Semana Santa em Barcelona: o que ver e o que fazer

A cidade de Barcelona pode ser um destino ideal para desfrutar da Semana Santa em Espanha. Convido-vos a continuar a ler sobre os melhores planos que este lugar tem para oferecer durante esta época do ano.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 9 minutos

Semana Santa em Barcelona: o que ver e o que fazer

Barcelona e a Sagrada Família | © Aleksandar Pasaric

Um dos aspectos mais positivos das grandes cidades é o facto de poderem existir diferentes eventos culturais ao mesmo tempo, devido à coexistência de uma infinidade de realidades na mesma cidade. Por esta razão, as coisas para ver e fazer em Barcelona são divertidas e mudam ao longo do ano e na Páscoa pode encontrar actividades religiosas e convencionais para todos os tipos de pessoas.

Por esta razão, recomendo que continue a ler esta publicação, pois desta forma descobrirá todos os pormenores que precisa de saber para aproveitar ao máximo os dias da Páscoa na capital catalã. Graças a isso, poderá aproveitar ao máximo o seu tempo e planear um orçamento adequado ao tipo de viagem que pretende fazer.

1. Não perca a bênção das palmas no Domingo de Ramos

Domingo de Ramos| ©Guillaume Paumier
Domingo de Ramos| ©Guillaume Paumier

Uma das tradições pascais catalãs mais interessantes é a bênção das palmas no Domingo de Ramos. A origem deste costume tem a ver com o facto de, à chegada de Jesus Cristo a Jerusalém, ele próprio ter sido recebido pelos seus seguidores com palmas e flores que foram abençoadas.

Na realidade, há que ter em conta que se trata de uma tradição que não é exclusiva de Barcelona e da Catalunha, mas a verdade é que à volta da maioria das igrejas desta cidade encontrará muitos fiéis que procuram a bênção das palmas que depois levarão para casa para se sentirem protegidos no âmbito das suas crenças religiosas.

Algo que distingue esta tradição na Catalunha e em Barcelona do resto das cidades espanholas é a forma como as pessoas recebem as palmas. Se for uma rapariga, a palma tem de ser bonita e decorada, enquanto que se for um rapaz, tem de ser uma palma alta e pesada.

De qualquer forma, esta é uma tradição bastante interessante e pode dar um passeio por qualquer uma das igrejas da cidade durante a tarde do Domingo de Ramos. Também deve saber que esta é uma altura ideal para desfrutar de uma das visitas guiadas a Barcelona, uma vez que o número de turistas ainda será um pouco menor do que durante o resto da semana, pelo que poderá explorar a cidade com um guia à sua vontade.

Ver o melhor de Barcelona num dia

2. Experimente a calçotada, um prato típico da Quaresma catalã

Calçotada| ©mcolmenero769
Calçotada| ©mcolmenero769

Uma das tradições gastronómicas mais interessantes do catolicismo tem lugar no período que antecede a Páscoa. Desde a Quarta-feira de Cinzas até à Quinta-feira Santa, é costume evitar comer carne, por ser Quaresma. Por esta razão, cada uma das regiões espanholas tende a ter receitas características que surgem da necessidade de comer mais peixe e legumes durante estes 40 dias que marcam a mudança entre o inverno e a primavera.

A calçotada é um dos grandes protagonistas do mundo culinário catalão nesta altura do ano. Trata-se de uma receita em que uma variedade específica de cebolas chamada calçots é temperada e assada com algumas especiarias. Em seguida, são mergulhadas em molho romesco. A receita é originária da província de Tarragona, mas com o passar das décadas tornou-se um prato habitual da Páscoa em toda a Catalunha.

De igual modo, deve saber que participar num dos melhores tours gastronómicos de Barcelona é um plano recomendável se quiser saber um pouco mais sobre a Quaresma e os pratos da Páscoa nesta zona de Espanha, uma vez que tem costumes culinários muito diferentes do resto do país, o que a torna num universo de sabores que vale a pena descobrir.

Uma boa forma de combinar a exploração turística da cidade com o interesse pela degustação da calçotada é participar num tour privado de tapas e vinhos. Especialmente porque estes passeios são acompanhados por um guia local que o leva a restaurantes que provavelmente passariam despercebidos se os explorasse sozinho.

Reservar uma excursão privada de tapas e vinhos com um guia local

3. Participar num workshop de ovos de Páscoa no Museu do Chocolate

Museu do Chocolate| ©eszsara
Museu do Chocolate| ©eszsara

Outra das tradições mais interessantes da Páscoa em Barcelona é organizada pelo Museu do Chocolate da cidade. Nos últimos anos, esta instituição tem vindo a planear diferentes actividades para celebrar a chegada da Páscoa da forma mais doce possível. Alguns planos têm a ver com a aprendizagem da história por detrás dos ovos de Páscoa, enquanto outros têm a ver com a preparação de ovos de chocolate.

