As Melhores Viagens de Um Dia de Praga para Dresden

Praga é uma cidade encantadora e, estando no coração da Europa, pode ser a base ideal para descobrir as vilas e cidades vizinhas. Descubra Florença no Elba, um destino que o irá cativar.

Matteo Gramegna

Matteo Gramegna

leitura de 7 minutos

As Melhores Viagens de Um Dia de Praga para Dresden

Dresden | ©Andrés García

A cerca de duas horas de carro da capital checa fica Dresden, uma cidade alemã que renasceu após as devastações da guerra. Esta joia barroca cativá-lo-á com os seus elegantes palácios nas margens do rio Elba. Abaixo encontrará as excursões organizadas mais importantes.

Excursão de grupo a Dresden a partir de Praga

Palácio Zwinger| ©Tim Bartel
Palácio Zwinger| ©Tim Bartel

Se já viu tudo em Praga, pode passar um dia em Dresden. A cidade alemã está localizada a cerca de 160 km de Praga e é um destino interessante para uma viagem de um dia. Se não conhece Dresden, vale mesmo a pena fazer uma viagem de autocarro. As excursões de um dia partem da capital checa de manhã e seguem um itinerário semelhante:

  • Palácio Zwinger, uma joia barroca construída no século XVIII. Para além da Galeria de Quadros dos Antigos Mestres, o edifício alberga a coleção de porcelana de Augusto, o Forte, a Armaria e várias exposições do Museu Zoológico e do Museu de Mineralogia e Geologia. Nos seus jardins, pode admirar a mais bela fonte barroca da Alemanha: o Nymphenbad, com as suas elegantes esculturas representando ninfas. O palácio é uma galeria de arte com obras de pintores alemães, italianos, holandeses, flamengos e espanhóis.
  • Semperoper (Sächsische Staatsoper Dresden), a mais bela casa de ópera da Alemanha. Este edifício teve uma história turbulenta. O edifício original foi projetado por Gottfried Semper e inaugurado em 1841. Dezoito anos mais tarde, um incêndio destruiu-o e os próprios cidadãos de Dresden fizeram o possível para o reconstruir. Em 1945, a Ópera foi novamente destruída e reconstruída. O edifício que podemos ver atualmente é o resultado de um restauro realizado em 1985.
  • ACatedral da Santíssima Trindade (Katholische Hofkirche), a maior igreja da Saxónia. Este edifício barroco foi construído no século XVIII pelo arquiteto italiano Gaetano Chiaveri.
  • Igreja de Nossa Senhora (Frauenkirche), um símbolo de reconciliação. Tal como a ópera, este edifício desapareceu quase por completo durante a Segunda Guerra Mundial. A igreja original de George Bähr e a sua cúpula caraterística foram reconstruídas graças a donativos.

Pormenores interessantes

  • Duração: Entre 9 e 10 horas
  • Preço: cerca de 100 euros.
  • Recomendado a todos aqueles que querem descobrir Florença no Elba sem preocupações e a um preço acessível.

Excursão privada de um dia a Dresden a partir de Praga

A Semperoper à noite| ©Sebastian Terfloth
A Semperoper à noite| ©Sebastian Terfloth

Se não lhe apetece partilhar o espaço com estranhos, uma excursão privada é a melhor opção. Neste caso, um carro ou uma minivan irá buscá-lo ao seu hotel e levá-lo à capital da Saxónia. Na maioria dos casos, estas excursões incluem as entradas nos museus/atracções e algumas garrafas de água. Todos os outros custos são por sua conta. Uma vez na Alemanha, as excursões param normalmente nos mesmos monumentos que a excursão de grupo:

  • Palácio Zwinger
  • Semperoper
  • Catedral da Santíssima Trindade

Uma vantagem das excursões privadas é o facto de, na maioria dos casos, permitirem alterações. Se pretender fazer alguma alteração, informe o seu guia com antecedência e ele resolverá o assunto. Felizmente, a capital da Saxónia tem outras atracções que vale a pena ver. Eis as principais:

  • Fürstenzug, o maior mural de cerâmica do mundo. Chama-se "o desfile dos príncipes" e está situado no exterior do Stallhof, o pátio dos estábulos. O mural tem mais de 100 metros de comprimento e retrata a história da família Wettin, os governantes da Saxónia.
  • Residenzschloss, o Palácio Real. Tal como outros edifícios da cidade, este também foi afetado pelos bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial. Foi bombardeado, mas foi ressuscitado pelas Colecções de Arte do Estado de Dresden (Staatliche Kunstsammlungen Dresden). O trabalho restaurou o palácio à sua antiga glória. Atualmente, alberga uma das maiores colecções de arte da Europa. Se estiver interessado nas suas exposições temporárias, recomendo que consulte o seu sítio Web oficial.
  • Grosser Garten, um parque de 147 hectares em estilo barroco. Contém também um jardim zoológico e um jardim botânico.

Pormenores interessantes

  • Duração: 8 a 9 horas
  • Preço: entre 150 € e 200 €.
  • Recomendado para aqueles que querem desfrutar de uma experiência mais exclusiva.

