10 Coisas para Fazer em Amsterdã em Outubro

O outono chega a Amesterdão, fazendo de outubro um dos meses mais bonitos para visitar a cidade dos canais. Descubra neste post tudo o que ela tem para oferecer neste mês.

Carlos Bleda

Carlos Bleda

leitura de 9 minutos

10 Coisas para Fazer em Amsterdã em Outubro

Vista de Amesterdão à noite | ©Wegdekstreepje

O mês de outubro em Amesterdão é caracterizado, para melhor, pelo outono. Durante esta estação, os parques da cidade oferecem uma bela vista de cartão postal e as ruas têm uma atmosfera especial. Apesar de o frio ser mais intenso em outubro, há muitas coisas para fazer e ver para além das mais típicas e turísticas.

Os dias frios de outono são perfeitos para visitar os museus da cidade ou tomar um café quente numa das suas praças. Mas há também festas e celebrações próprias de outubro que vale a pena conhecer, bem como eventos desportivos únicos. Então, quais são as melhores coisas para fazer em Amesterdão em outubro? A resposta está abaixo.

1. Van Gogh e o outono andam de mãos dadas

No exterior do Museu Van Gogh| ©Marcelo Campi
No exterior do Museu Van Gogh| ©Marcelo Campi

Se é um amante da arte e de Vincent Van Gogh, saberá que o outono foi uma fonte de inspiração para o artista. De facto, muitas das suas obras são paisagens desta estação e as cores típicas do outono são muito frequentes nos seus quadros. Que melhor altura então para comprar o seu bilhete para o Museu Van Gogh.

Muitos dos seus quadros mais importantes encontram-se neste museu em Amesterdão dedicado exclusivamente à figura do artista holandês. Van Gogh é um dos símbolos de Amesterdão e, de facto, o seu museu é o local turístico mais visitado da cidade.

Reserve o seu bilhete para o Museu Van Gogh

2. Visite o bairro judeu no seu mês mais sagrado

Feira da Ladra de Waterlooplein| ©Linnie
Feira da Ladra de Waterlooplein| ©Linnie

O início de outubro marca o feriado judaico do Yom Kippur, também conhecido como o Dia do Perdão. Esta é uma das celebrações mais importantes do calendário judaico e é, por isso, uma boa altura para visitar o bairro judeu de Amesterdão.

Este pequeno bairro no centro de Amesterdão alberga alguns dos museus mais importantes da cidade, como o Museu Casa de Rembrandt e o Museu Histórico Judaico. Este último é o local ideal para aprender sobre a cultura judaica. Durante as suas festividades, este bairro respira uma atmosfera especial. Se decidir visitá-lo, não se arrependerá, mas faça-o sempre com respeito pelos seus costumes religiosos.

Reserve o seu bilhete para o Museu Judaico de Amesterdão.

3. Honre a memória de Anne Frank e visite a sua casa-museu

O esconderijo de Anne Frank| ©Dennis Jarvis
O esconderijo de Anne Frank| ©Dennis Jarvis

Por ocasião do feriado judaico do Yom Kippur, muitas pessoas aproveitam a oportunidade para fazer uma visita guiada a Anne Frank no bairro judeu. Algumas pessoas optam por fazer esta excursão para coincidir com esta data chave como um símbolo de respeito, mas é sempre uma boa altura para conhecer a história de Anne Frank.

Nesta excursão, que dura aproximadamente duas horas, irá explorar tanto o Bairro Judeu como Jodenbuurt, e ficará a conhecer todos os detalhes históricos sobre o tempo em que Amesterdão estava sob o domínio alemão, bem como a importância da Casa de Anne Frank.

Reservar uma visita guiada a Anne Frank no Bairro Judeu

4. Cruzeiro no canal sob o manto de outono

O outono nos canais| ©Ross Harper
O outono nos canais| ©Ross Harper

Um cruzeiro pelos canais em Amesterdão é obrigatório se visitar Amesterdão em qualquer altura do ano. Mas é no outono que, na minha opinião, eles são mais bonitos. Graças às cores alaranjadas do outono e às muitas árvores ao longo das margens dos canais, fazer um cruzeiro pelos canais nesta altura do ano é um verdadeiro prazer, especialmente para os amantes da fotografia.

Não é tão aconselhável fazê-lo à noite, quando as temperaturas descem, mas um cruzeiro noturno com jantar nos canais de Amesterdão continua a ser uma aposta segura se quiser apreciar as vistas mais características da cidade.

