Praga em 5 Dias: dicas, o que visitar e muito mais

Vai estar em Praga para umas férias de cinco dias - que maravilha! Estabelecido como um dos destinos mais atractivos da Europa, uma viagem de cinco dias será suficiente para experimentar um pouco de tudo e eu digo-lhe como organizá-la.

Katherine Betances

Katherine Betances

leitura de 11 minutos

Praga em 5 Dias: dicas, o que visitar e muito mais

Ponte Carlos, Praga | ©Rodrigo Ardilha

Confesso que cinco dias para curtir Praga é o meu conceito de roteiro perfeito. Quando se tem a ordem certa das atracções a visitar e dos eventos a assistir, não só se pode ver e fazer tudo o que Praga tem para oferecer, como também se pode visitar atracções e cidades vizinhas. Quer saber como conseguir isto? Utilize o guia completo de cinco dias, de manhã à noite, que elaborei para si.

DIA 1: Ver o Castelo de Praga e o bairro de Malá Strana

Castelo de Praga| ©Govisity
Castelo de Praga| ©Govisity

Passe o primeiro dia da sua aventura em Praga a explorar os bairros localizados na secção ocidental do rio: Hradčany, conhecido por albergar o Castelo de Praga e Malá Strana, famoso pela sua antiguidade e beleza.

Explore o Castelo de Praga e a área circundante

Uma das melhores formas de começar a explorar as maravilhas de Praga é visitar um dos seus marcos mais icónicos: o complexo do Castelo de Praga. A fila de entrada é muitas vezes longa em certas épocas do ano, por isso pode ser uma decisão sábia comprar bilhetes para o Castelo de Praga antes da sua viagem ou reservar uma visita guiada ao Castelo de Praga, que normalmente inclui um passe de entrada.

No interior das muralhas, encontrará várias atracções de grande valor histórico, como a Basílica e Convento de São Jorge, a Catedral de São Vito, o antigo Palácio Real e o icónico Beco Dourado de Praga.

Também pode fazer uma visita guiada ao Castelo de Praga, onde encontrará algumas das mais belas mansões e casas medievais da cidade.

  • Horário de funcionamento: os monumentos estão abertos ao público de novembro a março, diariamente das 9h às 16h, e de abril a outubro, diariamente das 9h às 17h.
  • Taxa de entrada: cerca de 16 euros por pessoa.
  • Duração da visita: 2 ou 3 horas.

Reservar uma visita guiada a Praga + cruzeiro

Passar a tarde a conhecer Malá Strana

Passear pelas ruas de Mala Strana| ©Andrew Milligan
Passear pelas ruas de Mala Strana| ©Andrew Milligan

Pode optar por almoçar num dos muitos restaurantes situados no Bairro do Castelo e depois começar o seu passeio a pé por Mala Strana, famosa por ser uma das zonas mais antigas de Praga e que alberga muitas atracções de grande interesse histórico e cultural. A melhor parte é que não é uma área muito grande, pelo que pode ir a pé de um ponto para outro. Embora haja muito para ver e fazer nesta área, vou dar-lhe uma lista das atracções obrigatórias em Malá Strana:

  • Praça da cidade pequena: o ponto de encontro favorito dos seus cidadãos desde a sua fundação.
  • Assuas igrejas: localizadas nas imediações da praça, encontram-se os dois monumentos religiosos mais emblemáticos da zona, a Igreja de Nossa Senhora da Vitória e a Igreja de São Nicolau.
  • Ilha Kampa: o jardim mais bonito e mais visitado de Praga.
  • O Muro de John Lennon: uma obra de arte espontânea que serviu de símbolo de resistência às imposições do regime soviético à população checa.

Apreciar o pôr do sol na Torre Petrin

Situada dentro dos limites de Malá Strana, a Montanha Petrin é um grande pulmão verde cheio de natureza. Recomendo que termine o seu primeiro dia em Praga explorando a área circundante. Dentro da Colina Petrin encontrará duas atracções que vale a pena ver: o Labirinto de Espelhos e a Torre Petrin. A Torre é um dos melhores locais para obter uma vista panorâmica de Praga, por isso leve a sua máquina fotográfica consigo e espere pelo pôr do sol para captar algumas fotografias verdadeiramente deslumbrantes.

