Como se Locomover em Barcelona

Sendo uma das cidades mais turísticas de Espanha, os transportes de Barcelona estão muito bem adaptados para servir os seus viajantes. Aqui explico as opções mais comuns e mais confortáveis para que tenha umas férias espectaculares.

Katherine Betances

Katherine Betances

leitura de 8 minutos

Como se Locomover em Barcelona

Barcelona, Espanha | © Miquel Migg

Quando falamos da cidade de Barcelona, estamos a falar de um dos destinos preferidos dos viajantes que percorrem a Europa e, mais especificamente, dos que exploram Espanha, pois há muito para ver, fazer e desfrutar em Barcelona.

Em grandes cidades como Barcelona, uma boa organização é a chave para umas férias ideais, e é por isso que recomendo a todos os meus amigos que se informem sobre todos os aspectos antes de partirem para a sua aventura. Como verá abaixo, as opções de transporte na capital catalã não são apenas abundantes, mas também cómodas e, na sua maioria, acessíveis.

1. Passeios e excursões organizados: a melhor maneira de explorar Barcelona

Sagrada Família| ©Daryl Hoadley
Sagrada Família| ©Daryl Hoadley

Em cidades grandes como Barcelona, o percurso entre os diferentes pontos de interesse pode tornar-se muito complexo se não soubermos como nos deslocar corretamente pelas ruas da cidade.

Por isso, a minha recomendação a todos os meus amigos viajantes é que, pelo menos no seu primeiro dia na cidade ou mesmo se só estiver em Barcelona por um dia, contrate algum tipo de visita guiada para conhecer a cidade.

Uma visita organizada, seja em grupo ou privada, tem muitas vantagens que, na minha experiência pessoal, se resumem a três aspectos principais: a possibilidade de ter um guia local especializado para fazer perguntas para os dias seguintes de exploração, a oportunidade de se integrar fácil e confortavelmente na atmosfera da cidade e, finalmente, de ter uma visão rápida das atracções mais populares e depois decidir se quer ou não explorar mais.

Em Barcelona, existem dezenas de empresas que oferecem este tipo de experiência em diferentes formatos e com todo o tipo de atractivos. Dependendo do recurso de mobilidade utilizado, podem ser agrupadas em dois grandes grupos.

Passeios a pé

Um passeio guiado a pé por Barcelona é uma forma fantástica de conhecer a cidade e absorver a sua beleza. Este tipo de experiência é muito comum na cidade e é oferecido em todos os tipos de formatos e temas; por exemplo, pode fazer um passeio a pé em Barcelona para ver a cidade modernista de Gaudi(visitando La Casa Batlló, visitando La Pedrera e muito mais); um passeio para ver o coração antigo do Bairro Gótico de Barcelona ou um passeio de tapas e bares à noite. As opções são muitas!

Este tipo de experiência costuma ter uma duração média de duas horas, por vezes um pouco mais, e apesar de percorrerem menos distância são muito didácticas, o que as torna numa das melhores alternativas para conhecer realmente a cidade.

Passeios de Segway ou de bicicleta

Em Barcelona existem numerosos passeios de bicicleta e de Segway. A principal vantagem deste tipo de excursão, em relação às excursões a pé, é a possibilidade de conhecer um maior número de atracções, já que o passeio de bicicleta permite percorrer grandes distâncias num curto espaço de tempo.

Costumam ter uma duração média de 3 ou 4 horas e incluem no percurso um bom número de atracções de interesse, pelo que podem ser uma excelente alternativa se visitar Barcelona por alguns dias e quiser dar uma vista de olhos rápida aos principais pontos de interesse.

Se viajar para Barcelona com crianças, pode pedir à empresa equipamento especial adequado à sua idade; os mais pequenos gostam muito destas excursões.

Reservar uma visita guiada a Barcelona

2. Autocarro turístico: Se está a visitar a cidade pela primeira vez

Autocarro turístico de Barcelona| ©M.Peinado
Autocarro turístico de Barcelona| ©M.Peinado

Se está a visitar Barcelona pela primeira vez ou se está na cidade apenas por alguns dias, contratar alguns dos serviços deum autocarro turístico pode ser o investimento mais inteligente que fará na sua viagem.

