10 Coisas para Ver perto de Praga

Uma viagem a Praga não termina depois de ter visto as atracções obrigatórias da cidade. Se tiver tempo, há vários locais nos arredores que rivalizam com a capital em termos de beleza e interesse.

Joaquín Montaño

Joaquín Montaño

leitura de 10 minutos

10 Coisas para Ver perto de Praga

Vista de Praga | ©R Boed

Ninguém pode duvidar de que Praga é o lar de uma grande variedade de lugares que fazem uma boa viagem. No entanto, existem outras atracções menos conhecidas nos arredores que podem facilmente rivalizar com as da capital e que valem bem a pena visitar.

Perto de Praga, pode visitar uma espetacular cidade termal, ver uma cripta que mistura o belo e o sinistro, visitar vários castelos ou mesmo atravessar a fronteira para ver a cidade alemã de Dresden. Todas estas excursões, e mais algumas outras, podem ser facilmente efectuadas por conta própria ou, muitas delas, com excursões organizadas.

1. Provar as águas de Karlovy Vary

Karlovy Vary| ©Jorge Franganillo
Karlovy Vary| ©Jorge Franganillo

Se quiser sentir-se como um membro da aristocracia europeia do século XIX na República Checa, tem de visitar Karlovy Vary. É considerada uma das mais belas cidades do país e é uma excursão obrigatória se tiver viajado para Praga.

KarlovyVary situa-se a cerca de 120 quilómetros da capital, numa zona de floresta luxuriante não muito longe da fronteira alemã. Todo o seu centro histórico está repleto de impressionantes edifícios rococó que não se pode deixar de admirar enquanto se passeia pelas ruas.

No entanto, a fama de Karlovy Vary vem das suas nascentes termais que atraíram membros da alta sociedade para a cidade, incluindo figuras históricas como Goethe e Beethoven.

A dimensão do centro da cidade facilita a deslocação a pé. Embora existam muitos locais para parar, aqui estão os principais em resumo:

  • Parque Dvorak: neste parque encontram-se as primeiras colunatas com fontes de água medicinal.
  • Colunata do Moinho de Vento: este edifício de 1881 está situado no passeio junto ao rio, numa grande esplanada.
  • Colunatado Mercado: construída em madeira em 1883, esta estrutura está situada na principal rua pedonal. Durante o verão, acolhe vários concertos, à semelhança de outras zonas da cidade.
  • Pavilhão das Termas: reconhecerá que se trata de um edifício contemporâneo. No seu interior existe uma grande fonte de onde jorra água a uma temperatura de 72ºC.
  • Igreja de Pedro e Paulo: nem todos os lugares estão relacionados com a água. Esta igreja ortodoxa merece uma visita tranquila.

Como chegar a Karlovy Vary

Reservar uma excursão a Karlovy Vary a partir de Praga

2. Castelo de Karlstejn, um verdadeiro tesouro perto de Praga

Castelo de Karlstejn| ©Arian Zwegers
Castelo de Karlstejn| ©Arian Zwegers

Muito perto de Praga, a apenas 30 quilómetros de distância, encontra-se uma pequena cidade com um castelo que a torna uma das melhores excursões que se pode fazer a partir de Praga. Dada a sua proximidade, recomendo que dedique algumas horas para o visitar.

Na sua visita, encontrará várias salas de grande interesse. Acima de todas elas está a Capela da Santa Cruz e a sua Grande Torre de 60 metros de altura.

No século XIV, o imperador Carlos IV ordenou a construção de um edifício para guardar em segurança o tesouro real e as jóias da coroa. O resultado foi o Castelo de Karlstejn, que serviu este objetivo durante dois séculos, até que estas riquezas foram transferidas para outro local. Desde então, o castelo tem sido utilizado como residência de vários reis.

Como chegar ao Castelo de Karlstejn

  • Por conta própria: a aldeia de Karlstejn está muito bem ligada à capital. Os comboios partem a cada 30 minutos da Estação Central de Praga para ambas as cidades.
  • Excursão organizada: outra opção é fazer uma das excursões organizadas que partem da capital checa para ver este castelo.

3. Passar um dia na natureza no Parque Nacional da Suíça Saxónica e Boémia.

Parque Nacional da Suíça Boémia| ©Wikipedia
Parque Nacional da Suíça Boémia| ©Wikipedia

Quem quiser sair da cidade por algumas horas e passear por ambientes naturais extraordinários pode reservar uma excursão aos parques nacionais da Suíça Boémia-Saxónica, a apenas cerca de 130 quilómetros de Praga, mesmo junto à fronteira alemã.

A rota mais popular (devido ao seu interesse óbvio) esconde algumas das formações rochosas mais espectaculares de toda a Europa, como o Portão Pravcice, um arco de pedra natural com 21 metros de altura e 27 metros de largura.

Durante esta rota, atravessará alguns desfiladeiros do rio Kamenice, para os quais, em certas secções, terá de apanhar um dos barcos que existem para o efeito.