Reservar um cruzeiro em Amesterdão

5. Celebrar a Oktoberfest ao estilo holandês

Oktoberfest em Amesterdão| ©Dom J
Oktoberfest em Amesterdão| ©Dom J

Embora o Oktoberfest, o festival de cerveja mais famoso do mundo, seja uma celebração alemã, Amesterdão não fica atrás quando se trata de celebrar o festival. A Holanda e a sua capital sempre tiveram uma forte tradição cervejeira e não perdem a oportunidade de celebrar a Oktoberfest à sua maneira.

Os bares enchem-se de gente, as canecas de cerveja dançam sem parar e, para assinalar a ocasião, são montadas esplanadas flutuantes nos canais. O ambiente de festa está em todo o lado e há visitas especiais à fábrica original de cerveja Heineken, em Amesterdão.

Reserve o seu bilhete para a Heineken Experience

6. Se for apanhado pela chuva, refugie-se nos museus

Entrada para o Museu de Cera| ©Bootuitjes
Entrada para o Museu de Cera| ©Bootuitjes

A chuva e o outono em Amesterdão andam inevitavelmente de mãos dadas. Não deixe que a chuva estrague a festa e aproveite para se abrigar dela nos museus da cidade. A capital dos Países Baixos pode muito bem ser considerada não só a cidade dos canais, mas também a cidade dos museus. Há mais de 50 para todos os gostos e é uma das melhores coisas para fazer em Amesterdão.

Num dia de chuva, a minha recomendação é visitar o Rijksmuseum, o Museu Van Gogh e o Stedelijk, uma vez que estes três se situam juntos à volta do Parque Museumplein e são os principais museus de Amesterdão. Mas, claro, há muitas alternativas. Aqui estão algumas outras opções:

  • O Museu da Resistência Holandesa em Amesterdão, que lhe mostrará a vida holandesa durante a Segunda Guerra Mundial.
  • O Museu de Arte de Rua STRAAT, em Amesterdão, que, com uma área de 8.000 metros quadrados, é o maior espaço de arte de rua e graffiti da capital dos Países Baixos.
  • O Museu Moco de Amesterdão, ou Museu Moderno Contemporâneo, permite-lhe mergulhar nas obras mais aclamadas do artista de rua, como Laugh Is The Air, Girl With Balloon e Barcode.
  • O Museu da Ciência NEMO de Amesterdão, onde encontrará uma série de experiências interactivas de engenharia, física, biologia e química para crianças e adultos.
  • O museu de fotografia FOAM em Amesterdão, onde terá a oportunidade de descobrir novos talentos, bem como de admirar artistas clássicos.

Reserve o seu plano favorito em Amesterdão

7. Halloween em Amesterdão

Fantasias de Halloween| ©Danielc
Fantasias de Halloween| ©Danielc

O Halloween está a tornar-se cada vez mais popular na Europa e Amesterdão é a prova disso. A cidade dos canais é particularmente fervorosa no dia 31 de outubro, e muitas festas e eventos são realizados para marcar a ocasião. Se a sua viagem coincidir com este dia, pode desfrutar de muitas actividades assustadoras pela cidade.

Há visitas guiadas que contam as histórias mais assustadoras de Amesterdão e muitos canais estão decorados com decorações de Halloween. Mas a coisa mais assustadora a fazer é visitar o Amsterdam Dungeon. Uma atração de terror construída dentro de uma igreja gótica que tenta assustar o espetador com um teatro e um cenário dignos do melhor Halloween.

Reserve o seu bilhete para o Amsterdam Dungeon

8. Assistir a uma corrida de remo nos canais

Corrida de remo nos canais| ©Erik Joling
Corrida de remo nos canais| ©Erik Joling

Todos os anos, desde 1986, aGrachtenrace tem lugar no início de outubro. Trata-se de uma corrida de remo ao longo dos canais da cidade, que se tornou um dos principais eventos desportivos do calendário de Amesterdão.

Participam mais de 140 equipas, que percorrem 25 quilómetros ao longo dos canais de toda a cidade. Os adeptos enchem as pontes que atravessam estes canais para ver e aplaudir os participantes e apreciar a corrida enquanto comem qualquer coisa nas bancas de comida ou esplanadas próximas. É, sem dúvida, uma experiência diferente e que deve ser vivida em outubro, se estiver a viajar para a cidade holandesa.