Reservar uma visita guiada a Praga

DIA 2: Explore as partes mais antigas de Praga

Cemitério judeu de Praga| ©Midnight Believer
Cemitério judeu de Praga| ©Midnight Believer

Passe o seu segundo dia explorando os bairros mais antigos da margem leste do rio: Staré Město e Josefov.

Faça uma visita guiada ao Bairro Judeu

Comece a manhã do seu segundo dia em Praga com um passeiopelo Bairro Judeu de Praga. Vale a pena caminhar pelas suas ruas para aprender sobre a história do povo judeu na Checoslováquia e também para admirar as suas tradições e cultura. Dentro do Bairro Judeu, pare para visitar o Antigo Cemitério Judeu e as seis sinagogas. Recomenda-se vivamente uma visita de algumas horas a este cemitério.

  • Horário de abertura: das 9h00 às 16h30 (de novembro a março) e até às 18h00 (de abril a outubro). O cemitério está fechado aos sábados.
  • Taxa de entrada: aproximadamente 4,5 euros. É possível obter um passe para visitar todas as sinagogas e o cemitério por uma taxa adicional.
  • Duração da visita: 2 a 3 horas.

Reservar uma visita guiada ao bairro judeu

Conheça o melhor de Staré Město

Nenhuma visita a Praga estaria completa sem um passeio pela Cidade Velha de Praga. Pode passar a tarde a admirar a arquitetura e a passear por ruas como a Kaprova, considerada uma das mais bonitas do centro. Quanto aos marcos arquitectónicos e históricos da Cidade Velha que deve visitar:

Clementrium

Depois do Castelo, o Clementinum é o segundo maior complexo da cidade. No seu interior encontra-se a Biblioteca Nacional de Praga, considerada uma das mais belas do mundo graças aos seus interiores barrocos. Existe também a Torre Astronómica, famosa por ser utilizada para observações astronómicas desde o século XVIII.

  • Horário de funcionamento: de domingo a quinta-feira, das 10 às 17 horas; sexta-feira e sábado, das 10 às 17.30 horas.
  • Taxa de entrada: cerca de 13 euros por adulto.
  • Duração da visita: cerca de uma hora.

Praça da Cidade Velha e arredores

Praça da Cidade Velha.| ©Jorge Franganillo
Praça da Cidade Velha.| ©Jorge Franganillo

Uma caminhada de 8 minutos a partir do Clementinum leva-o à Praça da Cidade Velha. À volta da praça, poderá ver o antigo edifício da Câmara Municipal com a sua Torre do Relógio Astronómico e a Igreja de Nossa Senhora de Týn.

Reserve o seu bilhete de entrada para a Torre do Relógio Astronómico

Pôr do sol na Torre da Pólvora

Praga é chamada a cidade das cem torres por uma razão: vai encontrar várias e todas elas igualmente impressionantes. No entanto, a Torre da Pólvora é uma das mais famosas e históricas. Se chegar antes do pôr do sol, pode subir ao topo e ter uma vista fantástica da cidade.

  • Horário de funcionamento: diariamente das 10:00 às 18:00 (de novembro a fevereiro). Todos os dias das 10:00 às 20:00 (março e outubro). Todos os dias das 10:00 às 22:00 (abril-setembro).
  • Taxa de entrada: cerca de 9,50 euros por pessoa.

Desfrute de uma noite relaxante com tapas e cervejas

Depois de passar o dia a percorrer as ruas e os monumentos, passe a noite a relaxar e a desfrutar de uma noite de tapas e cerveja num dos seus bares tradicionais. Esta é uma excelente oportunidade para provar algumas das melhores cervejas artesanais checas do mundo. Aqui está uma lista de lugares para comer boa comida e desfrutar de boa cerveja checa nas proximidades de Staré Město.

Reservar um pub crawl em Praga

DIA 3: Ver um campo de concentração nazi.

Pátio do Campo de Tezerin| ©ho visto nina volare
Pátio do Campo de Tezerin| ©ho visto nina volare

No terceiro dia da sua viagem, irá visitar o gueto nos arredores de Praga, atravessar a famosa Ponte Carlos e visitar cada uma das estátuas.

Campo de concentração de Terezin

Tal como em muitas outras cidades europeias, a Segunda Guerra Mundial marcou um ponto de viragem na história da Checoslováquia. Nas proximidades de Praga, o pano de fundo deste episódio negro foi o Campo de Concentração de Terezin.