A data específica destes workshops muda todos os anos, mas normalmente realizam-se desde a Quinta-feira Santa até ao Domingo de Páscoa e normalmente há diferentes oportunidades para participar ao longo do dia. A melhor maneira de reservar é fazê-lo diretamente no site do Museu do Chocolate de Barcelona e é melhor reservar com bastante antecedência para garantir que pode fazê-lo na data e hora que deseja.

Da mesma forma, esta é uma das melhores coisas para fazer em Barcelona com crianças durante a Páscoa e, ao mesmo tempo, se não tiver a oportunidade de participar no workshop, pode ainda visitar o museu e comprar alguns ovos de chocolate que serão igualmente especiais para os seus filhos, sobrinhos, sobrinhas ou irmãos mais novos.

4. Aproveite a oportunidade para ver exposições de arte na cidade

Museu de Arte Contemporânea de Barcelona,| ©Manuel Martín
Museu de Arte Contemporânea de Barcelona,| ©Manuel Martín

Barcelona é uma das cidades mais multiculturais da Europa e, ao mesmo tempo, tem um número impressionante de museus que não têm nada a invejar às instituições de arte e história de Madrid, Paris, Londres ou Berlim. Também deve saber que, durante a semana da Páscoa, é comum que muitos destes sítios tenham horários de abertura alargados devido à época alta do turismo. Isto significa que, se planear bem, em alguns dias poderá ver um número impressionante de museus nesta cidade.

O Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, o Museu Picasso de Barcelona, a Fundação Joan Miró, o Museu de História da Catalunha e o Museu Marítimo de Barcelona são apenas alguns dos locais que compõem a extensa lista dos melhores museus de Barcelona. Por isso, se explorar o património cultural e artístico desta cidade é algo que lhe agrada, saiba que a Páscoa é uma altura do ano ideal para o fazer.

Neste contexto, comprar um passe que lhe oferece um bilhete combinado para os museus da cidade é uma boa forma de poupar dinheiro. Especialmente se quiser passar uma boa parte da sua viagem a visitar estes sítios nos seus tempos livres para obter o máximo de informação possível sobre o passado que distingue esta moderna metrópole catalã.

Compre o seu passe para os museus

5. Não hesite em fazer uma visita guiada à Sagrada Família

Sagrada Família| ©kate fisher
Sagrada Família| ©kate fisher

Para muitas pessoas, o pensamento de Barcelona evoca automaticamente imagens da Sagrada Família. Esta igreja emblemática, que esteve em construção durante várias décadas e que é uma das obras-primas do arquiteto mais importante da cidade, Antonio Gaudí, é um local a não perder durante uma época tão religiosa e ligada ao catolicismo como a Páscoa.

Ao contrário do que se possa imaginar, a afluência de visitantes não será tão significativa, uma vez que não é habitual que todas as procissões da cidade se dirijam a esta igreja, pois é um destino turístico favorito em Barcelona. Por isso, comprar bilhetes para a Sagrada Família com uma visita guiada é algo de que pode desfrutar se tiver o cuidado de encontrar uma faixa horária adequada.

O ideal é visitar durante os primeiros dias da semana, porque entre a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa o número de pessoas que chegam a Barcelona pode ser maior. Há também visitas guiadas com acesso rápido que lhe pouparão o incómodo das filas para ver alguns dos recantos desta maravilha moderna da arquitetura Arte Nova catalã.

Visita guiada à Sagrada Família

6. Viagem às praias da Costa Brava

Costa Brava| ©Enric Rubio Ros
Costa Brava| ©Enric Rubio Ros

A Páscoa é também uma altura perfeita para inaugurar viagens à praia, uma vez que as temperaturas são suficientemente elevadas para desfrutar deste tipo de ambiente natural. Para sua comodidade, as zonas em redor de Barcelona são um excelente destino costeiro no Mediterrâneo espanhol. Assim, a Costa Brava, que se estende pela província de Girona, é um excelente lugar para procurar diversão durante a Páscoa.

A forma de desfrutar desta zona depende de si, uma vez que pode dirigir-se a uma das cidades como Cadaqués ou Platja d'Aro para passar uma noite ou simplesmente passar o dia inteiro e regressar a Barcelona assim que o sol se põe. Da mesma forma, uma excursão guiada pode ser uma boa maneira de evitar o planeamento logístico e preocupar-se apenas em desfrutar da experiência.