Visita aos mercados de Natal de Dresden

Parque Nacional da Suíça Saxónica| ©marcostetter
Parque Nacional da Suíça Saxónica| ©marcostetter

Não é segredo que a Alemanha é conhecida pelos seus mercados de Natal e Dresden não é exceção. A Florença do Elba é uma cidade encantadora e os artigos coloridos nas bancas fazem dela um lugar mágico. Estas excursões duram normalmente entre 9 e 10 horas. Normalmente, as excursões vão buscá-lo ao seu hotel e, se não for o caso, o ponto de encontro é sempre num local central em Praga. O percurso habitual é o seguinte:

  • Parque Nacional da Suíça Saxónica, uma área natural a sudeste de Dresden. É um paraíso para os alpinistas e caminhantes que vêm aqui para escalar os seus mais de 700 picos e percorrer os trilhos. Os autocarros param habitualmente na Ponte Bastei, uma ponte pedonal que atravessa as formações rochosas com o mesmo nome.
  • O Striezelmarkt não é apenas o mercado de Natal mais bonito do país, é também o mais antigo do mundo. Terá tempo para passear entre as árvores, a Casa do Pai Natal, o teatro de marionetas e as casas de madeira. Aproveite para provar o stollen, um pão de Natal com frutas cristalizadas, nozes e açúcar de confeiteiro. Para seguir a sua rota natalícia depois de regressar à capital checa, eis 10 coisas para ver e fazer em Praga no Natal.
  • Na maioria dos casos, as excursões incluem tempo extra para explorar o resto da cidade- Dresden tem muito para oferecer! Alguns minutos a pé levam-no ao Palácio barroco Zwinger, à Ópera e à igreja Frauenkirche. Outro sítio que vale a pena ver é o Brühl Terrace, a varanda da Europa.

Detalhes interessantes

  • Duração: cerca de 6 horas
  • Preço: cerca de 150 euros.
  • Recomendado para os amantes do Natal. A cidade alemã é uma joia barroca por direito próprio, e está na sua melhor forma antes de 25 de dezembro.

Reservar uma excursão à Suíça Saxónica e à Boémia

Visitar Dresden por conta própria

Conduzir um automóvel| ©why kei
Conduzir um automóvel| ©why kei

Para além das excursões organizadas, tem a possibilidade de chegar à cidade alemã por conta própria. Para facilitar a sua escolha, compilámos um breve resumo das opções mais populares entre os viajantes:

Comboio

Praga e Dresden estão bem ligadas por comboio. A viagem demora cerca de 2 horas e custa um mínimo de 9 euros. Os comboios partem de duas estações: a estação central (Praha hlavní nádraží) e a estação Holešovice (Nádraží Praha-Holešovice), que se situa no distrito com o mesmo nome. Em ambos os casos, o destino final é Dresden Hauptbahnhof (Estação Central de Dresden). Se estiveres interessado nesta opção, recomendo-te que dês uma vista de olhos no sítio Web dos Caminhos-de-Ferro chec os, que normalmente têm melhores tarifas. Se quiser, também pode consultar os preços no sítio Web dos Caminhos-de-Ferro Alemães. Na minha opinião, o comboio é a melhor opção, uma vez que o comboio atravessa a exuberante paisagem rural da Saxónia.

Autocarro

Se preferir viajar por estrada, há várias empresas de autocarros à escolha. Uma das mais famosas é a Infobus, que tem muito boas críticas entre os seus utilizadores. Em alternativa, pode optar pela Flixbus, a popular empresa de autocarros low cost. Ambas as empresas partem da estação de Florenc, um cruzamento facilmente acessível pelas linhas vermelha e amarela do metro. Necessitará de cerca de duas horas.

Alugar um carro

Alugar um carro dá-lhe a oportunidade de viajar ao seu próprio ritmo, sem depender dos horários rígidos dos transportes públicos. Na capital checa, encontrará todo o tipo de agências, desde as mais tradicionais até aos fornecedores locais. Quando tiver as chaves, basta percorrer cerca de 150 quilómetros. A estrada que liga as duas cidades é a E55. Se quiser fazer uma etapa, pode parar em Terezin, um campo de concentração a cerca de 60 km da capital checa. Se não parar, pode chegar à Alemanha em pouco menos de duas horas.

Partilha de carro

Para poupar algum dinheiro, pode optar pelo car sharing. Como já deve saber, a empresa mais famosa é a BlaBlaCar, que movimenta milhares de viajantes todos os dias - veja as avaliações dos condutores e prepare a mochila!

Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada vs. visitar Dresden por conta própria?

Catedrais de Dresden| ©Jens Mahnke
Catedrais de Dresden| ©Jens Mahnke

As visitas organizadas incluem normalmente as entradas para as atracções/museus no preço total. Se isso não for suficiente, não se esqueça de que não tem de se preocupar em organizar a sua própria deslocação. Dresden e Praga têm boas ligações mas, ao viajar de transportes públicos, está sempre sujeito aos horários dos autocarros e dos comboios. Com um carro alugado, por outro lado, terá mais liberdade, mas prepare-se para pagar mais.

Quanto custa uma viagem de um dia a Dresden?

Praça de Dresden| ©b3tarev3
Praça de Dresden| ©b3tarev3

Depende da sua escolha. Se não quiser gastar muito, pode optar por uma excursão em grupo. O preço pode parecer elevado, mas deve ter em conta que as entradas nos museus e as visitas guiadas estão incluídas no preço total. Neste caso, pode fazê-lo por cerca de 100 euros. Pelo mesmo preço ou menos, pode fazer outras excursões, como uma excursão ao campo de concentração de Terezin e uma visita à cidade termal de Karlovy Vary. A excursão mais cara - a excursão privada - custa cerca de 200 euros.

Reservar uma excursão a Karlovy Vary a partir de Praga