Criado em 1941, o Gueto de Theresienstadt funcionou durante três anos, período durante o qual foi utilizado principalmente como campo de trânsito para os principais centros de extermínio na Polónia e na Bielorrússia. As más condições de vida e os trabalhos forçados foram concebidos para que os judeus checos mais velhos ou doentes morressem aqui antes de chegarem a outros destinos mais cruéis.

Se estiver interessado na história angustiante da Segunda Guerra Mundial, esta é uma excursão a não perder. O gueto de Theresienstadt fica a menos de uma hora do centro de Praga e encontrará várias empresas que oferecem excursões a Terezin.

  • Preço: cerca de 55 euros por pessoa.
  • Horário: normalmente de manhã.
  • Duração da experiência: Com o transporte de e para o ponto de encontro, reserve cerca de 5 horas do seu itinerário.
  • Mais informações: Excursões para Terezin partindo de Praga.

Reservar uma excursão a Terezin

Ir à Ponte Carlos antes do pôr do sol

Ponte Carlos antes do pôr do sol| ©R Boed
Ponte Carlos antes do pôr do sol| ©R Boed

Depois de visitar o campo de concentração de Terezin, chegará a Praga com tempo suficiente para ver algumas das atracções que talvez não tenha tido tempo de admirar nos dias anteriores. Se for esse o caso, aproveite o final da tarde e dirija-se à Ponte Carlos para passear ao longo dela e assistir ao pôr do sol sobre as águas do rio Vltava.

Estamos a falar da mais antiga e bela ponte pedonal de toda a Praga; serve e tem servido historicamente como ponto de ligação entre duas das zonas mais bonitas e turísticas: Staré Město e Mala Strana. Devido à sua localização privilegiada, centenas de turistas atravessam-na todos os dias, várias vezes por dia.

No entanto, a Ponte Carlos é, em si mesma, apenas mais uma atração turística em Praga. Lindamente decorada com cerca de 30 estátuas, pode passear e admirar cada uma delas. Preste especial atenção à Estátua de São Nepomuceno, um mártir nacional condenado pelo Rei e cuja estátua é suposto conceder desejos. Devido à sua localização privilegiada, oferece vistas incríveis - traga a sua máquina fotográfica!

Reservar um passeio de bicicleta por Praga

Faça a excursão dos fantasmas de Praga

Uma das melhores experiências que se pode ter em Praga após o pôr do sol é <a href="link|text=take a "Prague ghost tour"|element=pa-1034">take a "Prague ghost tour"</a> pelo centro histórico. Com a iluminação nocturna, os monumentais edifícios góticos checos tornam-se ainda mais impressionantes e, se os acompanhar com histórias assustadoras sobre crenças e lendas locais, terá uma noite inesquecível!

Pode encontrar opções de visitas guiadas em inglês, mas recomendo que faça a sua reserva com a maior antecedência possível, pois os grupos enchem rapidamente. Algumas das paragens da excursão incluem: passear pelas ruelas antigas do bairro judeu, visitar pequenas igrejas, conventos e casas medievais.

  • Horário: geralmente começa após o pôr do sol para conhecer Praga à noite.
  • Preço da experiência: a partir de 19 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 2 horas de passeio turístico.

Reservar o passeio fantasma

DIA 4: Conheça Nové Město, a parte moderna de Praga

Praça Venceslau| ©Jonathan Fuchs
Praça Venceslau| ©Jonathan Fuchs

No dia 4 em Praga, verá o melhor de Nové Město, aprenderá sobre a história moderna de Praga e terminará a noite com um passeio de barco.

De manhã, explore a Praça Venceslau e a área circundante.

Praça Venceslau Passe a manhã do seu quarto dia a explorar os arredores da Praça Venceslau. Uma praça alongada ao pé do Museu Nacional, tem sido palco[de protestos e revoluções](escenario de protestas y revoluciones){target="_blank" rel="noopener"} que definiram a história moderna de Praga. Nas imediações, encontrará uma variedade de estabelecimentos comerciais, incluindo hotéis de luxo, boutiques de moda e restaurantes requintados.

Museu Nacional de PragaLocalizado no lado sul da Praça, o Museu Nacional de Praga é o maior museu da cidade. Devido à sua impressionante coleção de zoologia, é uma paragem divertida e educativa quando se visita Praga com crianças. O edifício em si é uma atração devido à sua fachada renascentista e aos seus fabulosos interiores.

