Praga em 3 Dias: dicas, o que visitar e muito mais

Três dias em Praga é a altura ideal para visitar os pontos turísticos mais importantes da cidade - aqui ficam algumas ideias!

Katherine Betances

Katherine Betances

leitura de 9 minutos

Praga em 3 Dias: dicas, o que visitar e muito mais

Postal de Praga | ©Azamat Esmurziyev

A cidade de Praga destaca-se pela sua majestade e grandeza. Se dispõe de três dias para conhecer a cidade mais importante da República Checa nas suas próximas férias, consulte o itinerário detalhado de actividades que lhe apresento. Este itinerário abrange três dias completos, de manhã à noite.

Dia 1: Explorar a zona a oeste do rio Vltava

Vista aérea do rio Vltava| ©Anthony Delanoix
Vista aérea do rio Vltava| ©Anthony Delanoix

O seu primeiro dia em Praga centrar-se-á no lado oeste do rio Vltava. Esta área é uma mistura harmoniosa de monumentos históricos antigos e arte e cultura modernas que não deve ser perdida.

Atravessar a Ponte Carlos IV

Com 500 metros de comprimento e 10 metros de largura, a Ponte Carlos IV é uma das mais belas pontes pedonais do mundo. Esta fabulosa estrutura antiga foi durante séculos a única ponte em Praga que ligava as duas margens do rio Vltava e a única entrada na cidade.

Atualmente, as centenas de milhares de turistas que afluem a Praga todas as estações atravessam-na para ir e vir entre as duas zonas históricas mais importantes da cidade. Na sua visita, recomendo:

Reservar um cruzeiro turístico em Praga

Explorar a Ilha de Kampa

Logo após a Ponte Carlos IV, a Ilha de Kampa ocupa um lugar privilegiado no ambiente urbano de Praga. O conjunto é, no mínimo, impressionante, com belos edifícios que mantêm o charme medieval, complementados por vistas fantásticas do rio e do pequeno afluente Čertovka.

Algumas características da ilha de Kampa que vale a pena ver na sua visita são:

  • O Moinho do Grande Prior
  • Museu de Kampa
  • As esculturas de bebés gigantes de David Černý.

O Muro de John Lennon

Muro de John Lennon| ©Elemaki
Muro de John Lennon| ©Elemaki

O Muro de John Lennon em Malá Strana é uma bela e espontânea obra de arte que tomou forma após a morte do famoso cantor. Começou por ser uma homenagem ao fatídico e triste assassínio de Lenon, mas mais tarde tornou-se um símbolo de protesto contra o regime comunista.

Pessoas insatisfeitas com o regime gravaram neste muro mensagens de liberdade, amor e paz inspiradas nas letras das canções do próprio Lennon e dos Beatles. Com o tempo, tornou-se uma atração e um dos locais mais fotografados desta parte da ilha.

Se quiser saber mais sobre a era comunista em Praga, recomendo que reserve a Prague Communism Tour.

Reservar a excursão do comunismo em Praga

Ver a Igreja de São Nicolau e a Rua Nerudova

Continue a sua exploração de Mala Strana e visite dois lugares importantes. Por um lado, a Igreja de São Nicolau é a mais importante e bela igreja barroca desta parte da cidade. A sua cúpula de 49 metros de altura é a mais alta de Praga.

A Rua Nerudova é considerada a rua mais bonita de Praga. Situada nas imediações do Castelo de Praga, esta rua fazia parte da estrada real, pelo que se pode encontrar uma fantástica coleção de mansões de estilo barroco.

Podes explorar toda a área reservando uma visita guiada ao Castelo de Praga e à área circundante, o que recomendo vivamente para que possas compreender melhor a história e desfrutá-la a um nível totalmente novo.

Reservar uma visita guiada ao Castelo de Praga

Almoço em Mala Strana

Faça uma pausa na sua visita guiada para almoçar num dos muitos restaurantesà volta do Castelo de Praga. A oferta gastronómica nesta zona está muito focada em oferecer variedade em termos de orçamento e de cozinha.

Passar a tarde no Castelo de Praga

Castelo de Praga iluminado ao pôr do sol| ©Mo
Castelo de Praga iluminado ao pôr do sol| ©Mo

Depois de saborear um almoço farto, é hora de explorar Hradčany, a área de Praga famosa por abrigar o Castelo e todas as obras importantes que compõem o complexo.

Há muito para ver lá dentro e a minha recomendação é passar o máximo de tempo possível a explorar as zonas mais importantes que consistem na Catedral de São Vito, o Beco Dourado, a Basílica de São Jorge e o Antigo Palácio Real.