A maioria dos visitantes do parque parte de Hrensko, a 3 km da entrada, ou de Mezni Louka (a 6 km), outro ponto de partida comum para os caminhantes.

Como chegar ao Parque Nacional da Suíça Saxónica-Boémia

  • Por conta própria: se for apenas por um dia, não vale a pena ir por conta própria, pois terá de combinar algumas opções de transporte. Mas se puder passar lá uma noite, o melhor é chegar a Decin (que tem um castelo interessante e outras atracções) e daí a Hrensko muito cedo de manhã (há autocarros de poucas em poucas horas).
  • Visitaorganizada: esta é a melhor opção se quiser fazer apenas um percurso e regressar a Praga.

Reserve a sua excursão à Suíça Saxónica e à Boémia

4. Não perca a Capela Sedlec em Kutna Hora

Capela Sedlec| ©Marie Thérèse Hébert
Capela Sedlec| ©Marie Thérèse Hébert

Lâmpadas feitas de ossos humanos, um grande brasão também feito de restos de esqueletos e nichos cheios de crânios são apenas algumas das coisas que se pode ver na impressionante Capela Sedlec. Se quiser ver um lugar que cria uma impressão contraditória, algures entre o belo e o sinistro, recomendo uma viagem a Kutná Hora.

A Capela dos Ossos (a alcunha pela qual Sedlec é conhecida por razões óbvias) está localizada dentro do complexo da Igreja da Assunção da Virgem Maria, a cerca de 15 minutos do centro da cidade.

Este ossário é considerado o maior do mundo, contendo cerca de 40.000 ossos humanos, e é um complemento perfeito para as excursões organizadas para ver todas as atracções de Praga à noite.

Outros edifícios imperdíveis incluem a enorme Catedral de Santa Bárbara, não esquecendo a bela ponte de estátuas que conduz ao templo, o Colégio dos Jesuítas e outros encantos que encontrará passeando pelas ruas empedradas da zona.

Como chegar a Kutná Hora

  • Por conta própria: há comboios directos frequentes entre a Estação Central de Praga e Kutná Hora, pelo que pode lá chegar em cerca de 45 minutos.
  • Excursões organizadas: é possível reservar excursões organizadas a Kutna Hora, embora, dada a proximidade da cidade, também seja possível lá chegar de transportes públicos.

Reserve a sua excursão a Kutná Hora a partir de Praga

5. Não se esqueça do horror nazi no memorial de Terezin

Memorial de Terezin| ©Claudio Sanchez
Memorial de Terezin| ©Claudio Sanchez

Aqueles que pensam que as atrocidades nazis não podem ser esquecidas como um antídoto para o futuro (ou simplesmente para prestar homenagem às vítimas) têm o maior campo de concentração do país, Terezín, perto de Praga.

Reservar uma viagem a Terezín é uma boa opção para o tipo de visita em questão. Embora originalmente fosse apenas um conjunto de fortalezas, os nazis transformaram-no num campo de concentração onde se estima que tenham sido assassinadas cerca de 35.000 pessoas.

Em 1947, dois anos após a libertação do campo, foi criado o Memorial de Terezín para que o que aconteceu nunca fosse esquecido. A visita guiada leva-o a percorrer várias salas. É um sítio essencial, mas que dificilmente será esquecido.

Como chegar a Terezin

  • Por conta própria: Terezin fica a menos de uma hora de carro de Praga e há ligações frequentes de autocarro entre os dois locais.
  • Visitaorganizada: uma vez que a visita a Terezin é guiada, a forma mais conveniente de lá chegar é escolher uma das excursões de Praga que inclui tudo o que é necessário.

Reserve a sua excursão a Terezín

6. Pilsen para os amantes da cerveja

Fábrica de cerveja Pilsner Urquell,| ©Mark Healey
Fábrica de cerveja Pilsner Urquell,| ©Mark Healey

Só o nome desta cidade, Pilsen, faz com que os amantes da cerveja queiram vir para cá. Não é de admirar que seja um paraíso para os amantes da cerveja.

O local mais famoso da cidade é a fábrica de cerveja Pilsner Urquell, que pode ser visitada (sempre com um guia) tanto de manhã como à tarde. Esta visita termina, naturalmente, com uma prova de várias das cervejas aí produzidas.

Há uma outra cervejaria que também pode ser visitada, a cervejaria Gambrinus. No entanto, se for por conta própria, terá de organizar bem o seu tempo para poder ver as duas. Caso ainda lhe apeteça, quando regressar à capital checa, pode sempre visitar as melhores cervejarias de Praga.

No final da(s) sua(s) visita(s), descobrirá que a cidade esconde alguns segredos inesperados. O mais espetacular deles é a Grande Sinagoga, a terceira maior sinagoga do mundo.