Embora seja verdade que pode optar por ficar no autocarro e ver superficialmente cada destino, recomendo vivamente que pare em todos os que puder e explore um pouco da área - a experiência vale totalmente a pena!

Como verá em breve na sua pesquisa, tem muitas opções. No entanto, passo a descrever em termos gerais uma das mais populares e utilizadas pelos viajantes, o Hop On Hop Off.

Este sistema de autocarros foi concebido para o levar pelas principais atracções turísticas da cidade, pelo que encontrará paragens perto das atracções mais populares. Existem duas rotas principais durante todo o ano (vermelha e azul) e uma rota sazonal (verde) que funciona de abril a junho. Juntas, elas cobrem nada menos que 40 atrações.

Rota azul Hop On Hop Off

Tem um total de 12 paragens e demora duas horas a completar. Se decidir parar mais tempo nos diferentes destinos, pode demorar um pouco mais. Alguns dos tesouros de Barcelona que pode visitar nesta rota são: Plaza Catalunya, Casa Batlló, Casa Milá, Sagrada Família, Parque Güell, Estádio Camp Nou e muito mais.

Rota Vermelha Hop On Hop Off

Tem um total de 21 paragens e é bastante interativo, o que significa que irá desfrutar melhor se sair do autocarro e caminhar pelos principais pontos de interesse. Algumas das zonas de Barcelona que visitará nesta rota são: o Bairro Gótico, a zona do Porto e o Poble Espanyol.

Reservar o autocarro turístico

3. Metro ou autocarro público: a opção preferida dos habitantes de Barcelona.

Autocarro de Barcelona| ©Francis Lenn
Autocarro de Barcelona| ©Francis Lenn

A cidade de Barcelona dispõe de um sistema de transportes extremamente eficaz. Para visitar destinos turísticos distantes, como o Parque Güell ou o Aquário, o sistema de transportes públicos da cidade oferece alternativas baratas e fáceis de encontrar.

Se viajar para a cidade com um orçamento limitado, considere seriamente um destes dois meios de transporte.

Metro de Barcelona

O sistema de metro de Barcelona é composto por 180 estações e 12 linhas de transporte distribuídas por uma área de aproximadamente 146 quilómetros de comprimento.

  • Horário: O serviço de metro da cidade funciona de domingo a quinta-feira, das 5h à meia-noite; às sextas-feiras até às 2h e aos sábados e feriados funciona sem parar.
  • Dica: Se utilizar este meio de transporte, tenha sempre à mão o mapa do metro de Barcelona para consulta.
  • Preço: Cerca de 2,40 euros por trajeto. Incluído no cartão turístico Hola BCN!

Reserve o seu cartão turístico Hola Barcelona

Autocarro de Barcelona

O sistema de transportes públicos da cidade de Barcelona é composto por cerca de 1000 autocarros, distribuídos por 80 carreiras que permitem chegar a todos os destinos turísticos de Barcelona e também às zonas periféricas da cidade.

Reserve o seu cartão de viagem Hola Barcelona

4. Barcelona de bicicleta: segura, fácil e económica.

Andar de bicicleta à volta da Casa Mila| ©malouette
Andar de bicicleta à volta da Casa Mila| ©malouette

Barcelona é uma cidade muito adequada para o transporte em bicicleta, uma vez que possui uma grande rede de ciclovias que estão constantemente a ser alargadas para chegar a novos locais.

Pode ter a certeza de que as atracções turísticas e as áreas mais visitadas já estão habilitadas para este sistema de transporte, tornando-o uma opção segura, económica e, acima de tudo, muito divertida!

Se decidir utilizar este sistema de transporte, é ideal combiná-lo com um dos muitos passeios de bicicleta que os operadores turísticos da cidade colocam à disposição dos viajantes, uma vez que um guia especializado pode guiá-lo através das atracções turísticas mais importantes da cidade.