Outra recomendação importante para poupar tempo na sua visita ao castelo é reservar uma visita guiada ao Castelo de Praga ou comprar os seus bilhetes para o Castelo de Praga com antecedência, antes de chegar à cidade.

Detalhes interessantes

  • Horário de funcionamento: de novembro a março, diariamente das 9h às 16h; de abril a outubro, diariamente das 9h às 17h.
  • Taxa de entrada: cerca de 18 euros por pessoa.
  • Duração da visita: 2 a 3 horas.

Reservar bilhetes para o Castelo de Praga

Apreciar o pôr do sol na Colina Petrin

Termine o primeiro dia da sua excursão a Praga com uma visita a um dos pontos turísticos favoritos da cidade: a Montanha Petrin. Se chegar a tempo, pode subir ao topo da Torre Petrin para ver o pôr do sol sobre a floresta e toda a Mala Strana. Esta é uma das mais belas vistas da cidade.

A caminhadado Castelo de Praga até ao Monte Petrin demora cerca de 18 minutos. No seu interior, encontrará vários elementos interessantes: o Labirinto de Espelhos e o Monumento às Vítimas do Comunismo.

Dia 2: Explore os bairros mais antigos da margem leste do rio Vltava

Torre do Relógio Astronómico| ©pauldve
Torre do Relógio Astronómico| ©pauldve

O segundo dia é para explorar as zonas mais antigas de Praga e os seus monumentos arquitectónicos mais importantes.

Ver a Praça da Cidade Velha e a Torre do Relógio Astronómico

A Praça da Cidade Velha é o ponto de encontro mais famoso e mais utilizado pelos habitantes de Praga desde o século XI, quando aqui se estabeleceram os primeiros mercados. É uma grande área aberta em torno da qual se reúnem o antigo edifício da Câmara Municipal e a sua torre do relógio.

A Torre do Relógio é uma das torres mais famosas da cidade, pois o seu desenho intrincado é fascinante. Passeie pela praça e espere que as badaladas toquem para ver aparecer as figuras animadas dos 12 apóstolos. Não se esqueça destes detalhes se quiser reservar um bilhete para visitar o Relógio Astronómico no interior.

  • Horário de funcionamento: das 9h às 22h; segundas-feiras das 11h às 22h.
  • Preço do bilhete: cerca de 24 euros.
  • Duração da visita: 30-40 minutos se quiser subir ao topo da torre e admirar a melhor vista da cidade.

Reservar uma visita guiada a Praga com bilhetes para a torre do relógio

Visitar a Igreja de Nosso Senhor Týn

Igreja de Nosso Senhor Týn| ©Tiia Monto
Igreja de Nosso Senhor Týn| ©Tiia Monto

Considerada uma das mais belas igrejas góticas de toda a cidade de Praga, esta capela é um dos monumentos mais queridos dos checos, apesar da elevada taxa de ateísmo que caracteriza a população.

A igreja fica na própria praça central, por isso, depois de ver o espetáculo do relógio, dirija-se ao interior para apreciar a bela arquitetura. O exterior é igualmente impressionante, com duas imponentes torres góticas que fazem parte da paisagem caraterística de Praga.

  • Horário de abertura: para visitas ao interior, de terça-feira a sábado, das 10h00 às 17h00; o horário de abertura pode variar nos meses de inverno.
  • Taxa de entrada: contribuição voluntária, mínimo recomendado de 1,5 euros.
  • Duração da visita: 40-50 minutos é normalmente o tempo suficiente para uma visita completa.

Desfrutar de um saboroso almoço na cidade velha

Faça uma pausa para o almoço num dos muitos restaurantes disponíveis nesta zona da cidade. A Cidade Velha de Praga caracteriza-se pelo seu dinamismo e variedade no que respeita à boa comida regional. Algumas boas escolhas de sítios para comer são:

No final do dia, pode reservar uma visita guiada à Cidade Velha de Praga ou passear por conta própria, se preferir.

Reservar uma visita guiada à Cidade Velha de Praga e às Masmorras de Praga

Passar a tarde no Bairro Judeu

Pelo Bairro Judeu| ©Luis Villa del Campo
Pelo Bairro Judeu| ©Luis Villa del Campo

Em Praga, o Bairro Judeu é uma pequena mas encantadora área localizada a norte de Staré Mesto e conhecida como Josefov. Vale a pena passar uma tarde a explorar as suas ruas ou fazer uma visita guiada ao Bairro J udeu para ver as suas atracções e história mais interessantes. Em todo o caso, estas são as zonas mais importantes:

  • As sinagogas: há seis sinagogas históricas que vale a pena visitar. Muitas delas são dedicadas às tradições e costumes do povo judeu e à sua história, outras aos horrores da guerra durante a ocupação nazi.
  • O Antigo Cemitério Judaico de Praga é um dos locais mais assustadores da cidade, devido às suas muitas lápides colocadas em todas as direcções por falta de espaço. Devido a séculos de discriminação, este era o único sítio da cidade onde os judeus podiam enterrar os seus familiares. A entrada custa cerca de 4,5 euros e está encerrada aos sábados.

