso é só uma questão de seguir as setas). Existem escadas rolantes para ajudar na subida, uma vez que é um pouco íngreme. A partir do metro, demora cerca de 15 minutos a caminhar até ao parque.

A outra opção é apanhar a mesma linha 3 do metro para Lesseps, mas a desvantagem é que, embora a caminhada até ao parque seja um pouco mais curta, não há escadas rolantes para lá chegar, pelo que acaba por ser melhor ir até Vallcarca.

Também pode evitar a caminhada apanhando o autocarro 24 da estação de metro de Lesseps para o Parque Güell, que o deixará mesmo à porta. A desvantagem: normalmente está cheio.

Dias e horários de abertura do Parque Güell

O local está aberto todos os dias do ano e os horários de abertura para os visitantes do Parque Güell variam ao longo do ano, dependendo da estação e da época do ano:

  • Entre 1 de janeiro e 14 de fevereiro: das 8h30 às 17h30.
  • De 15 de fevereiro a 28 de março: das 8h30 às 18h00
  • De 29 de março a 26 de abril: das 8:00 às 19:30
  • De 27 de abril a 23 de setembro: das 7h30 às 20h30
  • De 24 de setembro a 24 de outubro: das 8:00 às 19:30
  • De 25 de outubro a 31 de dezembro: das 8h30 às 17h30

Duração da visita ao Parque Güell

Uma visita típica ao Parque Güell demora cerca de 1 hora e 30 minutos, uma vez que a área monumental por si só leva muito tempo. Se quiser parar e apreciar o parque e as vistas de Barcelona à vontade, reserve cerca de 2 horas para a sua visita.

Se visitar o Parque Güell ao pôr do sol, é provável que queira ficar um pouco mais para ver o pôr do sol sobre Barcelona. É uma das alturas mais movimentadas do parque e as multidões são bastante elevadas, mas pode valer a pena.

Melhor altura para visitar

A melhor altura para visitar o Parque Güell é o mais cedo possível, se possível, à hora de abertura. Evitará os grandes grupos de turistas que visitam o parque a meio da manhã e poderá desfrutar de um passeio sem pressas.

Se se sentir particularmente sobrecarregado pelos turistas, lembre-se que com a Tour do Parque Güell com entrada sem filas pode visitar o parque antes de este abrir oficialmente aos visitantes e vivê-lo como se fosse um local, uma vez que os residentes de Barcelona estão autorizados a entrar no parque em horários especiais antes e depois da abertura e do fecho, respetivamente.

Onde comer no Parque Güell

Aconselho-o a trazer a sua própria comida e água na sua visita ao Parque Güell, pois não há muitas opções para comer e os lugares ao redor do parque são bastante caros e não são particularmente bons. Talvez seja possível esperar pela comida se visitar o parque de manhã cedo ou ao pôr do sol, mas levar uma garrafa de água na mochila é definitivamente uma das melhores ideias.

7. Porque é que o Parque Güell é uma visita obrigatória

Área monumental do Parque Güell| ©Roy Tack
Área monumental do Parque Güell| ©Roy Tack

Gaudí, através do patrocínio da família Güell, esteve em contacto com a nata da sociedade catalã no início do século XX, e propôs-se recriar as cidades-jardim inglesas que a burguesia catalã conhecia e admirava.

Com a criação do Parque Güell, Gaudí desenvolveu um modelo de planeamento urbano verdadeiramente original. Na sua conceção, o parque deveria servir de residência para as famílias ricas de Barcelona, e as passagens para peões e carruagens estavam organicamente entrelaçadas, tal como a grande praça central, que deveria ser utilizada como mercado, área de lazer e espaço cultural.

Para além do seu interesse cultural e de dar a conhecer os gostos, a estética e a dinâmica social da época em que foi criado, o Parque Güell é imperdível não só pelo deleite artístico proporcionado pelo plasticismo das suas estruturas e pela criatividade do seu desenho arquitetónico.

8. Bunkers do Carmelo

Vista de Barcelona a partir dos bunkers do Carmelo| ©Boyko Blagoev
Vista de Barcelona a partir dos bunkers do Carmelo| ©Boyko Blagoev

Os chamados bunkers do Carmelo estão situados num monte perto do Parque Güell onde, na altura da Guerra Civil, se encontrava uma bateria antiaérea. Atualmente, é o melhor miradouro de Barcelona, com vistas deslumbrantes sobre a cidade e um local popular para ver o pôr do sol. Depois da sua visita ao Parque Güell, especialmente se for à tarde, pode querer parar nos bunkers Carmel para terminar o dia.

Fica a cerca de 20 minutos a pé do Parque Güell, e também pode lá chegar de metro (estação Alfons X na linha 4). Lembre-se de usar sapatos confortáveis, uma vez que a subida até aos bunkers é um pouco íngreme, e recomendo que use uma camisola ou uma sweatshirt se for ver o pôr do sol. Se levar na mochila alguns petiscos e água ou algumas cervejas, vai certamente divertir-se muito.

9. Outras visitas que podem interessar-lhe

Sagrada Família| ©Jonas Denil
Sagrada Família| ©Jonas Denil

Juntamente com o Parque Güell, uma visita à Sagrada Família é uma experiência a não perder na sua viagem a Barcelona. Quer esteja a planear visitá-la sozinho ou numa visita guiada, o meu guia em Bilhetes para a Sagrada Família irá ajudar-te com as melhores dicas para a desfrutares ao máximo.

Outra visita que poderás achar interessante é o Camp Nou. Na Camp Nou Experience, irá visitar o estádio, entrar no relvado e mergulhar numa retrospetiva do FC Barcelona e das maiores conquistas futebolísticas do clube: Spotify Experiência Camp Nou.

Barcelona também tem uma seleção variada de museus que recomendo que explore. Para o fazer, leia o meu guia de Os melhores museus em Barcelona para saber qual escolher e como adquirir os seus bilhetes ao melhor preço!

Finalmente, se quiser continuar a explorar a arquitetura de Gaudí, recomendo que visite La Pedrera e a Casa Batlló. Nos seus respectivos guias, Bilhetes para La Pedrera em Barcelona y Bilhetes para a Casa Batlló em Barcelona encontrarás todas as informações e dicas para adquirires os teus bilhetes ou fazeres uma visita guiada.