Se decidir fazer o passeio de forma autónoma, algumas empresas de Barcelona dedicadas ao aluguer deste meio de transporte são:

  • Happy Rental Bike: Localizada na Carrer de Roger de Flor, 5, funcionam das 10h às 19h.
  • Bike Rental Barcelona: Localizada na Carrer de Montserrat, 8, funciona das 10h às 20h.
  • Barcelona E-Bike Rent: Localizado na Carrer de Cervantes, 5, funciona das 9h45 às 20h.

Reservar um passeio de bicicleta em Barcelona

5. Barcelona a pé: para percorrer distâncias curtas

Passear a pé por Barcelona| ©Mike McBey
Passear a pé por Barcelona| ©Mike McBey

Quando se trata de conhecer e explorar novos destinos, uma das minhas opções favoritas é simplesmente passear pela cidade. Como seria de esperar, Barcelona não é exceção a esta regra; e sendo um destino maravilhoso, cheio de cultura, história e jóias arquitectónicas de elevado valor simbólico, passear pelas suas ruas e avenidas é uma experiência maravilhosa.

Embora, verdade seja dita, devido ao seu tamanho, é difícil ver tudo o que é importante em Barcelona apenas a pé, mas é uma boa alternativa para explorar bairros e áreas específicas.

Recomendo que explore a pé zonas como o Bairro Gótico, La Barceloneta, Las Ramblas ou o Raval, mas utilize meios de transporte como o autocarro turístico ou o metro da cidade para se deslocar de um destino para outro.

Finalmente, se tiver um gosto especial pela arquitetura de Gaudí, recomendo vivamente que faça um passeio temático em torno da vida e obra deste artista. Este tipo de experiência consiste em visitar as obras mais marcantes do talentoso arquiteto com um guia especializado.

6. Comboio suburbano: Não só para visitar destinos fora da cidade.

Comboio de Barcelona| ©Long Zheng
Comboio de Barcelona| ©Long Zheng

À semelhança de outras grandes cidades de Espanha, o serviço de comboios locais de Barcelona é muito eficiente e versátil, pelo que pode ser utilizado como meio de transporte para conhecer os arredores de Barcelona, mas também para se deslocar entre destinos dentro da própria cidade.

Neste último caso, o seu funcionamento é muito semelhante ao do metro da cidade e pode ser uma opção interessante para estudar.

Embora utilizar o comboio para se deslocar pela cidade seja uma decisão interessante, a verdade é que a principal utilização que a maioria dos turistas faz deste serviço é para se deslocar para outros destinos interessantes dentro da área da Catalunha; por exemplo, para visitar a bela cidade costeira de Girona a partir de Barcelona, para visitar o famoso mosteiro e as montanhas de Montserrat ou para planear uma excursão ao museu Salvador Dalí.

Empresas que exploram este serviço

O sistema de comboios locais de Barcelona funciona sob a égide de duas grandes empresas que exploram este serviço há vários anos e cujos sítios Web podem ser consultados diretamente para a compra de bilhetes: Renfe e Ferrocarriles de la Generalitat (FGC).

De notar que o horário do serviço na cidade é de domingo a quinta-feira, das 5h à meia-noite; às sextas-feiras é prolongado até às 2h e aos sábados funciona durante toda a manhã. O horário dos comboios locais fora de Barcelona varia em função do destino que se pretende visitar.

7. Nit Bus: A melhor opção para se deslocar à noite.

Autocarro Nit de Barcelona| ©chausson bs
Autocarro Nit de Barcelona| ©chausson bs

O Nit Bus é o nome do serviço de autocarros noturnos à disposição do público no final do horário dos autocarros diurnos. É uma alternativa segura e o transporte estende-se por uma área de aproximadamente 146 quilómetros de comprimento. A vida nocturna de Barcelona é muito diversificada, com muitas actividades para ver e fazer. Pode desfrutar de todas elas e saber que terá um transporte seguro para chegar ao seu destino.

  • Horário de funcionamento: Das 22h às 06h.
  • Dica: Se utilizar este meio de transporte, utilize os horários e percursos no sítio Web oficial.
  • Preço: Cerca de 2,20 euros por trajeto, incluído no cartão turístico Hola BCN!