Reservar uma visita guiada ao Bairro Judeu de Praga

Fazer um cruzeiro noturno no rio Vltava

Uma das melhores coisas para fazer em Praga à noite é reservar um cruzeiro com jantar no rio Vltava. Pode desfrutar de um rico jantar em estilo buffet, música ao vivo e um passeio ao longo das águas para apreciar a vista panorâmica de muitos pontos turísticos históricos.

Esta atividade é especialmente agradável se visitar Praga em meses com bom tempo, como a primavera e o verão em Praga.

  • Preço: cerca de 60 euros.
  • Duração: cerca de três horas ao fim da tarde.

Reservar um cruzeiro com jantar no rio Vltava

Dia 3: Visita a Nové Město e à Cidade Velha de Vyšehrad

Fortaleza de Vyšehrad| ©Dmitry Djouce
Fortaleza de Vyšehrad| ©Dmitry Djouce

O último dia da sua visita a Praga é passado a explorar uma das mais novas e maiores áreas da cidade: Nové Město. É também uma oportunidade para conhecer a antiga área de Vyšehrad.

Explorar a Praça Venceslau e os seus arredores

A Praça Venceslau está localizada no coração de Nové Mesto e é a praça mais importante e histórica de Praga. Caracterizada pela sua forma alongada, está rodeada de importantes monumentos, hotéis, cafés e restaurantes. Pode começar a sua manhã com uma chávena de chá ou café num deles.

Depois, visite o Národní muzeum (o Museu Nacional de Praga), que é perfeito se estiver interessado em arte e história. É também um destino fantástico se estiveres a visitar Praga com crianças, uma vez que a área de zoologia dentro do museu é bastante impressionante.

Detalhes interessantes

  • Horário de funcionamento: diariamente das 10h às 18h.
  • Taxa deentrada: aproximadamente 10 euros.
  • Duração da visita: cerca de duas horas.
  • Recomendação: se não quiser ver a exposição, vale a pena admirar a fachada neo-renascentista.

Fazer uma pausa para almoço na Praça Venceslau

Depois de visitar o Museu, pode fazer uma pausa para almoçar num dos restaurantes em redor da Praça Venceslau. Aqui estão algumas ideias de sítios para comer a poucos minutos da saída do museu.

Não saia da Praça Venceslau sem ver a fachada Art Nouveau do famoso Grand Hotel Europa.

Durante a tarde, explore as margens do rio Vltava

A Casa Dançante.| ©Charles16e
A Casa Dançante.| ©Charles16e

A partir da sua localização no Grand Hotel Europa, apanhe o elétrico da estação Václavské náměstí, localizada a apenas 2 minutos a pé pela Rua Vodickova.

A opção mais rápida é optar pela rota 5, que o levará numa bela viagem de aproximadamente 8 minutos pelo centro de Nove Mesto. Deve sair na estação Jiraskova náměstí para visitar:

  • Casa Dançante: uma das maiores obras da arquitetura moderna. O edifício é uma homenagem ao mais famoso casal de dançarinos de Praga, Fred e Ginger. O seu design é controverso e ousado; contrasta bastante com toda a arquitetura da cidade.
  • Teatro Nacional: considerado a alma da ópera checa, a fachada do edifício é espetacular. É de estilo neo-renascentista, rica em pormenores e elementos arquitectónicos.

Reservar uma visita guiada a Praga

Ver o pôr do sol na Torre da Pólvora

Pode continuar o seu passeio ao longo da margem do rio até chegar à Ponte Carlos IV. Aqui vai encontrar aquela que é considerada uma das mais belas e antigas ruas de Praga: a Karlova.

Caminhe durante 10 minutos admirando os belos edifícios de Karlova até à Torre da Pólvora, um pequeno e interessante museu que é também considerado um dos melhores locais para ver o pôr do sol sobre a cidade.

Pormenores interessantes

  • Horário de funcionamento: Todos os dias das 10:00-18:00 (novembro a fevereiro). Todos os dias das 10:00-20:00 (março e outubro). Todos os dias das 10:00 às 22:00 (abril-setembro).
  • Taxa de entrada: cerca de 9,50 euros por pessoa.
  • Recomendação: chegar pelo menos uma hora antes do pôr do sol.
  • Para saber mais... Visite o guia para ver Praga num dia e o guia para ver Praga em dois dias