Excursões para Terezin partindo de Praga

Não é só na Alemanha e na Polónia que se podem visitar os campos de concentração. Na República Checa, é possível visitar o campo de Terezin, perto de Praga.

Alex Grande

Alex Grande

leitura de 8 minutos

Excursões para Terezin partindo de Praga

Menorá do cemitério de Tezerin | ©Pedro Cambra

Viajar é a melhor maneira de ver as coisas de novos pontos de vista. E penso que, para além do turismo de consumo, devemos viajar para compreender melhor um mundo cada vez mais complexo. Terezín foi um gueto judeu e um campo de concentração onde foram exterminados cerca de 35.000 judeus.

As melhores excursões a Terezín a partir de Praga

Entrada para o Campo de Concentração de Tezerin| ©ho visto nina volare
Entrada para o Campo de Concentração de Tezerin| ©ho visto nina volare

Para uma excursão ao campo de concentração de Terezín a partir de Praga, tem três opções bastante diferentes, para que possa adaptar a experiência ao seu gosto:

Reserve a sua excursão a Terezín a partir de Praga

Excursão de meio dia ao Campo de Concentração de Terezín saindo de Praga

Pequena Fortaleza do Campo de Tezerin| ©Richard Mortel
Pequena Fortaleza do Campo de Tezerin| ©Richard Mortel

Esta é aopção mais popular para as pessoas que viajam para Praga. Viajará com um guia profissional para o campo de concentração de Terezín e visitará os interiores desta fortaleza do século XVIII convertida em prisões e casernas. Poderá visitar o museu que existe atualmente, o crematório e o cemitério e ver em primeira mão as condições de vida do povo judeu.

Recomendaria sem dúvida esta visita guiada a Terezín em vez de organizar a sua própria viagem por várias razões. Não terá de se preocupar com a forma de lá chegar, não terá de se preocupar com a obtenção de bilhetes e, acima de tudo, terá um guia profissional a explicar tudo o que vai ver. Por favor, note que o tamanho máximo do grupo para esta excursão é de 35 pessoas.

Informações úteis

  • Duração: 5 horas
  • Recomendado: Se quiser visitar Terezín mas não tem muito tempo para organizar a visita por si próprio.

Reserve a sua excursão a Terezín a partir de Praga

Excursão à Segunda Guerra Mundial: Bairro Judeu, Terezín e Lidice

Pormenor do monumento das Crianças de Lidice| ©Donald Judge
Pormenor do monumento das Crianças de Lidice| ©Donald Judge

Esta experiência foi concebida para pessoas apaixonadas pela história em geral e pelos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial em particular. A excursão começa com um passeio por todo o bairro judeu de Praga, antes de se dirigir de minivan para o campo de concentração de Terezín. Aí, percorrerá todas as salas visitáveis, incluindo as casernas, as prisões, o cemitério e o museu.

No regresso a Praga, fará uma paragem em Lydice, uma cidade que também representa um ponto negro na história do regime nazi. Arrasada em 1942 após o assassinato de um chefe das SS por dois membros da resistência checa contra a ocupação alemã, Lídice tornou-se um símbolo do anti-nazismo durante a Segunda Guerra Mundial.

Itinerário

  • Bairro judeu de Praga
  • Campo de concentração de Terezín
  • Lidice

informações úteis

  • Duração: 7 horas
  • Recomendado: Se quiser explorar os principais sítios relacionados com a Segunda Guerra Mundial na área de Praga.

Excursão privada de meio dia ao campo de concentração de Terezín a partir de Praga

Pátio do Campo de Tezerin| ©ho visto nina volare
Pátio do Campo de Tezerin| ©ho visto nina volare

Se quiser visitar Terezín, mas não lhe apetecer organizar a visita sozinho e não gostar de fazer parte de um grande grupo turístico, esta excursão privada ao campo de concentração de Terezín é a sua melhor opção.

Será recolhido no seu hotel e conduzido de volta num carro de luxo, após o que será acompanhado numa excursão privada ao campo de concentração, onde verá todos os principais pontos de interesse com uma narração personalizada por um guia especializado que lhe poderá fazer todas as perguntas que quiser.