  • Horário de funcionamento: diariamente, das 10 às 18 horas.
  • Taxa deadmissão: aproximadamente 10 euros para o bilhete de entrada.
  • Duração da visita: cerca de duas horas.

Grand Europa HotelAntes de deixar a Praça Venceslau, dirija-se ao Grand Europa Hotel para admirar uma das mais belas fachadas Art Nouveau de toda a cidade. Tire algumas fotos e continue o seu passeio por Nové Město.

Explorar a Fortaleza de Vyšehrad

Fortaleza de Vyšehrad| ©Dmitry Djouce
Fortaleza de Vyšehrad| ©Dmitry Djouce

Passe a tarde a explorar e a conhecer o bairro de Vyšehrad, a sua famosa fortaleza e as importantes obras arquitetónicas no seu interior. A partir da praça encontrará várias alternativas de transporte, incluindo a utilização do metro ou do táxi; no entanto, aconselho-o a utilizar o elétrico: é rápido, barato e no caminho pode apreciar as belas vistas que a parte sul da cidade tem para oferecer. Da própria praça, apanhe a linha 14 na estação Václavské náměstí e saia na estação Ostrčilovo náměstí, a poucos minutos a pé da Fortaleza de Vyšehrad.

Empoleirada no topo de uma pequena colina, a fortaleza oferece vistas espectaculares sobre o rio e a cidade. Ao visitar o interior e os seus belos edifícios medievais, não se esqueça de prestar atenção ao seguinte: a famosa Galeria Vyšehrad, a Rotunda de São Martinho, os corredores subterrâneos e, claro, o Portão de Tijolo.

  • Horário de funcionamento: de novembro a março, das 10 às 17 horas; de abril a outubro, das 10 às 18 horas.
  • Preço: cerca de 5 euros.

Fazer um cruzeiro noturno no rio Vltava.

Suba a bordo de um barco no porto de Praga para um delicioso jantar, acompanhado de música ao vivo e de imagens espectaculares da cidade de Praga ao anoitecer. Ao cair da noite, os belos edifícios são tingidos com uma luz dourada artificial. Um dos passeios mais famosos realiza-se no barco de jazz, onde os músicos do barco tocam um jazz fabuloso durante toda a noite.

  • Hora: Encontro no ponto de encontro à hora do jantar.
  • Preço: a partir de 60 euros
  • Duração: pelo menos três horas da sua noite para esta atividade.

Reservar um cruzeiro com jantar em Praga

DIA 5: Desfrute das estâncias termais checas

Colunata de Sadová e miradouro| ©Christian Zaft
Colunata de Sadová e miradouro| ©Christian Zaft

O último dia na bela Praga é para explorar para além das fronteiras da cidade e desfrutar dos spas checos, famosos pela sua beleza e propriedades curativas.

Excursão às termas de Karlovy Vary

Uma das melhores excursões a partir de Praga é uma visita à região de Karlovy Vary, devido aos seus famosos spas e magníficos edifícios barrocos. Fundada pelo imperador Carlos IV, a lenda local diz que o imperador descobriu as termas enquanto perseguia um veado nas águas do reservatório.

Há muitas maneiras de chegar à região de Karlovy Vary, mas a mais conveniente é reservar uma excursão a Karlovy Vary a partir de Praga. Há muitas maneiras de chegar a Karlovy Vary, mas a maneira mais conveniente é reservar uma excursão a Karlovy Vary a partir de Praga, e embora o itinerário possa variar dependendo da empresa que contratar, algumas das coisas que vale a pena ver em Karlovy Vary incluem: os doze spas em Karlovy e Marianske Lazne, a arquitetura histórica de Marianske Lazne e as fabulosas colunas renascentistas em Karlovy.

  • Horário: As excursões para Karlovy Vary partem de Stare Mesto de manhã cedo, por volta das 9 horas.
  • Preço: cerca de 100 euros.
  • Duração: A excursão com transporte de e para a região de Karlovy Vary a partir de Praga demorará aproximadamente 10 horas e deverá reservar um dia inteiro para esta excursão.
  • Para mais informações, contacte-nos: Excursões para Karlovy Vary partindo de Praga

Reservar uma excursão a Karlovy Vary a partir de Praga