Como chegar a Pilsen

  • Por conta própria: é fácil chegar a Pilsen através de transportes públicos a partir de Praga. A distância não é muito grande, apenas cerca de 100 quilómetros, e há autocarros e comboios que ligam a cidade cervejeira à capital.
  • Visita organizada: se preferir levar tudo consigo, desde os bilhetes de entrada até à reserva de uma visita guiada, a melhor opção é reservar uma boa visita organizada.

7. Conheça a essência da Europa Central na pequena Ceský Krumlov

Cesky Krumlov| ©Radim77
Cesky Krumlov| ©Radim77

CeskýKrumlov é uma visita obrigatória se quiser sentir-se como se estivesse na Idade Média. Esta pequena cidade é, sem dúvida, uma das mais bonitas de todo o país e recomendo que marque uma excursão a partir de Praga.

O centro medieval da cidade e o bairro de Latran (situado no sopé do castelo) fazem parte da lista do Património Mundial da UNESCO. A cidade é dominada por um imponente castelo do século XIII, um dos maiores da República Checa.

O Castelo de Ceský Krumlov foi a residência de vários reis e o seu interior, que pode ser visitado, é verdadeiramente impressionante. Para além das suas salas, vale a pena passear pelo jardim circundante e visitar o teatro giratório barroco.

Como chegar a Ceský Krumlov

  • Por conta própria: pode chegar lá de autocarro, a partir de Praga, com a empresa de autocarros RegioJet. Escolha esta opção se puder dar-se ao luxo de passar algumas noites na cidade, pois também vale a pena ver as ruas iluminadas depois de escurecer.
  • Visitaorganizada: se preferir voltar a passar a noite em Praga, a melhor opção é reservar uma visita organizada.

Reserve a sua excursão a Ceský Krumlov

8. Saia dos trilhos batidos em Ceske Budejovice

České Budějovice| ©Kevin Prince
České Budějovice| ©Kevin Prince

Visitar o bairro judeu de Praga, o seu castelo, percorrer e descobrir os cantos e recantos da Ponte Carlos e ver cidades como Karlovy Vary ou Pilsen são actividades a não perder se viajar para a República Checa. No entanto, há também alguns locais que, por uma razão ou outra, tendem a ficar fora das rotas turísticas. Um deles é Ceske Budejovice.

No seu tempo, o comércio do sal e da prata tornou-a uma das maiores de toda a Boémia. Desse esplendor, restam edifícios como a Praça Central, a maior praça com arcadas do país, e monumentos como a Torre Negra e a Catedral de São Nicolau.

Como chegar a Ceske Budejovice

  • Por conta própria: pode chegar facilmente de Praga(estação Na Knížecí) a Ceske Budejovice de autocarro em cerca de 2,5 horas, ou pode combinar a visita com a vizinha Ceský Krumlov, passando algumas noites na zona.

9. Uma visita guiada ao Museu do Castelo de Konopiště

Castelo de Konopiště| ©Herbert Frank
Castelo de Konopiště| ©Herbert Frank

Aqueles de vós que não ficaram satisfeitos com tudo o que há para ver no distrito do Castelo de Praga estão com sorte: a apenas 50 quilómetros da capital, encontrarão outro edifício deste tipo a que podem chegar facilmente: o Castelo de Konopiště.

Assim que chegarem à área, ficarão impressionados com a magia da paisagem. O castelo, localizado no topo de uma colina e rodeado por um fosso, está situado no meio de uma floresta e perto de um belo lago.

O Castelo de Konopiště foi construído em estilo gótico para servir de fortaleza militar. Com o tempo, no entanto, foi renovado num edifício românico.

Como chegar ao Castelo de Konopiště

  • Por conta própria: vários comboios partem da estação Praha Hlavni nadrazi para Benešov, de onde é preciso caminhar alguns quilómetros para chegar ao castelo. Os autocarros também partem do terminal Praha Roztyly(embora com menos frequência).
  • Excursão organizada: existem convenientes excursões de meio dia que partem de Praga e o levam numa visita completa ao castelo.

10. Atravesse a fronteira para Dresden, na Alemanha

Palácio Zwinger| ©Ilovebutter
Palácio Zwinger| ©Ilovebutter

A apenas 150 quilómetros de Praga encontra-se um destino interessante que pode ser visitado em apenas um dia. A particularidade é que, para o fazer, terá de sair da República Checa e entrar na vizinha Alemanha.

Apesar de ter sido em tempos uma das capitais barrocas do continente, a devastação da Segunda Guerra Mundial arrasou parte do património de Dresden. Apesar disso, ainda é possível encontrar destaques como o Palácio Zwinger, exemplos do barroco tardio na Europa, a Ópera e a igreja Frauenkirche.

Como chegar a Dresden

  • Por conta própria: existe uma grande variedade de comboios de Praga para esta cidade alemã. Partindo da estação central da capital checa, chega-se a Dresden em apenas uma hora e meia.
  • Excursão organizada: para uma viagem de um dia, pode ser mais conveniente reservar uma excursão, que normalmente inclui bilhetes de entrada para os locais mais populares de Dresden.