Talvez seja esta a grande vantagem de uma visita privada, o facto de poder falar com o seu guia a todo o momento e fazer-lhe todas as perguntas que lhe ocorrerem sobre o local que vai visitar. É claro que também tem todas as vantagens de uma visita organizada típica, onde não tem de se preocupar com as taxas de entrada ou como chegar e sair de Terezín.

A única desvantagem desta visita em comparação com as outras duas é que a duração é um pouco mais curta, embora se estiver à procura de uma experiência de meio dia, porque só vai passar pouco tempo em Praga ou quer passar a sua viagem a fazer outras coisas, isto pode ser uma vantagem para si.

Informações úteis

  • Duração: 6 horas
  • Recomendado: Se preferir fazer o seu próprio passeio e não fazer parte de um grande grupo de turistas ou se estiver num grupo de 4 ou 5 pessoas.

Reserve a sua excursão a Terezín a partir de Praga

O que ver no campo de concentração de Terezín

Crematório| ©Pedro Cambra
Crematório| ©Pedro Cambra

Crematório

Embora, em teoria, Terezín não fosse um campo de extermínio e a maioria dos prisioneiros mortos fosse declarada morte natural, a realidade é que os prisioneiros eram cremados vivos no crematório de Terezín. Não em massa, e um de cada vez (como mostra o columbário, onde eram guardados os restos cremados dos judeus), mas sabe-se que muitos dos restos não foram guardados e foram atirados ao rio Ohre.

O crematório de Terezín é normalmente a última paragem da visita guiada e é onde se pode ver a crueldade do local no seu auge.

Pequena fortaleza

Esta é a secção principal do memorial de Terezín, onde se pode ver em primeira mão as terríveis condições de vida do povo judeu aqui amontoado. Passa-se pela zona de chegada, onde os prisioneiros deixavam todos os seus pertences e documentos em troca de fatos-macaco.

Outras partes da chamada Pequena Fortaleza incluem o hospital, com quase nenhum equipamento, as celas onde viviam os prisioneiros, a morgue e as casas de banho.

Durante toda a visita, há algo que nos acompanha em todos os momentos: uma sensação de desconforto, quase um halo de desrealização, como se o que estamos a visitar não existisse realmente. Terezín é um lugar que não recebe bem os visitantes, e basta imaginar como receberia aqueles que foram para lá para serem prisioneiros.

Museu do Gueto

A menos de um quilómetro a pé da Pequena Fortaleza fica o museu de Terezín, conhecido como Museu do Gueto. Instalado numa antiga escola, alberga uma exposição permanente sobre a vida no campo de concentração. Poderá ver fotografias e desenhos de crianças que viveram no campo de concentração. Para mim, a parte mais difícil da visita.

Quartel de Magdeburgo

Numa visita completa a Terezín, verá também as casernas onde os prisioneiros eram amontoados, que hoje em dia foram reconstruídas para representar fielmente as condições de vida que aí se viviam. Aqui encontrará também obras de arte criadas pelos prisioneiros, que transmitem de uma forma muito forte o sentimento de angústia de viver num campo de concentração.

Reserve a sua excursão a Terezín a partir de Praga

Planear a sua visita ao Campo de Concentração de Terezín

Dentro das casernas dos prisioneiros| ©Eric Erkamp
Dentro das casernas dos prisioneiros| ©Eric Erkamp

Mesmo que decida visitar Terezín numa excursão organizada, aqui estão algumas informações úteis para o ajudar a planear a sua viagem.

Como chegar a Terezín e quanto tempo demora

Todas as excursões organizadas a Terezín a partir de Praga incluem transporte, quer em carrinha (para excursões de grupo) quer em carro particular (opção particular). Demora cerca de 45 minutos a uma hora para chegar a Terezín por estrada a partir da cidade.

Horário e dias de abertura

O campo de concentração de Terezín está aberto das 8:00 às 18:00 no verão e até às 16:00 no inverno. Está aberto todos os dias do ano , exceto a 24 de dezembro, quando está fechado para a véspera de Natal.