9. Aplaudir os corredores da Maratona de Amesterdão... ou juntar-se a eles!

Maratona de Amesterdão| ©cottonbro
Maratona de Amesterdão| ©cottonbro

O outro grande evento desportivo de outubro, e de todo o ano, é a Maratona Internacional de Amesterdão. Esta corrida tem uma reputação mundial e milhares de corredores vêm de todo o mundo para competir nela. À volta do evento, são preparadas todas as actividades na cidade e tudo está preparado para que os corredores e os espectadores possam desfrutar do desporto.

Pode assistir à passagem dos participantes por alguns dos locais emblemáticos da cidade ou, se for um entusiasta da corrida, pode juntar-se a eles. Para além disso, a corrida é uma corrida de beneficência e os fundos angariados são doados a organizações sem fins lucrativos.

10. Um café quente para combater o outono na praça Leidseplein

Praça Leidseplein| ©daryl_mitchell
Praça Leidseplein| ©daryl_mitchell

Há muitas formas de aproveitar o outono em Amesterdão sem ter frio e a salvo da chuva. Um dos meus planos preferidos neste sentido é ir aos cafés da praça Leidseplein. Esta praça central de Amesterdão é uma das mais belas praças da cidade e é um ponto de encontro regular para os habitantes de Amesterdão que vão aos cafés da praça.

Aqui pode desfrutar de um bom café quente, relaxar e fugir à azáfama dos turistas e ao frio do outono. Quando a noite cai, esta praça torna-se o centro da vida nocturna graças aos seus numerosos restaurantes e pubs. É, sem dúvida, um ótimo local para vencer o frio do outono.

Temperaturas em Amesterdão em outubro

Dia nublado em Amesterdão| ©Thomas Stirling
Dia nublado em Amesterdão| ©Thomas Stirling

Como era de esperar, outubro é um mês de puro clima outonal. Em Amesterdão, isto significa temperaturas mais frescas mas agradáveis, mais dias nublados e aguaceiros frequentes. As temperaturas máximas variam entre os 12 e os 16 graus Celsius, enquanto as mínimas rondam os 10 graus Celsius. As temperaturas raramente descem abaixo dos 6 graus Celsius ou ultrapassam os 20 graus Celsius. Em geral, é um clima agradável para ver a cidade, se não tiver muito frio.

Um aspeto a ter em conta é a precipitação. A probabilidade de um dia de chuva aumenta para 35%. É mais provável, e quase certo, que sejamos apanhados por um céu nublado. Aqui, a probabilidade sobe para 60%. Mas não se deixe enganar por estes números, as temperaturas são perfeitamente suportáveis e os dias de chuva compensam o encanto outonal de Amesterdão.

Reserve o seu I Amsterdam City Card

Os números do turismo em Amesterdão em outubro

Rijksmuseum| ©Frans Ruiter
Rijksmuseum| ©Frans Ruiter

A época alta em Amesterdão termina em setembro, pelo que outubro é o primeiro mês da época baixa até maio. Isto não significa que Amesterdão se esvazie de turistas, mas significa que há uma queda notável no turismo. Em outubro, não terá grandes dificuldades em encontrar voos e alojamento e há menos filas de espera nas atracções turísticas.

No entanto, há dias ocasionais em que a tendência é oposta. Eventos internacionais como a Maratona de Amesterdão ou o Halloween atraem milhares de visitantes. Mas se procura um mês com um bom equilíbrio entre um clima tolerável e multidões tranquilas, outubro é uma boa altura para visitar Amesterdão.

Reservar um passeio de bicicleta por Amesterdão

Preços de Amesterdão em outubro

Pagar em euros| ©cottonbro
Pagar em euros| ©cottonbro

Como sempre, os preços dependem muito do número de turistas e da procura. No caso de outubro, a procura de quartos de hotel e alojamento, voos, etc., diminui, pelo que os preços também diminuem. Não é uma grande descida em comparação com os meses de inverno, mas é certamente um mês mais barato para visitar Amesterdão do que os meses de verão.

Reservar uma visita guiada ao Red Light District de Amesterdão

O que levar na mala quando visitar Amesterdão em outubro

Fazer a mala| ©Craig Adderley
Fazer a mala| ©Craig Adderley

Se viajar para Amesterdão em outubro, terá de estar preparado para o tempo frio e chuvoso. Por conseguinte, os elementos essenciais que deve levar na sua mala são:

  • Roupa quente e, de preferência, impermeável.
  • Calçado confortável e impermeável.
  • A chuva é quase inevitável, mas em Amesterdão os guarda-chuvas não são recomendados devido ao vento forte que por vezes sopra. É preferível levar um chapéu de chuva.

Reservar um cruzeiro em Amesterdão