A minha recomendação é que opte por uma dessas excursões à Costa Brava a partir de Barcelona que lhe oferecem a possibilidade de andar de caiaque em algumas das enseadas perto da área metropolitana de Barcelona, bem como a possibilidade de fazer snorkelling. Em suma, é uma óptima maneira de gastar o seu tempo e dinheiro se estiver à procura de um dia de praia em plena Páscoa, com tempo de primavera incluído na equação.

Passeio de um dia de caiaque e snorkeling na Costa Brava, a partir de Barcelona

7. Não perca também a Catedral de Barcelona

Catedral de Barcelona| ©leo gonzales
Catedral de Barcelona| ©leo gonzales

A Catedral de Barcelona é um edifício gótico que é também a sede do arcebispado da Catalunha e é conhecida por ser um dos maiores tesouros arquitectónicos e religiosos de toda a cidade. Distingue-se pela sua localização dentro do Bairro Gótico, uma área que também possui algumas das outras principais atracções turísticas da Catalunha.

Sem dúvida, é um lugar que não pode faltar na sua exploração turística de Barcelona e é um daqueles lugares que deve ser visitado numa viagem de três dias a Barcelona, que é normalmente a duração média de uma visita à cidade durante a Semana Santa.

O simples facto de ser a igreja católica mais importante da cidade torna-a um lugar importante no âmbito cultural da Semana Santa. Além disso, o facto de se realizarem aqui todo o tipo de eventos importantes nesta época do ano torna ainda mais recomendável a ideia de percorrer as ruas estreitas deste bairro para entrar na catedral.

8. As procissões são também um plano interessante

Semana Santa em Barcelona| ©Carlos de Vega
Semana Santa em Barcelona| ©Carlos de Vega

As procissões organizadas pelas diferentes congregações religiosas da cidade de Barcelona não são propriamente algo tão caraterístico da cultura catalã. No entanto, ao longo dos séculos, alguns bairros da cidade, como o Bairro Gótico, puderam contar com um itinerário completo de procissões religiosas. São eventos que levam imagens sagradas pela cidade na Sexta-feira Santa e no Domingo de Páscoa.

Este tipo de experiências são uma boa forma de conhecer as tradições religiosas que se desenvolveram na identidade cultural desta cidade. E, ao mesmo tempo, são uma excelente forma de visitar os mesmos sítios que fazem parte das visitas guiadas ao Bairro Gótico de Barcelona.

No entanto, se estiver interessado em testemunhar uma procissão catalã no seu melhor, então seria aconselhável visitar a cidade vizinha de Hospitalet del Llobregat. Isto porque aí se organizam eventos muito maiores, onde se reúnem grandes multidões durante as procissões de Sexta-feira Santa.

9. Comprar os bolos de Páscoa na segunda-feira a seguir ao Domingo de Páscoa

Monas de Páscoa| ©Neus del Alamo Ribes
Monas de Páscoa| ©Neus del Alamo Ribes

As Monas de Pascua (bolos de Páscoa) são outro elemento representativo do facto de a cultura catalã diferir, em termos de tradições, do resto de Espanha. Trata-se de um doce que é acompanhado por várias figuras de chocolate, incluindo os famosos ovos de Páscoa. É uma tradição peculiar devido ao facto de ser um bolo que é oferecido às crianças na segunda-feira de Páscoa, uma data que é conhecida localmente como o Dia da Mona.

Por esta razão, é comum encontrar bolos de Páscoa em diferentes padarias e muitos estabelecimentos dedicam-se a preparar este tipo de bolo com o maior número possível de elementos decorativos. O meu conselho é que compres um se ainda estiveres na cidade, pois esta tradição culinária é uma das melhores coisas para fazer em Barcelona durante a primavera e é certamente um dos pontos altos locais da Páscoa.

10. Não te esqueças de festejar muito!

Barcelona à noite| ©Jorge Franganillo
Barcelona à noite| ©Jorge Franganillo

Barcelona é um destino de festa favorito na Europa. Por isso, não é de estranhar que jovens e adultos aproveitem as curtas férias da primavera na Páscoa para sair para beber uns cop os em algumas das zonas de vida nocturna mais vibrantes da cidade.

Las Ramblas, o passeio marítimo da Aldeia Olímpica de Barcelona, o Eixample e a Ciutat Vella são apenas alguns dos locais da cidade onde se pode festejar com os milhares de pessoas que se deslocam a esta cidade espanhola para celebrar a Páscoa à sua maneira. Além disso, sair para beber uns copos é obrigatório pelo simples facto de ser uma das melhores coisas para fazer em Barcelona à noite, durante todo o ano.