Melhor dia da semana para visitar Terezín

Sendo um local popular para visitar, Terezín tende a ter uma concentração bastante elevada de turistas em qualquer dia da semana. No entanto, como se trata de um local bastante grande, a concentração de turistas não será muito grande, a não ser que visite o campo de concentração aos fins-de-semana, altura em que as multidões podem ser muito incómodas. Recomendo que vá numa terça-feira ou numa quarta-feira, se puder escolher.

Melhor altura do ano para visitar Terezín

A época alta de Terezín tende a ser no verão, coincidindo com as temperaturas elevadas e sendo esta a altura em que a maioria dos turistas visita Praga. Se puder escolher (embora isso dependa, naturalmente, da altura em que visitar Praga), visite Terezín em maio, junho ou setembro para obter melhores temperaturas.

Onde comer em Terezín

Pormenor do uniforme de prisioneiro, Museu do Gueto.| ©ho visto nina volare
Pormenor do uniforme de prisioneiro, Museu do Gueto.| ©ho visto nina volare

Há uma cafetaria no próprio campo de concentração onde se pode comer, mas não é de todo recomendável. Para evitar perder muito tempo indo e voltando do campo de concentração para Terezín, recomendo que leve comida na mochila desde Praga.

O que devo levar comigo para o campo de concentração de Terezín?

  • Em primeiro lugar, sapatos confortáveis. Há que caminhar um pouco entre cada ponto de interesse do campo de concentração e há poucos lugares para se sentar e descansar à sombra, por isso as sapatilhas são a sua melhor aposta.
  • Se visitar o campo no verão, recomendo, pela mesma razão, que leve protetor solar e uma garrafa de água, uma vez que faz bastante calor e há pouca sombra fora dos edifícios.
  • É possível tirar fotografias no campo de concentração, por isso, se quiser recordar esta visita, leve uma máquina fotográfica consigo.

Porque é que deve visitar o campo de concentração de Terezín

Quartel de Tezerin| ©AH AP
Quartel de Tezerin| ©AH AP

Embora Terezín não tenha sido originalmente um campo de concentração e tenha servido de ponto de partida para outros campos de extermínio, como os da Polónia, estava tão superlotado que as condições de vida eram terríveis e milhares de pessoas morreram de doenças, fome e trabalhos forçados.

Por esta razão, Terezín era conhecido como um gueto onde os judeus podiam viver e trabalhar, e a propaganda nazi transformou o local num teatro de horrores que era mostrado ao mundo para encobrir as atrocidades que estavam a ser realmente cometidas pelo regime. É por isso que, quando se visita Terezín, se vêem parques infantis, cafés e lojas.

Se uma viagem a Terezín serve para alguma coisa, é para descobrir mais uma camada do complexo genocídio que teve lugar na Alemanha durante a sua era totalitária. Embora provavelmente já o saiba, uma visita a Terezín é uma experiência que pode ser avassaladora. Apesar disso, também pode ser muito enriquecedora e vale mesmo a pena.

Dicas finais

Chuveiros| ©Pedro Cambra
Chuveiros| ©Pedro Cambra
  • A visita a Terezín é feita inteiramente a pé, pelo que deve estar bem preparado com calçado confortável e respirável. Não se esqueça de levar uma garrafa de água.
  • Esteja preparado para uma caminhada onde não há lojas ou cafés nas proximidades para descansar, por isso leve tudo o que precisa na sua mochila.
  • Terezín não é um lugar para crianças. É uma visita verdadeiramente desoladora, onde as crianças podem aborrecer-se por não compreenderem demasiado ou por descobrirem demasiado cedo os horrores do mundo.

Outras excursões que podem interessar-lhe

Praça da Cidade Velha, Praga| ©fklv (Obsolete hipster)
Praça da Cidade Velha, Praga| ©fklv (Obsolete hipster)

Caso esteja à procura de mais visitas turísticas a partir de Praga, escrevi um guia sobre Os melhores tours de Praga que lhe dirá o que vale a pena visitar para além do campo de concentração de Terezín.